"Secagem" do Óleo
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"Secagem" do Óleo
olá pessoal,
ainda sou um bocado novato nestas coisas, mas já estou a circular com uma mistura de 30% ov; contudo gostava de começar a usar ov usado, tenho feito algumas experiências para a lavagem utilizando o método do fry, contudo tenho uma duvida depois de passar o óleo por água 3x vamos purgando o que ainda resta de água, mas esta operação é muito lenta, para aumentar a velocidade gostava de aquecer o ólea mas tenho duas duvidas:
1. que tipo de resistência se deve usar e onde a encontrar para adquirir
2. é preciso usar um recipiente metálico, ou aquelas barricas plásticas normais aguentam a temperatura. já agora qual é a temperatura recomendada.
obrigado desde já pela ajuda que me possam dar
ainda sou um bocado novato nestas coisas, mas já estou a circular com uma mistura de 30% ov; contudo gostava de começar a usar ov usado, tenho feito algumas experiências para a lavagem utilizando o método do fry, contudo tenho uma duvida depois de passar o óleo por água 3x vamos purgando o que ainda resta de água, mas esta operação é muito lenta, para aumentar a velocidade gostava de aquecer o ólea mas tenho duas duvidas:
1. que tipo de resistência se deve usar e onde a encontrar para adquirir
2. é preciso usar um recipiente metálico, ou aquelas barricas plásticas normais aguentam a temperatura. já agora qual é a temperatura recomendada.
obrigado desde já pela ajuda que me possam dar
O meu carro é um Opel Vectra Caravan 2.0 Dti de 2000 - por enquanto a funcionar a Diesel...
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olá renato
se tens pressa sugiro que passes pela secção do biodiesel, eles realizam esse procedimento em equipamentos próprios, muitas vezes construídos por eles. a mim parece-me que o plástico não é uma boa ideia. uma panela grande ou um contentor metálico aquecido electricamente e com controlo de temperatura e termostato parece-me bastante melhor. já que vais poupar bastante dinheiro em combustivel mais vale reinvestir algum em equipamentos seguros. e sobretudo deixar secar bem o oleo já que a água é um problema sério nos motores diesel.
saúde da boa!
se tens pressa sugiro que passes pela secção do biodiesel, eles realizam esse procedimento em equipamentos próprios, muitas vezes construídos por eles. a mim parece-me que o plástico não é uma boa ideia. uma panela grande ou um contentor metálico aquecido electricamente e com controlo de temperatura e termostato parece-me bastante melhor. já que vais poupar bastante dinheiro em combustivel mais vale reinvestir algum em equipamentos seguros. e sobretudo deixar secar bem o oleo já que a água é um problema sério nos motores diesel.
saúde da boa!
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obrigado manuelcar,
eu sei que a água é um problema e por isso é que pedi ajuda, uma vez que quero fazer as coisas com segurança.
por isso é que precisava de dados mais concretos, tenho lido tudo o que consigo sobre o assunto, só assim é que cheguei a estas duvidas, se alguém me poder ajudar agradeço...
eu sei que a água é um problema e por isso é que pedi ajuda, uma vez que quero fazer as coisas com segurança.
por isso é que precisava de dados mais concretos, tenho lido tudo o que consigo sobre o assunto, só assim é que cheguei a estas duvidas, se alguém me poder ajudar agradeço...
O meu carro é um Opel Vectra Caravan 2.0 Dti de 2000 - por enquanto a funcionar a Diesel...
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ok, amigo. dispõe. é para isso que aqui estamos.
alguns membros têm-nos acusado de sermos demasiado cautelosos e conservadores, mas a verdade é que continuamos aqui e continuamos a usar ovd, enquanto eles desapareceram, quiçá com vergonha de relatarem as consequencias da sua atitude.
o que se passa é que o ovu contém, consequencia de diversas reacções que ocorreram durante o seu uso, um elevado teor de acidos gordos livres e gomas ou sabões, e água, para além de estar razoavelmente oxidado. as consequencias disto são a polimerização do oleo ( um pesadelo para qualquer um) e a emulsão de água nas moleculas do ov. os acidos gordos livres provocam a corrosão superficial dos metais com os quais entra em contacto, e ainda por cima favorecem a oxidação precursora da tal polimerização. por isso é da maior importancia a sua lavagem cuidadosa até que a água resultante tenha um ph neutro (não é que estes acidos organicos sejam fácilmente soluveis, mas como não estão ligados ás moleculas de ov vêm com a água das lavagens. o processo não fica completo sem uma cuidadosa filtragem e secagem.
no tópico "os nossos linques" tens um documento em inglês que explica e demonstra aquilo que te digo.
atenção que deves trazer sempre contigo um filtro de combustivel para substituição quando começares a usar ovu. quando o carro se começar a negar em alta rotação tens que o mudar. não é razoável pedir um esforço demasiado à bomba de transferência. já agora qual é a bomba e sistema de injecção do teu carro?
polimerização é o fenomeno que ocorre quando se formam cadeias de moleculas muito compridas. o resultado disso pode observar-se na película sólida e insoluvel que se forma nas bordas das fritadeiras.
saúde da boa!
alguns membros têm-nos acusado de sermos demasiado cautelosos e conservadores, mas a verdade é que continuamos aqui e continuamos a usar ovd, enquanto eles desapareceram, quiçá com vergonha de relatarem as consequencias da sua atitude.
o que se passa é que o ovu contém, consequencia de diversas reacções que ocorreram durante o seu uso, um elevado teor de acidos gordos livres e gomas ou sabões, e água, para além de estar razoavelmente oxidado. as consequencias disto são a polimerização do oleo ( um pesadelo para qualquer um) e a emulsão de água nas moleculas do ov. os acidos gordos livres provocam a corrosão superficial dos metais com os quais entra em contacto, e ainda por cima favorecem a oxidação precursora da tal polimerização. por isso é da maior importancia a sua lavagem cuidadosa até que a água resultante tenha um ph neutro (não é que estes acidos organicos sejam fácilmente soluveis, mas como não estão ligados ás moleculas de ov vêm com a água das lavagens. o processo não fica completo sem uma cuidadosa filtragem e secagem.
no tópico "os nossos linques" tens um documento em inglês que explica e demonstra aquilo que te digo.
atenção que deves trazer sempre contigo um filtro de combustivel para substituição quando começares a usar ovu. quando o carro se começar a negar em alta rotação tens que o mudar. não é razoável pedir um esforço demasiado à bomba de transferência. já agora qual é a bomba e sistema de injecção do teu carro?
polimerização é o fenomeno que ocorre quando se formam cadeias de moleculas muito compridas. o resultado disso pode observar-se na película sólida e insoluvel que se forma nas bordas das fritadeiras.
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olá renato, se recolheres ovu, se puderes, tira só a parte de cima, óleo bom. deixa em casa descansar uma semana. tiras a parte boa, sedimentos podes queimar na lareira ou recuperador. se o ovu estiver muito escuro, está nuito oxidado, cuidado.
depois da lavagem com 3 águas (podes acelerar com algum aquecimento) deixa descansar e purgas, até sair óleo. secar podes com aquecimento até 60 ºc. podes usar resistências parecidas com as da máquina de lavar roupa (se tiveres alguma avariada, podes usar o tambor como recipiente, já tem resistência e termocontacto).
eu, neste momento, tenho um recipiente em plástico, já aqueci até 90 ºc e aguentou. depende do tipo de plástico.
para verificar se o ovu ainda contém água, pões um bocado num recipiente em vidro e aqueces em micro-ondas. se começar dar estalitos, evidencia água.
depois da lavagem com 3 águas (podes acelerar com algum aquecimento) deixa descansar e purgas, até sair óleo. secar podes com aquecimento até 60 ºc. podes usar resistências parecidas com as da máquina de lavar roupa (se tiveres alguma avariada, podes usar o tambor como recipiente, já tem resistência e termocontacto).
eu, neste momento, tenho um recipiente em plástico, já aqueci até 90 ºc e aguentou. depende do tipo de plástico.
para verificar se o ovu ainda contém água, pões um bocado num recipiente em vidro e aqueces em micro-ondas. se começar dar estalitos, evidencia água.
Um abraço
Hynek
Associado n.º 8 da
Associação NovaEnergia.net
Hynek
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ok.
obrigado,
vou tentar arranjar um recipiente metálico senão, irei experimentar com uma barrica de plástico, já agora há algum tipo de resistencia que se possa comprar em separado, tinha pensado naquelas que se usam para queimar o leite creme, ou será inventar demais,
digam de vossa justiça...
obrigado,
vou tentar arranjar um recipiente metálico senão, irei experimentar com uma barrica de plástico, já agora há algum tipo de resistencia que se possa comprar em separado, tinha pensado naquelas que se usam para queimar o leite creme, ou será inventar demais,
digam de vossa justiça...
O meu carro é um Opel Vectra Caravan 2.0 Dti de 2000 - por enquanto a funcionar a Diesel...