Mais uma Micro no Ribatejo - Santarém

Tudo que seja relacionado com Projectos

alexjp4
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1280
Registado: terça jun 05, 2007 3:16 pm
Localização: cartaxo

Re: Mais uma Micro no Ribatejo - Santarém

Mensagem por alexjp4 »

jama Escreveu:
flag21 Escreveu:a victoria faz especificamente para a instalação.
a única condição é de que sejamos clientes em qualquer outro tipo de seguro.casa, carro ou saúde.
qualquer um serve .
eu sou cliente em saúde e serviu. pago € 80,00 para uma cobertura de € 30 000.00
acho que o amigo flag21 tem razao, porque eu fui a um mediador da generali seguros, e disse-me precisamente a mesma coisa ,que o fariam se lá tivesse outro seguro qualquer, entao ficou combinado quando o seguro do meu carro vencer,transferi-lo par lá e ai ja fazem o seguro dos paineis fotovoltaicos e respectivo equipamento electrico.

boas

atençâo a generalli tem um seguro para equipamentos electricos e que dá para incluir os paineis fotovoltaicos, mas cobrem poucas coisas que podem ocorrer nos paineis e tem coberturas que não interessam e ficamos mais mal "servidos a nivel de cobertutras" do que se fôr incluido no seguro da casa!

bom ano!


Autor do tópico
VNC
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 40
Registado: quarta fev 10, 2010 8:39 pm

Re: Mais uma Micro no Ribatejo - Santarém

Mensagem por VNC »

boas

então aqui vai mais uma actualização

Imagem

tenho as data no grafico correspondentes á facturação, ou seja de 27 a 26.

em relação é luzinha de terra, já foi resolvido, pelo que percebi era apenas má ligação na ficha, pois cortaram 5 cm de cabo e voltaram a ligar, e foi problema resolvido.

em relação ao seguro, já tenho os paineis todos englobados no seguro da casa da allianz.

vnc


Autor do tópico
VNC
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 40
Registado: quarta fev 10, 2010 8:39 pm

Re: Mais uma Micro no Ribatejo - Santarém

Mensagem por VNC »

bons dias

depois de algum tempo sem actualizar, aqui fica

Imagem

como podem ver, novembro, dezembro e janeiro a quebrarem muito a média mas o fevereiro já mostra uma pequena subida, vamos ver se é para continuar.

vnc


Autor do tópico
VNC
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 40
Registado: quarta fev 10, 2010 8:39 pm

Re: Mais uma Micro no Ribatejo - Santarém

Mensagem por VNC »

mais uma vez... bons dias

apenas para não misturar a produção com a brincolage....

estou a pensar inclinar os paineis para +-30/35º individualmente ou seja cerca de + 15/20º.
estava a pensar em usar cantoneiras de aluminio de 40x40x3mm, pois penso serem bem mais baratas que as calhas e terem relativamente mesma resistência, mas queria a opinião de alguns mais entendidos.
quando na instalação fui burro e fiz isso, agora mais tarde quando comparo as produções com o "alexjp4" que fica a cerca de 10km vejo que a aposta em mais paineis para compensar menos inclinação não está a dar resultado, comparando com ele...
a ideria de fazer isto
Imagem
em que iria gastar cerca de 2.0/2.5 metos por painel, o que em aluminio iria ficar em carca de 10/12€.
sei que existe estruturas já pre-fabricadas da sikla por exemplo, mas o preço ui.......... até doi quando comparado com o que estou a pensar.
sei que tenho de espaçar os paineis, o maximo que vou conseguir será 25cm entre paineis, o que irei levantar será 15/20cm em cada painel, corro algum risco de sombras, mas não será muito.
e vai dai, digam de vossa justiça por favor.

vnc

Avatar do Utilizador

uggabugga
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 612
Registado: sexta mar 20, 2009 11:09 pm

Re: Mais uma Micro no Ribatejo - Santarém

Mensagem por uggabugga »

vnc Escreveu:
como podem ver, novembro, dezembro e janeiro a quebrarem muito a média mas o fevereiro já mostra uma pequena subida, vamos ver se é para continuar.

vnc
este ano o mês de fevereiro foi excelente e as produções ficaram muito acima de qualquer previsão.
não podemos esperar que sejam todos assim.

vou completar dois anos no dia 26 deste mês e nessa altura espero colocar no meu tópico as produções diárias dos dois anos para comparação.
de qualquer modo posso adiantar que em fevereiro do ano passado tive um total de 270 e este ano de 383. dá para verificar que foram dois meses de fevereiro completamente diferentes.

comparando com o gráfico (26 de janeiro a 26 de fevereiro) a minha produção foi 320. estou em vila nova da barquinha, portanto o clima é identico. no entanto o meu sistema tem uma potência instalada de apenas 3850, daí os 64kw a menos para os 384


flag21
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 80
Registado: terça abr 13, 2010 10:47 am

Re: Mais uma Micro no Ribatejo - Santarém

Mensagem por flag21 »

o mês de fevereiro foi bom no algarve .
a minha mp faz um ano a 11 de março e até ontem já tinha 8145 kw de produção .
espero que o tempo se mantenha assim para ver o que vai produzir até ao aniversário.

[A extensão xls foi desativada e não pode ser exibida.]

Última edição por flag21 em terça mar 01, 2011 2:07 pm, editado 1 vez no total.


flag21
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 80
Registado: terça abr 13, 2010 10:47 am

Re: Mais uma Micro no Ribatejo - Santarém

Mensagem por flag21 »

corecção 8145 kw


alexjp4
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1280
Registado: terça jun 05, 2007 3:16 pm
Localização: cartaxo

Re: Mais uma Micro no Ribatejo - Santarém

Mensagem por alexjp4 »

vnc Escreveu:mais uma vez... bons dias

apenas para não misturar a produção com a brincolage....

estou a pensar inclinar os paineis para +-30/35º individualmente ou seja cerca de + 15/20º.
estava a pensar em usar cantoneiras de aluminio de 40x40x3mm, pois penso serem bem mais baratas que as calhas e terem relativamente mesma resistência, mas queria a opinião de alguns mais entendidos.
quando na instalação fui burro e fiz isso, agora mais tarde quando comparo as produções com o "alexjp4" que fica a cerca de 10km vejo que a aposta em mais paineis para compensar menos inclinação não está a dar resultado, comparando com ele...
a ideria de fazer isto
Imagem
em que iria gastar cerca de 2.0/2.5 metos por painel, o que em aluminio iria ficar em carca de 10/12€.
sei que existe estruturas já pre-fabricadas da sikla por exemplo, mas o preço ui.......... até doi quando comparado com o que estou a pensar.
sei que tenho de espaçar os paineis, o maximo que vou conseguir será 25cm entre paineis, o que irei levantar será 15/20cm em cada painel, corro algum risco de sombras, mas não será muito.
e vai dai, digam de vossa justiça por favor.

vnc
boas

atenção ás sombras, podem parecer pouco mas pelo menos nos meus paineis basta tapar com uma mão uma celula para haver logo uma quebra de 20 a 30w, se forem mais possivelmente a quebra será bastante maior e durante o tempo que houver sombra, por isso se calhar se for para teres sombras mais vale não fazeres a alteração porque gastas dinheiro e acabas por ter uma inclinação boa mas com sombras o que no final do ano a produção poderá ser igual.
quanto a dimensão da calha não tenho conhecimentos para dizer se dá ou não, especialmente por causa do vento se não houver muito vento penso que dá, porque eles ficam abrigados pelo lado de trás, pelo que vi nas fotografias deves conseguir fazer essa alteração tens é que subir os paineis que estão mais perto da casa e colocares os do lado do beirado mais perto do fim do telhado, se fosse eu preferia ter um pouco menos inclinação e não ter sombras do que ter alguma sombra e ter mais inclinação, mas isto sou eu a pensar.
boa sorte!

bom sol


Autor do tópico
VNC
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 40
Registado: quarta fev 10, 2010 8:39 pm

Re: Mais uma Micro no Ribatejo - Santarém

Mensagem por VNC »

bons dias

esta ideia vem de varios factores, 1º a inclinação do telheiro ficou muito baixa (16º), 2º analizando os graficos dados pelo sunnynbean o inversor apenas fica acima dos 3kw entre as 11:30 e as 14:30, nunca me lembro de ver mais de 3kw de potência injectada no contador (mas não sei se será normal), quando comecei a comparar as produções cheguei á conclusão que em 6 meses tenho menos 400kw produzidos que o colega "alexjp4" (peço desculpa mas sendo em quase tudo identico a minha e a cerca de 10km base de comparação), etc, etc. penso que não vale a pena continuar.

a questão das sombras penso não ser muito broblematica, pois só quando o sol se estaria a nascer/por, ou nos meses de inverno onde o sol está muito baixo, abaixo dos 30º.

estou a estudar as algumas soluções possiveis, e claro que para não ter esse problema já estava a pensar em espaçar os paineis, deixando entre eles 25cm.
apenas mais um "boneco" para perceberem a ideia.
Imagem
serei eu mesmo a fazer esta alteração. o meu maior problema até agora é encontrar um armazém de aluminios nesta zona, pois penso que sempre conseguiria mais barato do que numa serralharia de aluminios.

já estive com um bocado de cantoneira 40x40x2.5 (cerca de 1m) e posso dizer que não torçe nem flete o suficiente para me deixar preocupado, mas queria a opinião de alguém mais apto/habituado a estas lides.

estou a tentar não gastar mais de 250/300€ de material para a alteração, pois penso ser o limite para rentabilizar a alteração.

vnc

ps-peço desculpa pelo testamento

Avatar do Utilizador

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: Mais uma Micro no Ribatejo - Santarém

Mensagem por visitante1 »

vnc Escreveu:bons dias

após algum período de ausência, vou então colocar aqui a minha instalação.

pré-registo algures em outubro de 2009
registo 17 fevereiro 2010 – 1ª sessão
tarifa 0.5866€
ligação 25/05/2010
concelho santarém
ramal aério (contra tudo o que li no forum ligaram-me com ramal aério)
pot. ligação 3.45kw
inclinação +- 20º
inversor sma 3300
painéis 24 x suntech 180w
custo total 16.500€ tudo incluído ou seja já com o pagamento do registo, etc…

se não me engano, e penso que não o instalador foi o mesmo do nosso colega bubas.

Imagem

Imagem

Imagem

logo que possa volto a colocar mais fotos de pormenor, tipo inversor, contador, etc.

depois de um stress danado devido á instalação dos paineis de aqs, lá consegui continuar esta saga após 6 meses de espera.

desde a ligação que o inversor está com a luz de falta de terra acessa, penso se um problema do inversor, pois quando a inspeção disseram que em relação a terras estava tudo bem e o nosso colega alexjp4 também está ou estava com o mesmo problema, dai que aguardo a resolução por parte do instalador.

vnc :plus1:
viva,
ja vi que tem um sma 3300, está contente com ele ou se fosse hoje também teria instalado de outra marca??
ando a ler por aqui e ha produtores que preferem outras marcas mais "potentes", alguns nem fazem contas que para isso tem que investir mais em paineis e, ou inversores mais caros...
a minha solução será 22 paineis kyocera 185wp (4070w) e o sma 3300.
obrigado
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E


alexjp4
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1280
Registado: terça jun 05, 2007 3:16 pm
Localização: cartaxo

Re: Mais uma Micro no Ribatejo - Santarém

Mensagem por alexjp4 »

vnc Escreveu:bons dias

esta ideia vem de varios factores, 1º a inclinação do telheiro ficou muito baixa (16º), 2º analizando os graficos dados pelo sunnynbean o inversor apenas fica acima dos 3kw entre as 11:30 e as 14:30, nunca me lembro de ver mais de 3kw de potência injectada no contador (mas não sei se será normal), quando comecei a comparar as produções cheguei á conclusão que em 6 meses tenho menos 400kw produzidos que o colega "alexjp4" (peço desculpa mas sendo em quase tudo identico a minha e a cerca de 10km base de comparação), etc, etc. penso que não vale a pena continuar.

a questão das sombras penso não ser muito broblematica, pois só quando o sol se estaria a nascer/por, ou nos meses de inverno onde o sol está muito baixo, abaixo dos 30º.

estou a estudar as algumas soluções possiveis, e claro que para não ter esse problema já estava a pensar em espaçar os paineis, deixando entre eles 25cm.
apenas mais um "boneco" para perceberem a ideia.
Imagem
serei eu mesmo a fazer esta alteração. o meu maior problema até agora é encontrar um armazém de aluminios nesta zona, pois penso que sempre conseguiria mais barato do que numa serralharia de aluminios.

já estive com um bocado de cantoneira 40x40x2.5 (cerca de 1m) e posso dizer que não torçe nem flete o suficiente para me deixar preocupado, mas queria a opinião de alguém mais apto/habituado a estas lides.

estou a tentar não gastar mais de 250/300€ de material para a alteração, pois penso ser o limite para rentabilizar a alteração.

vnc

ps-peço desculpa pelo testamento
boas

se fosse eu e já que ia tirar os paineis todos fazia a estrutura de fixação ao telhado com as cantoneiras de aluminio e aproveitava a que tens para fazer a fixação dos paineis que será mais facil por causa das garras de fixação dos paineis porque penso que será mais dificil fixares os paineis com a cantoneira e não necessitas de gastar tanta cantoneira, vê como é que fixaram os meus paineis tenho uma fotograsfia tirada por trás, para ficares com uma ideia de como fixaram os paineis.
boa sorte


Autor do tópico
VNC
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 40
Registado: quarta fev 10, 2010 8:39 pm

Re: Mais uma Micro no Ribatejo - Santarém

Mensagem por VNC »

pnunes Escreveu:viva,
ja vi que tem um sma 3300, está contente com ele ou se fosse hoje também teria instalado de outra marca??
ando a ler por aqui e ha produtores que preferem outras marcas mais "potentes", alguns nem fazem contas que para isso tem que investir mais em paineis e, ou inversores mais caros...
a minha solução será 22 paineis kyocera 185wp (4070w) e o sma 3300.
obrigado
bons dias

realmente não faço a minima ideia se os valores seriam diferentes ou não, apenas obtei pela sma, pois conheço mais algumas micros e para 3.45kw todas são sma, a opinião do instalador também era que os kacos se davam melhor com potências mais elevadas por painel, ou seja em vez de ter 24x180w, ter por exemplo 18x240w.

vnc
Última edição por VNC em quinta mar 10, 2011 10:46 am, editado 1 vez no total.


Autor do tópico
VNC
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 40
Registado: quarta fev 10, 2010 8:39 pm

Re: Mais uma Micro no Ribatejo - Santarém

Mensagem por VNC »

alexjp4 Escreveu:boas

se fosse eu e já que ia tirar os paineis todos fazia a estrutura de fixação ao telhado com as cantoneiras de aluminio e aproveitava a que tens para fazer a fixação dos paineis que será mais facil por causa das garras de fixação dos paineis porque penso que será mais dificil fixares os paineis com a cantoneira e não necessitas de gastar tanta cantoneira, vê como é que fixaram os meus paineis tenho uma fotograsfia tirada por trás, para ficares com uma ideia de como fixaram os paineis.
boa sorte
em relação á fixação, para mim será igual, pois a ideia seria levar tudo pré-fabricado e apenas teria de fazer 4 furos na estrutura existente por painel. em relação á quantidade de cantoneira, seria +- igual, apenas diferia no maximo em uma vara, mas teria muito mais trabalho, pois as calhas existentes estão fixas é estrutura do telhado, teria de as arrancar e fazer novos apoios. como o acesso não é dos melhores, também não me estou a ver a ir baixar/levantar os paineis 2 vezes por ano, embora isso fique salvaguardado.

esta alteração penso só a efectuar em agosto/setembro, pois apartir de agora começa a ser um pouco mais favoravel a pouca inclinação, mas vamos ver...

vnc


Autor do tópico
VNC
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 40
Registado: quarta fev 10, 2010 8:39 pm

Re: Mais uma Micro no Ribatejo - Santarém

Mensagem por VNC »

bons dias

após estar ausente mais algum tempo regresei para fazer o balanço anual da minha micro.
mas sem antes actualizar as produções.
Imagem

á cerca de 6 meses fiz o 1º balanço e estava na espectativa se iria chegar aos objectivos....
pois é não chegou, ficou 223kw abaixo do que eu esperava, ou seja em vez de 6.000kw, ficou pelos 5777 no contador ou seja menos 130€ num ano.

estou decidido a inclinar mais os paineis, pois estão apenas a 16/17º, e vou tentar colocar a cerca de 25/30º, como j+a tenho um ano base de comparação, vamos ver

no geral estou contente, pois apenas 5% abaixo do esperado sem problemas, por mim tudo bem.

vnc


Autor do tópico
VNC
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 40
Registado: quarta fev 10, 2010 8:39 pm

Re: Mais uma Micro no Ribatejo - Santarém

Mensagem por VNC »

Boas...

Após algum tempo de ausencia, venho então actualizar as produções

Imagem


De modo geral está aproximado ao ano passado, tirando o mês de Agosto e Setembro onde estive cerca de 10 dias sem produção.

Já agora aproveito para alertar a todos que o peso dos inversores aplicado a buchas plásticas dá mau resultado, pois aconteceu-me o inversor cair quando estava de férias.

VNC

PS: a alteração da inclinação dos paineis está em curso, quando estiver concluida posto as fotos

Avatar do Utilizador

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7717
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Re: Mais uma Micro no Ribatejo - Santarém

Mensagem por Volt »

Chiça! Mas o inversor continuou a funcionar bem? Não tiveste de activar o seguro nem nada? :-|.
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a

Avatar do Utilizador

Patalhetas
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 552
Registado: domingo jul 12, 2009 2:10 pm
Localização: Albufeira

Re: Mais uma Micro no Ribatejo - Santarém

Mensagem por Patalhetas »

lol, foi como o forno do outro, foi só mesmo para receber o dinheiro :mrgreen:

sorte ter ficado pendurado pelos cabos :)
Nelson Patalhetas

www.micropatalhetas.tk


Autor do tópico
VNC
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 40
Registado: quarta fev 10, 2010 8:39 pm

Re: Mais uma Micro no Ribatejo - Santarém

Mensagem por VNC »

Volt Escreveu:Chiça! Mas o inversor continuou a funcionar bem? Não tiveste de activar o seguro nem nada? :-|.
Boas

Imagem

Cerca de 0.5m abaixo do inversor tinha uma mesa de plástico, tipo de esplanada, apenas partiu a mesa, e a patilha que tranca a ficha do cabo que vai para o contador, pois as fichas desligaram-se todas.

Agora por precaução a mesa não sai dali.

Nem me preocupei com o seguro, e também iriam alegar algum tipo de defeito de montagem ???, pois, perder mais tempo em burocracias, vai dai toca de colocar bucha quimica e umas buchas de aço, ligar e siga... ficou a trabalhar.

Agora, não sei se devido a andar a mexer nos paineis, dar mais inclinação, têm a luzinha terra acesa (quando acabar vou recticicar as terras), mas continua a produzir...

VNC

Responder

Voltar para “Projectos”