Sistema Fixo - Orientação
-
Autor do tópico - Membro
- Registado: terça dez 21, 2010 12:28 am
Sistema Fixo - Orientação
Olá a todos! Espero desde já que tenham tido um óptimo Natal e que o novo ano que se avizinha seja frutuoso e próspero em sucesso e acima de tudo saúde.
Ora, o que realmente me traz aqui é o sistema de microprodução que vou instalar, sendo que gostaria de ouvir as vossas opiniões sobre o principal problema com que me deparo, que é a orientação e inclinação do meu telhado.
A sua orientação é cerca de 213º SW, ou seja 33º a SW relativamente ao eixo norte-sul. Espero que seja esta a forma de medir essa mesma orientação. Caso não seja, peço desculpa, mas esta não é a minha especialidade.
Por outro lado, a inclinação do telhado, rondará os 20º. A zona em questão é Trás-os-Montes.
Gostaria então de ouvir as vossas opiniões sobre a melhor solução tendo em conta a orientação e inclinação ideal. Será conveniente colocar suportes no telhado de modo a ajustar essa inclinação/orientação?
Realmente estou algo apreensivo, dado que os suportes ficarão um pouco inestéticos no telhado.
Agradeço desde já todas e quaisquer opiniões. E se alguém quiser partilhar fotos de instalações que tenham sido ajustadas da forma que mencionei... sintam-se à vontade.
Cumprimentos
Ora, o que realmente me traz aqui é o sistema de microprodução que vou instalar, sendo que gostaria de ouvir as vossas opiniões sobre o principal problema com que me deparo, que é a orientação e inclinação do meu telhado.
A sua orientação é cerca de 213º SW, ou seja 33º a SW relativamente ao eixo norte-sul. Espero que seja esta a forma de medir essa mesma orientação. Caso não seja, peço desculpa, mas esta não é a minha especialidade.
Por outro lado, a inclinação do telhado, rondará os 20º. A zona em questão é Trás-os-Montes.
Gostaria então de ouvir as vossas opiniões sobre a melhor solução tendo em conta a orientação e inclinação ideal. Será conveniente colocar suportes no telhado de modo a ajustar essa inclinação/orientação?
Realmente estou algo apreensivo, dado que os suportes ficarão um pouco inestéticos no telhado.
Agradeço desde já todas e quaisquer opiniões. E se alguém quiser partilhar fotos de instalações que tenham sido ajustadas da forma que mencionei... sintam-se à vontade.
Cumprimentos
-
- Membro Platinium
- Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am
Re: Sistema Fixo - Orientação
A melhor opção para produzir o máximo possível, é colocar os painéis em cima da estrutura de um seguidor. Em alternativa, num sistema fixo, a melhor opção é orientar a sul.
A inclinação ideal, difere consoante a altura do ano. No pico do Inverno é de uns 50º, no pico do Verão 10º. Logo, o melhor é ter a possibilidade de ajustar...
Para dar para o ano inteiro, com o mínimo de perdas possível, o melhor é ficar entre os 30 e os 35º. Ora, como deve dar para perceber, é melhor ter estrutura. Mas a opção de não ter por motivos estéticos cabe ao dono da casa...
.
A inclinação ideal, difere consoante a altura do ano. No pico do Inverno é de uns 50º, no pico do Verão 10º. Logo, o melhor é ter a possibilidade de ajustar...
Para dar para o ano inteiro, com o mínimo de perdas possível, o melhor é ficar entre os 30 e os 35º. Ora, como deve dar para perceber, é melhor ter estrutura. Mas a opção de não ter por motivos estéticos cabe ao dono da casa...

333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a
-
- Membro Gold
- Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm
Pelas simulações que fiz aqui: http://re.jrc.ec.europa.eu/pvgis/apps/p ... map=europe, se mantiveres os angulos que dizes, representa uma perca de cerca de 5% em relação às inclinações otimas. Podes sempre compensar isso com mais paineis. Assim, sempre fica mais estético do que meter estrutura para levar à inclinação ideal.
Na minha opinião, compensa bem o custo dos paineis extra. É que são largos anos a olhar para um "armanho" em cima do telhado!
Na minha opinião, compensa bem o custo dos paineis extra. É que são largos anos a olhar para um "armanho" em cima do telhado!
-
- Membro Platinium
É verdade... Também há essa opção (caso tenhas espaço).
.

-
Autor do tópico - Membro
Obrigado a ambos pelas prontas respostas.
De facto, o seguidor é sem dúvida a melhor opção, mas quando estão algumas condições reunidas, como o ter espaço e esse espaço não ser afectado por sombras, que é o meu caso em que até ás 9:30 - 10h o sol não atingiria a totalidade dos paineis. Embora esse não seja o principal problema, até porque até essa hora a produção não seria assim tão grande. O maior problema é que no único sitio que está disponivel para colocar seguidor é afectado por sombra de cabos da rede de iluminação pública.
Quanto à influencia destas sombras, podem parecer insignificantes, mas hoje, em duas microproduções exactamente iguais e em locais muito próximos uma da outra, em que uma esteve desde as 12h da tarde sob a influência de sombra de um cabo de iluminação publica, apresentavam à 1 da tarde uma diferença de aproximadamente 1kw e a potência a sair do inversor era de 3500W numa e 3100W na que estava sob essa influência.
CrOhN
Sabes dizer-me até que ponto os dados que apresenta esse simulador são ajustados à realidade? Que potência instalada utilizaste para a simulação?
Se a influência da inclinação e orientação dos paineis fosse realmente apenas essa, não colocaria estrutura com toda a certeza.
Já agora, a colocação de um número execessivo de paineis não pode originar problemas a nivel de injecção na rede? São perguntas de quem não tem grande conhecimento na matéria... desculpem a ignorância...
Cumprimentos!
De facto, o seguidor é sem dúvida a melhor opção, mas quando estão algumas condições reunidas, como o ter espaço e esse espaço não ser afectado por sombras, que é o meu caso em que até ás 9:30 - 10h o sol não atingiria a totalidade dos paineis. Embora esse não seja o principal problema, até porque até essa hora a produção não seria assim tão grande. O maior problema é que no único sitio que está disponivel para colocar seguidor é afectado por sombra de cabos da rede de iluminação pública.
Quanto à influencia destas sombras, podem parecer insignificantes, mas hoje, em duas microproduções exactamente iguais e em locais muito próximos uma da outra, em que uma esteve desde as 12h da tarde sob a influência de sombra de um cabo de iluminação publica, apresentavam à 1 da tarde uma diferença de aproximadamente 1kw e a potência a sair do inversor era de 3500W numa e 3100W na que estava sob essa influência.
CrOhN
Sabes dizer-me até que ponto os dados que apresenta esse simulador são ajustados à realidade? Que potência instalada utilizaste para a simulação?
Se a influência da inclinação e orientação dos paineis fosse realmente apenas essa, não colocaria estrutura com toda a certeza.
Já agora, a colocação de um número execessivo de paineis não pode originar problemas a nivel de injecção na rede? São perguntas de quem não tem grande conhecimento na matéria... desculpem a ignorância...
Cumprimentos!
-
- Membro Silver
- Registado: terça jul 28, 2009 12:04 am
problemas a nivel de injecçao na rede nao tem nenhuns desde que,1º- o inversor seja o aprovado pela certiel. 2º- nº de painies pode colocar os que quizer desde que a potencia total dos paineis nao ultrapasse o limite recomendado pelo fabricante do inversorJvteixeira Escreveu:Obrigado a ambos pelas prontas respostas.
CrOhN
Cumprimentos!
O SOL quando nasce é para todos
A produzir acima dos 4200W/h
http://www.youtube.com/watch?v=ME00MNoekHM

A produzir acima dos 4200W/h
http://www.youtube.com/watch?v=ME00MNoekHM
-
- Membro Gold
Se estão ajustados ou não, não sei, é o simulador que sempre usei, e acho que não sou só eu. Podes, para comparar resultados, usar simuladores que quase todas as marcas de inversores disponibilizam. Eu usei 1KW, mas se usares outros valores, a proporção será a mesma.Jvteixeira Escreveu:
CrOhN
Uma potência excessiva de paineis só se coloca a nível de inversor, que, dependendo do inversor, admite mais ou menos potência DC.Jvteixeira Escreveu:
Cumprimentos!
-
- Membro Platinium
Não és.CrOhN Escreveu: Se estão ajustados ou não, não sei, é o simulador que sempre usei, e acho que não sou só eu.

-
Autor do tópico - Membro
Obrigado pela partilha de informação.
CrOhN
Poderias colocar aqui uns links de onde se encontram esses simuladores? Ja fui à homepage da SMA e só encontrei uma aplicação para Iphone, no site da Solarmax nada encontrei. Só no site do Kaco é que encontrei um software que ainda não testei.
Já agora, gostava de saber o funcionamento prático de uma microprodução... ou seja, produz durante o dia, injecta na rede de baixa tensão, o que quer dizer que essa energia tem de ser gasta imediatamente pelos meus vizinhos? E se não houver consumo suficiente para haver escoamento dessa energia? Penso que é isto um dos grandes problemas que algumas pessoa têm ao não conseguirem injectar... estou correcto?
Cumpts
CrOhN
Poderias colocar aqui uns links de onde se encontram esses simuladores? Ja fui à homepage da SMA e só encontrei uma aplicação para Iphone, no site da Solarmax nada encontrei. Só no site do Kaco é que encontrei um software que ainda não testei.
Já agora, gostava de saber o funcionamento prático de uma microprodução... ou seja, produz durante o dia, injecta na rede de baixa tensão, o que quer dizer que essa energia tem de ser gasta imediatamente pelos meus vizinhos? E se não houver consumo suficiente para haver escoamento dessa energia? Penso que é isto um dos grandes problemas que algumas pessoa têm ao não conseguirem injectar... estou correcto?
Cumpts
-
- Membro Platinium
Para ver MPs a trabalhar, sugiro esta minha página onde coloquei os endereços dos sites dos restantes colegas microprodutores que têm as suas MPs online:
http://microproducao.isgreat.org/index.php?p=1_8_Links
http://microproducao.isgreat.org/index.php?p=1_8_Links
-
- Membro Gold
Da sma http://www.sma.de/en/products/software/ ... esign.html
Não te preocupes, há sempre consumos. Mesmo que não houvesse, a produção acabaria por ser escoada para a média tensão. De qualquer maneira, por PT, não podem ser instaladas microgerações, se a soma da potência das existentes superar os 50% da potência do PT.Jvteixeira Escreveu:Obrigado pela partilha de informação.
Cumpts
-
Autor do tópico - Membro
Obrigado Volt e CrOhN!
Creio que face às perdas de eficiência estimadas devidas à inclinação e orientação, vou mesmo optar por colocar os paineis sem a estrutura para ajustar à orientação ideal. Quando muito poderei tentar ganhar um pouco mais de inclinação que não se note muito esteticamente.
Estou na dúvida entre colocar 18 ou 20 paineis 235W. É para uma instalação 3.45Kw. Já alguém instalou mais paineis posteriormente à inspecção? Legalmente, será necessária uma nova inspecção? Do que li na legislação, fiquei com essa sensação.
Creio que face às perdas de eficiência estimadas devidas à inclinação e orientação, vou mesmo optar por colocar os paineis sem a estrutura para ajustar à orientação ideal. Quando muito poderei tentar ganhar um pouco mais de inclinação que não se note muito esteticamente.
Estou na dúvida entre colocar 18 ou 20 paineis 235W. É para uma instalação 3.45Kw. Já alguém instalou mais paineis posteriormente à inspecção? Legalmente, será necessária uma nova inspecção? Do que li na legislação, fiquei com essa sensação.
-
- Membro Dedicado
- Registado: quinta jun 02, 2011 10:43 pm
Viva,
Se adicionares qualquer painel ou outra alteração dos equipamentos da instalação (inversor e contador) posteriormente à inspecção, terás que pedir uma nova.
Portanto, não estejas com dúvidas em instalar os 20 painéis.
Uma vez que és da zona norte e dado à redução de tarifa para 2012, é uma forma de rentabilizares o sistema.
Negociando bem com o instalador, consegues praticamente manter o valor do orçamento que já tens
Mesmo que não consigas, com o aumento de produção consequente da adição dos 2 painéis, obtens facilmente o retorno dos mesmos.
Cumpts,
Se adicionares qualquer painel ou outra alteração dos equipamentos da instalação (inversor e contador) posteriormente à inspecção, terás que pedir uma nova.
Uma vez que és da zona norte e dado à redução de tarifa para 2012, é uma forma de rentabilizares o sistema.
Negociando bem com o instalador, consegues praticamente manter o valor do orçamento que já tens

Cumpts,
-
- Membro Platinium
Concordo com o miguelfilipe. Qualquer alteração obriga a nova inspecção (e pagamento da mesma). Põe já o máximo de painéis que puderes.
.

-
- Membro Gold
- Registado: sábado mar 06, 2010 10:12 pm
Viva,miguelfilipe Escreveu:Viva,
Negociando bem com o instalador, consegues praticamente manter o valor do orçamento que já tensMesmo que não consigas, com o aumento de produção consequente da adição dos 2 painéis, obtens facilmente o retorno dos mesmos.
Cumpts,
Eu estou a aguardar chegada de material para aumentar o campo FV, e da Certiel responderam-me por telefone que o facto de aumentar o número de painéis não obriga a nova inspecção, o técnico responsável pela MP tem de informar a CERTIEL dessa alteração, não há nova inspecção ou emissão de novo certificado de exploração.
Mas repito isto foi informação verbal, não está escrito.
Cmps,
-
- Membro Platinium
Eu tinha ideia que obrigava, mas já não juro...
.

-
- Membro Gold
Como ele vai instalar de raíz, nem se poe o caso, mete já mais 2 ou 4. Mete o máximo que o inversor (e a carteira) permitirem.
-
Autor do tópico - Membro
Bom a ano a todos! Que seja um ano de trabalho como diz o nosso P.R. mas, que desse trabalho haja o devido retorno que todos merecemos. Para nós microprodutores, que seja também um bom ano de sol
Ok, se não é necessária uma nova inspeção já é um bom começo. De qualquer forma, seria bom ter uma boa noção de uma margem de potência aconselhada...
Tendo em conta que se trata de uma instalação 3.45Kw e que o instalador está a sugerir um inversor solarmax 4200S (limitado a 3.45), estou a pensar nos 18 paineis que totaliza 4230W. Se colocar 20, a potência total instalada já totalizaria 4700W. Seria possivel instalar 19 paineis?
O instalador está a propor-me painéis policristalinos da marca alemã "Arinna". Alguém conhece?

Ok, se não é necessária uma nova inspeção já é um bom começo. De qualquer forma, seria bom ter uma boa noção de uma margem de potência aconselhada...
Tendo em conta que se trata de uma instalação 3.45Kw e que o instalador está a sugerir um inversor solarmax 4200S (limitado a 3.45), estou a pensar nos 18 paineis que totaliza 4230W. Se colocar 20, a potência total instalada já totalizaria 4700W. Seria possivel instalar 19 paineis?
O instalador está a propor-me painéis policristalinos da marca alemã "Arinna". Alguém conhece?
-
- Membro Platinium
A ligação é em uma só série? O inversor aguenta até que tensão?
PS: Bom ano.
PS: Bom ano.
-
- Membro Dedicado
- Registado: quarta dez 21, 2011 4:28 am
Mete paineis feitos em Portugal, são bons e assim ajudas a Economia Portuguesa! É o que eu vou fazer!Jvteixeira Escreveu: O instalador está a propor-me painéis policristalinos da marca alemã "Arinna". Alguém conhece?

MP Fixo - 3,68 kW- SMA 4000TL
5,25kW = 21x250Wp Fluitecnik
Charneca da Caparica, Almada
5,25kW = 21x250Wp Fluitecnik
Charneca da Caparica, Almada