Mistura com óleo vegetal é um perigo!!!!!!!!!!!!!!!

O lugar privilegiado para aqueles que optam usar óleo vegetal directamente nas viaturas.

elsbett
Membro
Membro
Registado: quarta fev 14, 2007 1:34 pm

Mensagem por elsbett »

obrigado por explicar o que é o certificado, tinha esquecido de explicar, saiu naturalmente.

o certificado tambem serve para dizer que se a empresa faz 1000 kits eles vão sair iguais, e vão funcionar para o proposito que foi construido, tem a ver com a qualidade do kit, isto é, não ter muitos diferenças do que foi produzido.
nao tem nada a ver com ov, como o hynek falou.

hynek que bom que voce é do ramo e entende o que falei acima, tu deve ter visto muitas coisas esquisitas.

hynek
Staff Member
Staff Member
Registado: terça mai 16, 2006 4:16 pm

Mensagem por hynek »

elsbett Escreveu:obrigado por explicar o que é o certificado, tinha esquecido de explicar, saiu naturalmente.

o certificado tambem serve para dizer que se a empresa faz 1000 kits eles vão sair iguais, e vão funcionar para o proposito que foi construido, tem a ver com a qualidade do kit, isto é, não ter muitos diferenças do que foi produzido.
nao tem nada a ver com ov, como o hynek falou.

hynek que bom que voce é do ramo e entende o que falei acima, tu deve ter visto muitas coisas esquisitas.
pois é, coisas esquisitas não faltam

estou contente por nos entendermos, os dois realmente sabemos do que estamos a falar. espero isso contribuir para esclarecimento dos outros e para uma introdução maior dos bons kits no mercado português. gostava de ver, na realidade, um kit elsbett. você, com sua atitude profissional, convenceu-me que é um kit digno de ter em conta.

o uso abusivo do ov sem kit ou com "coisas" caseiras é um perigo. tanto para motor como para ambiente.
Um abraço
Hynek
Associado n.º 8 da
Associação NovaEnergia.net

mtavares
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sexta jun 16, 2006 12:24 am

Mensagem por mtavares »

ola !

tenho a prova dos nove , em relacao aos kit´s caseiros.
construi o meu num bloco de aluminio com 2 velas de incandescencia, 1 termocontacto de 80ºc, e uma passagem de agua do radiador.

para já com 1 vela o kit nao aquece nada, a bomba circuladora do gasoleo tem um caudal brutal.
com tempo que vou investir a fazer o resto da montagem , bem posso colocar de raiz um kit com cabeça tronco e membros.
o meu erro foi subestimar o caudal da bomba circuladora do gasoleo.
apartir desse momento cheguei á conclusão que os kit´s profissionais de 2 depositos sao os mais apropriados.
o arranque a frio e paragem do motor com gasóleo é importantissimo, nao só pela viscosidade que o oleo tem á temp ambiente.

no kit da els--- referem que tambem se substitui as velas de incandescencia do motor. por tanto, existe muito mais para alem do infinito,do que se ve na net....

abraço a todos

mtavares

manuelcar
Staff Member
Staff Member
Registado: terça mai 09, 2006 3:46 pm

Mensagem por manuelcar »

bom. esse kit é outra coisa diferente. os kit 2t não têm muita diferença entre marcas. podem ser ou parecer muito sofisticados mas a base é muito simples embora a qualidade e fiabilidade dos componentes possa ser muito diferente.
no entanto tenho que dizer aqui uma palavra a favor dos kits caseiros. tirando o 1t do elsbett , qualquer pessoa pode fazer um kit caseiro que funcione perfeitamente bem. só tem que compreender quais os problemas que se põem e a forma de os resolver. e, claro, confirmar que cada componente faz o que é suposto fazer, bem como ser disciplinado na sua utilização.
se utiliza electroválvulas sofisticadas ou válvulas manuais de 3 vias é indiferente, desde que o motor e o combustível estejam à temperatura designada, e isso é fácil de aferir desde que se tenha um mínimo de equipamento. na verdade pôr um motor idi ou tdi de 1ª geração a queimar ovd num sistema 2t é surpreendentemente simples e barato. o problema é que nem toda a gente faz regularmente viagens que tornem vantajoso esse sistema. por mim, se pudermos usar no tanque durante o inverno, as mesmas percentagens que usamos no verão, e no verão um bocadinho mais, já o uso do ovd se torna aliciante para muito mais gente. e estar a dizer a um povo que sofre de falta de capacidade de investimento crónica que ou adquire um kit de muitas centenas de euros ou se deve restringir ao uso do gasóleo não me parece uma atitude muito correcta.
no ovd verifica-se aquilo que no mundo dos computadores se chama software livre. isto é, uma base de conhecimento que se foi desenvolvendo pela partilha de conhecimentos online e pela boa vontade dos intervenientes que deram muitas horas da sua vida (muitas vezes em detrimento da sua vida familiar e social). em ultima análise a patente inicial pertenceu ao rudolf diesel e nunca foi respeitada pelos fabricantes. o elsbett desenvolveu muito, mas não inventou grande coisa para além de peças mecânicas. os pressupostos para a queima de oleo vegetal em motores diesel são conhecidos e são propriedade de toda a comunidade. ninguém pode dizer que é necessário este ou aquele produto para poder queimar ov, tal como toda a gente pode aceder ao conhecimento e ajudar a desenvolvê-lo criando, inclusivamente, um kit tão bom, ou melhor do que aqueles aqui referidos. creio que neste forum existem já exemplos disso, e, se mantivermos uma boa atitude, vamos ver ainda muitos mais.
o problema são pessoas, como aqui têm aparecido, que constroem equipamentos para vender e fazem crer ás pessoas que esses equipamentos servem para o fim em vista, quando seria fácil concluir que não. a desonestidade é, apesar de tudo, menos perigosa que a ignorância e alguns fazem-se valer do facto de mais de metade da população portuguesa ser funcionalmente analfabeta, isto é neste caso, incapaz de relacionar informação diversa. atitue igualmente pouco digna é a de fazer crer que, "ou se compra o nosso equipamento ou então vão estoirar o carro".
elsbett. já agora, quando vieres a portugal manda notícias. ok?

hynek
Staff Member
Staff Member

Mensagem por hynek »

manuelcar,

fizeste uma análise correcta ao problema. realmente quem souber o que está fazer, não corre grande perigo e pode conseguir um kit seguro. conheço-te, sei que te preocupas procurar e analisar toda informação acessível e fazes de forma muito ponderada. mas seria incorrecto levar pessoas a pensar que podem resolver o problema do kit de forma barata. há kit's menos sofisticados que são mais baratos e outros, mais sofisticados, que são, naturalmente, mais caros. é uma questão de ter ou não vista curta. um kit, que se amortiza num ano, é um excelente investimento. as pessoas com vistas não curtas investem em projectos com retorno de investimento de 5, 10 ou mais anos. depende da vida útil ou produtiva do investimento. no caso de um carro é um investimento razoável se for até metade da vida útil do carro. além disso o kit pode ser desmontado e montado num outro carro. conheço pessoas que estoiram dinheiro em coisas completamente inúteis e hesitam quando tem à frente um investimento rentável. é uma questão de mentalidade. como mencionaste o analfabetismo funcional, sim, este funciona perfeitamente. as pessoas preferem comprar por metade do preço embora sabem que o produto provavelmente não funciona como deve ser (também há quem vende caro e coisas não funcionam na mesma).

nos kits profissionais, além de ter garantia das peças, paga-se o know-how que garante, com utilização adequada do kit, o risco consideravelmente menor. também temos de ter em conta a comodidade do uso que um kit profissional proporciona. uma grande parte do preço é imposto, que o estado cobra.

é uma questão das prioridades. acho que já ninguém tem dúvidas, que o ov está na ribalta não por ser mais ecológico, mas por ser mais barato. a percentagem das pessoas que usaria ov, se fosse mais caro, é infinitamente pequena.
Um abraço
Hynek
Associado n.º 8 da

ANCCO
Membro Silver
Membro Silver
Registado: segunda jul 24, 2006 4:18 pm

Mensagem por ANCCO »

senhores da terra de camões:

penso que os tópicos aqui expostos não são pertinentes: qual kit adquirir; acredito que o escopo principal deva ser fato do ov ser ou não perigoso para queima em motores diesel. a contibuição do elsbett é muito valiosa, não pela parte comercial mas pela informação técnica. como já mencionei antes, o ov não é a oitava maravilha do mundo, toda rosa tem espinhos.... obviamente que o preço do ov, por enquanto, é compensador, mas saibam que haverão aumentos a médio prazo: falo isso devido a estar na base da cadeia produtiva de ov. o diesel com certeza terá novos reajustes, pois a confusão no oriente médio está longe de uma solução. portanto cabe a todos saberem que temos muito a desenvolver ainda, e preocupar-nos, isto sim, com os efeitos para o meio ambiente, há semanas vejo diariamente reportagens sobre o aquecimento global, mudanças no clima, etc.; não fiz nenhum teste quanto às emissões de ov em motores diesel, porém acredito que a nação germânica não iria se aventurar nesta área sem o respaldo dos ambientalistas locais. até o momento não soube de ninguém do greenpeace ou wwf fazendo manifestações em frente às empresas que produzem ou comercializam os kits para ov
Forte abraço a todos além-mar
ANCCO

hynek
Staff Member
Staff Member

Mensagem por hynek »

olá ancco,

tens toda razão.

qual kit adquirir, eis a questão. eu diria que um kit que assegure uma boa quima do ov e não prejudica o motor.

a diferença entre os kit's é que os mais baratos e menos sofisticados (com menos componentes) é necessário controlar manualmente e ter uma grande disciplina na utilização. nos kit's com 2 depósitos é ainda preciso assegurar uma boa purga de um volume de ov que pode ser um terço ou ainda menos nos kit's mais sofisticados (em comparação com não sofisticados). por isso estamos falar, em geral, também sobre segurança na utilização. imagina que tens um kit, com termómetro e válvulas manuais. durante a condução tens de vigiar o termómetro e no momento adequado comutar, manualmente, as válvulas. tudo isso tens de fazer à custa da atenção que é necessária para conduzir. um kit sofisticado vigia as condições automaticamente e faz o que é necessário no momento preciso.
Um abraço
Hynek
Associado n.º 8 da

hynek
Staff Member
Staff Member

Mensagem por hynek »

elsbett Escreveu: hynek, aconselho não usar biodiesel junto com óleo vegetal, use diesel no outro deposito, dependendo do tipo de biodiesel com o passar do tempo pode dar problema!
estive a pensar nas tuas palavras e perceber a razão disso. eu tenho bd noutro depósito, adicional, no depósito principal tenho só ov e 2% da gasolina. tenho o retorno ligado à bomba, por isso nada é devolvido ao depósito.

será que o bd sofre de alteração? podes explicar melhor?

obrigado
Um abraço
Hynek
Associado n.º 8 da

ANCCO
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por ANCCO »

hynek,

citaste para elsbett:
"estive a pensar nas tuas palavras e perceber a razão disso. eu tenho bd noutro depósito, adicional, no depósito principal tenho só ov e 2% da gasolina. tenho o retorno ligado à bomba, por isso nada é devolvido ao depósito.

será que o bd sofre de alteração? podes explicar melhor? "

desculpe intrometer-me, mas tive uma experiência amarga com bd: quando o tanque da pick-up estava quase seco, abasteci 40 litros de bd para testes; na semana seguinte substituí filtros do motor e combustível, assim como óleo lubrificante: havia forte odor de bd no óleo que escoou do cárter, o filtro de combustível, apesar de estar no momento da troca, apresentava toda sorte de sujidades que foram removidas do tanque e da tubulação de combustível nessa utilização. creio que uns cinco dias depois, o tanque de combustível (metálico) apresentou vazamento no fundo, acredito que devido à partes oxidadas do mesmo, pois minha pick-up é ano/modelo 1997. apesar do "fornecedor" de bd garantir-me, via documentos de análise, que o bd que produzia estava de acordo com a resolução 42 da anp (agência nacional do petróleo), esta resolução regulamenta o bd a ser acrescido, no máximo, a 20% bd/ 80% diesel. creio que a adoção de bd a 100% é temerosa, gostaria da opinião do pessoal do fórum de bd.
desta forma, apesar da grande proliferação do bd em minha região, afirmo que é fácil produzir bd, difícil é produzir bd com qualidade. desde setembro minha empresa tem prestado consultoria e atuado na ampliação de uma usina de bd, em seis meses ainda há muito a desenvolver, aos poucos a tecnologia para produção em larga escala está sendo criada (a capacidade passou de 10.000 litros/dia para 60.000 litros/dia). um dos maiores entraves na fabricação do bd, na minha opinião, são os resíduos: água contiminada pela lavagem do bd e glicerol (glicerina + metanol), bom combustível, porém ao queimá-lo em baixa temperatura e pressão ele libera acroleína. isso, infelizmente, é fato.
aqui utilizam muito o glicerol para misturar na aplicação de defensivos agrícolas como "adesivo" ao defensivo, via pulverização aérea. não sei se há impacto ambiental, mas desconfio que haja....não tenho embasamento técnico para dissertar sobre isso, talvez alguém aqui do fórum possa nos esclarecer melhor.
no mais, os kits estão aí, penso que a melhor alternativa dificilmente será a mais barata: é melhor ter um kit "à prova de erros" ou, então, utilizar só diesel: como citado por ti e manuelcar, é necessário grande disciplina para evitar danos à bi e demais componente do motor. aqui há um ditado: "o barato sai caro..."
ANCCO

orbis
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: quarta ago 02, 2006 11:10 pm

Mensagem por orbis »

isso que aconteceu na tua carrinha, não prova que o bd fosse de má qualidade. é sabido que o bd tem um grande poder solvente e limpou todo o esterco que havia para limpar no sistema de combustível. provavelmente removeu também ferrugem do fundo do depósito de combustível perfurando-o, assim como também deve ter removido depósitos de carvão nas câmaras de combustão e aumentou a folga nos segmentos, o que deu origem a que o bd passasse para o cárter. mas isso são consequências expectáveis do bd, especialmente se for feito assim de repente como fizeste. provavelmente o bd não tinha problema nenhum de qualidade.

ANCCO
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por ANCCO »

orbis,

concordo plenamente com tuas observações. acredito que o bd seja, como falamos aqui, "altamente aditivado", pois faz uma limpeza profunda por onde passa. portanto quem quiser utilizar bd deve, preventivamente, fazer uma limpeza completa em todo o sistema de alimentação, a começar pelo tanque. com relação à folga nos segmentos, creio que o motor já é bem rodado, aproximadamente 180.000 km, igual ao dos lr 300 daí. por incrível que possa parecer, aqui no brasil os motores não aguentam tanto quanto aí na europa: um motor igual a este geralmente é retificado com 200.000 a 250.000 km, enquanto por aí geralmente a durabilidade é bem maior. credito essa diferença aos materiais utilizados no 3º mundo (subdesenvolvido) relativo ao 1º mundo (europa e eua), onde as exigências dos consumidores e o grau de qualidade dos produtos é maior.
ANCCO

mtavares
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sexta jun 16, 2006 12:24 am

Mensagem por mtavares »

ancco Escreveu:orbis,
por incrível que possa parecer, aqui no brasil os motores não aguentam tanto quanto aí na europa: um motor igual a este geralmente é retificado com 200.000 a 250.000 km, enquanto por aí geralmente a durabilidade é bem maior. credito essa diferença aos materiais utilizados no 3º mundo (subdesenvolvido) relativo ao 1º mundo (europa e eua), onde as exigências dos consumidores e o grau de qualidade dos produtos é maior.
como? e os motores que sao fabricados na europa! como se comportam ai no brasil? voces nao tem fabricas que constroes todos os veículos que circuam por ai, deve existir carros importados ? nao ?

ab
mtavares

ANCCO
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por ANCCO »

mtavares,

com certeza temos carros importados. o motor deles, em geral, apresentam maior durabilidade. para que tenha idéia, o motor de minha pick-up é fabricado na argentina, muitos motores que utilizamos por aqui, principalmente a diesel, vêm de lá. logicamente que são produzidos veículos completos por aqui, mas muitas vezes as "fábricas" atuam com realmente são: montadoras, com componentes de diversas partes do mundo (argentina, méxico, alemanha, inglaterra, etc.). o que quero dizer é que os componentes que são exportados pelos países do 1º mundo para o brasil, por exemplo, não apresentam a mesma qualidade dos produtos fabricados para seu mercado interno (mercado comum europeu), onde as exigências são maiores.
nasci na cidade de foz do iguaçu, estado do paraná, e passei minha infância e parte da adolescência morando próxima a esta cidade, onde ainda tenho parentes. ciudad del este, no paraguai, faz fronteira com foz do iguaçu e é o 3º maior mercado mundial de comércio, atrás somente de new york e hong kong. quando um produto é enviado para lá, são as "sobras de produção" que não atingiram o grau de qualidade exigidos pelo 1º mundo ; pelos preços serem competitivos (eletrônicos, peças, etc.), o paraguai tornou-se uma grande fonte de contrabando para os brasileiros, muitos ganham a vida dessa forma, e há também os tubarões deste tipo de comércio, com uma vasta gama de falsificações (whisky, cigarros, eletrônicos, etc.)
enfim, essa é uma lllooooonnnnnnnnggggggaaaaaa estória..... é preciso outro fórum para discutí-la
ANCCO

orbis
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: quarta ago 02, 2006 11:10 pm

Mensagem por orbis »

p*rra!!!!

ANCCO
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por ANCCO »

pessoal,

como falou certa vez o manuelcar, os brasileiros são "desempoeirados", mas excessivamente pacíficos. os acontecimentos daqui, se ocorressem em outros países, até na vizinha argentina, causam manifestações ferozes e até rebeliões/tumultos. mas estamos no brasil, o ano só começa depois do carnaval, "é assim mesmo....", etc.... daqui há alguns dias completo 40 anos, já vi e vivi muita coisa... não consigo mais acreditar, por exemplo, em coelhinho da páscoa e papai noel....
ANCCO

manuelcar
Staff Member
Staff Member
Registado: terça mai 09, 2006 3:46 pm

Mensagem por manuelcar »

elsbett
Membro
Membro
Registado: quarta fev 14, 2007 1:34 pm

Mensagem por elsbett »

desculpa ancco, entramos no merito de kits pois influencia as emissões, bem como a qualidade do óleo vegetal.

sem kits ou com óleo vegetal fora do padrão, vai emitir muito polycyclic aromatic hydrocarbons (pahs), é formado pela combustão incompleta do combustivel, isto é, vai formar benzeno, benzo[a]pyrene, formadeideos, etc...

como hynek ja falou, quem não entende muito, é bom comprar um kit no mercado, pois certamente ja tem muitos km rodados e acertou varios pontos criticos e é automatizado.

e como o ancco falou
acredito que a nação germânica não iria se aventurar nesta área sem o respaldo dos ambientalistas locais. até o momento não soube de ninguém do greenpeace ou wwf fazendo manifestações em frente às empresas que produzem ou comercializam os kits para ov
quando o kit, motores e normas para óleo vegetal foram criados na alemanha, foram feitos inumeros testes de emissões, com entidades de grande respeito, as normas para óleo vegetal como combustivel foram criadas com estudos cientificos sobre cada elemento e o que ocorre se cada um sair do padrão.

hynek, sobre o bd e ov juntos:
se não tem retorno para o tanque, não tem problema, o problema é se um entra em contato com outro por um periodo longo! se for na linha de retorno da bomba só vai dar problema se o veiculo ficar padado por mais de 1 mes ou mais, depende do óleo e bd.
o que sofre alteração é o ov, se usar valvula de 3 vias ou outra coisa do tipo, um pouco de bd ou um pouco de ov entra no tanque, com o calor e balanço do veiculo um pouco do ov reage e se torna bd+glicerina ou se torna um sabão, e aos poucos vai causando problemas no sistema de injeção.

ancco, o que aconteceu contigo foi terrivel, antes de abastecer com bd tem que limpar tudo, de preferencia não usar tanque metalico se for antigo, e deve trocar as mangueiras por mangueira que surpota b100, tudo por onde passa o bd tem que trocar/lavar/verificar pois ele dilata os polimeros e limpa toda sujeira.
a regulamentação da anp é terrivel para os motores, o bd tem que estar com qualidade da europa! voce pode bater motor em 100h de uso! a qualidade da anp só dá segurança se usar b2, a regra da anp que é temerosa, pois na europa pode abastecer com b100 sem problemas, é claro que só veiculos novos ou com os cuidados que falei acima.

muitos veiculos que rodam na europa são feitos no brasil, o problema da durabilidade são varios fatores: estradas, combustivel, uso severo (acima do peso), etc...
no brasil é proibido vender veiculo diesel abaixo de 1 tonelada, mas é no brasil que sai o golf diesel para o mundo!

hynek
Staff Member
Staff Member

Mensagem por hynek »

obrigado pela explicação elsbett
Um abraço
Hynek
Associado n.º 8 da

Responder

Voltar para “Óleo Vegetal Directo”