SW Predator 70Ah Li - Coimbra

Local ideal para diário de bordo dos Motociclos / Ciclomotores eléctrico
Responder

ricardocruzs2
Membro Gold
Membro Gold
Registado: sábado mai 21, 2011 8:06 pm

Re: SW Predator 70Ah Li - Coimbra

Mensagem por ricardocruzs2 »

galt Escreveu:
t3lmo Escreveu:Eu adorava encontrar/fazer e colocar um autocolante com um logotipo do género 'fuel not allowed'...
(eis o meu protótipo)
Não façam isso.
Esse símbolo é muito forte para quem manipula as energias rodoviárias em Portugal.
Se esses Senhores ficam irritados com esse símbolo para o ano estamos a pagar imposto que irá aumentar ao longo dos anos.

Temos de ser discretos. Dos atuais proprietários dos VE, de certeza que foram poucos os que compraram um veiculo eletrico porque viram outros, talvez o tenham comprado pela novidade, prazer em andar, mas acima de tudo pela economia.

Se querem manter a economia não podem existir muitos veículos, caso contrário passamos a ter impostos.
Eu assino inteiramente por baixo…

É claro que adorava que houvesse uma enorme concorrência neste campo, veículos mais baratos, uma maior assistência a nível nacional, que os veículos não emitissem poluição para a atmosfera para bem de todos nós…etc etc…mas pensem um bocadinho, acham mesmo que não iríamos pagar um imposto qualquer? O preço da electricidade seria ainda mais elevado, eles só pensam no lucro, e ao implementarem estes veículos é sobretudo neste ponto que eles pensam em primeiro lugar, vejam o exemplo da Renault? Aquelas condições são um autentico absurdo!! :shock: portanto, sinceramente não me preocupa muito se o João ou a Maria está a pagar imenso pelo preço dos combustíveis, eu também de vez em quando deixo lá uma pipa de massa, mas felizmente que nos dias de hoje vou lá muito poucas vezes e quem me dera a mim não ter que lá ir nenhuma… :( e se querem continuarem a ser retrógradas, pois que continuem assim para proveito nosso…. ;)

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm

Mensagem por Jorge Rocha »

Em pleno acordo... :D
Tudo por um mundo mais limpo!

galt
Membro Gold
Membro Gold
Registado: segunda ago 16, 2010 7:53 pm

Mensagem por galt »

ricardocruzs2 Escreveu: Eu assino inteiramente por baixo…

É claro que adorava que houvesse uma enorme concorrência neste campo, veículos mais baratos, uma maior assistência a nível nacional, que os veículos não emitissem poluição para a atmosfera para bem de todos nós…etc etc…mas pensem um bocadinho, acham mesmo que não iríamos pagar um imposto qualquer? O preço da electricidade seria ainda mais elevado, eles só pensam no lucro, e ao implementarem estes veículos é sobretudo neste ponto que eles pensam em primeiro lugar, vejam o exemplo da Renault? Aquelas condições são um autentico absurdo!! :shock: portanto, sinceramente não me preocupa muito se o João ou a Maria está a pagar imenso pelo preço dos combustíveis, eu também de vez em quando deixo lá uma pipa de massa, mas felizmente que nos dias de hoje vou lá muito poucas vezes e quem me dera a mim não ter que lá ir nenhuma… :( e se querem continuarem a ser retrógradas, pois que continuem assim para proveito nosso…. ;)
O exemplo da Renault é um absurdo, mas acho que a solução deles ainda não é toda conhecida.
Tenho ideia (não confirmado) que a Renault está a apresentar uma solução de negócio convincente porque vai instalar em zonas do país estratégicas a troca de baterias e provavelmente o preço de aluguer mantém-se. Se esta solução se realizar sem custos adicionais a ideia de comprar carro eletrico faz mais sentido tendo em conta que trocas as baterias em 3-5 minutos.

Vamos esperar para ver.
Sw Predator 60 ah - 33000 kms (3200 kms com baterias de Gel)
[DB - SW Predator 60ah - Odivelas]
[DB - Leaf Odivelas]
[»» Pontos de carga ««]

Mumia
Moderador
Moderador
Registado: quinta out 14, 2010 11:48 am

Mensagem por Mumia »

grande foto!!! é assim mesmo!!! assim sim vale a publicidade ;)
Queimo, mas apenas electrões....
SW Predator GTI 40ah - "Taser" - 3100km + Vectrix Vx-1 "Cavalo Branco" - 73000Km

Autor do tópico
pafi
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: domingo set 18, 2011 1:13 pm

Mensagem por pafi »

Mumia Escreveu:grande foto!!! é assim mesmo!!! assim sim vale a publicidade ;)
Já enviei um email com a foto e com o link, pois cheguei a convidar a pessoa responsável pela decisão a dar uma vista de olhos no forum. Sempre pode ficar com uma noção dos esforços que a comunidade vai fazendo em prol dos VE's.

Tenho que começar a pensar na ida a Leiria para fazer a aplicação do logótipo. Aproxima-se uma viagenzita, pois sinto que ela ficou invejosa pelas irmãs terem andado no passeio de Aveiro :)

Pedro Isidoro, Coimbra. A gastar e- desde dezembro 2011 | http://vepafi.weebly.com.

Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

Autor do tópico
pafi
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por pafi »

Hoje consegui acompanhar a parte final do carregamento das baterias. Fiz um filme com a contagem decrescente dos Ampéres e da Potência (entre outras grandezas). Mas filmei a maior parte do tempo nos Ampéres, pois a potência basta multiplicar por 220-230V e vai-se ficando com uma ideia aproximada. Isto a propósito do tal post da potência aos 500w querer dizer que está quase a acabar o carregamento (pelos vistos não é bem nesse valor, mas mais para baixo).
Filmei quando dei conta da corrente aos 2,08A e tive paciência até aos 1,63A. Depois fui fazer outra coisa e tirei uma foto dos valores finais, 0,06A e 1,1W. Ao 1min30 faço uma ronda pelos parâmetros todos do contador.
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=pNNvjHT9 ... e=youtu.be[/youtube]
IMG_20120301_225245.jpg
IMG_20120301_225245.jpg (54.61 KiB) Visto 1780 vezes
IMG_20120301_225257.jpg
IMG_20120301_225257.jpg (51.99 KiB) Visto 1780 vezes
Ontem à noite, não sei porque carga de água não devo ter colocado bem a ficha no contador, e hoje de manhã, ups, "estás com os mesmos 2 led's apagados de ontem. Mau. Pois, o carregador confirmava os 0,0kWh". Fui embora assim mesmo e fiz o dia como habitual, 41,3km. Ontem tinha feito 49,3km com um carregamento intermédio de 0,9kWh.
Quando a deixei a ventilar (ouve-se bem no filme) carregou 3,1kWh em 3h36m (isto com 4 led's apagados à chegada à garagem).
E assim foi, uma pequena peripécia. Não se esqueçam: mesmo que estejam com pressa, verificar bem que a dita está a receber a dose diária e a ventilar como habitualmente, senão habilitam-se ;)

Pedro Isidoro, Coimbra. A gastar e- desde dezembro 2011 | http://vepafi.weebly.com.

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium

A mim já me aconteceu bem pior, ainda andava a encher os grandes do petróleo...
Passo por uma estação de serviço de abastecimento e como já estava em pré-pagamento, fui pagar antecipadamente. Quando regresso ao carro, esqueço-me do abastecimento e arranco por ali fora... e o pior foi que eu só dei por ela quando já estava na A25, logo tive de fazer uma porrada de kms para lá regressar... Em fim, a cabeça não tem juízo, o corpo é que paga!

Autor do tópico
pafi
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por pafi »

Xiii, realmente...!
Não fiquei muito preocupado, pois tinha a certeza que chegava e sobrava; sabia para onde ia e quanto ia gastar. E afinal de contas ainda estavam lá mais 7 led's. Mas ando a tentar guardar a estreia dos led's todos para a viagem lá para cima para o norte. Até chegar o dia, faço sempre o possível para o 'depósito' estar sempre cheio!

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium

pafi Escreveu:Xiii, realmente...!
Não fiquei muito preocupado, pois tinha a certeza que chegava e sobrava; sabia para onde ia e quanto ia gastar. E afinal de contas ainda estavam lá mais 7 led's. Mas ando a tentar guardar a estreia dos led's todos para a viagem lá para cima para o norte. Até chegar o dia, faço sempre o possível para o 'depósito' estar sempre cheio!
Desde que a "mangueira" faça o corte um pouco antes de "transbordar", é sempre o melhor que há a fazer!

galt
Membro Gold
Membro Gold
Registado: segunda ago 16, 2010 7:53 pm

Mensagem por galt »

pafi Escreveu:Xiii, realmente...!
Pafi excelente paciência...
Conseguiste fazer o que eu ando a tentar mas não consegui até hoje. Com as tuas imagens já fiquei com uma ideia.
Neste momento fico com a ideia que quando o consumo em Amperes baixar dos 5A para 3A posso seguir viagem, porque inicia a estabilização das baterias e pode demorar algum tempo. Se estiver errado por favor corrijam-me.

Relativamente ao depósito sempre cheio eu também tinha a mesma ideia até à semana passada. Tenho lido que os utilizadores da vetrix com lítio descarregam mais de 80% de vez em quando.
Na semana passada fiz 60kms sem carregamentos intermédio e quando carreguei foi na totalidade.
A verdade é que a mota parecia outra, com mais potência e mais autonomia.

Recomendo-te fazer o mesmo e contares a diferença.
Sw Predator 60 ah - 33000 kms (3200 kms com baterias de Gel)
[DB - SW Predator 60ah - Odivelas]
[DB - Leaf Odivelas]
[»» Pontos de carga ««]

Autor do tópico
pafi
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por pafi »

Este fim de semana talvez faça isso. a verdade é que já passei dos dois mil km e só uma vez gastei seis led. (nota: acabei de instalar e usar a tal aplicação do android... só mesmo para desenrascar...)

Autor do tópico
pafi
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por pafi »

pafi Escreveu:Este fim de semana talvez faça isso. a verdade é que já passei dos dois mil km e só uma vez gastei seis led. (nota: acabei de instalar e usar a tal aplicação do android... só mesmo para desenrascar...)
Um dia depois desta afirmação, tenho que corrigi-la. Hoje gastei seis led's na ida e volta à Masac: 77,5km. Vamos ao relato.
Saí com carga máxima como habitualmente acontece na primeira viagem do dia, e fiz vários ensaios pelo caminho. O primeiro era verificar quantos km's/led fazia a 80km/h (o tempo estava nublado, mas ainda sem chover. Logo hoje que não estava sol e calor). Quando vi que o 1º led se apagou totalmente, 10km. Depois baixei o ritmo para os 60-70km/h. Já fez quase 15km/led. Depois cheguei à Masac e tomada logo com ela. Novamente fui bem recebido pela mesma senhora da outra vez e dei uma vista de olhos pelas botas. Estava interessado num modelo discreto que dê para andar bem protegido e sem aquele look motard. Estavam lá umas Alpinestars na secção outlet de cano alto, forradas, gore-tex, rígidas à frente e sem aquele reforço dos modelos das motas de mudanças. É isto mesmo. Nem as voltei a tirar :)
À saída reparei que havia mais Vectrix's do que da última vez. Uma bordeaux dentro do stand, e três à entrada - a cinza e a verde da visita anterior, e uma novidade, uma branca Li+ (Ricardo, já podes fazer o upgrade ;) é branca e tudo!). O branco fica mesmo bem nas motas e realmente são uns veículos com apontamentos cheios de classe.
De volta à estrada tive que encostar debaixo de uma árvore perto daquele sítio onde o pessoal do Encontro foi almoçar para vestir as calças, pois começou a chover. Seguidamente atravessei Cantanhede. Pouco movimento e gente na rua. Na viagem de regresso resolvi abusar do punho direito e vim quase sempre com o ponteiro do voltímetro entre os 3/4 e os 4/4. Com tanta rotunda e semáforo de controlo de velocidade acabei por acompanhar o trânsito normal dos carros.
Quando entrei em Coimbra vi que ainda estava no 5º led verde (i.e. a cerca de 50% da carga das baterias) resolvi rolar pela circular e pela cidade para descarregar um pouco mais as baterias. km após km cheguei a casa com o 6º led apagado (1º dos 2 laranjas) e no total 77,5km. Ou seja, entrei oficialmente em estágio para as próximas viagens - ir a Leiria colar o logótipo e depois a deslocação a Espinho.
Para concluir fiquei confortado em saber que a temperatura melhora, de facto, a autonomia (apesar de hoje não estar quente) e que desenvolver e ampliar a rede de abastecimento (principalmente nos locais onde cada um de nós precisa de ir com frequência, supermercados, cafés, restaurantes, stands, trabalho, jardins...) é importante para nós que já pertencemos a este pequeno grupo de donos de VE's.
Está na hora de ir ver como está a correr a recarga ;)
IMG_20120303_120018.jpg
IMG_20120303_120018.jpg (37.55 KiB) Visto 1718 vezes

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium

Tens aí baterias que nunca mais acaba :)

Autor do tópico
pafi
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por pafi »

Jorge Rocha Escreveu:Tens aí baterias que nunca mais acaba :)
Nunca mais acaba é de carregar Jorge! Fui lá ver agora mesmo e em 3,5 horas carregou 3kWh. Ainda deve faltar mais um bom bocado. Tenho que ficar com a noção de quanto tempo é que demoram estas descargas grandes, pois não é habitual fazê-las, e com o aproximar da viagem de Espinho convém estar preparado. Às tantas ainda preciso de levar pijama :)

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium

pafi Escreveu:
Jorge Rocha Escreveu:Tens aí baterias que nunca mais acaba :)
Nunca mais acaba é de carregar Jorge! Fui lá ver agora mesmo e em 3,5 horas carregou 3kWh. Ainda deve faltar mais um bom bocado. Tenho que ficar com a noção de quanto tempo é que demoram estas descargas grandes, pois não é habitual fazê-las, e com o aproximar da viagem de Espinho convém estar preparado. Às tantas ainda preciso de levar pijama :)
Vai vendo os consumos no no teu contador digital em W e publica, para termos uma ideia!

Se for preciso arranja-se uma cama por estes lados!

Autor do tópico
pafi
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por pafi »

Jorge Rocha Escreveu: Vai vendo os consumos no no teu contador digital em W e publica, para termos uma ideia!

Sim, claro. Tenho andado a fazer isso, pois essa vai ser a parte nuclear do powerpoint da palestra sobre a ME (aquela em que as pessoas da plateia vão entrar em choque quando perceberem que ao fim de um ano letivo podiam ir de férias e agora já não podem por causa dos cortes...), em conjunto com mais três ou quatro que já recebi aqui do pessoal do Nova Energia.

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium

pafi Escreveu:
Jorge Rocha Escreveu: Vai vendo os consumos no no teu contador digital em W e publica, para termos uma ideia!

Sim, claro. Tenho andado a fazer isso, pois essa vai ser a parte nuclear do powerpoint da palestra sobre a ME (aquela em que as pessoas da plateia vão entrar em choque quando perceberem que ao fim de um ano letivo podiam ir de férias e agora já não podem por causa dos cortes...), em conjunto com mais três ou quatro que já recebi aqui do pessoal do Nova Energia.
Eu estava a referir aos wattes instantaneos e em determinados tempos de carregamento...

Boa palestra sairá com toda a certeza!!! :)

Autor do tópico
pafi
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por pafi »

Jorge Rocha Escreveu: Eu estava a referir aos wattes instantaneos e em determinados tempos de carregamento...
Já não fui a tempo. Ainda dei conta que estava a diminuir a potência e a corrente, mas quando voltei com o telemóvel já tinha acabado.
IMG_20120303_163919.jpg
IMG_20120303_163919.jpg (38.07 KiB) Visto 1690 vezes
Resumindo: 77,5km (abusando do acelerador); 6 led's apagados; 4,0kWh; 4h30min (+15, 20 min na Masac). Pronta para rolar outra vez.
Ah, e 4,0x0,13€ = 0,52€ de despesa. Mais barato que um café ;)

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium

Não há problema...
Qualquer dia, à conta desses desabafos, aumentam o preço dos KW, só para quem tem VE´s :lol:

Não fosse a contrapartida ecologica a nosso favor...

Autor do tópico
pafi
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por pafi »

Estágio feito: Coimbra-Leiria-Coimbra - 175,4km (95,5 ida + 79,9 regresso)! Estamos prontos para ir para Espinho :)
Pois é, hoje foi dia de maratona com a Predator. Sempre houve hipótese de ir colar o logótipo na mota e lá fui eu pela nacional abaixo e acima.
Antes dos pormenores técnicos, os estéticos. Vejam como ficou:
IMG_20120304_163636.jpg
IMG_20120304_163636.jpg (79.21 KiB) Visto 1640 vezes
IMG_20120304_171046.jpg
IMG_20120304_171046.jpg (107.28 KiB) Visto 1640 vezes
Agora sim, a Mobilidade Elétrica anda por aí :)

Responder

Voltar para “Motociclos / Ciclomotores”