depois dos problemas da titulação, relatados noutro tópicos, resolvidos foi hora de seguir para o processamento.
para este primeiro teste usei apenas uma parte da capacidade do processador. fiz um batch de 35 litros.
aqueci o oleo a 55, o variador de temperatura está a fazer muito bem a sua função, mantendo sempre entre os 54º, 55º. mas para ser mais eficaz estou a fazer o processamento com o calor da luz solar, que parece que não ajuda bastante, a resistencia mal liga de vez em quando. além disso a resistencia definitiva ainda não chegou, e estou a usar uma pequeninha de 1500w, por isso só me atrevo a fazer o bd de dia, de noite deve demorar que séculos a aquecer todo o oleo.
bom, fiz as contas, adicionei com muito custo o metanol na soda. misturei bem, mas pelos vistos não foi suficiente. quando fui por o metoxido no processador vi que tinha ficado um bocado (+/- 1/3) da soda no fundo.
como calculei que aquela soda fosse imprescindivel para o processo, e mete-la assim a seco não servia, misturei mais 1 litro de metoxido naquela soda e toca para o processador. ou seja tenho 1 litro e pouco de metanol a mais do que devia, espero não ter problemas.
de qualquer forma, liguei a circulação, sempre mantendo os 55º, o oleo ao passar nos tubos aos fim de alguns minutos já aparece mais escuro, o que penso que é normal. acho que está a correr tudo bem.
está nisto há hora e meia, falta meia hora para acabar o processamento.
daqui a 30min desligo e vai ficar a assentar.
o meu problema agora vai ser o frio da noite, uma vez que tem de assentar 16h. se calhar vou ter de deixar a resistencia ligada...
bom ficam aqui umas fotos do processador já acabado e a trabalhar.

abraço,
marco.
ps: não liguem ao aspecto da resistencia, é temporário.