Primeiro processamento

Local onde se pode colocar tópicos com receitas e protocolos.
Também serve para fotos e vídeos sobre as nossas experiências.

Autor do tópico
mnunespt
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sábado fev 10, 2007 3:29 pm

Primeiro processamento

Mensagem por mnunespt »

viva!

depois dos problemas da titulação, relatados noutro tópicos, resolvidos foi hora de seguir para o processamento.

para este primeiro teste usei apenas uma parte da capacidade do processador. fiz um batch de 35 litros.

aqueci o oleo a 55, o variador de temperatura está a fazer muito bem a sua função, mantendo sempre entre os 54º, 55º. mas para ser mais eficaz estou a fazer o processamento com o calor da luz solar, que parece que não ajuda bastante, a resistencia mal liga de vez em quando. além disso a resistencia definitiva ainda não chegou, e estou a usar uma pequeninha de 1500w, por isso só me atrevo a fazer o bd de dia, de noite deve demorar que séculos a aquecer todo o oleo.

bom, fiz as contas, adicionei com muito custo o metanol na soda. misturei bem, mas pelos vistos não foi suficiente. quando fui por o metoxido no processador vi que tinha ficado um bocado (+/- 1/3) da soda no fundo.

como calculei que aquela soda fosse imprescindivel para o processo, e mete-la assim a seco não servia, misturei mais 1 litro de metoxido naquela soda e toca para o processador. ou seja tenho 1 litro e pouco de metanol a mais do que devia, espero não ter problemas.

de qualquer forma, liguei a circulação, sempre mantendo os 55º, o oleo ao passar nos tubos aos fim de alguns minutos já aparece mais escuro, o que penso que é normal. acho que está a correr tudo bem.

está nisto há hora e meia, falta meia hora para acabar o processamento.
daqui a 30min desligo e vai ficar a assentar.

o meu problema agora vai ser o frio da noite, uma vez que tem de assentar 16h. se calhar vou ter de deixar a resistencia ligada...

bom ficam aqui umas fotos do processador já acabado e a trabalhar.

Imagem

Imagem

abraço,

marco.

ps: não liguem ao aspecto da resistencia, é temporário.

Fry
Staff Member
Staff Member
Registado: segunda mar 27, 2006 12:03 pm

Mensagem por Fry »

és bom aluno.... mas falta qualquer coisa no final do processo. com o tempo frio, não desligues a resistência senão depois têns trabalho dobrado
Range Rover OVU30
Toyota Starvan C/KIT 2T OVU97
Sócio Nº 4

Autor do tópico
mnunespt
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por mnunespt »

viva fry!

estás a falar dos 5% de agua no final do processo? se é isso eu pus.
depois tirei uma amostra para analise. só que já tinham passado 10 min desde que tinha terminado, como tirei a amostra pelo tubo de purga, já apanhei mais glicerina que bio ehehe, já estava a separar bem rapido.

foto: amostra retirada pelo tubo de purga 10 min após o processo concluido com os 5% de água.

Imagem

foto2: passado + 1 min ficou assim

Imagem

deixar assentar 1h, retirei a glicerina e fiquei com o bio, fiz uma primeira lavagem e o resultado foi este:

Imagem

acho que está a ficar fixe. pelo menos não tem emulsão... ehehe

já fiz mais duas lavagens e a agua está a ficar mais limpida, mas parece que vou precisar de fazer muitas lavagens, o que é chato... a água da figueira é pesada...

depois meto fotos do final das lavagens...

o resto ainda está na cuba em repouso, ainda não purguei a glicerina, vou só purgar no final das 16h. vou deixar a resistencia ligada de noite nos 20º (é capaz de chegar para manter a glicerina liquida).

abaço,

marco.

ps: obrigado mais uma vez pelas dicas fry. quando vieres para estes lados, manda um toque que eu pago um copo ou dois com todo o gosto!

loganx
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: terça mar 07, 2006 11:04 pm

Mensagem por loganx »

a solução para não teres de ter ligada a resistência ligada durante a decantação da glicerina é isolares a cuba com lã de vidro,.. vais ver que passado as 8 horas a temperatura ainda está superior á temperatura ambiente. e com o isolamento da cuba consegues baixar o tempo de decantação da glicerina para 4 ou 5 horas.

logan

Fry
Staff Member
Staff Member

Mensagem por Fry »

pela amostra acho que têns aí uma boa reacção. mede o ph.
Range Rover OVU30
Sócio Nº 4

Autor do tópico
mnunespt
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por mnunespt »

viva!

já fiz 5 lavagens e a água já sai mais clara mas ainda muito esbranquiçada...

misturei uma parte deste bio na proporção correcta de alcool isopropilico e deu 8.83 de ph. é bom?

o bio está turvo, penso que seja falta de secagem...

tentei secar... meti o recipiente sobre o bico de uma lamparina. o bio aclareou de imediato, alguma agua evaporou outra está aprisionada em bolha debaixo do bio. quando abuso do calor, a agua ferve e explode dentro do bio saindo a toda a pressão. chega a ser perigoso... tem de se dar pouco calor... a agua lá vai saindo... mas sim o bio fica transparente.

ajuda:

como é que eu sei que a decantação já está feita?

quantas lavagens devo fazer? até a agua ficar limpida ou o ph bom?

qual a melhor maneira de secar o bio? meter o processador a 80º c e deixar a tampa aberta? 100ºc deve ser má ideia, porque se a agua em baixo ferve... já sei que tenho uma bomba! eheh

abraço,

marco.

Fry
Staff Member
Staff Member

Mensagem por Fry »

ora bem.... já estás a chegar á fase final

como já tenho dito é importante saber a percentagem de glicerina retirada.

o teste da garrafa é só com uma água, se não houver emulsão...siga o baile

as lavagens são três a 40% aproveitando a água da ultimas para a primeira lavagem do próximo processo.

as lavagens se forem feitas com o bd a 50º é o ideal para que a separação seja rápida.

o ph que te deu está correcto, com as lavagens vai ao sitio que será de ph7.

a secagem pode ser feita de várias formas consoante a rapidez pretendida. nunca ultrapassar os 80º. a secagem mais lenta é mais aconselhavel além de ser mais económica. com o processador aberto em cima e em funcionamento acelera a evaporação.

a secagem só está concluída quando o bd apresentar um aspecto completamente transparente ou translúcido.

gostava de saber o que ganho com isto....

abraços
Range Rover OVU30
Sócio Nº 4

Autor do tópico
mnunespt
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por mnunespt »

mais uma vez obrigado pela disponibilidade.

vou seguir os teus conselhos e terminar o serviço que tem estado a correr a cima das espectativas.
gostava de saber o que ganho com isto.... bad grin bad grin bad grin
fry
acredita que ganhas alguma coisa! eu também gosto de ajudar naquilo que posso e sei. nesta materia não posso ajudar ninguem e apenas pedir ajuda.

não sei se serve de alguma coisa, mas daqui já ganhaste um amigo para toda a vida! e quando quiseres e poderes aparece, eu pago um copo, um almoço! e é pouco para o que tens ajudado.

um grande abraço,

marco.

Autor do tópico
mnunespt
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por mnunespt »

hoje de manhã tirei a glicerina.

tive a refazer as contas baseado no que o fry me disse e deu-me 21.5% de glicerina + agua do final do processo.

tudo ok, segui para a lavagem, agua a 45º c para dentro do processador por aspersão

Imagem

deixei a respousar por meia hora e tentei purgar a agua...

veio agua com bd misturado... retirei um bocado do bd com a agua da lavagem para um recipiente para ver se se separavam...

ao fim de 2h está assim:

Imagem

é isto uma emulsão? ou a emulsão é só a espumazinha que está no topo?

porque é que isto nunca mais separa?

no teste de lavagem que fiz correu tudo optimo, não sei o que se terá passado mas está relacionado apenas com a lavagem.

o que é que eu faço agora?

marco.

========== editado posteriormente ================

mais umas horas e nada...

não vai separar a agua do bd está visto... pelo menos por decantação...

alguem sabe dizer o que correu mal? o que faço agora? tento tirar a agua por evaporação?

ajedem por favor.

marco.

Fry
Staff Member
Staff Member

Mensagem por Fry »

humm.... há qualquer coisa que não está bem. têns de verificar tudo novamente. não tens emulsão mas....

se quando fizeste o teste da garrafa a separação foi rápida é porque algo está mal na lavagem.

na lavagem a água apenas entrou por cima ou fez recirculação? e a que temperatura?

não estejas preocupado porque não se perdeu nada. ligas a resistência e deixas aquecer até aos 60º
Range Rover OVU30
Sócio Nº 4

Autor do tópico
mnunespt
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por mnunespt »

fry!

epá isto parece uma iliada de homero!

ora bem, foi isso mesmo que aconteceu. quando terminei a reacção coloquei os 5% de agua. tirei um bocado, deixei assentar retirei a glicerina da amostra peguei nesse bio meti neste frasco de vidro e misturei 50% de agua tépida. agitei e aquilo separou-se logo de imediato, em 1min estava a agua perfeitamente separada do bio.

hoje de manhã tirei a glicerina e fiquei só com o bio no tanque.

depois apliquei o mesmo processo de lavagem ao bio do tanque.
1/3 de agua tépida/quente para dentro pelos aspersores que viram na foto.

meia hora de espera, tentei tirar a agua, veio tudo misturado...

trouxe uma amostra para o trabalho poisei aqui em cima da secretária, estive a olhar para isto até agora e nada. está visto que não separa.

vou ter de secar como dizes fry! depois de seco deve ficar transparente. depois tiro uma amostra seca e volto a fazer o teste da lavagem numa garrafinha. se falhar... bem, filtro mesmo assim e vai para o carro.

volto a fazer outro lote a ver se sai melhor. era bom compreender o que se terá passado. é que a questão é esta: senão emulsiona, como é que o raio do bd se agarra tão bem à agua? será que foi um problema de processamento? sorte do caraças...

para a proxima já corre melhor!

fry! o que achas que faça depois de secar?

abraço,

marco.

Fry
Staff Member
Staff Member

Mensagem por Fry »

na lavagem a água apenas entrou por cima ou fez recirculação? e a que temperatura?

responde que é importante.
Range Rover OVU30
Sócio Nº 4

Autor do tópico
mnunespt
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por mnunespt »

apenas entrou por cima em chuva tipo nevoa muito lentamente

a temperatura foi à volta de 45ºc

o oleo já estava a 40ºc quando recebeu a agua.

o que achas?

marco.

Fry
Staff Member
Staff Member

Mensagem por Fry »

acho estranho.......
Range Rover OVU30
Sócio Nº 4

Autor do tópico
mnunespt
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por mnunespt »

eu também acho!

vou secar e fazer novo teste da garrafa, se a agua separar bem é porque foi um problema naquela lavagem especifica. se voltar a acontecer isto este lote deve estar arruinado por algum motivo. seco, filtro e vai para o carro em pequenas quantidades. depois faço outro para ver se sai melhor.

pergunta: não tenho a certeza se o oleo estava 100% seco quando iniciei o processo poderia isto causar este problema?

outra: usei algum azeite (azeite mesmo) rancoso. cerca de 10% do total de oleo. será que estraguei o "cozinhado" com isso?

estou a fazer estas perguntas para saber se algum destes parametros podia causar este resultado. assim já tirava a minha lição! eheh.

marco.

Fry
Staff Member
Staff Member

Mensagem por Fry »

vou secar e fazer novo teste da garrafa, se a agua separar bem é porque foi um problema naquela lavagem especifica. se voltar a acontecer isto este lote deve estar arruinado por algum motivo. seco, filtro e vai para o carro em pequenas quantidades. depois faço outro para ver se sai melhor.
podes ir até 30% sem qualquer receio.
pergunta: não tenho a certeza se o oleo estava 100% seco quando iniciei o processo poderia isto causar este problema?
quando o aqueces para arrancar com o processo deves secar em circulação com a tampa aberta. se não estiver bem seco comprometes a reacção.
outra: usei algum azeite (azeite mesmo) rancoso. cerca de 10% do total de oleo. será que estraguei o "cozinhado" com isso?
nem que fosse banha de porco rançosa fazia bd na mesma
Range Rover OVU30
Sócio Nº 4

Autor do tópico
mnunespt
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por mnunespt »

boa fry!

obrigado pelas dicas mais uma vez!

eu até já arranjei uma nova fonte de oleo usado! quando abro uma lata de atum, passo logo o oleo por um coador para o garrafão de casa...

eheheh

abraço.

marco.

Fry
Staff Member
Staff Member

Mensagem por Fry »

Range Rover OVU30
Sócio Nº 4

caracol
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: quinta ago 24, 2006 1:31 pm

Mensagem por caracol »

bom...a mim aconteceu-me exactamente o mesmo.

pensei que fosse mal processado, mas no segundo processamento aconteceu o mesmo.

neste segundo lote que fiz, quando iniciei a lavagem, purguei e voltou a sair uma mistura esquisita (parecida com bd), notei algo de errado na viscosidade da coisa e reparei que realmente éra água, só que de tão suja que estava, parecia-se com bd. retirei a mesma quantidade de água que tinha colocada (mais coisa, menos coisa), voltei a colocar água limpa e voilá....já dava para ver que éra água.

não faço ideia se ajuda alguma coisa, mas podes sempre tentar.

abraços
caracol
MB200TD1989 - 5000km com B30 e 20000 com B50.

Autor do tópico
mnunespt
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por mnunespt »

olha lá, mas a agua era amarelada ou esbranquiçada?

é que a minha era amarelada e sem dúvida que era bd misturado porque era oleosa. se eu purgasse isso como se fosse agua ia perder muito bd.

quando fiz o teste da garrafa antes da lavagem a agua separou logo e bastante esbranquiçada. era bem diferente do que me saiu na lavagem no processador.

de qualquer das formas hoje quando tentei uma secagem "forçada" com agitação, acabei por emulsionar tudo. já aprendi com mais uma asneira.
agora vou ter de esperar para ver se a emulção separa.

depois se separar e ficar como estava vou tentar drenar essa "agua" como fizeste. mesmo que perca algum bd sempre recupero algum.

abraço,

marco.

Responder

Voltar para “Experiências e Protocolos”