EcoLiberty 2.0Kw em Ferreira do Zêzere

Local ideal para diário de bordo dos Motociclos / Ciclomotores eléctrico
Responder

Barrocas
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quinta jul 10, 2008 12:03 am

Re: EcoLiberty 2.0Kw em Ferreira do Zêzere

Mensagem por Barrocas »

lopes Escreveu: ... já combinei com um torneiro e vou lá levar a roda para rectificar os apoios do disco.
Leva a roda + eixo para prender no torno ;)
Provavelmente sao umas décimas de mm, mas fazem a diferença.

Autor do tópico
lopes
Membro Gold
Membro Gold
Registado: terça dez 28, 2010 12:22 pm

Mensagem por lopes »

Tal como tinha dito, hoje foi dia de manutenção....

Imagem

Imagem

Imagem

Não é propriamente fácil de desmontar, e o rolamento do lado do cabo dá o seu trabalho pois para passar o rolamento tenho que desmontar uma das fichas para tirar uma protecção plástica da roda, senão ele não sai, mas nada que não se faça.

Aquilo parece tipo pintado de roxo por dentro... será algum tipo de isolamento? Até estava com ideia de passar um pouco de lixa fina, mas assim parece-me que será melhor não.

Um ou outro iman da roda parecem ligeiramente detiorados, mas não me parece que seja nada de preocupante... vou apenas dar uma ligeira escovagem/limpeza e volto a meter tudo no sitio.

Sobre os rolamentos, rodam livremente mas têm realmente uma pequena folga (os dois) que pode ser a origem do que descrevi. Sâo os dois diferentes (rolamento 6004 de um lado e 6005 do outro)... hoje só consegui arranjar o 6004 pelo que a coisa ficou pendurada para o inicio da semana :(

Para a semana há mais! :P

e_bike
Membro Gold
Membro Gold
Registado: sábado jan 30, 2010 11:40 pm

Mensagem por e_bike »

Fantástico trabalho Lopes! ;)

Pela primeira vez vejo as entranhas de um motor chinoca! Afinal até há maneira de levar a jante a uma oficina de trocar pneus, dá é muito trabalho! :mrgreen:

Tenho de estar atento aos meus. Os da frente já precisam de troca e os traseiros também não devem durar para sempre!
ImagemSW PREDATOR GTI - 60Ah - 71.000 km
Blogue da minha Predator
Galeria de Fotos da Predator

Barrocas
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quinta jul 10, 2008 12:03 am

Mensagem por Barrocas »

Da mais trabalho do que parece :P

usaste algum metodo/ferramenta para puxar a tampa (como um extractor apoiado no eixo), ou foi mesmo por força?

Autor do tópico
lopes
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por lopes »

Barrocas Escreveu:Da mais trabalho do que parece :P

usaste algum metodo/ferramenta para puxar a tampa (como um extractor apoiado no eixo), ou foi mesmo por força?
Dei umas pancaditas no eixo e aquilo ganhou folga necessária para eu conseguir puxar a tampa fora - desencaixou bem do rolamento. A outra já foi mais facil pois com umas pancaditas por dentro também saiu.

civic
Moderador
Moderador
Registado: sábado mar 03, 2007 10:40 am

Mensagem por civic »

Eu já substitui o pneu traseiro e levei a roda à oficina, sinceramente não me lembro de que me tivesse dado assim tanto trabalho. Claro que levei a roda completa, que não é assim tão pesada.
por acaso já tenho andado a pensar em fazer essa verificação aos rolamentos, pois essas chinesices não devem durar muito tempo.
Nissan LEAF 2018 40kWh
163 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
86 000Km's

Autor do tópico
lopes
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por lopes »

civic Escreveu:Eu já substitui o pneu traseiro e levei a roda à oficina, sinceramente não me lembro de que me tivesse dado assim tanto trabalho. Claro que levei a roda completa, que não é assim tão pesada.
por acaso já tenho andado a pensar em fazer essa verificação aos rolamentos, pois essas chinesices não devem durar muito tempo.
Tirar a roda fora é facil, desmontá-la é que já não é tanto, qualquer das formas consegui tirar o rolamento sem desmontar a ficha que tinha falado, pois o rolamento tem que percorrer o cabo todo até ao fim para sair...

A liberty está então montada com os rolamentos no sitio... ficou sem a pequena folga que eu notei nos rolamentos velhos, MAS... a "ressonãncia" persiste... :cry: de tal forma que hoje tive que voltar para trás para vir buscar o carro para ir para o trabalho, isto após ter andado cerca de 1km... assim que passei numa lomba, lá fez ela aquilo e fiquei com sérias dúvidas que iria conseguir chegar ao trabalho.

Começo a pôr de parte que seja um problema mêcanico, e seja antes um problema electrico, pois hoje fez outra coisa curiosa... ao passar na lomba notei aquela coisa, e nos metros seguintes aquilo continuou - ora fazia ora não fazia, como se fosse um mau contacto que ia e vinha...

Para explicar melhor o sintoma, ontem quando estava a testar a mota, deixei a ficha (que vem do motor com os fios finos) mal encaixada e ao meter a trabalhar a mota fazia um ruido e vibração fortes, pois provalmente alguma das fases não estava a ser comandada como deve ser. Verifiquei a ficha e ficou ok. Ora o sintoma que noto quando passo por lomba/depressão é bastante idêntico - motor parece que começa a fazer barulho + vibração + perca de potência.

O que poderá ser? Motor ou controlador com algum problema? Algum mau contacto em alguma ficha?

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm

Mensagem por Jorge Rocha »

lopes Escreveu: Algum mau contacto em alguma ficha?
Pelos sintomas que apresentas será mesmo um mau contacto do sensores hall.
Tudo por um mundo mais limpo!

Autor do tópico
lopes
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por lopes »

Jorge Rocha Escreveu:
lopes Escreveu: Algum mau contacto em alguma ficha?
Pelos sintomas que apresentas será mesmo um mau contacto do sensores hall.
E isso Cheira-me que isso vai implicar abrir o motor outra vez... :?
É de fácil resolução, ou tem que se substituir alguma coisa?

Se não estou em erro isso fica naquela placa onde ligam os fios na imagem abaixo, correcto?

Imagem

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm

Mensagem por Jorge Rocha »

Eu estava a sugerir verificar as ligações e as continuidades dos fios coorrespondentes aos sensores, e de preferencia abanando-os (os fios) para detetar alguma falha (pois isso acontece quando passas numa lomba ou depressão, não é?!).
Tudo por um mundo mais limpo!

Autor do tópico
lopes
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por lopes »

Jorge Rocha Escreveu:Eu estava a sugerir verificar as ligações e as continuidades dos fios coorrespondentes aos sensores, e de preferencia abanando-os (os fios) para detetar alguma falha (pois isso acontece quando passas numa lomba ou depressão, não é?!).
Pois, acontece em lombas ou depressões, buracos incluidos :lol: pois nem sempre é fácil fugir deles. Por norma acontece sempre que a suspenção leva alguma "pancada" mais forte.

Ontem não consegui mexer na mota, mas hoje já devo conseguir averiguar mais qualquer coisa... se não for cablagem, o que pode ser? os próprios sensores no rotor? É possivel substituir?

Já agora, para quem faça esta operação de desmontar o rotor da roda, tenha depois atenção a meter o mesmo no sitio, aquilo tem uma força magnética do outro mundo, tão forte que nem me deu tempo de tirar um dedo... tenho aqui uma unha que não gostou da brincadeira! :lol:

civic
Moderador
Moderador

Mensagem por civic »

Por esses sintomas que referes eu já tive isso 2x, logo a seguir levou um controlador ainda em garantia.
O problema pode não ser na roda (motor), mas também no próprio controlador, será mais fácil de desmontar e podes fazer todas a medições a partir daí, e assim verificas também as soldaduras que não são grande coisa.
Nissan LEAF 2018 40kWh
163 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
86 000Km's

Autor do tópico
lopes
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por lopes »

civic Escreveu:Por esses sintomas que referes eu já tive isso 2x, logo a seguir levou um controlador ainda em garantia.
O problema pode não ser na roda (motor), mas também no próprio controlador, será mais fácil de desmontar e podes fazer todas a medições a partir daí, e assim verificas também as soldaduras que não são grande coisa.
Ui, nem me digas uma coisa dessas... é que garantia é coisa que já não há!
E já agora, foi por causa das más soldaduras que o teu deu o berro?

Autor do tópico
lopes
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por lopes »

Como tinha dito, hoje quando cheguei fui ver se descobria alguma coisa na mota...
Deixei o motor a rodar e fui averiguando. Mexi ligueiramente naquela dita ficha que liga controlador/motor (fios mais finos) e pareceu-me que o motor deu um pequeno soluço - voltei a insistir com ela mexendo-a de todas as maneiras e feitios e nada - andamento normal.
Mexi cablagem toda, abri controlador mexendo as placas e fios lá dentro, e tudo normal.
Até cheguei a usar uma pequena maceta de borracha e dei umas pancadas quer na suspenção/motor, quer no controlar, para simular as "pancadas" em estrada, e nada... tudo normal.
Resolvi apenas dar um aperto nos contactos da dita ficha pois pareceu-me um pouco "relaxada". Montei tudo e fiz-me à estrada pouco convencido. O que é certo é que no percurso de 15km que fiz, ela não deu nenhum sinal do problema, e pelo caminho fui apanhando propositadamente todo o tipo de irregularidades no piso (desculpa liberty), buracos, depressões, lombas... nada fez "tremer" a mota.
Seria a coisa mais simples? Uma ficha?? Espero que sim, mas continuo pouco convencido... vamos ver os próximos dias...

Já agora deixo uma imagem do controlador... pareceu-me bem... e sem água, Jorge! :lol:

Imagem

Para me redimir do trato que tinha dado à mota no percurso de teste, também lhe dei uns mimos e comecei a alteração das lampadas para LED's que já começaram a chegar. Painel de instrumentos já tem, minimos e stop's também...

Imagem

Imagem

Como não fiquei satisfeito com a luminusidade de apenas 1 lampada min/stop, e como o pacote que tinha comprado até trazia duas, adaptei o farol e coloquei mesmo as duas - ficou com bom efeito e intensidade idêntica à de halogénio.

Imagem

Mumia
Moderador
Moderador
Registado: quinta out 14, 2010 11:48 am

Mensagem por Mumia »

uhmmm ca para mim andas a tratar mal a menina e era mesmo só uma ficha mal ligada :mrgreen: :mrgreen:

pois o mal dos Led's a meu ver é esse ainda a pouca luminusidade... mas assim deve ficar melhor com as 2 ;) mostra la isso com img de noite ou video :P
Queimo, mas apenas electrões....
SW Predator GTI 40ah - "Taser" - 3100km + Vectrix Vx-1 "Cavalo Branco" - 76000Km

Autor do tópico
lopes
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por lopes »

Mumia Escreveu:uhmmm ca para mim andas a tratar mal a menina e era mesmo só uma ficha mal ligada :mrgreen: :mrgreen:
Tratar mal!? Bolas, tenho-lhe dado poucos mimos tenho!! :lol:
Vamos esperar que tenha sido só mesmo a ficha... hoje voltou a trazer-me para o trabalho... so far so good!
Mumia Escreveu:pois o mal dos Led's a meu ver é esse ainda a pouca luminusidade... mas assim deve ficar melhor com as 2 ;) mostra la isso com img de noite ou video :P
No painel e nas luzes indicadoras do mesmo, resultou muito bem, pois agora até de dia as consigo ver... por exemplo os sinalizadores dos piscas com muito sol, deixavam-me andar alguns bocados com os piscas ligados :mrgreen: espero que isso agora deixe de acontecer! :D
Sobre fotos de noite ou video... vou ver o que se arranja ;)

civic
Moderador
Moderador

Mensagem por civic »

lopes Escreveu:Ui, nem me digas uma coisa dessas... é que garantia é coisa que já não há!
E já agora, foi por causa das más soldaduras que o teu deu o berro?
O meu original não tem nada a ver com o teu ou o meu segundo, aquilo é uma lástima em termos de soldaduras, muito mal feito, fiquei com ele, os senhores da ecoglady nem o quiseram. Um dia destes tenho que dar uma olhadela a ver se encontro a maleita.
Espero que tenhas dado com o gato, as fichas que a mota tem são do mais rasca que pode haver. :lol:
Nissan LEAF 2018 40kWh
163 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
86 000Km's

Autor do tópico
lopes
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por lopes »

Os LED's têm chegado durante a semana dando lugar a substituição das respectivas lãmpadas... mas vou ter que alterar/eliminar algumas coisas que tinha pensado. A intensidade não é de todo a mesma e acho que em primeiro lugar deve estar a segurança.

Por isso vou alterar novamente o farol traseiro, mantendo as lampadas LED na intensidade máxima para a função de minimos, e colocando ao meio novamente a de halogénio para a função de stop. Esta lãmpada LED funciona por menos ou mais intensidade conforme esteja apenas em mininos ou em stops respectivamente, e não achei que a diferença de intensidade fosse muito grande entre as duas situações, pelo que ser complicado pelo menos durante o dia.

Em relação aos piscas, e ao contrário do que se esperava que iam ficar acelarados, os meus ficam mais lentos :D mas basta haver uma de halogénio no circuito (frente, trás ou no painel) para o pisca-pisca ficar normal. O efeito é muito giro só com LED's, mas volta a questão da segurança... a luminusidade é ligueiramente inferior, mas o suficiente para que durante o dia e com o farol a apanhar com sol, os piscas passarem despercebidos... por isso mantive as de halogénio atrás e coloquei os LED's apenas à frente... para já.

Faltam chegar os LED's de 10W para usar no farol dianteiro... logo se vê qual vai ser o efeito.

g_card
Membro Silver
Membro Silver
Registado: segunda mar 10, 2008 10:13 pm

Mensagem por g_card »

mete as de 120 led's de stop, deves ficar satisfeito!
"A natureza deu-nos duas orelhas e uma só boca para nos advertir de que se impõe mais ouvir do que falar."

MRider
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: segunda abr 02, 2012 10:27 pm

Mensagem por MRider »

O problema dos leds é serem muito direcionais :roll:
Live long and prosper!

Responder

Voltar para “Motociclos / Ciclomotores”