Rendimentos Microprodução - IRS 2011

Para assuntos relacionados com o Micro-Produção.
Responder

alexjp4
Membro Gold
Membro Gold
Registado: terça jun 05, 2007 3:16 pm

Re: Rendimentos Microprodução - IRS 2011

Mensagem por alexjp4 »

PaulOL Escreveu:
alexjp4 Escreveu:Boas

Conforme tinha dito hoje fui a S.S. e..... tenho que devolver os quase 4.000€ que recebi de fundo de desemprego desde Setembro de 2011 e já não recebi o subsidio de desemprego referente ao mês de Julho.
Apesar de ter fechado a actividade em 1 de Maio, não posso pedir o fundo de desemprego porque é considerado desemprego voluntário.
Já falei para a DECO que me aconselharam a recorrer superiormente (já era intenção minha) e expor o caso ao Provedor de Justiça porque para eles tambem houve alteração das regras a meio do jogo e a interpretação deles do Decreto-Lei 363/2007 não é esta.
Já estou a escrever as cartas para o Provedor de Justiça e para o Presidente do Conselho Directivo do Instituto da Segurança Social, 2ª feira já vou entregar a carta à S.S., não sei se vai dar alguma coisa mas se não tentar estou bem pior!
Agora só deve faltar virem pedir para pagar S.S. dos meses em que não descontava S.S. quando estive desempregado e não fazia descontos por conta de outrem.
Acho que a caí que nem um anjinho porque quando a esmola é grande há sempre que desconfiar e não desconfiei em nada (quer dizer desconfiar ainda desconfiei, por que andei a ler tudo o que encontrava sobre MP e não encontrei nada que me levasse a concluir que isto ia chegar a este ponto.
Infelizmente são os políticos que temos!

Boas alexjp4,

Isto é HORRIVEL, INJUSTO, ESCANDALOSO... :evil: :evil:

Esta situação em que se encontram os microprodutores, tem de ser corrigida, ou alteram a lei, ou criam um regime de excepção para esta "pseudo-actividade", ou... :?: :?: porque os microprodutotres não podem ser metidos dentro do mesmo caldeirão como se qualquer outra actividade independente se tratasse!!

Por esta e por outras, penso que o pessoal que contniua a aderir à MP, não está concerteza a ver TODAS as consequencias de tal acto, e não pense que alguem tem emprego para toda a vida!!... isso acabou e depois??

Nesta altura o que penso que deveria estar acontecer era um BOICOTE TOTAL!!!!
...como forma de mostrar o descontamento com as regras que estão a ser IMPOSTAS à Microprodução, quem já está dentro, não tem outro remédio, mas quem ainda está fora, que PENSE, REFLECTE os prós e os contras, se vale apena mesmo assim aventurar-se na Microprodução.

Nota final:
Será que vale apena a troco de pouco mais de 2.000€ por ano de produção, ficar ETERNAMENTE PRESIONEIRO de uma "pseudo-actividade" e a TODAS as suas CONSEQUÊNCIAS???

A minha resposta: NÃO!!!!!! :evil: :evil:

Cmpts,
Boas

Tens toda a razão!!
Mas o que se pode fazer?? Já estamos com a Merd* até ao pescoço agora só temos que tentar resolver e quem ainda cá não está há que pensar bem e pesar bem os prós e os contras.
Se calhar é preferivel comprar 2 ou 3 paineis e reduzir o consumo em casa do que arriscar na microprodução aos preços de venda da electricidade e nas condições actuais.
Porque nunca se sabe o futuro que nos espera!

PaulOL
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quinta nov 05, 2009 10:27 pm

Mensagem por PaulOL »

alexjp4 Escreveu:
5º Não, a EDP não devolve o IVA porque já o entregou ao estado. (pelo menos foi o que me disseram da EDP mas como fechei a actividade depois desta resposta declarei que não movimentava IVA porque senão ainda tinha que pagar mais as multas por cada trimestre de IVA entregue fora de prazo e como já não podia ir buscar o IVA da instalação, não me preocupei mais com isso.)
6º Não porque a EDP já o entregou.
7º Não, porque a EDP não to vai devolver, (segundo eles (EDP) dizem)

Boa sorte!
Boas,

Sobre essa questão, parece que não é bem assim!!...
Pois existem colegas que solicitaram por escrito à EDP a entrega dos valores do IVA de facturas atrasadas (antes do incio actividade) e foram-lhes devolvido os valores em causa pela EDP!... obviamento que tiveram que os mencionar nas declarações em atraso do IVA, mas (com ou sem esse valor) teriam sempre de as fazer estando no regime normal!

Cmpts,

alexjp4
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por alexjp4 »

PaulOL Escreveu:
alexjp4 Escreveu:
5º Não, a EDP não devolve o IVA porque já o entregou ao estado. (pelo menos foi o que me disseram da EDP mas como fechei a actividade depois desta resposta declarei que não movimentava IVA porque senão ainda tinha que pagar mais as multas por cada trimestre de IVA entregue fora de prazo e como já não podia ir buscar o IVA da instalação, não me preocupei mais com isso.)
6º Não porque a EDP já o entregou.
7º Não, porque a EDP não to vai devolver, (segundo eles (EDP) dizem)

Boa sorte!
Boas,

Sobre essa questão, parece que não é bem assim!!...
Pois existem colegas que solicitaram por escrito à EDP a entrega dos valores do IVA de facturas atrasadas (antes do incio actividade) e foram-lhes devolvido os valores em causa pela EDP!... obviamento que tiveram que os mencionar nas declarações em atraso do IVA, mas (com ou sem esse valor) teriam sempre de as fazer estando no regime normal!

Cmpts,
Boas

Eu enviei um email a solicitar a devolução do IVA e o que me responderam por telefone foi que o não podiam devolver porque já o tinham entregue ao estado, eu assim sempre podia ir buscar o valor do IVA da instalação mesmo pagando as multa por entrega das declarações em atraso ainda ficava a ganhar.
Quando alterei a MP para nome da minha mulher e pedi o pagamento das facturas com IVA eles pediram-me uma cópia da declaração de inicio de actividade caso contrario não devolviam o IVA de uma factura que entretanto já lhe tinham pago e não pagavam as outras com o IVA daì que tenho agora uma grande confusão de facturas.
Isso foi o que aconteceu comigo!
Mas agora já pagam com o IVA as facturas e como o saldo é negativo o estado não vê tão cedo o IVA da produção de energia, que é para eles não serem vigaristas, e andarem a enganar os MPs, deixavam andar as coisas como estavam e ficavam a ganhar assim...temos pena! Não vou perdoar nem um cêntimo que tenha direito a ele!

alexjp4
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por alexjp4 »

Boas

Hoje já fui a S.S. entregar a carta a recorrer hierarquicamente da desição o mais certo é não levar a lado nenhum mas pelo menos tento.
Para alem de me cortarem o subsidio de desemprego e ter que devolver o que recebi parece que ainda vou ter que pagar a S.S. dos meses em que estive como empresário em nome individual e não descontava por conta de outrem.
Vou enviar tambem uma carta ao provedor de justiça a relatar o sucedido.

mcarneiro
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quinta mar 29, 2012 7:25 pm

Mensagem por mcarneiro »

Caros

vejam lá se isto ajuda , isto está no site da segurança social , o problema acho que só é possivel , requerer o subsidio Parcial até 90 dias apos o desemprego, ou no caso de quem está desempregado e abre actividade também tem os 90 dias para entregar os documentos necessarios

SUBSÍDIO DE DESEMPREGO PARCIAL

O montante do subsídio parcial:

- Corresponde à diferença entre o valor do subsídio de desemprego acrescido de 35% deste valor e o da retribuição do trabalho por conta de outrem;

- Corresponde à diferença entre o valor do subsídio de desemprego acrescido de 35% do seu valor e o valor do duodécimo do seu rendimento anual relevante presumido pelo beneficiário para efeitos fiscais, nas situações em que o beneficiário exerce uma atividade profissional independente. O montante do subsídio de desemprego parcial é recalculado sempre que o valor presumido não seja confirmado.

- Permanece igual ao subsídio de desemprego nas situações em que cumulativamente:

. O subsídio de desemprego, acrescido de 35%, corresponda a um montante inferior à remuneração mínima mensal garantida

. A soma dos rendimentos de trabalho por conta de outrem ou de trabalho independente com o subsídio de desemprego parcial, corresponda a um valor inferior à remuneração mínima mensal garantida. O valor do subsídio de desemprego parcial não pode ser superior ao valor do subsídio de desemprego que lhe corresponda.

mcarneiro
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por mcarneiro »

Isto para quem tiver direito a subsidio de desemprego superior a 550 , se ficar desempregado , com o valor do kw de 2012 mesmo produzindo o maximo , o subsidio de desemprego não é afectado , continua a receber o mesmo , quem tem subsidios muito baixos , ai vão-lhe cortar uma parte é só fazer as contas, está tudo explicado no site da segurança social

mcarneiro
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por mcarneiro »

Desculpem eu estar a por is a pretações mas esqueci-me de uma coisa muito importante,

SE abrirem actividade quando estão no desemprego , ou ficam desempregados e têm actividade aberta , Têm sempre , mas SEMPRE que requerer o subsidio parcial , se não o fizem durante os 90 dias , perdem o direito ao subsidio

Mario

protasio
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: quarta dez 07, 2011 7:51 pm

Mensagem por protasio »

mcarneiro Escreveu:Desculpem eu estar a por is a pretações mas esqueci-me de uma coisa muito importante,

SE abrirem actividade quando estão no desemprego , ou ficam desempregados e têm actividade aberta , Têm sempre , mas SEMPRE que requerer o subsidio parcial , se não o fizem durante os 90 dias , perdem o direito ao subsidio

Mario
A questão é a data. Se eu abri actividade há menos de 90 dias com data do ano passado. É possível pedir Subsídio de Desemprego Parcial sobre datas relativas ao ano passado quando aliás já me estão a pedir a devolução? Ainda estou nos 90 dias sobre a data de abertura, mas mais sobre 1 ano sobre a data para a qual pedi a abertura de actividade.

Como é neste caso? Pois imagino que estejamos todos nesta situação...

mcarneiro
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por mcarneiro »

protasio Escreveu:
mcarneiro Escreveu:Desculpem eu estar a por is a pretações mas esqueci-me de uma coisa muito importante,

Mario
A questão é a data. Se eu abri actividade há menos de 90 dias com data do ano passado. É possível pedir Subsídio de Desemprego Parcial sobre datas relativas ao ano passado quando aliás já me estão a pedir a devolução? Ainda estou nos 90 dias sobre a data de abertura, mas mais sobre 1 ano sobre a data para a qual pedi a abertura de actividade.

não me parece , mas contacta ou vai a segurança social , pelo que está escrito , os 90 dias contam a partir da data de abertura de actividade, se abriste atrasado o que vai contar é a data de inicio de actividade, não a data em que foste as finanças , mas como digo . contacta a segurança social, porque nestas coisas não se brinca.

mario

protasio
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: quarta dez 07, 2011 7:51 pm

Mensagem por protasio »

mcarneiro Escreveu:
protasio Escreveu:

Mario

não me parece , mas contacta ou vai a segurança social , pelo que está escrito , os 90 dias contam a partir da data de abertura de actividade, se abriste atrasado o que vai contar é a data de inicio de actividade, não a data em que foste as finanças , mas como digo . contacta a segurança social, porque nestas coisas não se brinca.

mario
pois, exacto... contatei por telefone e disseram-me que era a data do inicio, mas para fazer uma exposição por escrito...

Mas percebes que eu não tenho culpa que as finanças lhe tenham de um ano para o outro sem qualquer aviso, pedido para declarar os rendimentos... eu fui ingénuo, abri a actividade e declarei agora cai-me a SS em cima.

Aposto que quem não declarou, toda esta situação lhe passa ao lado, é triste, mas o nosso Estado persegue as pessoas honestas.

mcarneiro
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por mcarneiro »

Pois,

Eu aqui a uns tempos , neste mesmo post avisei o pessoal para não desatarem a abrir actividade , sem ver no que isto ia dar , é claro se uma pessoa abre actividade em 2012, em atraso , e começou a actividade em 2009, e declarou o ano de inicio 2009 , quer dizer que é empresario em nome individual desde 2009 , se recebeu subsidios de desemprego durante esse tempo , sem ter requerido o parcial , a segurança social vai exigir a devolução e também o pagamento de contribuições relativas a esse tempo. O pessoal que está nesta situação acho que só tem duas soluçãos , ou não abre a actividade, e espera para ver, ou abre com data deste ano , espera também que e AT não va ver nada para tras , e espera para ver . Porque tentar resolver qualquer coisa com a SS é quase impossivel,v é um pesadelo.

Mario

acbajamo
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: quinta jul 29, 2010 4:28 pm

Mensagem por acbajamo »

:roll:
Que empresário ??????
Há empresários a serio que devem milhões ao fisco e pura e simplesmente por arte de magia as dividas prescrevem :twisted:
Ai é que deveriam entrar os defensores dos consumidores no sentido de processar as finanças pela negligência dos serviços, visto que estão a lesar o estado (povo).
Por causa de alguns euros que eventualmente ganham os microprodutores é uma barraca do camano.....
Se tivesse sido devidamente informado não teriam aderido a salvar o planeta com a produção de energia renovavel, tão anunciada pela politicagem....

mcarneiro
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por mcarneiro »

eu Até concordo com o que estas a dizer, Até porque o decreto lei que rege a microprodução, diz claramente que estão excluidos de tributação, nao diz isentos, se estivessemos isentos tinhamos de declarar, a lei diz excluidos ate 5000€, o problema é que a autoridade tributaria não tem o mesmo dicionario que nos, e esses totos dos TOC´s dizem amesma coisa, esses ainda entendo , podem vir a lucrar alguma coisa com isto, agora o fisco, eles recebem o iva , qual é o problema deles '

O que interessa agora é alertar as pessoas , que há maneira de pelo menos não se enterrarem mais,

Mario

acbajamo
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: quinta jul 29, 2010 4:28 pm

Mensagem por acbajamo »

:(
Deixei de acreditar nos gajos das finanças, já fui encavado uma vez por ter ido na conversa de um gajo que me recebeu o IRS, dois anos depois tinha quase 6.000 euros para pagar sem apelo nem agravo.....
Solução que me foi dada era pagar e depois reclamar..........
Por isso entrego como eu achar conveniente após leitura atenta......
Na altura recorrir a vários profissionais do sector e nenhum me deu uma versão minimamente coerente...
Pagar e de pois reclamar... :mrgreen: ardeu o papel

PaulOL
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por PaulOL »

mcarneiro Escreveu: O que interessa agora é alertar as pessoas , que há maneira de pelo menos não se enterrarem mais,
Mario
Boas,

Visto que cada um de nós é um caso!!... não podia estar mais de acordo com a frase acima do colega Mario. :mrgreen:

Os alertas há muito que "dispararam" para essas e outras possiveis consequências, embora algumas não estivessem muito perspectivadas (devolução sub.desemprego, pag.SS por desemprego ou por não descontar directamente, etc.)... :evil:
A legalização desta "pseudo-actividade" continua a ser uma caixinha de surpresas muito desagradaveis, que o digam alguns de nós!!!...pode ser que quem optou por "ver a banda passar" acerte, mas...não sei?.. é um risco que também pode trazer dissabores ainda mais graves, mas também já diz o ditado "quem não arrisca não petisca" o futuro o dirá???? :mrgreen:

Mais cenas dos próximos capitulos devem vir a caminho... :(

Cmpts,

jomota7
Novo membro
Novo membro
Registado: sexta ago 10, 2012 1:43 pm

Mensagem por jomota7 »

Boas,

Isto é que é ler 30 páginas de testemunhos, raivas e coriscos (ohh capitao Haddock) apreendi uma coisa: ser FDPi (Filho Detentor Práticas ilegais) é o que compensa.

Ninguém (tirando umas 10 páginas do miolo que saltei) acomselha ou diz que compensa. Porque posso não gastar $ no que consumo, mas pago na mesma IRS do que consumo, mais chatises, IRS, SS, etc.

E ainda dissem, temos de mostrar ao mundo que preocupamos com o meio ambiente.

Vejam, apostei no GPL pro carro. E a vergonha do país é: sou alien. Uauu, bota carimbo!!! IRS?? Nada embora antes MP ganhava-se uns $(790), e agora 2012 MP nada.
Mais, tenho um carro amigo do ambiente, e polue menos. Toma mais 5: não posso entrar em Lisboa porque o caro é do ano 1994. Contudo essa proibição embora tenha um caso á parte dos taxista para colocar catalisador, MEU já têm catalisador e têm GPL. Esquece. Sou alien. Na posos entrar, casos especiais na existem. Só taxistas.

Ou seja, nunca apostar na MP.
GPL, ainda ganho eu próprio. 0,74 E/L face 1,67 E/L compensa. Dantes 20 euros era 200KM (1,40 E/L) agora 24E faço 420 KM a GPL.

MP o que ganho ao vender, se calhar o estado rouba de alguma forma. Este ano 2012 já é o que é, pro ano?? Se calhar reduzem a taxa para 0,10 $ o W/H. LOL. Ou iventam mais uma tanga para tirar trocos aos que iniciaram venda desde 2008.

Agora percebo porque EDP já me telefonou 2 vezes se vou aderir ou não. Faltam clientes. Cada vez menos aderem.
À terceira espeto as questões do IRS, de ter de me colectar, de Seg. Soc., do IVA, etc etc.

Cabrones. Perdi vontade de investir em MP. E eu que sou funcionário público (força aérea), só iria ter mais problemas. Na tarda, na reforma não tenho direito ao $$ porque sou vendedor. Ia ser giro ia.

Um obrigado aos que testemunharam, que escreveram e desejo sorte aos que estão entalados com o estado.

PS-IMTT, sabem como resolvi a vergonha que passei por culpa deles uma IPO B?? Foi á moda davelhinha: nem senha nem nada, mal vi um funcionário público livre entrei a matar. Moral, resolvi a coisa e mai nada. Lindo.

Autor do tópico
Ferreira73
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: domingo jan 31, 2010 1:03 pm

Mensagem por Ferreira73 »

:roll:

Não percebi nada......terá sido uma tradução feita no google???

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am

Mensagem por visitante1 »

Ferreira73 Escreveu::roll:

Foi escrita depois do almoço :lol:
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E

mauri
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: sexta set 04, 2009 1:04 am

Mensagem por mauri »

pnunes Escreveu:

Deveria ter sido pedido o original: ficou o rascunho.
Muito se tem falado dos rendimentos que dá nisto.
Imagem
Associado 69Imagem
Antes de abrir um tópico utilize a Pesquisa
Prece
Imagem

PaulOL
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por PaulOL »

mauri Escreveu:
pnunes Escreveu:

Deveria ter sido pedido o original: ficou o rascunho.
Muito se tem falado dos rendimentos que dá nisto.

Depois de digerir 30 páginas, que esperavam?... :lol:

Responder

Voltar para “Micro-Produção”