EcoLiberty 2.0Kw em Ferreira do Zêzere

Local ideal para diário de bordo dos Motociclos / Ciclomotores eléctrico
Responder

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm

Re: EcoLiberty 2.0Kw em Ferreira do Zêzere

Mensagem por Jorge Rocha »

lopes Escreveu:
Mumia Escreveu:venham de lá essas news....
O projeto vai demorar! É coisa para levar com calma, pois vou ter que ir ao fundo do baú buscar os livros de programação e electrónica! :lol:
Tomara que tenhas forças para esse desafio, pois sabemos que será algo para ficar bem feito (por tudo o que já tens demonstrado).
Boa sorte para o projecto.

Estamos curiosos...
Tudo por um mundo mais limpo!

Autor do tópico
lopes
Membro Gold
Membro Gold
Registado: terça dez 28, 2010 12:22 pm

Mensagem por lopes »

Jorge Rocha Escreveu:Estamos curiosos...
Como eu também não consigo guardar grandes segredos, vou-me desbroncar! :mrgreen:

Até porque depois também não posso registar a patente, porque já há algo parecido! :D

Vou-me basear neste projecto para colocar no painel de instrumentos da minha liberty: http://www.janspace.com/b2evolution/ard ... ooterputer

Imagem

Neste caso foi usada a tecnologia gps para o calculo da quilometragem, mas não vejo grandes vantagens nisso, até porque o risco de margem de erro é capaz de ser maior... eu bem sei o tempo que o meu gps demora a "posicionar-se"! :lol:
E para este caso o sistema também não me parece que esteja a ser usado como "definitivo" ou principal. E eu pretendo mesmo colocar em substituição difinitiva do que tenho atualmente.

Por isso vou adaptar o projeto às ninhas necessidades e obter a quilometragem atravez de sensor de hall, o que até me parece mais facil de implementar.
Assim conto de consegui instalar na minha liberty um painel thouchscreen com as seguintes indicações:
- Data/Hora;
- Km/h - instantaneos, medios e maximos;
- Kms - totais e parciais;
- Consumo instantaneo - Amps e Watts;
- Voltimetro;
- Autonomia;
- Temperaturas - ambiente, baterias, controlador e motor

Outras implementações podem ser feitas a seguir, visto o arduino ser bastante flexivel neste aspeto. Já estou a adquirir a placa com mais ligações para isso mesmo. ;)

t3lmo
Moderador
Moderador
Registado: sábado nov 12, 2011 10:35 pm

Mensagem por t3lmo »

Bem, tecnologia ao mais alto nível! Também já programei Arduino, mas esta aplicação transcende tudo :)
Estou ansioso para ver o resultado final. Venham de lá fotos e vídeos com os detalhes ;)
e·carga   ekoway ML5000 Dez-2011 · 34.333km
             Outlander PHEV Dez-2014 · 70.000km
             Bmw C Evolution Set-2015 · 100.000km
             Peugeot iOn Jan-2017 · 50.000km

Autor do tópico
lopes
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por lopes »

t3lmo Escreveu:Estou ansioso para ver o resultado final.
Até eu! :lol: :lol:

Eu nunca trabalhei com arduino e pesquisei um pouco antes de avançar com a coisa, quer a programação quer a maneira como o arduino interage com os vários sensores. Os exemplos que vi para um LCD normal até nem me pareceram complicados - pelo menos para aquilo que me lembro da programação que dei em C... e como eu gosto de verdadeiros desafios, avancei logo para um TFT! Queria ter colocado um 4,3" ou mesmo 5" ou 7" no painel... ficava a matar, mas por questões de compatibilidade e principalmente de consumo, fiquei-me por um de 3,2".

Como o arduino é open source, existe bastante suporte na net, pelo que o trabalho acaba por ser facilitado. O custo da tecnologia também não é muito grande, com a vantagem de se poder ir comprando os vários modulos/sensores separadamente - pelas minhas contas o custo total (a correr bem) deve ficar em cerca de 60/70€.

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium

Fiquei estupefacto!!!

Era isso mesmo que estava a faltar para melhorar os veiculos electricos!

Se fosse possivel fazer já a encomenda de um...?

Reparei que te esqueceste de colocar a informação de piscas...!

Autor do tópico
lopes
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por lopes »

Jorge Rocha Escreveu:Fiquei estupefacto!!!

Era isso mesmo que estava a faltar para melhorar os veiculos electricos!
Não tenhas dúvidas que ficava logo com outra cara... já à algum tempo, (talvez ainda no tempo da Spider) que já tinha encontrado o site daquele projeto, e logo a primeira ideia que me veio à cabeça foi que tinha que ter uma coisa daquelas na mota! :) mas mudei de ideias, pois a minha eletrónica nunca foi aquela coisa. Mas entretanto fui pesquisando aos poucos sobre a tecnologia e parece-me que talvez esteja ao alcance pois o sistema arduino é bastante intuítivo, admitindo que vou precisar de alguma ajuda certamente... o fato de ser open source como referi, irá seguramente ajudar.
Jorge Rocha Escreveu:Se fosse possivel fazer já a encomenda de um...?
Quando conseguir meter tudo a trabalhar como deve ser, a malta fala! :mrgreen:
Jorge Rocha Escreveu:Reparei que te esqueceste de colocar a informação de piscas...!
Sim, reparaste bem... cheguei a pensar colocar esses indicadores também no display. Se o TFT fosse maior ainda me ia dar a esse trabalho, mas como é apenas de 3,2" ficava ali só um "pequeno" display sozinho no meio do guiador. Pretendo disfarçar isso colocando os indicadores das luzes à volta para ajudar a "encher" o painel de instrumentos.
O que não quer dizer que futuramente não possa fazer o upgrade para um display maior, bastando para isso (penso eu) ajustar algumas linhas de código. É a vantagem de poder mudar apenas um módulo.

Já agora para quem queira avançar para um projeto rigorosamente igual ao que indiquei no link atrás, tem o trabalho todo feito, pois quem o desenvolveu, disponibiliza quer as referências do material necessário, quer o código utilizado. A mim só me pareceu que usar o sistema gps não será 100% eficiente, e que pode ser melhorado com outras informações mais importantes a começar na temperatura dos principais componentes, entre outras coisas.
Ainda por cima, à pouco abri a mota para fazer verificação das baterias (tudo ok e bem balanceado) e fui comprovar o que já desconfiava... a cada x centimetros que o motor roda, dá um sinal nos fios do sensor hall que pode ser aproveitado para o sistema calcular a velocidade e a quilometragem... é por aqui que vou começar assim que comece a chegar material ;)

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium

Essa dos sensores hall é bem verdade, mas também te podes guiar pela tensão de uma das fazes, que é quase porpucional à rotação do motor. Muitos dos conta kms das bicicletas electricas "quase scooter" funcionam desse modo (embora tenha algum erro). A e-max funciona com o sinal de um dos sensores hall, e embora o ponteiro beneficie um pouco a velocidade real, os kms marcados estão muito bem aferidos.

Tu pensas em tudo!!! ;)

e_bike
Membro Gold
Membro Gold
Registado: sábado jan 30, 2010 11:40 pm

Mensagem por e_bike »

A ideia é excelente, já tinha visto esse projecto há uns tempos e também achei que o GPS não era a melhor ideia. Gostava muito de fazer algo do género, mas tenho pouco tempo pata investigar sobre o assunto.

Estava á espera de ganhar mais conhecimentos no curso de Engenharia, mas ainda não fiz Programação e sou fraco em C. :oops:

Há uns tempos houve 2 users do Forum que queriam fazer um projecto desses, infelizmente o projecto está parado e nenhum deles tem mota actualmente. :cry: Podes ver neste endereço o que eles fizeram: http://cbduino.co.cc/

Ando há muito tempo a "namorar" um destes: http://www.ebikes.ca/drainbrain.shtml , mas ando sempre a adiar o investimento que ainda é alto.

Boa sorte com isso, vou ficar atento ao desenrolar de mais esta aventura! ;)
ImagemSW PREDATOR GTI - 60Ah - 71.000 km
Blogue da minha Predator
Galeria de Fotos da Predator

Mumia
Moderador
Moderador
Registado: quinta out 14, 2010 11:48 am

Mensagem por Mumia »

epaaa muito muito muito bom!!!!!!

é assim mesmo! ha que haver iniciativa!!! gostei mt mesmo de ver quer o dito... quer a iniciativa ;)

quanto ao registar... tudo é possivel ;) mas o mais importante é seres tu a fazer e teres o "gozo" de ver a coisa a funcionar e bem :)

vá vá... venham de lá mais fotos... videos e explicaçoes!!!!!!
Queimo, mas apenas electrões....
SW Predator GTI 40ah - "Taser" - 3100km + Vectrix Vx-1 "Cavalo Branco" - 76000Km

g_card
Membro Silver
Membro Silver
Registado: segunda mar 10, 2008 10:13 pm

Mensagem por g_card »

penso que a dor maior que vais ter é trabalhar com os interrupts e timer do arduino, de resto, umas linhas hoje outras amanha e muita paçiençia fica fino! nao sou grande barra a programaçao mas se precisares de algo manda PM! vou estar atento, e o led de 10w como ficou?
"A natureza deu-nos duas orelhas e uma só boca para nos advertir de que se impõe mais ouvir do que falar."

Autor do tópico
lopes
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por lopes »

g_card Escreveu:penso que a dor maior que vais ter é trabalhar com os interrupts e timer do arduino, de resto, umas linhas hoje outras amanha e muita paçiençia fica fino! nao sou grande barra a programaçao mas se precisares de algo manda PM! vou estar atento, e o led de 10w como ficou?
Vou tentar trabalhar apenas com as entradas analógicas que suponho que facilite o trabalho - desde já obrigado pela disponibilidade em ajudar ;)

Sobre o led de 10w ficou em standby... vai ser complicado implementar a parte da dissipação para poder funcionar como lampada principal. Acho que cheguei a queimar um deles durante os testes, mas o vendedor devolveu o dinheiro... menos mal.

g_card
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por g_card »

então e como estas a pensar trabalhar com a velocidade? (ler do sensor e calcular?)

penso que te tenha alertado logo ao inicio para essa contra partida dos led's, é chato...
"A natureza deu-nos duas orelhas e uma só boca para nos advertir de que se impõe mais ouvir do que falar."

Autor do tópico
lopes
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por lopes »

g_card Escreveu:então e como estas a pensar trabalhar com a velocidade? (ler do sensor e calcular?)
Sim, penso ser a maneira mais simples de trabalhar e talvez até com menos margem de erro.
g_card Escreveu:penso que te tenha alertado logo ao inicio para essa contra partida dos led's, é chato...
Pois alertaste, mas ainda não dei a guerra por vencida! ;)

g_card
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por g_card »

lopes Escreveu:
g_card Escreveu:então e como estas a pensar trabalhar com a velocidade? (ler do sensor e calcular?)
Sim, penso ser a maneira mais simples de trabalhar e talvez até com menos margem de erro.
g_card Escreveu:penso que te tenha alertado logo ao inicio para essa contra partida dos led's, é chato...
Pois alertaste, mas ainda não dei a guerra por vencida! ;)
nao era essa a ideia da minha questao :D quando começares a programar pergunto outra vez ;)

Autor do tópico
lopes
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por lopes »

g_card Escreveu:nao era essa a ideia da minha questao :D quando começares a programar pergunto outra vez ;)
Já te percebi :)
Estou a pensar ler um bloco de impulsos correspondentes a uma volta da roda ou 1/2 volta e calcular o tempo demorado a atingir esses impulsos - para isso também já mandei vir um módulo com relogio - e daí tiro a velocidade.
Se entretanto vir que consigo trabalhar com melhor resolução poderei fazer o calculo impulso a impulso, pois já sei que obtenho um a cada 3 ou 4 centimetros da roda. Ainda não confirmei o valor exacto - mas isso já vão ser afinações finais ;)

Autor do tópico
lopes
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por lopes »

... ou como o relogio parece que apenas tem resolução ao segundo e não ao milisegundo, terei que fazer o calculo da velocidade contando o numero de implulsos atingidos em cada segundo, por exemplo. ;)

Autor do tópico
lopes
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por lopes »

O material para o projeto já começou a chegar!
Os primeiros foram os sensores da temperatura (LM35DZ) que estavam logo aqui ao lado em inglaterra. O resto deve demorar mais uns dias pois vem da Asia.

Entretanto a Liberty anda a amuar outra vez com aquele sintoma esquisito de há uns tempos atrás sempre que passa por piso irregular. :? :shock: :(
Já à umas 2 semanas que se começou a notar, mas tem vindo a piorar. Desta vez não será da ficha dos fios do hallsensor pois esta semana e aproveitando para fazer a verificação do sinal desses fios para o projeto arduino dei um geito na ficha e os contactos ficaram bem justinhos - mas ficou com o sintoma à mesma.

Da ultima vez após ter aberto o controlador e verificado algumas fichas voltou ao normal... acho que é o que vou ter que fazer outra vez, mas alguma coisa não está bem e gostava de saber o que é! Anda me lembrei de ligar ontem para a EcoGlady para tentar descrever o problema (dificil de explicar), mas não há lá relatos de nada do género... :(

Lembro que sempre que a mota passa por algum tipo de piso irregular, começa a notar-se tipo uma "ressonãncia" ou vibração vinda da roda de trás... parece que fica algo a prender a mota e perde um pouco de potência. Também se nota por exemplo numa subida quando a mota começa a esforçar mais - até parece que vai alguma coisa a puxar a mota em sentido contrário. Ontem ainda fez algo mais estranho quando entrei numa pequena subida mesmo pouco inclinada a mota começou a abrandar até aos 30km/h como se tivesse pouca bateria tipo 47 ou 48V, mas marcava 51V - com o punho no fundo é o normal. O destino estava a uns 300m onde parei durante uns 5 minutos. Depois liguei a mota e fui até casa sem problemas com subidas muito mais inclinadas e sem baixar dos 40km/h... vá-se lá perceber!

Se alguém puder ajudar ou se lembrar do que possa ser... estou convencido que seja algum mau contacto, mas onde?? :shock:

g_card
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por g_card »

não sera uma uma fase do motor com mau contacto? não conheço o sistema não te posso ajudar.

tento tu o modulo do relógio podes perfeitamente trabalhar com ele com a desvantagem de atualização de segundo a segundo, mas simplifica o código muito mesmo!

Autor do tópico
lopes
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por lopes »

g_card Escreveu:não sera uma uma fase do motor com mau contacto? não conheço o sistema não te posso ajudar.
Pois, às vezes fico mesmo com essa sensação de que a mota não fica a trabalhar com as fases todas, mas não sei como proceder para fazer essa verificação...
g_card Escreveu:tento tu o modulo do relógio podes perfeitamente trabalhar com ele com a desvantagem de atualização de segundo a segundo, mas simplifica o código muito mesmo!
também me pareceu que vá simplificar a programação... ainda por cima esse módulo só me custou 3,23€ :D

Autor do tópico
lopes
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por lopes »

Este fim de semana retirei o banco da mota para verificação das baterias e para ver se descobria alguma coisa que provocasse aquela dita vibração. Acontece que com o encontro de microprodutores acabei por não ter tempo de ir à descoberta. Ontem cheguei a casa à noite, dei uns abanões valentes na cablagem liguei e desliguei algumas fichas e montei o banco. Hoje de manhã ao ir para o trabalho pensei "seja o que deus quiser"! E não é que fui para o trabalho e vim almoçar sem notar nada de anormal... :?: vá-se lá perceber!

Responder

Voltar para “Motociclos / Ciclomotores”