Rendimentos Microprodução - IRS 2011

Para assuntos relacionados com o Micro-Produção.
Responder

alexjp4
Membro Gold
Membro Gold
Registado: terça jun 05, 2007 3:16 pm

Re: Rendimentos Microprodução - IRS 2011

Mensagem por alexjp4 »

vitord Escreveu:Boa tarde a todos,
Pois é sou um dos mais recentes "empresários" que está na actividade desde 13 de Agosto deste ano e que estava até à data orgulhoso do feito e que poderia continuar a sê-lo durante muito tempo...., não fosse eu por mero acaso deparar-me com o vosso blog e ficar aborrecido com tudo o que li. Se bem que no meu caso não terei muito transtorno (penso eu) com o início de actividade, sinto -me enganado e "burlado" não pelo facto de ter de declarar o rendimento anual, mas sim pelo facto de um simples campo num formulário transformar num "inferno" a vida de alguns que por mérito investiram em algo que poderia gerar algum retorno e que beneficiaria o ambiente(o Estado deveria sim era atribuir um subsidio mensal por cada quilo de CO2 poupado!). Penso que nunca passou pela cabeça de ninguem não declarar os rendimentos, pois à partida a tarefa seria simples sendo o comercializador responsavel por isso emitindo os respectivos documentos e se de facto houvesse alguma desconfiança por parte da AT criavam de facto um campo em qualquer anexo para verificação mas que não implicasse qualquer mudança do respectivo contribuinte. Apesar de ter aderido recentemente, nenhuma entidade informou ou disponibilizou informação acerca deste tema e é isto que me intriga, pois se este tema já está a ser discutido à algum tempo porque é que os mais recentes micoprodutores não são alertados para o efeito?
Peço desculpa por este pequeno desabafo mas tinha que ser. Apesar de eu aínda na dúvida de iniciar ou não actividade estou a averiguar alguns passos que terei de dar se isso vier a acontecer e por isso vou partilhar o seguinte para quem estiver na mesma situação do que eu.
Liguei para a SS e coloquei a seguinte questão:
"tendo eu aderido à microprodução e sendo "obrigado" a iniciar actividade nas finanças precisava de saber o que é necessário para pedir insenção uma vez que faço descontos para a CGA?"
Resposta:
"fica automáticamente isento desde que seja a primeira vez que inicia actividade, ficando isento até outubro do próximo ano. No entanto convem dirigir-se a balcão passado algum tempo para se certificar da isenção. Para solicitar isenção definitiva deverá entregar no balcão (no mesmo dia da verificação da isenção ou não) uma declaração dos recursos humano da entidade patronal com a data de início dos descontos e o valor da remuneração mensal"

Também irei entretanto questionar por escrito as entidades envolvidas em todo o processo do porquê da ocultação desta parte fiscal (que não aperece explicita em lado nenhum), porque como disse aínda não estou convencido com tudo isto, algo não bate certo ou as finanças ou todos os outros.

Abraços

Boas

O melhor é ir o mais rapido possivel a S.S. pedir a isenção da contribuição, porque eles disseram-lhe que estava isento até outubro de 2013 o que está correcto mas amanhã se já não descontar para a CGA e resolver abrir uma actividade já não lhe dão esse ano de isenção de descontos.
Ou seja, quem abre uma actividade pela primeira vez fica isento de pagar a S.S. durante um ano mas só acontece uma vez, se a gastar agora que já está a descontar para a CGA depois não a pode pedir, e nunca se sabe o dia de amanhã o mais vale é prevenir do que depois tentar remediar.
Boa sorte para a produção!

telgui
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: domingo ago 19, 2012 8:48 am

Mensagem por telgui »

Bom hoje d emanha Finanças de modo a abrir actividade.

A reter a multa para pessoas singulares é apenas 150€ o que tem logo perdao de 50% o que dá os 75€ que se tem, pago
é irrelevante se são apenas um ano ou mais anos a multa é sempre a mesma, isto apenas a reter para quem quiser esperar.
Outra coisa que a senhora me disse foi que tinha de fazer uma aleração ao impresso de IRS deste ano visto o ano passado já ter recebido dinheiro da produção.
A multa é de 93€

A minha questao aqui é apenas uma, de quem abriu actividade mais tarde alguem alterou ou pediu substituição dos impresso do IRS???

protasio
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: quarta dez 07, 2011 7:51 pm

Mensagem por protasio »

Boas,

eu ainda não mudei pois com o bom uso do bi-horário que eu faço tenho o "tarifário" mais em conta do mercado, mas ao percorrer o site da iberdola eles dizem que fazem contratos com micro-produtores.

http://www.iberdrola.pt/02sicb/corporat ... 4050882744

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am

Mensagem por visitante1 »

Em relação a abrir atividade é melhor deixar como está, principalmente devido as implicações no que diz respeito ao subsidio de desemprego.
Declare-se no irs para não vir a ter problemas com o fisco mais tarde, quando não houver alternativa abre-se atividade e paga-se a multa...
Será a melhor forma de se ir sobrevivendo!!!??? acho eu que sim.
Cumprimentos
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E

PaulOL
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quinta nov 05, 2009 10:27 pm

Mensagem por PaulOL »

pnunes Escreveu:Em relação a abrir atividade é melhor deixar como está, principalmente devido as implicações no que diz respeito ao subsidio de desemprego.
Declare-se no irs para não vir a ter problemas com o fisco mais tarde, quando não houver alternativa abre-se atividade e paga-se a multa...
Será a melhor forma de se ir sobrevivendo!!!??? acho eu que sim.
Cumprimentos

Até que não era nada mau se resumisse só a esses aspectos! :twisted:

areosa
Membro Silver
Membro Silver
Registado: terça out 11, 2011 7:30 pm

Mensagem por areosa »

protasio Escreveu:Boas,

eu ainda não mudei pois com o bom uso do bi-horário que eu faço tenho o "tarifário" mais em conta do mercado, mas ao percorrer o site da iberdola eles dizem que fazem contratos com micro-produtores.

Já alguém tentou fazer ou fez contrato com esses senhores? Seria interessante saber como correu a experiência!

Cps

telgui
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por telgui »

protasio Escreveu:Boas,

Segue aqui este tópico

nota (mauri)
deve ser este:
http://novaenergia.pt/forum/viewtopic.p ... 1&start=40
e não este indicado
http://novaenergia.pt/forum/posting.php ... 77&t=15541

solarboy
Membro
Membro
Registado: sexta ago 05, 2011 11:04 am

Mensagem por solarboy »

solarboy Escreveu:Olá amigos,

Depois de ler este tópico desde o início (só hoje foi a manhã toda), concordo que haja motivos para preocupações da nossa parte, mas… alguém meteu os pés em determinada altura, e agora está criada a confusão.

Eu por acaso até tenho a minha situação resolvida, já que sou colectado há muitos anos, pago segurança social, e tenho regime normal de IVA, o que quer dizer que se isto avançar, até me traz vantagens, pois deduzo de imediato 2000 euros em IVA, ou seja, vem directamente dos cofres do estado para o meu bolso. Como sou micro produtor apenas desde o início deste ano, estou feliz da vida (não há multas na questão do IRS, pois só tenho de declarar em 2013 num campo que se encontra num anexo que actualmente já preencho).

Até aí estava tudo bem, se eu não achasse que o que está a acontecer é uma grande injustiça para com aqueles que investiram as suas poupanças ou contraíram empréstimos, para apostar em algo que à primeira vista poderia ser rentável e que agora parece ser um buraco negro (deixemos a questão ecológica de fora, pois não creio que essa tenha sido a nossa principal motivação). Além disso, eu quero ter a liberdade de poder encerrar a minha actividade quando entender, e não ficar refém desta situação, pois por este andar, sou obrigado a ser empresário durante mais pelo menos 15 anos se não for até morrer e ter de transmitir o “negócio das energias” aos filhos (um absurdo).

Claro que o que aqui foi dito pelo TOC João Gomes está correcto visto à luz da legislação em vigor, e visto por alguém que só tem de obedecer às leis fiscais sem questionar.

Só que aqui há motivo para questionar. E a primeira questão é a seguinte:

Porque razão não foram alertados os micro produtores para todas as exigências burocráticas e fiscais na altura certa, ou seja, quando foram ao portal renováveis na hora que presta TODA a informação a quem quer ser micro produtor, ou quando o instalador informou o futuro cliente dos requisitos para se tornar micro produtor?

A resposta é simples: Porque o Dec. Lei 363/2007, não menciona nada acerca de abertura de actividade quando fala nas obrigações fiscais, referindo-se apenas à questão do IVA que funciona num sistema simplificado, com entrega ao estado por parte do comprador.

A segunda questão é:

Então porque é que o Dec. Lei 363/2007 não fala nos restantes aspectos fiscais e só agora é que surge este problema?

Mais uma resposta simples no meu ponto de vista: Este problema como alguém já aqui disse, é um falso problema. Num país democrático as leis são feitas SEMPRE a favor da maioria dos cidadãos, tendo em vista o bem-estar da população, as próprias leis fiscais tem de ter isso em mente e as cobranças de impostos deveriam servir para o bem de todos.

Quando aparece a micro geração o governo da altura entendeu por bem dar alguns incentivos aos cidadãos desconhecidos, para que estes colaborassem na produção de energias renováveis, nunca foi intenção desse governo criar 15000 novos EMPRESÁRIOS. Criou a taxa bonificada, a isenção de IRS até aos 5000 euros e a promessa de um processo simples e desburocratizado. Temos de fazer a leitura do espírito da lei 363/2007 onde está implícito que o sistema é simples, desburocratizado, e sem necessidade de declarações fiscais complexas, prevendo inclusive a oportunidade de ser o comprador (EDP) a entregar o IVA ao estado. Aqui houve um lapso do legislador para que esta confusão não surgisse agora, ele deveria ter dito de que forma é que os micros produtores deviam de declarar os rendimentos da produção.

Como não o fez, o novo governo reparou nessa falha, e resolveu da forma mais airosa o problema, inserindo o campo 423 no anexo B, ao que parece ignorando o que estava feito para trás, e provavelmente sem ter conhecimento do Dec. Lei 363/2007.
Claro que quando vamos às finanças perguntar, eles querem tudo de acordo com a lei e nem poderiam dizer o contrário.

E é aqui que devemos de intervir, e fazer TUDO para que o maldito quadro 423 passe para um novo anexo, ou inserir esse quadro no anexo F dos rendimentos prediais.

Só com este pequeno gesto estão resolvidos TODOS os problemas.

Acho um absurdo o que a APISOLAR está a fazer. Pois está a ir na cantiga do legislador, quando devia de estar a chamar este à razão.

A solução é só uma:

TIRAR O QUADRO 423 DO ANEXO B.

Esqueçam todo o resto.
Olá mais uma vez.

Eu em Maio escrevi isto que transcrevo acima (Página 20 deste tópico).

Agora voltei e reparo que já há malta a devolver dinheiro à SS, a pagar multas, a pagar taxas, onde deixaram isto chegar.

Isto está um caos!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

O que falta vos acontecer para lutarem pela eliminação do quadro 423 do anexo B???????

É ESTA A ÚNICA SOLUÇÃO.

alexjp4
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por alexjp4 »

solarboy Escreveu:
solarboy Escreveu:Olá amigos,

Depois de ler este tópico desde o início (só hoje foi a manhã toda), concordo que haja motivos para preocupações da nossa parte, mas… alguém meteu os pés em determinada altura, e agora está criada a confusão.

Eu por acaso até tenho a minha situação resolvida, já que sou colectado há muitos anos, pago segurança social, e tenho regime normal de IVA, o que quer dizer que se isto avançar, até me traz vantagens, pois deduzo de imediato 2000 euros em IVA, ou seja, vem directamente dos cofres do estado para o meu bolso. Como sou micro produtor apenas desde o início deste ano, estou feliz da vida (não há multas na questão do IRS, pois só tenho de declarar em 2013 num campo que se encontra num anexo que actualmente já preencho).

Até aí estava tudo bem, se eu não achasse que o que está a acontecer é uma grande injustiça para com aqueles que investiram as suas poupanças ou contraíram empréstimos, para apostar em algo que à primeira vista poderia ser rentável e que agora parece ser um buraco negro (deixemos a questão ecológica de fora, pois não creio que essa tenha sido a nossa principal motivação). Além disso, eu quero ter a liberdade de poder encerrar a minha actividade quando entender, e não ficar refém desta situação, pois por este andar, sou obrigado a ser empresário durante mais pelo menos 15 anos se não for até morrer e ter de transmitir o “negócio das energias” aos filhos (um absurdo).

Claro que o que aqui foi dito pelo TOC João Gomes está correcto visto à luz da legislação em vigor, e visto por alguém que só tem de obedecer às leis fiscais sem questionar.

Só que aqui há motivo para questionar. E a primeira questão é a seguinte:

Porque razão não foram alertados os micro produtores para todas as exigências burocráticas e fiscais na altura certa, ou seja, quando foram ao portal renováveis na hora que presta TODA a informação a quem quer ser micro produtor, ou quando o instalador informou o futuro cliente dos requisitos para se tornar micro produtor?

A resposta é simples: Porque o Dec. Lei 363/2007, não menciona nada acerca de abertura de actividade quando fala nas obrigações fiscais, referindo-se apenas à questão do IVA que funciona num sistema simplificado, com entrega ao estado por parte do comprador.

A segunda questão é:

Então porque é que o Dec. Lei 363/2007 não fala nos restantes aspectos fiscais e só agora é que surge este problema?

Mais uma resposta simples no meu ponto de vista: Este problema como alguém já aqui disse, é um falso problema. Num país democrático as leis são feitas SEMPRE a favor da maioria dos cidadãos, tendo em vista o bem-estar da população, as próprias leis fiscais tem de ter isso em mente e as cobranças de impostos deveriam servir para o bem de todos.

Quando aparece a micro geração o governo da altura entendeu por bem dar alguns incentivos aos cidadãos desconhecidos, para que estes colaborassem na produção de energias renováveis, nunca foi intenção desse governo criar 15000 novos EMPRESÁRIOS. Criou a taxa bonificada, a isenção de IRS até aos 5000 euros e a promessa de um processo simples e desburocratizado. Temos de fazer a leitura do espírito da lei 363/2007 onde está implícito que o sistema é simples, desburocratizado, e sem necessidade de declarações fiscais complexas, prevendo inclusive a oportunidade de ser o comprador (EDP) a entregar o IVA ao estado. Aqui houve um lapso do legislador para que esta confusão não surgisse agora, ele deveria ter dito de que forma é que os micros produtores deviam de declarar os rendimentos da produção.

Como não o fez, o novo governo reparou nessa falha, e resolveu da forma mais airosa o problema, inserindo o campo 423 no anexo B, ao que parece ignorando o que estava feito para trás, e provavelmente sem ter conhecimento do Dec. Lei 363/2007.
Claro que quando vamos às finanças perguntar, eles querem tudo de acordo com a lei e nem poderiam dizer o contrário.

E é aqui que devemos de intervir, e fazer TUDO para que o maldito quadro 423 passe para um novo anexo, ou inserir esse quadro no anexo F dos rendimentos prediais.

Só com este pequeno gesto estão resolvidos TODOS os problemas.

Acho um absurdo o que a APISOLAR está a fazer. Pois está a ir na cantiga do legislador, quando devia de estar a chamar este à razão.

A solução é só uma:

TIRAR O QUADRO 423 DO ANEXO B.

Esqueçam todo o resto.
Olá mais uma vez.

Eu em Maio escrevi isto que transcrevo acima (Página 20 deste tópico).

Agora voltei e reparo que já há malta a devolver dinheiro à SS, a pagar multas, a pagar taxas, onde deixaram isto chegar.

Isto está um caos!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

O que falta vos acontecer para lutarem pela eliminação do quadro 423 do anexo B???????

É ESTA A ÚNICA SOLUÇÃO.

Estou completamente de acordo contigo!!!
Já enviei um email para o Provedor de Justiça, acho que todos deveriam fazer o mesmo para ele se mexer como se mexeu em outros atropelos que este e outros governos fizeram no passado.

telgui
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por telgui »

Eu ate concordo mas neste caso até devia haver uma minuta bem redigida para todos fazerem igual ja que o problema é comum a todos.

E enquanto isto anda e nao anda o melhor é andar certinho do que depois ter 3 ou 4 mil para pagar caso seja parecer desfavoravel.
Eu ate nem é o problema de colectar , mas sim as multas dos atrasos para quem não fez antecipadamente e nem esclarecido sobre o assunto estava.

PaulOL
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quinta nov 05, 2009 10:27 pm

Mensagem por PaulOL »

telgui Escreveu:Eu ate concordo mas neste caso até devia haver uma minuta bem redigida para todos fazerem igual ja que o problema é comum a todos.

E enquanto isto anda e nao anda o melhor é andar certinho do que depois ter 3 ou 4 mil para pagar caso seja parecer desfavoravel.
Eu ate nem é o problema de colectar , mas sim as multas dos atrasos para quem não fez antecipadamente e nem esclarecido sobre o assunto estava.

Boas!

Venha lá essa minuta que a minha parte eu faço-a em enviar para todos os responsáveis, e não só, por este imbróglio!...

Embora sejamos por aqui algumas dezenas a fazer algo, também tenho a certeza que muitos estão a passar ao lado deste problema, para não falar daqueles que esperam que os outros resolvam por arrastamento o problema também deles… mas com estes últimos não se pode contar para nada!

Já me coletei, visto que não se pode adormecer à sombra das bananeiras e esperar por uma hipotética mudança de atitude dos nossos governantes nesta matéria, porque ao não aparecer essa mudança está-se a correr o risco de agravar significativamente o nosso problema com a AT e S.Social e infelizmente já temos aqui no fórum alguns exemplos disso.

O grande problema da microprodução está, a meu ver, na falta de um organização que nos represente e fale a uma só voz por nós todos, por outras palavras, estamos desorganizados e sem qualquer força reivindicativa que faça valer os nossos direitos e defenda os nossos interesses.
Lamentavelmente assim dificilmente algo irá mudar a nosso favor, somos muitos mas funcionamos como peões isolados, facilmente espezinhados, como actualmente se está a verificar!!
...veja-se só!!!... como estamos a ser tratados na obrigação da mudança para comercializador do mercado liberalizado, DGEG, ERSE, Procurador da Justiça,etc... alguém fez até agora algo para repor alguma igualdade de tratamento e oportunidade entre cidadão??!

Não esperem MILAGRES (eu ñ espero!!!), os nossos governantes são pessoas sem escrúpulos e sem palavra o que hoje é verdade amanhã é irredutivelmente mentira, a fome por dinheiro cega-os, é o vale tudo… e a justiça está pelas portas da amargura…e é só para os …r€€€€!!!!

Cpts,

vitord
Membro
Membro
Registado: quinta ago 23, 2012 6:11 pm

Mensagem por vitord »

Boa noite,
Também concordo o problema principal é o famoso quadro 423 do anexo B, todos os problemas e chatices descritos neste tópico resultam daí. Os microprodutores quando aderiram ao programa nunca lhes passou pela cabeça não declarar os rendimentos pois, toda a documentação relativamente à facturação iria ser processada pela EDP. Se o incómodo das finanças reside na declaração do maximo de 2500€ (se não chover e a não ser que a EDP decida pagar-me mais.....) da minha produção que assim seja criem esse campo noutro anexo e solicitem à EDP a emissão do documento específico, como são abrigadas a fazer outras entidades; mas não transtornem a vida das pessoas por ninharias.
Portanto o alvo a abater é só e apenas: O QUADRO 423 DO ANEXO B.

Cumprimentos,

mauri
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: sexta set 04, 2009 1:04 am

Mensagem por mauri »

Ao citarem posts anteriores não é necessário colocarem todo o conteúdo, mas sim o que for necessário para citarem.
Isto para não preencherem páginas e páginas só de citações, cujo conteúdo já está descrito.
Imagem
Associado 69Imagem
Antes de abrir um tópico utilize a Pesquisa
Prece
Imagem

protasio
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por protasio »

protasio Escreveu: Abri a actividade no dia 31 de Maio deste ano com a data de 1 de Abril de 2011, paguei multa 75€, reclamei para me devolverem, ainda tou à espera de resposta. Até aqui previsisvel.

Esta semana, carta da segurança social para delvolver 3 prestações de subsidio de desemprego por ter aberto actividade, isto em 2011.

Por sorte, ou azar, não sei bem =P isto está tudo em nome do meu pai e ele reformou-se 3 meses depois desta data, e não estamos em mão com a devolução das prestações de quase ano e meio.

Vou amanha à SS tentar resolver esta embrulhada, acho que se trata com um requerimento de subsidio de desemprego parcial que pelas contas deles fica tudo na mesma.

A questão fulcral é que a SS prevê que este pedido seja feito até 90dias após a abertura da actividade. Agora deixa ver se consideram a data em que foi feito o pedido ou a que foi efetivamente pedida.

Trago boas notícias.

Relativamente a esta situação fiz a exposição por escrito ao director da SS da minha área de residência (Setúbal), com a situação toda explicada e ele veio dar-me razão dizendo que o subsidio de desemprego parcial me tinha sido atribuido durante 90 dias no montante que perfaz o que queriam que eu devolve-se.

Já só falta reaver os 75€ que paguei de multa nas finanças. :lol:

telgui
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por telgui »

protasio Escreveu:

Por acaso não tens uma minuta da exposição que fizeste para eu tb entregar, que o não é garantido

protasio
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por protasio »

já a tinha colocado aqui, mas eu percebo que o tópico já vai longo.

Notar, que eu fiz a reclamação a 31 de Maio e ainda aguardo uma resposta, a SS respondeu em +- 30 dias.

http://novaenergia.pt/forum/viewtopic.p ... 20#p189805

telgui
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por telgui »

protasio Escreveu: Notar, que eu fiz a reclamação a 31 de Maio e ainda aguardo uma resposta, a SS respondeu em +- 30 dias.

Obrigado mas tempo é coisa que tb não me falta, o não é sempre garantido o sim vamos ver

Mais uma vez obrigado

alexjp4
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por alexjp4 »

protasio Escreveu:
protasio Escreveu: Abri a actividade no dia 31 de Maio deste ano com a data de 1 de Abril de 2011, paguei multa 75€, reclamei para me devolverem, ainda tou à espera de resposta. Até aqui previsisvel.

Esta semana, carta da segurança social para delvolver 3 prestações de subsidio de desemprego por ter aberto actividade, isto em 2011.

Por sorte, ou azar, não sei bem =P isto está tudo em nome do meu pai e ele reformou-se 3 meses depois desta data, e não estamos em mão com a devolução das prestações de quase ano e meio.

Vou amanha à SS tentar resolver esta embrulhada, acho que se trata com um requerimento de subsidio de desemprego parcial que pelas contas deles fica tudo na mesma.

A questão fulcral é que a SS prevê que este pedido seja feito até 90dias após a abertura da actividade. Agora deixa ver se consideram a data em que foi feito o pedido ou a que foi efetivamente pedida.

Trago boas notícias.

Relativamente a esta situação fiz a exposição por escrito ao director da SS da minha área de residência (Setúbal), com a situação toda explicada e ele veio dar-me razão dizendo que o subsidio de desemprego parcial me tinha sido atribuido durante 90 dias no montante que perfaz o que queriam que eu devolve-se.

Boas

Eu hoje recebi a carta das finanças do Cartaxo a dizer ...."cumpre-me informar V. Exª, de que não há lugar à restituição do valor pago em sede do PRC nº...." :twisted: ou seja os 75 € já não os vejo, o meu pedido foi entregue na repartição de finanças no dia 17/8 e já responderam da S.S. é que ainda estou a espera e já foi entregue em julho.

protasio
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por protasio »

telgui Escreveu:Boas

Eu hoje recebi a carta das finanças do Cartaxo a dizer ...."cumpre-me informar V. Exª, de que não há lugar à restituição do valor pago em sede do PRC nº...." ou seja os 75 € já não os vejo, o meu pedido foi entregue na repartição de finanças no dia 17/8 e já responderam da S.S. é que ainda estou a espera e já foi entregue em julho.
Mas não deram um motivo para a não restituição?

Como se costuma dizer, cada cabeça sua sentença :geek:

telgui
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por telgui »

Quanto ao meu caso venho aqui relatar alguns desenvolvimentos.

Dirigi me ás finanças coletei me em regime normal com o CAE que por nós já é conhecido
Paguei a multa de 75€ a qual vou hoje ou amanha seguir com carta a pedir o valor pago
Fiz substituição do impresso do IRS pq tive rendimentos em 2011
Estou á espera da multa que é 93€ e uns trocos
Marquei reunião na SS para o dia 3 deste mês mas apenas consegui que a mesma acontece se hoje
Aqui tenho novidades que é a seguinte quem se colecta no IRS com aquele CAE automaticamente a segurança social é informada e é nos dado a isenção não sendo preciso entregar nenhuma impresso de isenção, para isto é preciso ser trabalhador por conta de outrem e já descontar no meu caso é a CGA mas dizem me que o tratamento é igual.

Estou a ver que cada um tem uma sentença diferente agora só aguardo é se me vem pedir algum dinheiro do que está para trás

Responder

Voltar para “Micro-Produção”