problema com o inversor a desligar
-
Autor do tópico - Membro Dedicado
- Registado: sexta jan 27, 2012 11:02 pm
Re: problema com o inversor a desligar
Era o inversor que estava configurado para RS485. Agora ja está a ser monitorizado. Obrigado pela ajuda. Ao fim do dia já digo como correram as coisas hoje.
Cumprimentos
Cumprimentos
-
- Membro Gold
- Registado: sábado mar 06, 2010 10:12 pm
OK... vou já fazer o Euromilhões!ruib Escreveu:Era o inversor que estava configurado para RS485. Agora ja está a ser monitorizado. Obrigado pela ajuda. Ao fim do dia já digo como correram as coisas hoje.
Cumprimentos

Logo pendura o ficheiro de log na dropbox para o pessoal poder opinar.
Cmps,
JDuarte
-
Vamos ver se consigo fazer isso!
Até logo
Até logo
-
boa noite, apos 1º dia de monitorização podem ver no ficheiro as 11h28 e as 12h30 um crash do inversor devido a média de tensão acima dos 250V durante alguns minutos. Pergunto agora se é possivel desligar a segurança do valor médio de tensão e se sim se isso afecta alguma coisa. Não tenho tensões muito elevadas, mas aquelas que passam os 250 V duram algum tempo. Aceitam-se sugestões.
Obrigado desde já
cumprimentos
Obrigado desde já
cumprimentos
- Anexos
-
- 20120827.txt
- (74.58 KiB) Transferido 525 vezes
-
- Membro Gold
Boas,ruib Escreveu:boa noite, apos 1º dia de monitorização podem ver no ficheiro as 11h28 e as 12h30 um crash do inversor devido a média de tensão acima dos 250V durante alguns minutos. Pergunto agora se é possivel desligar a segurança do valor médio de tensão e se sim se isso afecta alguma coisa. Não tenho tensões muito elevadas, mas aquelas que passam os 250 V duram algum tempo. Aceitam-se sugestões.
Obrigado desde já
cumprimentos
Até dói olhar para um log destes... eu se fosse dono de um destes kacos 4200 limitados a 3450W, ia contra a kaco por venderem um produto que não corresponde ao manual que distribui. (O manual diz potência máxima 3800W... mas neste caso não passa dos 3400W).
Quanto ao problema de desligar... ele está a cair por ter acivo o parâmetro de contagem dos 10 minutos acima dos 253V. No 3600Xi dá para desactivar... no 4200 não sei.
Ruib, mostre a sua indignação ao instalador, peça para que ele proceda à substituição do inversor (pode sempre alegar que as definições não correspondem ao manual do inversor)... se muitos clientes fizerem o mesmo a kaco terá de abrir os olhos e perceber que fez asneira!
-
obrigado pela informação jduarte, ainda vou esta noite tentar desligar aquilo dos 10 minutos, não fará mal ao inversor? Garantia,etc?
Em relação à produção chegou aos 3533W/h às 12h48. Isso não me incomoda porque estou limitado a 3,45kw/h.
Esqueci-me de dizer que os meus paineis são 16 suntech policristalinos de 280w. Era para serem 18, mas o instalador disse que isto iria desligar com 18. Até com 16 me está a dar dores de cabeça,imaginem se fossem 18. A instalação é perto de Loulé, no Algarve. Hoje fiz 21,5kw/h
cumprimentos
Em relação à produção chegou aos 3533W/h às 12h48. Isso não me incomoda porque estou limitado a 3,45kw/h.
Esqueci-me de dizer que os meus paineis são 16 suntech policristalinos de 280w. Era para serem 18, mas o instalador disse que isto iria desligar com 18. Até com 16 me está a dar dores de cabeça,imaginem se fossem 18. A instalação é perto de Loulé, no Algarve. Hoje fiz 21,5kw/h
cumprimentos
-
peço desculpa por 1 erro que vi agora mas os 3533w/h de pico que falei foi em DC e não em AC. Tinha razão JDuarte.
-
- Membro Gold
Ruib,ruib Escreveu: Em relação à produção chegou aos 3533W/h às 12h48. Isso não me incomoda porque estou limitado a 3,45kw/h.
... Hoje fiz 21,5kw/h
Teres uma ligação com potência nominal 3,45kWh, não é impeditivo de injetares mais que isso. Eu atrevo-me a dizer que os novos kacos são os únicos que limitam à potência nominal, todos os outros inversores possuem uma potência máxima de pico superior à potência nominal.
Posso garantir que se tivesses instalado os 5040W (18*280W) com solarmax 4200 ou xantrex 3.8 não terias qualquer problema em atingir o limite de 8280kWh/ano previstos para a microgeração.
Eu conheço bem Loulé... desde 1993 que faço aí férias (Poço do Areeiro) e as condições meteorologicas que tens aí não são muito diferentes das de Albufeira, vê as produções do patalhetas com 4300W e um kaco 3600Xi (http://www.micropatalhetas.tk/)
-
Eu sou 1 seguidor do patalhetas,vou lá ver a produção todos os dias.
Em relação ao kaco, já está agora tenho que aguentar o kaco. Vou é agora à arrecadação tentar tirar aquilo dos 10m.
Arreeiro,moro a 2 km daí direção Loulé.
Vou a arrecadação,ja digo algo daqui a pouco,até já
Em relação ao kaco, já está agora tenho que aguentar o kaco. Vou é agora à arrecadação tentar tirar aquilo dos 10m.
Arreeiro,moro a 2 km daí direção Loulé.
Vou a arrecadação,ja digo algo daqui a pouco,até já
-
aparece apagar contador tensão. Não me parece que seja isso, será?
-
- Membro Gold
Boas...ruib Escreveu:aparece apagar contador tensão. Não me parece que seja isso, será?
Não sei... nunca meti as unhas num 4200 e devo confessar que nem o manual ainda li...
Quem tem o 4200 que se pronuncie!
Cmps,
JDuarte
-
jduarte, o kaco 4200 tem uma tensão nominal de 3450w e máxima de 3800w.
-
- Membro Silver
- Registado: domingo jul 12, 2009 2:10 pm
Bom, eu tinha tão boa impressão dos kakos .... agora fiquei triste !!!
já agora deixo te aqui o log de hoje do meu.... tive de cortar as "pontas" se não não passava para aqui !!!
mas dá para ver a diferença, mesmo hoje com umas nuvens altas ....
já agora deixo te aqui o log de hoje do meu.... tive de cortar as "pontas" se não não passava para aqui !!!
mas dá para ver a diferença, mesmo hoje com umas nuvens altas ....
- Anexos
-
- 20120827.txt
- (121.59 KiB) Transferido 387 vezes
-
ola,hoje não consigo mostrar o log pois comprei uma extensão usb e o kaco viso só monitorizou 30m. de manha.
No final do dia tenho 22kw/h. Deve ter ido a baixo algumas vezes.Ainda nao consegui falar com o instalador.Se alguem souber como desligar a media de tensão do kaco agradeço.
Cumprimentos
No final do dia tenho 22kw/h. Deve ter ido a baixo algumas vezes.Ainda nao consegui falar com o instalador.Se alguem souber como desligar a media de tensão do kaco agradeço.
Cumprimentos
-
- Membro Silver
- Registado: domingo jul 12, 2009 2:10 pm
Ola,ruib Escreveu:Se alguem souber como desligar a media de tensão do kaco agradeço.
Cumprimentos
Não quero ser mau preçagio, mas acho que não vais ter sorte, pois oficialmente ninguem te vai fazer isso, agora se conseguires alguem que te "reprograme" isso a socapa !!!
eu apertava com o instalador para te mudar o inversor... é capaz de ser mais facil

-
problema resolvido. Ontem, depois de uma leitura minuciosa do manual encontrei como se altera a media de tensão do kaco. Hoje fez 26.62 kw/h sem se desligar. Daqui a pouco já ponho o log.
Obrigado pela ajuda que me deram a resolver este problema
Obrigado pela ajuda que me deram a resolver este problema
-
neste log podem ver que hoje o kaco não se desligou mas também não chegou aos 3.45kw/h,haverá algo a bloquear a potência de saída.
O Kaco Viso deixou de monitorizar durante cerca de 3 horas como podem constatar, não sei porquê. Hoje já estou mais satisfeito, não podemos esquecer que a minha micro está ligeiramente virada para nascente e que a inclinação dos painéis é de cerca de 14 graus.
Mais uma vez obrigado aqueles que me ajudaram a desvendar este problema.
O Kaco Viso deixou de monitorizar durante cerca de 3 horas como podem constatar, não sei porquê. Hoje já estou mais satisfeito, não podemos esquecer que a minha micro está ligeiramente virada para nascente e que a inclinação dos painéis é de cerca de 14 graus.
Mais uma vez obrigado aqueles que me ajudaram a desvendar este problema.
- Anexos
-
- 20120829.txt
- (57.89 KiB) Transferido 300 vezes
-
- Membro Platinium
- Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Será que não fizeram um upgrade ao Kaco para controlar a potencia de saída quando encontra uma forte impedancia na saida!!!??? e reage quando se alteram os parametros de rede..
e daí não passar de uma determinada potencia com uma determinada tensão..
existem por ai algumas marcas de inversores que ja fazem isso
e daí não passar de uma determinada potencia com uma determinada tensão..
existem por ai algumas marcas de inversores que ja fazem isso
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E
-
hoje foram +26kw/h com algumas nuvens pelo meio e o inversor nao desligou. Vou ter que ver é se há algo a impedir a produção acima dos 3.45kw/h.
-
ola, para os curiosos deixo aqui a minha produção desde que o inversor deixou de se desligar:
29.08- 26,2kw/h
30.08- 26
31.08- 25,58
01.09- 24,34
02.09- 26
03.09- 25,91
04.09- 25,47
Esta micro quebra muito a partir das 17h por estar um pouco virada para nascente
29.08- 26,2kw/h
30.08- 26
31.08- 25,58
01.09- 24,34
02.09- 26
03.09- 25,91
04.09- 25,47
Esta micro quebra muito a partir das 17h por estar um pouco virada para nascente