PepeLegal Escreveu:Isso é uma ideia mesmo muito interessante...
É mais barato porque um carregador de 15A custa cerca de 200€ e é uma solução modular, porque permite aumentar ou diminuir quando se precisa. Usa-se 1 carregador "normalmente" e 2 em paralelo quando "em viagem"...
Jmal, essa é uma ideia brilhante !
Tirando a teórica diminuição da longevidade das células por se usar uma carga maior, há algum problema, que tu tenhas conhecimento, para as células por se colocar os carregadores em paralelo ? alteração da curva de carga? BMS não aguentar ? etc. ?
Abraço,
Obrigado, já uso essa pratica à bastante tempo, se reparares no fórum sou o recordista em tempos de carga.
E ainda tenho mais um carregador, o que vinha originalmente com a mota que é de apenas 6 ah, esse é o mais usado em casa.
Usar os 2 carregadores em paralelo não à problema nenhum, cada 1 tem a sua capacidade e tensão, mesmo que um desligue primeiro que o outro a carga continua. Tal como disse, muitos carregadores que se vendem de grandes potências são 2 ou mais carregadores pequenos em paralelo.
Para se usar é necessário que a mota esteja preparada para isso, ter fusível na carga que aguente, fios bons e grossos, e bms que aguente, porque quanto mais corrente dás às baterias, maiores vão ser os desequilíbrios, e mais rápido terá de ser o processo de equalização. A curva de carga será a mesma, mas mais acentuada em corrente. Nota que eu tenho baterias que aguentam cargas de 15 minutos, em baterias da thundersky ou winston não aconselho a fazer cargas menores de 1:30 a 2 horas, elas aguentam, as temperaturas que chegam é que são criticas, cargas acima de 0.5 C fazem-as aquecer muito, isto por experiência própria, no entanto as que tive fiz cargas acima de 0.5C muitas vezes, e ao fim de 17.000 kms vendi-as para outra mota e estão a fazer os mesmos kms que fazem em novas.