Olá Pessoal,
Tenho dois possíveis locais para instalar cá em casa o meu futuro inversor grid tie. Preciso de decidir qual o melhor porque há vantagens e desvantagens em cada um deles. Como não tenho qualquer experiência com este tipo de coisas peço a vossa ajuda para me aconselharem.
Os dois locais estão mais ou menos à mesma distância do local aonde pretendo instalar os painéis fotovoltaícos e têm ambos instalação eléctrica adequada ao caso, nomeadamente tomada com circuito eléctrico dedicado.
- Um dos locais é num anexo da casa, com fácil acessibilidade, com funções de lavandaria.
- O outro local é numa pequena cave, cuja acessibilidade é mais demorada e não tão fácil (alçapão e escadas verticais). No entanto, o inversor pode ser aplicado mesmo ao lado do alçapão, não sendo necessário descer para qualquer acção mais simples.
Desconheço a manutenção que os inversores demandam e se para a sua operação são necessárias acções directas no próprio aparelho ou se é possível controlá-lo através do disjuntor do circuito eléctrico dedicado e de um switch aplicado entre o inversor e os painéis. Digo isto porque a aplicação na dita cave seria mais interessante em termos de aproveitamento do espaço.
Aguardo as vossas orientações.
Obrigado
Aonde Instalar o Inversor?
-
Autor do tópico - Membro
- Registado: quinta mai 03, 2012 2:32 am
-
Autor do tópico - Membro
Re: Aonde Instalar o Inversor?
PEssoal,
Precisava mesmo de uma "luz" sobre a decisão que devo tomar. Isto porque caso seja melhor aplicar o inversor no anexo, têm de ser feitas algumas pequenas obras para passar os tubos para os cabos de ligação aos painéis e queria aproveitar que ando em obras em casa para tratar disso.
Thanks
Precisava mesmo de uma "luz" sobre a decisão que devo tomar. Isto porque caso seja melhor aplicar o inversor no anexo, têm de ser feitas algumas pequenas obras para passar os tubos para os cabos de ligação aos painéis e queria aproveitar que ando em obras em casa para tratar disso.
Thanks
-
- Membro Gold
- Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm
Uma vez que a distância aos paineis é mais ou menos à mesma. E se as conecções eléctricas ficam mais ou menos iguais, só tens que ver o espaçamento que o inversor necessita para a ventilação.
-
Autor do tópico - Membro
OK.CrOhN Escreveu:Uma vez que a distância aos paineis é mais ou menos à mesma. E se as conecções eléctricas ficam mais ou menos iguais, só tens que ver o espaçamento que o inversor necessita para a ventilação.

Então as questões de acessibilidade para operação e manutenção não são importantes para o caso?
-
Autor do tópico - Membro
Pessoal,
Não há alguém que tenho um sistema idêntico que me possa confirmar se é necessário aceder regularmente ao inversor para operação ou manutenção do sistema?
Thanks
Não há alguém que tenho um sistema idêntico que me possa confirmar se é necessário aceder regularmente ao inversor para operação ou manutenção do sistema?
Thanks
-
- Membro Silver
- Registado: domingo jul 12, 2009 2:10 pm
boas,pauloms Escreveu:Pessoal,
Thanks
para te dar uma ideia, o meu já está ligado a mais de 1 ano, e nunca lhe toquei !!!!
a unica coisa que faço é consultar as produções (ehehehe sou muito curioso)