Aonde Instalar o Inversor?

Local para se discutir assuntos relacionados com a energia Solar Fotovoltaica
Responder

Autor do tópico
pauloms
Membro
Membro
Registado: quinta mai 03, 2012 2:32 am

Aonde Instalar o Inversor?

Mensagem por pauloms »

Olá Pessoal,

Tenho dois possíveis locais para instalar cá em casa o meu futuro inversor grid tie. Preciso de decidir qual o melhor porque há vantagens e desvantagens em cada um deles. Como não tenho qualquer experiência com este tipo de coisas peço a vossa ajuda para me aconselharem.

Os dois locais estão mais ou menos à mesma distância do local aonde pretendo instalar os painéis fotovoltaícos e têm ambos instalação eléctrica adequada ao caso, nomeadamente tomada com circuito eléctrico dedicado.

- Um dos locais é num anexo da casa, com fácil acessibilidade, com funções de lavandaria.

- O outro local é numa pequena cave, cuja acessibilidade é mais demorada e não tão fácil (alçapão e escadas verticais). No entanto, o inversor pode ser aplicado mesmo ao lado do alçapão, não sendo necessário descer para qualquer acção mais simples.

Desconheço a manutenção que os inversores demandam e se para a sua operação são necessárias acções directas no próprio aparelho ou se é possível controlá-lo através do disjuntor do circuito eléctrico dedicado e de um switch aplicado entre o inversor e os painéis. Digo isto porque a aplicação na dita cave seria mais interessante em termos de aproveitamento do espaço.

Aguardo as vossas orientações.

Obrigado

Autor do tópico
pauloms
Membro
Membro

Re: Aonde Instalar o Inversor?

Mensagem por pauloms »

PEssoal,

Precisava mesmo de uma "luz" sobre a decisão que devo tomar. Isto porque caso seja melhor aplicar o inversor no anexo, têm de ser feitas algumas pequenas obras para passar os tubos para os cabos de ligação aos painéis e queria aproveitar que ando em obras em casa para tratar disso.

Thanks

CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Mensagem por CrOhN »

Uma vez que a distância aos paineis é mais ou menos à mesma. E se as conecções eléctricas ficam mais ou menos iguais, só tens que ver o espaçamento que o inversor necessita para a ventilação.

Autor do tópico
pauloms
Membro
Membro

Mensagem por pauloms »

CrOhN Escreveu:Uma vez que a distância aos paineis é mais ou menos à mesma. E se as conecções eléctricas ficam mais ou menos iguais, só tens que ver o espaçamento que o inversor necessita para a ventilação.
OK. :)

Então as questões de acessibilidade para operação e manutenção não são importantes para o caso?

Autor do tópico
pauloms
Membro
Membro

Mensagem por pauloms »

Pessoal,

Não há alguém que tenho um sistema idêntico que me possa confirmar se é necessário aceder regularmente ao inversor para operação ou manutenção do sistema?

Thanks

Patalhetas
Membro Silver
Membro Silver
Registado: domingo jul 12, 2009 2:10 pm

Mensagem por Patalhetas »

pauloms Escreveu:Pessoal,

Não há alguém que tenho um sistema idêntico que me possa confirmar se é necessário aceder regularmente ao inversor para operação ou manutenção do sistema?

Thanks
boas,
para te dar uma ideia, o meu já está ligado a mais de 1 ano, e nunca lhe toquei !!!!

a unica coisa que faço é consultar as produções (ehehehe sou muito curioso) :mrgreen:
Nelson Patalhetas

www.micropatalhetas.tk

Responder

Voltar para “Solar Fotovoltaica”