Aonde Instalar o Inversor?

Local para se discutir assuntos relacionados com a energia Solar Fotovoltaica
Responder

Autor do tópico
pauloms
Membro
Membro
Registado: quinta mai 03, 2012 2:32 am

Aonde Instalar o Inversor?

Mensagem por pauloms »

Olá Pessoal,

Tenho dois possíveis locais para instalar cá em casa o meu futuro inversor grid tie. Preciso de decidir qual o melhor porque há vantagens e desvantagens em cada um deles. Como não tenho qualquer experiência com este tipo de coisas peço a vossa ajuda para me aconselharem.

Os dois locais estão mais ou menos à mesma distância do local aonde pretendo instalar os painéis fotovoltaícos e têm ambos instalação eléctrica adequada ao caso, nomeadamente tomada com circuito eléctrico dedicado.

- Um dos locais é num anexo da casa, com fácil acessibilidade, com funções de lavandaria.

- O outro local é numa pequena cave, cuja acessibilidade é mais demorada e não tão fácil (alçapão e escadas verticais). No entanto, o inversor pode ser aplicado mesmo ao lado do alçapão, não sendo necessário descer para qualquer acção mais simples.

Desconheço a manutenção que os inversores demandam e se para a sua operação são necessárias acções directas no próprio aparelho ou se é possível controlá-lo através do disjuntor do circuito eléctrico dedicado e de um switch aplicado entre o inversor e os painéis. Digo isto porque a aplicação na dita cave seria mais interessante em termos de aproveitamento do espaço.

Aguardo as vossas orientações.

Obrigado

Autor do tópico
pauloms
Membro
Membro

Re: Aonde Instalar o Inversor?

Mensagem por pauloms »

PEssoal,

Precisava mesmo de uma "luz" sobre a decisão que devo tomar. Isto porque caso seja melhor aplicar o inversor no anexo, têm de ser feitas algumas pequenas obras para passar os tubos para os cabos de ligação aos painéis e queria aproveitar que ando em obras em casa para tratar disso.

Thanks

CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Mensagem por CrOhN »