duvidas entre seguidor e fixo

Para assuntos relacionados com o Micro-Produção.

PaulOL
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quinta nov 05, 2009 10:27 pm

Re: duvidas entre seguidor e fixo

Mensagem por PaulOL »

Boas Bubas,

Vamos lá a contas, com valores + - reais (conhecidos até á data) & estimativa:
Vou tomar a liberdade (espero que não leve a mal) do exemplo da instalação do amigo Bubas - FIXA com 4600W - potencia contratada 3.68 (?)

Produziu em 2010 – 3.074Kwh (contador ou inversor)?
Num ano perfez um total – 6.638Kwh (Jul.10 a jun.11)

Vamos fazer as contas para os 5 anos + ano ZERO (Contrato antigo) com a tarifa 0.5866€/Kwh (?) e partindo do principio de incluir a opção SEGUIDOR desde o inicio!

Sistema FIXO c/média anual de 6.638 x 5 anos + 3.300 (ano Zero) = 36.264 Kwh x 0.5866 = 21.405€

Sistema SEGUIDOR (3.68) 8.832 x 5 + 4.400 = 48.560Kwh x 0.5866 = 28.485€

Potencia 3.68 C/Seguidor (realizava) + 7.080€

Parece-me evidente que tinha a instalação toda paga, incluindo o SEGUIDOR, ao fim dos 5 anos + ano Zero, imagine-se fazer a diferença para os 15 anos… ???? :mrgreen: :D

Já sei que não é contra os SEGUIDORES mas há que desmistificar este assunto, porque seja qual for o preço pago por Kwh, para o mesmo espaço temporal, um sistema fotovoltaico C/SEGUIDOR é sempre a melhor opção (comparando o mesmo equipamento), mas claro, para quem reunir condições para esta solução! :mrgreen:

Cumpts.

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Mensagem por Volt »

O PaulOL tira-me as "palavras da boca". :-).
Uma instalação com seguidor não precisa de ter tantos painéis como uma instalação fixa. É certo que mais dois ou quatro painéis saem mais baratos que o seguidor, mas não conseguem compensar os 30% a mais de produção que o seguidor atinge. Quanto ao limite dos 8280 kWh por ano, obrigado pela informação. Eu meti 8200 pois sabia que o valor certo era ligeiramente superior. É mais um valor que vai fazer crescer a diferença entre as simulações que estão na folha...

:-).
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a

Autor do tópico
geni-41
Membro
Membro
Registado: segunda nov 21, 2011 10:46 pm

Mensagem por geni-41 »

boas
Tenho uma potencia contratada de 6.9kwa
caros colegas estou a pensar colocar 22 paineis de 235w com um inversor solarmax 3.45.
isto numa instalação fixa
sera que é uma boa opção tanta potencia de paineis?
obrigado

alexpt
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: sábado out 22, 2011 4:38 pm

Mensagem por alexpt »

PaulOL Escreveu:
alexpt Escreveu:
Volt Escreveu:Não faz sentido usar o preço de um seguidor caro para comparar com o "oversizing" de painéis baratos. Em vez de "atirarem" palavras para o ar, façam contas. Eu agradecia que me fizessem ver essa realidade, pois o que eu tenho visto até hoje, não é isso.

Deixa cá ver...

O pessoal dos sistemas fixos tem médias de cerca de 18 kWh diários no final de cada ano. O pessoal dos seguidores, 26 kWh. Num ano, os fixos fazem 18 * 365 = 6570 kWh. Os seguidores fazem 26 * 365 = 9490 kWh (que está acima do limite). Se apenas forem pagos 8200 kWh (o limite depende da potência contratada), a 0.326€ recebe-se 2673€ por ano no caso dos seguidores e 2142€ no caso dos fixos. Ao fim de 8 anos são 21385€ para os seguidores e 16547€ para os fixos (estou a considerar 1% de perdas anuais em ambos os casos). Ao fim de 15 anos são 32 mil euros para 24 mil euros...

Está aqui o link para a folha, caso queiram ver as contas feitas:
Link para a folha.

:-).
Vamos lá fazer contas então a 15 anos. O preço actual dos 15 anos é 0,26.
Entrando com casos concretos, e utilizando os números de dois utilizadores do fórum com sistemas fixos:
Utilizador Jama, média anual de 7100kw
O utilizador sestevao, que só tem 3 meses de produção, leva mais 3% de produção nestes 3 meses que o utilizador jama.

Extrapolando, temos 7100 + 3% = 7300kw, para uma instalação 3.45.
Contas:
> 8200Kw - 7300Kw= 900kw
> 900kw X 15 anos= 13500Kw
> 13500kw x 0,26 eur = 3510 eur em 15 anos

Lá para os 20 anos deve estar pago o seguidor. (dependendo da tarifa que existir findo o período bonificado)
Para aqueles que acreditam que daqui a 25 anos a vida vai correr como esperado, até pode ser uma ideia, no meu caso tento não pensar em coisas para mais de 10 anos.

Fiquem bem

Boas!

Discordo completamente da forma como está a presentar os nºs!!!... é preciso ter em conta SEMPRE o investimento inicial e não comparar o que não é comparável!

É preciso ter em conta que para se atingir actualmente C/SEGUIDOR os máximo anual pago de 8.280Kwh (3.45) basta ter um campo solar por volta dos 4100 a 4200 (18 painéis), o caso do "sestevão" tem mais 4 painéis investidos, o que se traduz + 2.000€ investidos que os paineis necessários para um seguidor, aqui se deduzir este valor ao do seguidor, por quanto não fica €€ o seguidor??

No caso do amigo "jama" é só ver o preço necessário para implantar um sistema igual, porque temos aqui equipamentos 5 estrelas e optimizados com ajuste sazonal! Quantos casos existem iguais???

Temos de ser realistas e comparar o que é comparável!

Cumpts.
Afinal enganei-me na previsão, o colega sestevao não produziu 7300Kw num ano, mas sim 8300Kw.

Com um seguidor poderia ter oferecido muitos mais Kw à EDP e ao mesmo tempo desfrutar de mais uns anos à espera do retorno do investimento :D :D :D

PaulOL
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quinta nov 05, 2009 10:27 pm

Mensagem por PaulOL »

alexpt Escreveu:
Afinal enganei-me na previsão, o colega sestevao não produziu 7300Kw num ano, mas sim 8300Kw.

Com um seguidor poderia ter oferecido muitos mais Kw à EDP e ao mesmo tempo desfrutar de mais uns anos à espera do retorno do investimento :D :D :D

Está desculpado...afinal errar é humano!!!... :lol: :lol: e que apareçam muitos enganos desses! :mrgreen:

sestevao
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sexta abr 22, 2011 6:07 am

Mensagem por sestevao »

Enganos desses é bom sinal : :lol: :lol:

Sempre fui da opinião que com as tarifas actuais não compensa contratar 10,35KVA/3,68Kw nem optar por seguidor.

Os custos acrescidos demoram uma eternidade a serem amortizados.

A parte boa é que o conhecimento aqui no fórum tem aumentado largamente devido às experiências e alguns erros partilhados aqui pela malta mais old school, que se lançaram na "arte" do fotovoltaico quase às escuras, e aconselhados por empresas instaladoras que também pouco sabiam do que vendiam...

alexjp4
Membro Gold
Membro Gold
Registado: terça jun 05, 2007 3:16 pm

Mensagem por alexjp4 »

sestevao Escreveu:Enganos desses é bom sinal : :lol: :lol:

Sempre fui da opinião que com as tarifas actuais não compensa contratar 10,35KVA/3,68Kw nem optar por seguidor.

Os custos acrescidos demoram uma eternidade a serem amortizados.

A parte boa é que o conhecimento aqui no fórum tem aumentado largamente devido às experiências e alguns erros partilhados aqui pela malta mais old school, que se lançaram na "arte" do fotovoltaico quase às escuras, e aconselhados por empresas instaladoras que também pouco sabiam do que vendiam...
Boas

Na altura tambem instalei os paineis fixos porque a diferença de preço era grande e não tinha conhecimento se na realidade as coisas seriam como os vendedores diziam, hoje com os poucos conhecimentos que tenho e que vim adquirindo neste forum e em conversa com instaladores, deveria ter instalado seguidor, mas também há que ter em conta um factor importante que em conversa com um instalador me alertou e que ainda não há muita experiência (tempo) que é o factor calor, e pelo o que ele me disse (não tenho provas concretas mas também não tenho razão para duvidar) existe no mercado (não digo a marca) um instalador que aos paineis colocavam uns espelhos para aumentar a luminosidade só que também aumenta a concentração de calor e agora começaram a aparecer os primeiros painéis com problemas a nível de soldaduras.
Com os seguidores poderá acontecer algo parecido pois os painéis estão durante mais tempo a receber os raios solares directamente nas células contrariamente aos sistemas fixos.
Não estou a dizer que não devem apostar nos seguidores estou apenas a alertar para esse possível problema para não virem a ter dissabores no futuro porque 25 anos é muito tempo e apesar dos fabricantes darem a garantia de produção ainda nenhum painel dos comercializados actualmente atingiu esse tempo e os testes foram feitos em laboratório.
É que toda a gente sabe que há painéis e painéis e por vezes o barato sai caro porque não foi produzido para suportar certas condições.
Com isto tudo cada um deve fazer a sua melhor escolha nem que seja apenas um painel em cima do telhado para reduzir o consumo de energia, a produção de CO2 e a dependência energética e acima de tudo que este governo não atrapalhe ainda mais.

Responder

Voltar para “Micro-Produção”