Pico máximo

Para assuntos relacionados com o Micro-Produção.

areosa
Membro Silver
Membro Silver
Registado: terça out 11, 2011 7:30 pm

Re: Pico máximo

Mensagem por areosa »

hfmjanela Escreveu:
O que eu gostava de saber é se vale a pena andar a chatear-me por causa do inversor ou se acham que irei atingir o máximo de produção anual?
Para fazer uma estimativa da produção anual, recomendo este site: http://re.jrc.ec.europa.eu/pvgis/apps4/pvest.php
Fazendo o ajuste na estimativa de percas do sistema, consegue-se obter os valores estimados mensais para o local da sua instalação e para um valor de produção anual definido.

Cps
Última edição por areosa em quarta jul 25, 2012 5:48 pm, editado 1 vez no total.

areosa
Membro Silver
Membro Silver
Registado: terça out 11, 2011 7:30 pm

Mensagem por areosa »

hfmjanela Escreveu:
Volt Escreveu:
PaulOL Escreveu:Boas,

Já aqui foi e bem mencionado que o Kaco tem uma limitação na potencia máxima que não corresponde à realidade, para tirar isso a limpo, é ver o pico máximo registado no contador que respeita um determinado tempo, julgo 10 minutos (não tenho a certeza) consecutivos a injectar um determinado valor, aqui já permite dissipar esta duvida (Pot.Max.) e ter a certeza absoluta de qual é o valor real injectado!
São 15 minutos. E já somos dois a perguntar o mesmo: Qual é o pico apresentado no contador? 3,45?

:-).
Não sei como é que isso se faz no contador, peço desculpa pela ignorância, se alguém me poder dizer agradecia.

A potencia instalada é de 18*235 =4230
No meu contador (Janz A1700) os valores de produção e consumo assim como o valor de pico passam alternadamente no visor, é só esperar um pouco e o valor de pico aparece. No meu caso, julgo que este valor é diário.

Para a potência instalada tem uma produção acima da média, onde está localizada?
Cps

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Mensagem por Volt »

hfmjanela Escreveu:
Volt Escreveu:
PaulOL Escreveu:Boas,

Já aqui foi e bem mencionado que o Kaco tem uma limitação na potencia máxima que não corresponde à realidade, para tirar isso a limpo, é ver o pico máximo registado no contador que respeita um determinado tempo, julgo 10 minutos (não tenho a certeza) consecutivos a injectar um determinado valor, aqui já permite dissipar esta duvida (Pot.Max.) e ter a certeza absoluta de qual é o valor real injectado!
São 15 minutos. E já somos dois a perguntar o mesmo: Qual é o pico apresentado no contador? 3,45?

Não sei como é que isso se faz no contador, peço desculpa pela ignorância, se alguém me poder dizer agradecia.

A potencia instalada é de 18*235 =4230
Não tens o manual do contador? Vê lá se é este (está em inglês):
http://jocuccok.files.wordpress.com/201 ... b-0903.pdf

No display do contador passam as informações da contagem. Retira todas essas informações que lá passam e coloca aqui no fórum. Pode ser que seja fácil de perceber.

PS: O pico, no caso do Janz (o meu contador), só reinicializa mensalmente.
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a

PaulOL
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quinta nov 05, 2009 10:27 pm

Mensagem por PaulOL »

hfmjanela Escreveu:
Produção:

Muitos dias acima de 40 com pico de 44kw.

Produção até 24/07 inclusive - 1758Kw

Dias de produção - 50

Logo 1758/50 = 35.16Kw/dia.

O que eu gostava de saber é se vale a pena andar a chatear-me por causa do inversor ou se acham que irei atingir o máximo de produção anual?

Agradeço comentários. Obrigado.

Boas,

Já foi, e bem respondido, mas quanto aos termos "chatear-me" e "atingir", pode dormir descansado, ou por outras palavras, retire-os da lsta das suas preocupações... :lol: esses valores estão OPTIMOS! :mrgreen:

Cmpts,

hfmjanela
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: domingo set 11, 2011 9:35 pm

Mensagem por hfmjanela »

Decidi criar um tópico na área de projectos

http://novaenergia.pt/forum/viewtopic.php?f=78&t=16197

Assim acho que é melhor e mais especifico para colocar as minhas duvidas.

telgui
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: domingo ago 19, 2012 8:48 am

Mensagem por telgui »

Antes demias apenas tenho a dizer que gostaria de saber metade do que aqui se fala , eu bem tento mas nao apanho nada lol.
Eu sei que tenho uinstalado panies mitsubishi de 225w e que no total tenho 4500W montados pelos 20 paineis, tenho alguma perda pq os paineis nao cabem todos no mesmo lado do telhado e estao espalhado por 3 aguas do mesmo.
O meu inversor é um KACO 3600 e pelo menos sei ver que tenho picos diarios de 4000W dai nao passa, eu tb penso que devia passar mais visto ter 4500w no telhado, posso injectar 3.68 porque tenho contratado 10.35KW de potencia.
Nao sei se existe algum site onde possa monotorizar o diario, mesnal e por ai mas gostava de ver tambem.

Uma coisa já detectei é que a produção não é igual ao que a EDP me está a pagar ou seja no meu Inversor aparece menos KW produzidos do que a EDP me paga numa produção por exemplo do mes passado de 650kW a diferença entre o contador e o que me foi pago é de 143KW a meu favor.

Isto da produção é das coisas que mais confusão faz visto ter pessoal amigo que tem unidades e dizem ter produçoes diarias de 35KW para cima chegando por vezes a bater quase nos 50KW e a minha unidade o maximo que marcou foi 23 KW e anda ali sempre na casa dos 18 e 21KW de diario

alexjp4
Membro Gold
Membro Gold
Registado: terça jun 05, 2007 3:16 pm

Mensagem por alexjp4 »

telgui Escreveu:Antes demias apenas tenho a dizer que gostaria de saber metade do que aqui se fala , eu bem tento mas nao apanho nada lol.
Eu sei que tenho uinstalado panies mitsubishi de 225w e que no total tenho 4500W montados pelos 20 paineis, tenho alguma perda pq os paineis nao cabem todos no mesmo lado do telhado e estao espalhado por 3 aguas do mesmo.
O meu inversor é um KACO 3600 e pelo menos sei ver que tenho picos diarios de 4000W dai nao passa, eu tb penso que devia passar mais visto ter 4500w no telhado, posso injectar 3.68 porque tenho contratado 10.35KW de potencia.
Nao sei se existe algum site onde possa monotorizar o diario, mesnal e por ai mas gostava de ver tambem.

Uma coisa já detectei é que a produção não é igual ao que a EDP me está a pagar ou seja no meu Inversor aparece menos KW produzidos do que a EDP me paga numa produção por exemplo do mes passado de 650kW a diferença entre o contador e o que me foi pago é de 143KW a meu favor.

Isto da produção é das coisas que mais confusão faz visto ter pessoal amigo que tem unidades e dizem ter produçoes diarias de 35KW para cima chegando por vezes a bater quase nos 50KW e a minha unidade o maximo que marcou foi 23 KW e anda ali sempre na casa dos 18 e 21KW de diario

boas

Na realidade 21Kw diario com 4500KW instalados é pouco mas se calhar devesse a ter os paineis espalhados pelas 3 aguas se não estiverem com strings diferentes um painel que esteja a apanhar sombra ou a produzir menos vai afectar toda a produção dos outros paineis, se calhar teria sido preferivel instalar menos paineis que a produção até podia ser superior e o investimento inferior.
O instalador é que deveria ter visto essa situação e lhe ter proposto diversas alternativas.

telgui
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: domingo ago 19, 2012 8:48 am

Mensagem por telgui »

Pelos vistos devia ter sido a alternativa pq a direcção do telhado e como é de 4 aguas tem de ficar espalhado por 3 partes. é o meu destino para uns anos. Começou mal, agora isto de abrir actividade laboral, pagamento de luz mais cara quando nao tenho alternativa, vamos ver se acaba melhor que depois faço tiro ao alvo com os paineis

alexjp4
Membro Gold
Membro Gold
Registado: terça jun 05, 2007 3:16 pm

Mensagem por alexjp4 »

telgui Escreveu:Pelos vistos devia ter sido a alternativa pq a direcção do telhado e como é de 4 aguas tem de ficar espalhado por 3 partes. é o meu destino para uns anos. Começou mal, agora isto de abrir actividade laboral, pagamento de luz mais cara quando nao tenho alternativa, vamos ver se acaba melhor que depois faço tiro ao alvo com os paineis
Boas

Pelo que sei não foi alternativa, foi desconhecimento do instalador pelo que me disseram o Kaco só tem uma string logo a produção dos paineis são igual ao que está a produzir menos, fale com o instalador e veja se pode substituir o inversor por outro que tenha mais strings e possa dividir os paineis para rentabilizar a produção.
Porque o instalador é que deveria ter visto que os paineis tinham que ficar com varias orientações, não estando todos a receber a mesma luminosidade.
Há instaladores e instaladores.

Responder

Voltar para “Micro-Produção”