Uma Vectrix catalã em Lisboa
-
- Membro Dedicado
- Mensagens: 72
- Registado: quarta mar 30, 2011 11:46 am
- Localização: Lisboa
Re: Uma Vectrix em Barcelona
Boas Paulo,
Estou a ver que as Vectrix ultimamente estão com alguns problemas.
Espero que façam o recall à tua moto, tal como o Volt explicou.
Ficamos a aguardar boas noticias.
Estou a ver que as Vectrix ultimamente estão com alguns problemas.
Espero que façam o recall à tua moto, tal como o Volt explicou.
Ficamos a aguardar boas noticias.
-
Autor do tópico - Membro Dedicado
- Mensagens: 46
- Registado: domingo set 25, 2011 6:57 pm
Re: Uma Vectrix em Barcelona
Boas!
Fico contente em saber que está a haver recall em PT, até agora em ES não me disseram nada...
Tem muito sentido o que dizes do software e das baterias.
Actualmente tenho 7500 kms feitos.
Vou escrevendo aqui como está a correr a coisa
Fico contente em saber que está a haver recall em PT, até agora em ES não me disseram nada...

Tem muito sentido o que dizes do software e das baterias.
Actualmente tenho 7500 kms feitos.
Vou escrevendo aqui como está a correr a coisa
-
- Membro Platinium
- Mensagens: 7717
- Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am
Re: Uma Vectrix em Barcelona
Então e a posição de condução? Já te habituaste?
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a
-
Autor do tópico - Membro Dedicado
- Mensagens: 46
- Registado: domingo set 25, 2011 6:57 pm
Re: Uma Vectrix em Barcelona
Olá de novo,
A posição de condução está bem, eu queixava-me era de uma vibração vertical á frente, mas melhorou bastante quando tirei um ponto de pre-carga nos amortecedores de trás. Ou então é efeito placebo e já me habituei
Relativamente ás avarias, a minha está exactamente como descreveste tu no teu post:
Esta sexta dia 16 vai ser vista pelo Alessandro Deleo da Going green. Em principio é só para fazer update de software mas eu tenho a sensação que tenho uma avaria nas baterias... :/
Depois posto aqui o que se passou.
A posição de condução está bem, eu queixava-me era de uma vibração vertical á frente, mas melhorou bastante quando tirei um ponto de pre-carga nos amortecedores de trás. Ou então é efeito placebo e já me habituei

Relativamente ás avarias, a minha está exactamente como descreveste tu no teu post:
Alem disto, quando acelero mais forte acende a luz da bateria e aparece o aviso "loCell"A autonomia já estava mais ou menos a 50% (um pouco menos até). O mostrador portava-se mais ou menos bem até cerca de meia carga, depois disso as barras desapareciam num instante. Na prática, estava a fazer +/- 50 quilómetros, mas os últimos eram a velocidades mais reduzidas. Como só precisava de 40 por viagem, fazia-se bem.
Esta sexta dia 16 vai ser vista pelo Alessandro Deleo da Going green. Em principio é só para fazer update de software mas eu tenho a sensação que tenho uma avaria nas baterias... :/
Depois posto aqui o que se passou.
-
- Membro Platinium
- Mensagens: 7717
- Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am
Re: Uma Vectrix em Barcelona
Tenho a sensação que temos razão e vais ter de receber um pack novo...
. Eu já ando de mota de substituição. Tenho de ver se coloco as novidades no DB d'A minha Super-ZEV.
.


333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a
-
- Membro Silver
- Mensagens: 317
- Registado: segunda mar 14, 2011 5:28 pm
- Localização: Malveira
Re: Uma Vectrix em Barcelona
Antes de mais, bem vindo,
Tenho pena que estejas com problemas mas, espero qeu se resolvam e que te ponham a rolar a 100%...
Eu por cá estou parado à 62 dias
Tenho pena que estejas com problemas mas, espero qeu se resolvam e que te ponham a rolar a 100%...
Eu por cá estou parado à 62 dias

MH_electric
DB Vectrix VX-1 - Aventura de 40 Meses e 43.000Km. The end!
DB BMW C-EVO LR - Full Power de 18 Meses e 22.000Km.
DB Vectrix VX-1 - Aventura de 40 Meses e 43.000Km. The end!
DB BMW C-EVO LR - Full Power de 18 Meses e 22.000Km.
-
Autor do tópico - Membro Dedicado
- Mensagens: 46
- Registado: domingo set 25, 2011 6:57 pm
Re: Uma Vectrix em Barcelona
Olá de novo,
Vou tentar resumir.
Desde sexta-feira que Já tenho o novo software.
Fui lá conforme combinado, queixei-me de tudo e actualizaram o software para um novo que tinha acabado de chegar.
Segundo a opinião do técnico as minhas baterias devem ter algum problema mas não se nota com a moto parada. Ele mostrou-me os volts de todas as células e todas estão +/- iguais.
O que se nota é que a lowcell baixa muito quando se acelera.
Como é que eu sei isto? É que o novo software tem um modo de debug muito fixe (chamo-lhe eu assim).
Depois de fazer o corte de ignição (no punho direito) e ao mesmo tempo apretar a manete esquerda para ver os volts, quando largamos tudo e arrancamos, este novo software entra em modo de debug.
No mostrador esquerdo mostra os volts da bateria e em vez do relógio o consumo em tempo real (amperes suponho eu) que o motor está a consumir (0 a 170) ou a carregar (0 a ~50) travando.
No mostrador central indica a velocidade e vai alternando sempre entre os volts da hicell e da lowcell
Não sei sair deste modo sem ligar e desligar a moto, mas isso não é problema.
Agora a parte importante:
O técnico disse-me que este software é apenas um patch
e que não é o definitivo. Disse-me também que o software é feito nos USA e que os Engenheiros de la são um bocado lentos e ainda não acertaram com os settings perfeitos das baterias de litio.
Disse também que me podia trocar as baterias se eu quisesse mas que aconselhava a aguentar estas mais tempo porque o ideal sería troca-las quando já tenham um software mais final. Porque suspeitam que todas as versões até agora estão as estragar as baterias... :/
O que eu noto é que alem do novo modo de debug, as barras já não desaparecem e também já não me aparece a luz vermelha da bateria.
Mas a autonomia continua má (ou pelo menos assim o indicam as barras).
Hoje gastei mais de meia bateria só para fazer 20 kms (não tive tempo para testar mais)
Vou ver se amanhã consigo testar a autonomia sem ficar parado sem carga num sitio qualquer...
Enfim, não sei bem o que fazer, se confiar 100% nele ou se peça já as novas baterias... Penso que de momento vou fazer mais testes.
Cumps!
Paulo
Vou tentar resumir.
Desde sexta-feira que Já tenho o novo software.
Fui lá conforme combinado, queixei-me de tudo e actualizaram o software para um novo que tinha acabado de chegar.
Segundo a opinião do técnico as minhas baterias devem ter algum problema mas não se nota com a moto parada. Ele mostrou-me os volts de todas as células e todas estão +/- iguais.
O que se nota é que a lowcell baixa muito quando se acelera.
Como é que eu sei isto? É que o novo software tem um modo de debug muito fixe (chamo-lhe eu assim).
Depois de fazer o corte de ignição (no punho direito) e ao mesmo tempo apretar a manete esquerda para ver os volts, quando largamos tudo e arrancamos, este novo software entra em modo de debug.
No mostrador esquerdo mostra os volts da bateria e em vez do relógio o consumo em tempo real (amperes suponho eu) que o motor está a consumir (0 a 170) ou a carregar (0 a ~50) travando.
No mostrador central indica a velocidade e vai alternando sempre entre os volts da hicell e da lowcell

Não sei sair deste modo sem ligar e desligar a moto, mas isso não é problema.
Agora a parte importante:
O técnico disse-me que este software é apenas um patch

Disse também que me podia trocar as baterias se eu quisesse mas que aconselhava a aguentar estas mais tempo porque o ideal sería troca-las quando já tenham um software mais final. Porque suspeitam que todas as versões até agora estão as estragar as baterias... :/
O que eu noto é que alem do novo modo de debug, as barras já não desaparecem e também já não me aparece a luz vermelha da bateria.
Mas a autonomia continua má (ou pelo menos assim o indicam as barras).
Hoje gastei mais de meia bateria só para fazer 20 kms (não tive tempo para testar mais)
Vou ver se amanhã consigo testar a autonomia sem ficar parado sem carga num sitio qualquer...
Enfim, não sei bem o que fazer, se confiar 100% nele ou se peça já as novas baterias... Penso que de momento vou fazer mais testes.
Cumps!
Paulo
-
Autor do tópico - Membro Dedicado
- Mensagens: 46
- Registado: domingo set 25, 2011 6:57 pm
Re: Uma Vectrix em Barcelona
Olá,
Hoje fiz o 1º teste completo com o novo software.
Depois de uma carga completa consegui fazer 43kms e as barras foram sempre descendo progressivamente até ao fim.
Depois ainda fiz 3 kms já sem barras e aos 46 kms parei a moto em casa.
Já sem barras, varias vezes acelerei a fundo e nunca apareceu a luz vermelha da bateria.
Logo depois de parar, vi como estavam os volts e estavam assim:
Total: 127
HiCell: 321
LoCell: 317
Quando não tenho barras, como é que sei quando é que a moto vai parar? Qual é o minimo de volts aceitável? (é uma Li+)
Cumps,
Paulo
Hoje fiz o 1º teste completo com o novo software.
Depois de uma carga completa consegui fazer 43kms e as barras foram sempre descendo progressivamente até ao fim.
Depois ainda fiz 3 kms já sem barras e aos 46 kms parei a moto em casa.
Já sem barras, varias vezes acelerei a fundo e nunca apareceu a luz vermelha da bateria.
Logo depois de parar, vi como estavam os volts e estavam assim:
Total: 127
HiCell: 321
LoCell: 317
Quando não tenho barras, como é que sei quando é que a moto vai parar? Qual é o minimo de volts aceitável? (é uma Li+)
Cumps,
Paulo
-
- Membro Platinium
- Mensagens: 7717
- Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am
Re: Uma Vectrix em Barcelona
Eu, como até hoje não via a tensão em andamento, não te consigo responder a isso. Mas sei perfeitamente (isso "sente-se") quando é que a moto vai parar... Antes de parar, ela vai perdendo potência e ainda fazemos uns quilómetros devagar. Isso sente-se... Seja como for, 46 quilómetros é muito pouco. É sinal que as baterias não estão bem e tens de as trocar.
Essa tensão das células depois de parar não te diz muito. Devias ver isso em "esforço".
.
Essa tensão das células depois de parar não te diz muito. Devias ver isso em "esforço".

333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a
-
Autor do tópico - Membro Dedicado
- Mensagens: 46
- Registado: domingo set 25, 2011 6:57 pm
Re: Uma Vectrix em Barcelona
Pois, isso nunca me aconteceu, até agora a moto tem tido sempre força
Responderam-me agora da Vectrix Italia:
A ver se o de Barcelona me responde ao mail... O de Italia é muito rápido a responder
Responderam-me agora da Vectrix Italia:
Algumas trocas de mails mais tarde fica-me a parecer que o sr. da Vectrix Barcelona nessa data ainda não tinha toda a informação de como configurar o novo software (tinha-o acabado de receber no dia anterior)i think that they did not propery configure your new sw.
this software need to be configured after the download...
(...)
I'm pretty sure that they did not configure it, normal behaviour is at 0 bars and 0km at EST RANGE appear the RED ICON and remain ACTIVE till you will switch OFF the bike.
the power cut off is engaged whenever the lowest cell reach 2,4 volt (overdischarge protection) - with well setted sw you will be able to ride more KM.

A ver se o de Barcelona me responde ao mail... O de Italia é muito rápido a responder

-
- Membro Platinium
- Mensagens: 7717
- Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am
Re: Uma Vectrix em Barcelona
Cheira-me que esse senhor italiano não está a ver bem o filme... Mas pronto, eu também posso estar enganado...
.

333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a
-
Autor do tópico - Membro Dedicado
- Mensagens: 46
- Registado: domingo set 25, 2011 6:57 pm
Re: Uma Vectrix em Barcelona
Olá de novo,
Continuo na a minha saga com os testes (tenho a clara sensação de estar a ser cobaia...)
Há uma nova versão de software (que eu saiba já é a 2ª este mês) e fui actualizar hoje.
O Sr. daqui confirmou-me que se tinha enganado na programação anterior e que a moto "pensava" que tinha uma bateria mais pequena do que a realidade e marcava mal as barras.
Segundo me disse, este novo software faz uma equalização mais profunda ás baterias para as tentar recuperar.
Isto foi hoje de manhã e ainda só tive tempo de actualizar o software, ir trabalhar e voltar para casa (total ~30kms)
Quando á equalização não notei nada de especial, porque cheguei a casa e a moto esteve umas 3 horas a cargar até ao fim como é normal.
O que notei é que o consumo em 100% de aceleração passou de 170 amperes para 140. Isto faz com que a moto acelere com um pouco menos força...
Já os avisei, não sei se é um bug ou se andam a tentar que as baterias durem mais á custa de tirar prestações á moto (o que é feio...)
Quando testar a autonomia escrevo aqui
Cumps!
Continuo na a minha saga com os testes (tenho a clara sensação de estar a ser cobaia...)
Há uma nova versão de software (que eu saiba já é a 2ª este mês) e fui actualizar hoje.
O Sr. daqui confirmou-me que se tinha enganado na programação anterior e que a moto "pensava" que tinha uma bateria mais pequena do que a realidade e marcava mal as barras.
Segundo me disse, este novo software faz uma equalização mais profunda ás baterias para as tentar recuperar.
Isto foi hoje de manhã e ainda só tive tempo de actualizar o software, ir trabalhar e voltar para casa (total ~30kms)
Quando á equalização não notei nada de especial, porque cheguei a casa e a moto esteve umas 3 horas a cargar até ao fim como é normal.
O que notei é que o consumo em 100% de aceleração passou de 170 amperes para 140. Isto faz com que a moto acelere com um pouco menos força...

Já os avisei, não sei se é um bug ou se andam a tentar que as baterias durem mais á custa de tirar prestações á moto (o que é feio...)
Quando testar a autonomia escrevo aqui
Cumps!
-
- Membro Gold
- Mensagens: 1655
- Registado: segunda ago 16, 2010 7:53 pm
- Localização: Lisboa
Re: Uma Vectrix em Barcelona
Essa é a grande questão dos veículos eletricos. A capacidade de a bateria aguentar fortes descargas nos arranques. É lógico que tenham de limitar a corrente nos arranques, porque senão as baterias danificam-se rapidamente.
Sw Predator 60 ah - 33000 kms (3200 kms com baterias de Gel)
[DB - SW Predator 60ah - Odivelas]
[DB - Leaf Odivelas]
[»» Pontos de carga ««]
[DB - SW Predator 60ah - Odivelas]
[DB - Leaf Odivelas]
[»» Pontos de carga ««]
-
- Membro Platinium
- Mensagens: 7717
- Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am
Re: Uma Vectrix em Barcelona
Parece-me é que estás a ser um bocado mal assistido... Essa "contagem de softwares novos" cheira muito a esturro. Enfim... Não consegues falar antes com o importador (que ainda deve ser espanhol e não "catalão")?
.

333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a
-
Autor do tópico - Membro Dedicado
- Mensagens: 46
- Registado: domingo set 25, 2011 6:57 pm
Re: Uma Vectrix em Barcelona
Este é o importador. E a pessoa que me esta a assistir a moto é este Sr. Alessandro: http://vectrix.masac.pt/noticias_show.htm?noticia=30Volt Escreveu:Parece-me é que estás a ser um bocado mal assistido... Essa "contagem de softwares novos" cheira muito a esturro. Enfim... Não consegues falar antes com o importador (que ainda deve ser espanhol e não "catalão")?.
Alguma coisa deve saber

A verdade é que os 2 softwares deste mes sao diferentes entre si e as barras agora comportam-se normalmente.
Depois digo aqui se a autonomia melhora
-
- Membro Platinium
- Mensagens: 7717
- Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am
Re: Uma Vectrix em Barcelona
Paulo, aqui em Portugal não há software novo para as Li+ desde Julho... E esta foi a segunda versão do software. A primeira foi a original que equipou as Li+ que comprámos no ano passado.
.

333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a
-
Autor do tópico - Membro Dedicado
- Mensagens: 46
- Registado: domingo set 25, 2011 6:57 pm
Re: Uma Vectrix em Barcelona
Boas!
Já testei a autonomia. Consegui fazer 75kms sem passar dos 90km/h. Aos 75 kms ainda tinha 2 barras de bateria, mas de repente desapareceram as 2, acendeu a luz da bateria e a moto parou.
Assim já está mais normal...
Já testei a autonomia. Consegui fazer 75kms sem passar dos 90km/h. Aos 75 kms ainda tinha 2 barras de bateria, mas de repente desapareceram as 2, acendeu a luz da bateria e a moto parou.
Assim já está mais normal...
-
- Membro Platinium
- Mensagens: 7717
- Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am
Re: Uma Vectrix em Barcelona
Parece-me pouco...
.
Mas talvez haja apenas necessidade de fazeres uma descarga completa... Não sei...

Mas talvez haja apenas necessidade de fazeres uma descarga completa... Não sei...
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a
-
Autor do tópico - Membro Dedicado
- Mensagens: 46
- Registado: domingo set 25, 2011 6:57 pm
Re: Uma Vectrix em Barcelona
Boas,
Já não escrevo aqui á algum tempo, tenho usado a moto todos os dias, vai com 9700kms e desde o último update de software não deu mais nenhum problema.
A autonomia está normal.
Entretanto... algumas coisas mudaram na minha vida pessoal deste os meus primeiros posts nesta thread.
Uma delas é que estou a pensar vender a Vectrix.
Quanto acham que posso pedir por uma Li+ de 12/2011 com 9700 kms? (sem acidentes e tem garantia de fabrica até Dezembro deste ano)
Obrigado, cumprimentos!
Já não escrevo aqui á algum tempo, tenho usado a moto todos os dias, vai com 9700kms e desde o último update de software não deu mais nenhum problema.
A autonomia está normal.
Entretanto... algumas coisas mudaram na minha vida pessoal deste os meus primeiros posts nesta thread.
Uma delas é que estou a pensar vender a Vectrix.
Quanto acham que posso pedir por uma Li+ de 12/2011 com 9700 kms? (sem acidentes e tem garantia de fabrica até Dezembro deste ano)
Obrigado, cumprimentos!
-
- Administrador
- Mensagens: 16169
- Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
- Localização: Amadora
Re: Uma Vectrix em Barcelona
Hum ca em Pt vale mais decerto que aí em Espanha... isso é certo...
Sent from my MB526 using Tapatalk
Sent from my MB526 using Tapatalk
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga