Vale a pena comprar mais 2 painéis para MP fixa?

Para assuntos relacionados com o Micro-Produção.

PaulOL
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quinta nov 05, 2009 10:27 pm

Re: Vale a pena comprar mais 2 painéis para MP fixa?

Mensagem por PaulOL »

alexjp4 Escreveu:
Estive a ler no Decreto-Lei 118-A/2010 e o 363/2007 no artigo 20 alinea 2 só faz menção á mudança de local da instalação e a mudança de tecnologia de produção é que requer uma nova inspecção, o que depreende que não é necessário pedir nova inspecção no caso de passar do fixo para o seguidor (digo eu) mas pelo sim pelo não o melhor é perguntar por escrito porque tambem não vinha no D.L. que tinhamos que ser colectados e depois deu nisto o legislador só escreve metade e depois cada um interpreta como quer.
Já agora quem ler o art. 20 na alínea 1ª fala lá que quem mudar de comercializador tambem tem que fazer o averbamento ao registo de microprodução, pelo meu entender agora que somos obrigados a mudar de comercializador temos que dar conhecimento dessa mudança?! é que estou mesmo a ver que é mais uma rasteira para papar uns €€ aos microprodutores que não tenham conhecimento desse acto que é obrigatório e daqui a uns tempos coimas para cima, porque deveriam averbar esse acto e não o fizeram.
Alguem que perceba um pouco de leis que se prenuncie.

Boas,

Pois foi exactamente isso que fiz, perguntei à Certiel e à DGEG, o resultado foi a reinspecção!... e assim ficou averbado as alterações assim como a reinspecção no processo da MP. :mrgreen: e emitido novo certificado!

Sobre a mudança de comercializador, quem já o fez, poderá dizer alguma coisa...se é que alguém o fez, pois eu não o faço enquanto não ficar bem defenida a nossa situação, assim como a questão das tarifas bi e tri-horária!!!!...
Neste momento parece que só a Iberdrola o faz (no papel) porque na realidade ainda não conheço nenhum caso, e mais, não podemos ser empurrados para este comercializador... :twisted: como actualmente acontece, visto mais nenhum aceita a microgeração, pelo menos no actual contexto!

Concordo que dava jeito alguem entendido e leis se prenuncia-se, mas nada como questionar a Certiel e ou a DGEG porque cabe a este a ultima palavra!

alexjp4
Membro Gold
Membro Gold
Registado: terça jun 05, 2007 3:16 pm

Mensagem por alexjp4 »

PaulOL Escreveu:
alexjp4 Escreveu:
Estive a ler no Decreto-Lei 118-A/2010 e o 363/2007 no artigo 20 alinea 2 só faz menção á mudança de local da instalação e a mudança de tecnologia de produção é que requer uma nova inspecção, o que depreende que não é necessário pedir nova inspecção no caso de passar do fixo para o seguidor (digo eu) mas pelo sim pelo não o melhor é perguntar por escrito porque tambem não vinha no D.L. que tinhamos que ser colectados e depois deu nisto o legislador só escreve metade e depois cada um interpreta como quer.
Já agora quem ler o art. 20 na alínea 1ª fala lá que quem mudar de comercializador tambem tem que fazer o averbamento ao registo de microprodução, pelo meu entender agora que somos obrigados a mudar de comercializador temos que dar conhecimento dessa mudança?! é que estou mesmo a ver que é mais uma rasteira para papar uns €€ aos microprodutores que não tenham conhecimento desse acto que é obrigatório e daqui a uns tempos coimas para cima, porque deveriam averbar esse acto e não o fizeram.
Alguem que perceba um pouco de leis que se prenuncie.

Boas,

Pois foi exactamente isso que fiz, perguntei à Certiel e à DGEG, o resultado foi a reinspecção!... e assim ficou averbado as alterações assim como a reinspecção no processo da MP. :mrgreen: e emitido novo certificado!

Sobre a mudança de comercializador, quem já o fez, poderá dizer alguma coisa...se é que alguém o fez, pois eu não o faço enquanto não ficar bem defenida a nossa situação, assim como a questão das tarifas bi e tri-horária!!!!...
Neste momento parece que só a Iberdrola o faz (no papel) porque na realidade ainda não conheço nenhum caso, e mais, não podemos ser empurrados para este comercializador... :twisted: como actualmente acontece, visto mais nenhum aceita a microgeração, pelo menos no actual contexto!

Concordo que dava jeito alguem entendido e leis se prenuncia-se, mas nada como questionar a Certiel e ou a DGEG porque cabe a este a ultima palavra!
Boas

Acabei de falar para a Certiel e a resposta que me deram em relação ao aumento de potencia no campo solar, é só aumentar e depois enviar uma declaração assinada pelo técnico responsavel para eles averbarem ao processo, não se paga nada!
Quanto ao mudar de fixo para seguidor começou a confusão; primeiro disse-me que tinha que se pedir uma vistoria (preço 350€ + IVA)
e eu falei-lhe que no Decreto_Lei só falava em vistoria no caso de mudança de tecnologia, e aí pois, mas, quando mudam para seguidor alteram " coisas" aumentam a potencia do inversor, etc, e eu, não, é só tirar os paineis que estão fixos e coloca-los em cima de um seguidor pois, aí não, mas, cada caso é um caso.
Na minha opinião o melhor para quem quer mudar de fixo para seguidor é enviar um email para a Certiel e explicar o que quer fazer e esperar que respondam para depois não haver surpresas desagradaveis, os instaladores querem é vender e alguns, é só facilidades e depois quem paga somos nós.
O email da Certiel é [email protected] e o telefone 213183200, mas o melhor é terem alguma coisa escrita.

PaulOL
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quinta nov 05, 2009 10:27 pm

Mensagem por PaulOL »

Boas,

Pela experiência passada, nós até podemos escrever, o problema é quando não há uma resposta escrita, principalmente quando o assunto é novo ou ainda pouco definido, agem com subtileza e por vezes ao telefone não são explícitos! :evil:

Pode ser que actualmente já estejam mais desinibidos nestas matérias e saibam esclarecer devidamente os procedimentos necessários para as alterações, as que não precisam e as que precisam de reinspecção!

Por isso, o que pretendemos alterar deve ser do conhecimento da Certiel, se é simplesmente averbado ou precisa de reinspecção, são eles que devem definir!...embora possamos sempre argumentar!... mas também, quem quiser correr risco (desnecessários) é sempre uma opção!

Cpts.

alexjp4
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por alexjp4 »

PaulOL Escreveu:Boas,

Pela experiência passada, nós até podemos escrever, o problema é quando não há uma resposta escrita, principalmente quando o assunto é novo ou ainda pouco definido, agem com subtileza e por vezes ao telefone não são explícitos! :evil:

Pode ser que actualmente já estejam mais desinibidos nestas matérias e saibam esclarecer devidamente os procedimentos necessários para as alterações, as que não precisam e as que precisam de reinspecção!

Por isso, o que pretendemos alterar deve ser do conhecimento da Certiel, se é simplesmente averbado ou precisa de reinspecção, são eles que devem definir!...embora possamos sempre argumentar!... mas também, quem quiser correr risco (desnecessários) é sempre uma opção!

Cpts.

Boas

Não tenho razão de queixa da Certiel, pelo menos por agora, conforme disse, ontem à noite enviei um email para a Certiel para saber o que era necessário para aumentar apenas o campo solar, e ás 10,37h de hoje tinha a resposta, como pensava que iriam demorar muito tempo a responder telefonei para lá e disseram-me exactamente a mesma coisa. Mas só vi o e-mail depois de ter telefonado.
sempre podia ter poupado uma chamada mas nunca pensei que fossem tão rápidos a responder e a atender o telefone.

Autor do tópico
cmspinto
Membro
Membro
Registado: sexta abr 20, 2012 1:43 pm

Mensagem por cmspinto »

Força nisso!... :mrgreen: eles agora estão bem mais em conta![/quote]

Enquanto o instalador não diz em quanto fica esse adicional, consegui obter dados comparativos com uma instalação próxima da minha, com 20 painéis. Embora os painéis não sejam iguais, a principal diferença dirá (digo eu) respeito ao inversor, que é um Solarmax SM4200S.
A diferença num ano de produção foi de cerca de 840 KWh (320 Euros), o que dá mais de 2 KWh por dia.
Serão os inversores muito diferentes?

alexjp4
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por alexjp4 »

cmspinto Escreveu:Força nisso!... :mrgreen: eles agora estão bem mais em conta!
Enquanto o instalador não diz em quanto fica esse adicional, consegui obter dados comparativos com uma instalação próxima da minha, com 20 painéis. Embora os painéis não sejam iguais, a principal diferença dirá (digo eu) respeito ao inversor, que é um Solarmax SM4200S.
A diferença num ano de produção foi de cerca de 840 KWh (320 Euros), o que dá mais de 2 KWh por dia.
Serão os inversores muito diferentes?[/quote]

Boas

Podes simular o aumento e potencia no Sunny design colocas lá a marca e o modelo dos paineis etc. e simulas com a potência que tens e a que pretendes instalar e ele dá-te os valores aproximados, o Solarmax em principio produz mais que o SMA 3300 na produção de pico.
Dizes que tens 3 estruturas com 6 paineis, poderás ter que instalar 3 paineis e não dois por causa das strings se tiveres 3 strings tens que instalar 3 paineis se tiveres só duas strings então podes instalar só 2 paineis, mas ao preço que estão os paineis compensa aumentares a potência porque ainda vais buscar o valor do IVA da instalação e dos paineis se tiveres colectado com a possibilidade de movimentares o IVA.
Eu vou aumentar mais 5 paineis (900W) mas tenho menos potência do que tu instalada tenho 3960W e vou passar para 4860W fica um pouco elevada mas é a melhor solução porque senão tinha que aumentar só 360w o que era pouco.

Responder

Voltar para “Micro-Produção”