ecoway V 3000

Local ideal para diário de bordo dos Motociclos / Ciclomotores eléctrico
Responder

labutess
Membro Silver
Membro Silver
Registado: domingo set 09, 2012 2:42 pm

Re: ecoway V 3000

Mensagem por labutess »

visitante2 Escreveu:Pois e isso.
Ja se sabe que é uma pequena scooter com pneus finos e pequenos,não quis arriscar.
Mas hoje ja voltou a estrada :mrgreen: .
Entretanto aproveitei o tempo que esteve parada para fazer umas pequenas mods e ja tenho coutras previstas.
8-)
Se não te sentes à vontade para conduzir à chuva,fazes bem em não arriscar:)
eu tb não ando,ja chega os 8 a 10 graus que apanho de manhã:(
Que alteraçoes fizeste?mete fotos

Autor do tópico
MRider
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: segunda abr 02, 2012 10:27 pm

Mensagem por MRider »

Boas
As alterações foram pequenas .
Que consiste em Leds nos mínimos .
E uma top case com luz de stop.
A alteração maior ainda vem a caminho :-) nessa altura irei fazer mais alterações.
Entretanto já passou os 500km :-)
Live long and prosper!

Autor do tópico
MRider
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por MRider »

Boas

Ora ca vai mais um testamento :mrgreen: com direito a fotos e tudo.

A Erider tem rodado já conta com 939 km. Podia ter mais se não fosse a chuva.

Ja tem alguma alterações, e estão previstas outras que ainda não foram concretizadas.
As actuais são :
Tirei as 4 lampadas de pisca que acendia a frente e meti mínimos. E deixei só os piscas normais.
Imagem

Na trazeira coloquei uma Top Case.
E na top case apliquei uma 3 luz de stop.
Imagem

Entretanto o Pai Natal Chegou mais cedo este ano :mrgreen: e trouxe-me trabalho . :lol:
Imagem

Um pack de 40Ah,e um novo controlador com travagem regenerativa, o que veio na moto não tinha.
Medi e numerei as células e tinham 16 células com 3,31v 3 células com 3,30v e 1 célula com 3,32v

Agora peço a opinião e possíveis sugestões dos "mestres" 8-) para as seguintes questões:
:arrow: Os fios entre os grupos de baterias é da mesma espessura dos que vai para o controlador ou convém ser um pouco mais grosso?
:arrow: Perguntei sobre o BMS e foi me informado que não fazia mal não ter, que os BMS as vezes traz mais desvantagens do que vantagens, e assim ?
:arrow: Queria ja deixar ligado um fio em cada célula para um futuro BMS se for presizo ou para eu ir monitorizando cada célula, e só ligar no positivo de cada célula e o negativo do pack ?
:arrow: O carregador vai ser o mesmo de 5A e termina aos 73.5v , pode ser o mesmo que uso nas baterias de gel? No caso das baterias de lítio ira parar de carregar com 3,67v em cada uma acho que esta dentro da margem.
Acho que nao me esqueço de nada .
Recomendações ?

PS: As fotos foram tiradas com telemóvel, depois irei tirar melhores fotos 8-)

Abraço
Live long and prosper!

pafi
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: domingo set 18, 2011 1:13 pm

Mensagem por pafi »

Mas haverá alguém que consiga 'não mexer na mota' !?!
Bom trabalho, e que corra tudo sem pressas e com todas as certezas.

Pedro Isidoro, Coimbra. A gastar e- desde dezembro 2011 | http://vepafi.weebly.com.

Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm

Mensagem por Jorge Rocha »

Muitos parabéns por todas as melhorias em segurança e em poupança energetica que fizeste!
Muitos parabéns por todo o trabalho a que te dispões fazer, e aos materiais que aí já estão.

Em relação às perguntas por ti feitas:
1ª R: Os fios entre grupos de baterias deverão ser mais grossos e mais curtos o possivel, principalmente quando existe um bms, que pode ler erradamente os valores das celulas, nas cargas e descargas mais fortes, infuenciando assim uma má gestão ao pack.

2ª R: Pois, realmente... "pode ser preso por ter cão e por não ter". Se não tens bms, recomendo que faças um muito bom balanceamento inicial e outro após umas 10 regargas. Até aconselha a marca dessas baterias a fazer a 1ª carga até aos 4,2v com 0,1C de maximo (eu tenho feito até 4,1V com 0,05C, tudo ok). Tenho alguma experiencia em pack sem bms e se não houver celulas com autodescarga diferentes, sendo todas com a mesma capacidade, os valores mantêm-se sempre certinhos. Claro que a cada 1000Km, uma verificação de todos os valores das celulas, logo após o término do carregamento, poderá evidenciar qualquer desbalanceamento. Também não se deve esgotar toda a energia do pack, até que o controlador faça a descarga, pois pode haver alguma diferença entre capacidades e os minimos serem ultrapassados em algumas, danificando-as. E se o carregador não tiver problemas e continuar a elevar a tensão...

3ª R: Deves deixar sim, uma barra de ligadores com todas as celulas, para uma futura colocação de bms, ou para uma verificação simples. Pode ser feita também por aí, por vezes uma pequena carga a alguma celula que estaja mais descarregada, sendo que para isso os fios não deverão ser muito finos (0,75mm2 já dará para um carregamento de 5A ou mais, sem grandes perdas).

4ª R: Essa tensão até nem está muito má para esse tipo de baterias! Tendo bms faria com que ele trabalhasse a cada carga, desperdiçando um pouquinho de energia, mas coisa sem importancia! Não tendo bms nem há esse consumo, embora poderá haver um pouco mais de desgaste (tudo o que ultrapasse os 3,60v...)

Recomendo que limpes os bornes e lhes passes baselina, pois a oxidação é inimiga da condução electrica. Não apertes exageradamente os parafusos nas celulas pois a rosca femea é de aluminio e facilmente gripará!
Trabalha com muito cuidado, pois isso é uma bomba em caso de curto cicuito.

Desculpas se me tornei chato por dizer coisas basicas, que qualquer pessoa poderá saber!

Um bom trabalho!!!
Tudo por um mundo mais limpo!

Autor do tópico
MRider
Membro Platinium
Membro Platinium

ecoway V 3000

Mensagem por MRider »

Boas Tenho andado com um bocado de trabalho e a aproveitar o bom tempo 8-)

Sendo que vou agendar este trabalho para o Domingo vamos ver. 8-)

O controlador tem um cabo com uma porta serie de PC ( o que veio na moto não tinha), alguém tem ideia que cabo posso utilizar para ligar o controlador ao PC.
E como posso identificar que tipo de controlador é? Será Kelly ?

Abraço 8-)
Live long and prosper!

Autor do tópico
MRider
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por MRider »

Boas já que são poucos a comentar o meu Db lol vou eu comentando . :lol:

Hoje passou a barreira dos 1000 km . Tirei foto que depois coloco aqui.

Abraço
Live long and prosper!

serges
Administrador
Administrador
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm

Mensagem por serges »

Venha ela...

1000kms agora deixa vir o calor e falhámos...

Vai partilhando

Sent from my MB526 using Tapatalk
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium

Primeira barreira, a dos 3 algarismos, passada! Vais ver que com as baterias de litio e esse controlador novo, irás passar para a proxima barreira, dos 4 algarismos, quase tão facilmente quanto esta!

Mostra uma fotos do controlador, evidenciando as fichas e seus dizeres, pode ser que alguém o reconheça!

Autor do tópico
MRider
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por MRider »

Boas

Obrigado pelos comentarios .

Aqui fica uma pequena foto dos 1000Km e não esquecer que tenho baterias de gel e em algumas subidas vou a uns estonteantes 15km/h :mrgreen: Espero que isso melhore com o upgrade.

Imagem
Live long and prosper!

lopes
Membro Gold
Membro Gold
Registado: terça dez 28, 2010 12:22 pm

Mensagem por lopes »

visitante2 Escreveu:não esquecer que tenho baterias de gel e em algumas subidas vou a uns estonteantes 15km/h :mrgreen: Espero que isso melhore com o upgrade.
Vai melhorar com toda a certesa... daqui a uns dias, estás aqui a dizer que nem parece a mesma mota! ;)

marcopns
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quarta mai 28, 2008 10:46 am

Mensagem por marcopns »

visitante2 Escreveu:Boas já que são poucos a comentar o meu Db lol vou eu comentando . :lol:

Abraço
Já tens acompanhamento técnico online, por isso nao é necessário mais comentários... a não ser: força com isso!
Podes colocar os links do controlador, ou da loja onde compraste?

Estranho esse fedback do vendedor sobre os bms. É claro que há por aí muita porcaria a venda que é preferível nem ter bms e fazer a monitorização manual como o Jorge disse. Tens algum material destinado ao modelismo que te pode ajudar nos balanceamentos, embora eu ache que seria preferível gastar o dinheiro logo no bms.

Em relação a 4ª questão... isso está alto. Entre os 3,6V e os 4V são poucos minutos de distancia. Sem protecção é muito arriscado.

Autor do tópico
MRider
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por MRider »

marcopns Escreveu:
visitante2 Escreveu:Boas já que são poucos a comentar o meu Db lol vou eu comentando . :lol:

Abraço
Já tens acompanhamento técnico online, por isso nao é necessário mais comentários... a não ser: força com isso!

Estranho esse fedback do vendedor sobre os bms. É claro que há por aí muita porcaria a venda que é preferível nem ter bms e fazer a monitorização manual como o Jorge disse. Tens algum material destinado ao modelismo que te pode ajudar nos balanceamentos, embora eu ache que seria preferível gastar o dinheiro logo no bms.

Em relação a 4ª questão... isso está alto. Entre os 3,6V e os 4V são poucos minutos de distancia. Sem protecção é muito arriscado.
O material foi todo fornecido pela Ecocriteiro e mantenho a garantia .
Quanto ao carregador nestas de gel no fim da carga so consome uns 120w mesmo antes de desligar. Deve mandar pouca carga no final acho eu .
Live long and prosper!

Autor do tópico
MRider
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por MRider »

Boas por agora só tenho esta foto do controlador. Depois coloco outras, para comparar com o outro controlador.
A ficha para ligar ao pc é tipo porta serie.

Imagem
Live long and prosper!

labutess
Membro Silver
Membro Silver
Registado: domingo set 09, 2012 2:42 pm

Mensagem por labutess »

visitante2 Escreveu:
marcopns Escreveu:

Abraço

O material foi todo fornecido pela Ecocriteiro e mantenho a garantia .
Quanto ao carregador nestas de gel no fim da carga so consome uns 120w mesmo antes de desligar. Deve mandar pouca carga no final acho eu .
O carregadores de baterias de chumbo tambem tem varias fases de carga e no fim sim,carregam mt pouco.O problema poderia surgir se tiverem alguma avaria e não reduzam a carga,mas com um
bms ele cortava nessa situação. :roll:

marcopns
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quarta mai 28, 2008 10:46 am

Mensagem por marcopns »

O problema é mesmo esse, carregar muito pouco. Uma célula atinge os 4V a 1C (40ah), nao há problema nenhum, está carregada a 80%.
Mas se a célula atinge os 3,67V a 500mah, como será o caso, é sobrecarga. Em cada ciclo sao 30 minutos a assar, ao fim de um ano 365x30m, está muito bem passada :lol:
Depois a culpa é do bms

Os carregadores mais recentes vêm programados para terminar a carga em constant voltage aos 3,55V

Aqui têm alguma info: http://www.auto88.cz/_info/Doc/GWL-Powe ... Charge.pdf

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium

O que o Marco diz faz sentido, mas poderá nem ser o caso. Só mesmo acompanhando o carregamento até ao final é que se ficará com a verdadeira noção do seu coportamento. O carregador que tinha na Flash, para chumbo, quando estava aterminar a carga era quando dava mais potencia. Ver para crer!!!

Autor do tópico
MRider
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por MRider »

Bem Ja roda a Litio :mrgreen:

Vamos por partes.
Quase dia e meio de trabalhos 8-) .
Desmontei as baterias de gel e o controlador.
Depois foi arrumar as 20 células de litio , inicialmente as que ficavam junto aos pés eram para ficar deitadas, segundo informações dadas pelo técnico da Ecocriteiro.
Mas como não me estava a agradar ter baterias deitadas tive a ver uma maneira de as por todas direitas, lá consegui 8-) . So tenho depois de dar um jeitinho num dos plásticos.
Depois de Modificados os apoios originais consegui prender as 20 células.

Passei a fase de ligações, usei os barramentos originais e nas ligações entre grupos de baterias construí cabos novos que os originais era finos, mas acho que exagerei um bocado na espessura tem pelo menos (18mm )lol :lol: .
Depois foi ligar os fios para o futuro BMS também aqui acho que coloquei fios grossos lol foram de 2,5 mm :lol: .

Depois foi so montar tudo e testar.
Primeiro teste ja notei mais força e finalmente também notei travagem regenerativa 8-)

Agora aqui surge uma duvida / problema.
Este controlador faz muito mais barulho e vibração no motor, principalmente no arranque que até acho que esta pior.
Mas depois de arrancar ai sim da gosto de ver, não esta nenhum avião mas pelo menos ja anda melhor.
Mas ainda esta em testes 8-) hoje levei para o trabalho e pelo que vi em condições normais acho que no minimo quase dupliquei a autonomia que tinha com as baterias de gel a fazer fé nos indicadores de carga.
Mas isso são testes para fazer no futuro.
Tinha mais mods a fazer mas não tive mais tempo depois vou fazendo com calma.
Agora o que me preocupa é a vibração e ruído excessivos no arranque.
:arrow: O que poderá ser?
De seguida deixo as fotos .
Imagem
Os controladores.
Imagem
Imagem
Live long and prosper!

lopes
Membro Gold
Membro Gold
Registado: terça dez 28, 2010 12:22 pm

Mensagem por lopes »

Isso está a ficar composto!
Visto que há ali uma ficha, provávelmente dá para ligar ao pc e fazer algumas configurações para melhorar por exemplo o arranque. Mas o ruído que falas pode ser sinal de outra coisa também ela associada à falta de arranque, e isso não é normal. Desconfio que tenhas alguma fase desligada ou mal controlada - verifica as ligações das fases do motor e dos fios do hallsensor.

Autor do tópico
MRider
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por MRider »

Bem
Realmente se eu pudesse mexer na programação do controlador era fixe.

Quanto as fases ja me falaram nisso, mas esta tudo ligado cor com cor e com terminais de parafuso e ta tudo bem apertado.
Quanto aos fios do sensor hall tem 2 fichas que vem do motor eu liguei numa delas, não reparei se era a mesma que estava ligada antes. Posso experimentar a ligar na outra ficha , mas a partida é igual. A ficha ta nova e não apresenta corrosão.
Pelo que diz respeito a ligações ta OK , só se tem algum problema no controlador.
Mas por ex: se tiver problema no controlador eu não tenho maneira de testar isso... Ou tenho?

Temos de identificar o controlador para tentar arranjas software para ligar ao pc não é ?

8-)
Live long and prosper!

Responder

Voltar para “Motociclos / Ciclomotores”