Diário de Bordo_SWPredatorGTi40Ah - Esposende

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Barrocas
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Re: Diário de Bordo_SWPredatorGTi40Ah - Esposende

Mensagem por Barrocas »

Quando puderes arranja isso, mas entretanto podes usar a mota na mesma.

Essa peça que te falta ajuda a segurar a pastilha do travão, mas ainda ha 2 pernos que a atravessam por dentro, isso nao salta fora :)

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fkd
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Re: Diário de Bordo_SWPredatorGTi40Ah - Esposende

Mensagem por fkd »

Barrocas Escreveu:Quando puderes arranja isso, mas entretanto podes usar a mota na mesma.

Essa peça que te falta ajuda a segurar a pastilha do travão, mas ainda ha 2 pernos que a atravessam por dentro, isso nao salta fora :)

Ok ;)
Obrigado. :D
Mas ela faz mto barulho sobretudo quando travo e quando ando em piso mais irregular.
Onde posso arranjar isto?
Falei à pouco com o Humberto e ele disse que ia ver se tinha essa peça de algum travão que lá estivesse esquecido, apesar de achar que não tinha de nenhum modelo igual à minha. Não tinha a certeza se funcionava do mesmo modo e se essa peça existia, nos outros modelos...!... No teu travão de trás essa peça também existe?...
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Barrocas
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Re: Diário de Bordo_SWPredatorGTi40Ah - Esposende

Mensagem por Barrocas »

Sim, sao exactamente iguais.
Verifica se os parafusos que seguram o conjunto da maxila estao apertados, ou se entretanto tens isso tudo solto pela trepidação.
Sao dois parafusos que seguram o conjunto do travão ao braço oscilante.

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galt
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Re: Diário de Bordo_SWPredatorGTi40Ah - Esposende

Mensagem por galt »

Desculpem, mas não consegui perceber o que perdeste...
Caso se trate dos parafusos de apoio à travagem (cor amarelado por baixo) diz qq coisa porque eu tirei o meu da frente e não uso.
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Re: Diário de Bordo_SWPredatorGTi40Ah - Esposende

Mensagem por fkd »

galt Escreveu:Desculpem, mas não consegui perceber o que perdeste...
Caso se trate dos parafusos de apoio à travagem (cor amarelado por baixo) diz qq coisa porque eu tirei o meu da frente e não uso.
Acho que não é esse!... :?

vê a página anterior
http://novaenergia.pt/forum/viewtopic.p ... &start=160
lá estão 3 fotos
na 2ª, o alicate de pontas está a segurar na peça que perdi
na 3ª podes ver o "espaço" em que ela falta. :cry:
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galt
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Re: Diário de Bordo_SWPredatorGTi40Ah - Esposende

Mensagem por galt »

chiiii ...

Procura uma loja de motas jonway aí no norte, para mandarem vir caso seja igual ao modelo a gasolina.
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Re: Diário de Bordo_SWPredatorGTi40Ah - Esposende

Mensagem por fkd »

Na net não consigo encontrar nada. Só para os lados de Lisboa e Setubal... :(

último desenrasque:
Aparafusei uma porca, e a trepidação reduziu drasticamente... :?
2013-01-13_VE(peça do travão de trás) (5)_reduzida.jpg
2013-01-13_VE(peça do travão de trás) (5)_reduzida.jpg (102.91 KiB) Visto 2673 vezes
2013-01-13_VE(peça do travão de trás) (2)_reduzida.jpg
2013-01-13_VE(peça do travão de trás) (2)_reduzida.jpg (110.55 KiB) Visto 2673 vezes
A peça em forma de U é que ficou na mesma sem qualquer utilidade. não fica apoiada (ou a apoiar nada...)
Por acaso alguém sabe para o que é que aquilo serve? :?
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RJSC
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Re: Diário de Bordo_SWPredatorGTi40Ah - Esposende

Mensagem por RJSC »

Eu penso que a peça em U é o apoio do lado de cima da maxila de travão.
Manda alguém travar e vê se ela mexe contra o disco, para tirar as dúvidas.

Compra um macho de abrir roscas e um tubo de alumínio, e faz a rosca por dentro.
É preciso é que encontres tubo de alumínio com diâmetro suficiente para o suporte da pastilha de travão não ficar a abanar.
Se ficar bom o o alumínio se lixar com travagens fortes, podes depois fazer de inox, mas não sei se é fácil abrir rosca ou encontrar tubos de inox de parede grossa.
De ferro não vale a pena: sem pintar enferruja, e pintado, a maxila ao mover-se arranca a tinta.


marcopns
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Re: Diário de Bordo_SWPredatorGTi40Ah - Esposende

Mensagem por marcopns »

A peça em U é a pastilha de travão. A peça que perdeste era o 3º apoio da pastilha em caso de travagem. A pinça nao esta completamente presa a mota, ela tem alguma folga e liberdade de movimentos para se adaptar a roda. A tua começou a fazer barulho porque deves ter perdido a borrachas que ajudavam a prender a pinça sem que esta "tremelicasse".
Analisa o sistema de travagem frontal, é ligeiramente diferente mas ficas com uma ideia de como isso funciona.
Coloca uma foto da lateral da pinça

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galt
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Re: Diário de Bordo_SWPredatorGTi40Ah - Esposende

Mensagem por galt »

Eu apenas seu que esse U pertence à pastilha e que são iguais às da frente se esse U for curtado. Na frente não precisa desse U, na traseira não sei..... :?
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Re: Diário de Bordo_SWPredatorGTi40Ah - Esposende

Mensagem por fkd »

marcopns Escreveu: ....
Coloca uma foto da lateral da pinça
esta:
2013-01-13_VE(peça do travão de trás) (7)_reduzida.jpg
2013-01-13_VE(peça do travão de trás) (7)_reduzida.jpg (103.4 KiB) Visto 2662 vezes
pode ver-se um pouco de fita cola preta (mas não tem nada a ver) apenas está colocada para segurar uma tampinha de borracha que está partida. :(
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Re: Diário de Bordo_SWPredatorGTi40Ah - Esposende

Mensagem por fkd »

Meus caros esta foi a minha mais recente tentativa de resolução da problema do travão de trás.
Peças:
2013-01-14_VE(peça do travão de trás) (2)_reduzida.jpg
2013-01-14_VE(peça do travão de trás) (2)_reduzida.jpg (88.05 KiB) Visto 2622 vezes
resultado final:
2013-01-14_VE(peça do travão de trás) (7)_reduzida.jpg
2013-01-14_VE(peça do travão de trás) (7)_reduzida.jpg (80.04 KiB) Visto 2622 vezes
Problemas :?
1º a porca mama (como parece que se chama), pareceu-me que não ganhava muito aperto. Pensei que fosse porque o parafuso entrava e tocava lá dentro ao fundo antes de apertar bem... introduzi uma anilha, mas apareceu outro problema...
2º a peça em forma de U, quando accionava o travão, encosta à cabeça da porca mama e não permite que o calço toque no disco (pois a peça em forma de U, faz parte do calço)... Retirei a anilha o que deu um bocadinho de espaço para o calço trabalhar...
Provisoriamente vai ficar assim.

O Humberto diz que: "Essa peça pertence a pastilha do travão, é uma espécie de apoio extra, não penso que faça muita falta porque só algumas pastilhas tem isso, quando for para trocar, as novas pastilhas não terão esse feitio..."

O que me parece é que a peça que me falta funciona como uma espécie de guia do calço. E mesmo que não faça falta, tenho de apertar com uma porca, ou qualquer outra coisa... Mas como tem aquele U, colocar lá uma uma porca impede o calço (o do lado de dentro) de funcionar correctamente... :(

Vou ter de arranjar outra solução... :twisted:
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Re: Diário de Bordo_SWPredatorGTi40Ah - Esposende

Mensagem por fkd »

Ontem choveu a potes e claro que tive que desligar os pernozitos da travagem regenerativa para conseguir chegar casa.
Descobri entretanto que o sensor do descanso lateral não funciona. Há alguma coisa simples que possa fazer? ou para o por a funcionar, é preciso tirar 98 parafusos e 34 peças? ...
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Re: Diário de Bordo_SWPredatorGTi40Ah - Esposende

Mensagem por Barrocas »

1 - A peça que perdeste nos travões: o facto de segurar/apoiar a pastilha nao tem grande importancia, como disse o Humberto. mas o perno (ou rosca) que ficou á vista, fica sem aperto nessa parte, e isso é o que ajuda na trepidação. Esse perno é onde a maxila dos travões se desloca, e se ficar solto, abana tudo. Tens mesmo de ter a porca aplicada. Se a peça em U lhe bate, pode-se cortar fora o U.

2 - O sensor do descanso lateral tem a ficha ligada? :) Pode estar desconectado, ou ter algum fio partido/cortado. Se tiveres um multimetro, solta a ficha do sensor, e ve se existe continuidade ao accionar o descanso. Basicamente, é um simples interruptor.

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Re: Diário de Bordo_SWPredatorGTi40Ah - Esposende

Mensagem por fkd »

Barrocas Escreveu:1 - A peça que perdeste nos travões: o facto de segurar/apoiar a pastilha nao tem grande importancia, como disse o Humberto. mas o perno (ou rosca) que ficou á vista, fica sem aperto nessa parte, e isso é o que ajuda na trepidação. Esse perno é onde a maxila dos travões se desloca, e se ficar solto, abana tudo. Tens mesmo de ter a porca aplicada. Se a peça em U lhe bate, pode-se cortar fora o U.

2 - O sensor do descanso lateral tem a ficha ligada? :) Pode estar desconectado, ou ter algum fio partido/cortado. Se tiveres um multimetro, solta a ficha do sensor, e ve se existe continuidade ao accionar o descanso. Basicamente, é um simples interruptor.
Gracias meu amigo ;)

Entretanto, mais um problema no travão de trás.
A borracha que envolve o apoio mais em baixo deve ter partido e perdi a borracha. O que implicou mais trepidação novamente.
Decidi meter mãos às obra e com a ajuda de um vizinho e amigo (Miguel) e os vossos fundamentais conselhos, este foi o resultado.
Com um tubinho de borracha, envolvemos o perno (a ver vamos quanto tempo vai durar):
2013-01-27_VE-travão (2)_compress.jpg
2013-01-27_VE-travão (2)_compress.jpg (88.69 KiB) Visto 2456 vezes
refiro-me ao local para onde estou a apontar com a chave de fendas
2013-01-27_VE-travão (3)_compress.jpg
2013-01-27_VE-travão (3)_compress.jpg (79.47 KiB) Visto 2456 vezes
Em relação ao problema anterior, e já que tinha de tirar o travão, retirei também os calços e cortei a parte do calço em forma de U. Como não conseguia arranjar a peça que caiu, e apesar de ter um serralheiro amigo que me disse que resolvia ao assunto. Havia muitas opiniões (credíveis :mrgreen: ) que afirmavam que essa parte do calço não fazia falta... e assim ficava resolvido o problema da porca (necessária para prender o travão - evitando trepidação) mas que tocava no U e não permitia travar com segurança... :) :)
2013-01-27_VE-travão_compress.jpg
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Re: Diário de Bordo_SWPredatorGTi40Ah - Esposende

Mensagem por Barrocas »

Andas sempre a perder peças e a inventar :)

Esse tubinho de borracha permite que a maxila se desloque sobre ele? Aplicaste massa consistente, ou algo do género?

É que essa parte é uma zona móvel, essencial para que as pastilhas possam encostar e desencostar dos discos.
Se prender, vai causar desgaste prematuro nas pastilhas e disco, e também pode sobre-aquecer o disco e empenar...

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Re: Diário de Bordo_SWPredatorGTi40Ah - Esposende

Mensagem por fkd »

Barrocas Escreveu:Andas sempre a perder peças e a inventar :)

Esse tubinho de borracha permite que a maxila se desloque sobre ele? Aplicaste massa consistente, ou algo do género?

É que essa parte é uma zona móvel, essencial para que as pastilhas possam encostar e desencostar dos discos.
Se prender, vai causar desgaste prematuro nas pastilhas e disco, e também pode sobre-aquecer o disco e empenar...
:? Massa consistente? eu tenho disso, mas a a massa não destroi a borracha?... faz com que quebre!... não há outra coisa que possa por para permitir o tal movimento...
eu acho que a massa torna a borracha ressequida e que acabe por partir... aquilo é um tubo que permite deslizar mas o que tinha antes era melhor concerteza.
um bocado de sabão permite deslizar :P o problema é que basta uma chuvinha e volta tudo ao principio... :?
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Re: Diário de Bordo_SWPredatorGTi40Ah - Esposende

Mensagem por Barrocas »

Eu perguntei se aplicaste, nao disse usar :D

bota baselina para escorregar melhor ;)

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Re: Diário de Bordo_SWPredatorGTi40Ah - Esposende

Mensagem por fkd »

Barrocas Escreveu:Eu perguntei se aplicaste, nao disse usar :D

bota baselina para escorregar melhor ;)
e a vaselina não dá cabo da borracha?

É verdade, já me esquecia, em relação ao descanso, está ligado. Retirei-o do encaixe, voltei a colocar e ficou a funcionar, mas passados 2 dias já estava igual. Tenho de me deitar lá em baixo, limpar e lubrificar como deve ser... a ver se resolve!... :?
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Re: Diário de Bordo_SWPredatorGTi40Ah - Esposende

Mensagem por Barrocas »

Essa borracha tambem ja nao é a de origem...
a de origem estava fixa na maxila, e continha lubrificante para que o perno pudesse deslizar la dentro... umm.. :roll:

Esse tubinho está preso no perno, ou na maxila?
Ao travares, a maxila consegue-se mexer para que as pastilhas possam encostar e desencostar do disco, ou ficam a prender?
testa com a mota no descanso central, e a roda no ar.

Se aplicares algum lubrificante, e este estragar o tubinho, metes outro bocado, e procura-se outra solução.
Antes isso que empenar o disco porque o travao nao desencosta, ou causar-te um acidente!

Ainda tenho de te ver o que se possa arranjar para meter aí, mas ha maxilas de outras marcas (por ex: Honda) que tambem usam essas borrachinas, mas as dimensoes podem ser diferentes.

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