Predator 40Ah - ICEM4N

Local ideal para diário de bordo dos Motociclos / Ciclomotores eléctrico
Responder

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm

Re: Predator 40Ah na zona do Porto

Mensagem por jmal »

Jorge Rocha Escreveu:
jmal Escreveu: Eu retirei a medição instantânea os watts, como o display é pequeno, podem ver no db do augsantos, e meti a capacidade em ah da bateria, que acho mais importante, isto porque a percentagem da bateria é um calculo que tem em conta uma reserva, que estou a deixar de 10 % configurável. Mas já agora deixo aqui lugar para opiniões.

Já agora, os ah e percentagem tem 2 casas decimais, é giro porque assim tá sempre a mexer :lol: :lol: :lol:
Essa precisão é fantastica!

Apanhando a deixa das opiniões, gostaria de saber se seria possível, em vez de "Ah" colocar os "Wh". Sei que não faz muita diferença mas acho mais logico como medição efetiva da capacidade da bateria.

Se desse para passar para um segundo menu (premindo um botão de pressão), podendo ter os acumulados da energia que entra e da que sai do pack (podendo colocar a zero com um premir no mesmo botão de pressão por uns segundos continuamente). Desta forma seria possível saber quanta energia se aproveita em regeneração, ou quanta energia gastamos ao final de cada período (um dia, uma semana, um mês, etc). Como isto só utilizaria uma linha no displey, de um lado e de outro, na segunda linha poderia ter os acumulados totais em kWh (estes sem que se podesse colocar a zero), entradas e saídas também.

Atenção!!! Não quero que te mates muito com isso, pois como dizes já está muito bom! Dará para se ter uma boa ideia, do quanto se gastou e do quanto resta!

Já agora, não sei se poderei receber um já para a semana que vem? Vou ter a mota do XaYu cá na em Lab., toda desmontada, para um reforço e melhor organização de espaço, e assim "matava dois coelhos"! (coitadinhos, não mato nada :lol: )
Na versão do augsantos tem lá os a potência instantânea em watts ou kw, mas no ultimo que programei, para o saxo eletrifico que vai ao encontro, esse dado foi substituído o por Ah, neste caso de quando está carregado, está a 90.00 ah, depois vai descendo com a descarga. A potência não acho relevante mostrar a potência, porque basicamente é a multiplicação dos 2 dados que já são mostrados, a tensão em a corrente instantânea.

Esses dados já lá estão dentro, são acumuladores que não estão visíveis aos user, porque a ideia era tornar tão simples quanto possível com as informações necessárias e sem usar botões. Este é uma versão simplificada do que fiz à uns anos para a Bereco, tudo bem que esse era bms também.

A coisa tá bem encaminhada para isso, falta chegar algumas peças.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

XaYu
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quarta fev 03, 2010 10:48 pm

Mensagem por XaYu »

Por acaso gostei da ideia do Jorge (2 menus), se fosse possível gostava que ficasse assim no meu :)
Alias, é assim que o meu CB de origem funciona (funcionava...) Obviamente que esteticamente e afins não tem nada a ver com este novo :D
Deixo a ideia no ar.
(24 Abril 2010) PREDATOR Cinza Modelo C 40AH Lithium CHEGOU!!
(Junho de 2016) 'Parou' com cerca de 50.000KM

(Outubro de 2017) Vectrix Cinza 55AH Lithium Golf GTE CHEGOU!!
A rolar e com: 12.700KM

Autor do tópico
ICEM4N
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: terça ago 02, 2011 12:31 am

Mensagem por ICEM4N »

A minha fica em 40.00ah e vai.descendo? Ate 0ah?

ICEM4N - Ricardo
21.000 Km
Tapatalk mode on

ICEM4N
PREDATOR 70Ah - 39.000km

A cantar desde 17-Setembro de 2011

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por jmal »

Eu deixo lá o que quiserem. :D
Cumps Inovadores

Autor do tópico
ICEM4N
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por ICEM4N »

jmal Escreveu:Eu deixo lá o que quiserem. :D
Não percebi

ICEM4N - Ricardo
21.000 Km
Tapatalk mode on

ICEM4N
PREDATOR 70Ah - 39.000km

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por jmal »

Aqui vai.

Este tem na primeira linha tensão e corrente, na segunda linha tem capacidade em Ah e percentagem com uma reserva pré programada, que deixo normalmente de 10 %
20130116_121505.jpg
20130116_121505.jpg (53.9 KiB) Visto 1608 vezes
Este tem tudo igual, exceto que na segunda em vez de Ah tem a potência em Kw, que na verdade é apenas a multiplicação dos 2 da primeira linha, não acho importante este dado, prefiro os Ah.
20130116_123215.jpg
20130116_123215.jpg (58.64 KiB) Visto 1608 vezes
A ideia é ter o sistema simples e sem botões, leva uma interface para botões mas apenas para configuração, para mim é igual se a quiserem utilizar para passar de ecrã, dá um pouco mais trabalho a mudar, mas também se faz.
Cumps Inovadores

Autor do tópico
ICEM4N
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por ICEM4N »

Se bem entendo jmal o nosso vai ser o primeiro!!

NO meu caso com 40ah, na primeira linha (carregado) aparece 80v por ex, e a corrente instantanea em ah do lado direito.
Na segunda linha 40.00ah (vai até zero???) e percentagem do lado direito.

Quanto às alterações indicadas pelo Jorge julgo que poderia ser importante para verificar por ex a quantidade de energia recuperada pela regenerativa. Em relação às alterações do Jorge não compreendo muito bem a relação trabalho / utilidade por isso deixo para os profissionais informarem se convem fazer essas alterações tendo em conta o trabalho que dá. Lógico que quanto mais informação melhor!!!

Um editzinho, no meu caso tenho leds e sendo assim no final do 9º led tenho cerca de 3/4kms disponiveis antes do corte ou seja, uma reserva com velocidade controlada de 6% aproximadamente, por isso julto que os 10% são razoaveis. Os km necessários para procurar tomada como agua no deserto!!!

ICEM4N
PREDATOR 70Ah - 39.000km

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por jmal »

ICEM4N Escreveu:Se bem entendo jmal o nosso vai ser o primeiro!!
Não, vai ser o 3º e por ai diante, o primeiro foi do augsantos, o segundo do citroen saxo que vai ao encontro sábado.
ICEM4N Escreveu:NO meu caso com 40ah, na primeira linha (carregado) aparece 80v por ex, e a corrente instantanea em ah do lado direito.
Na segunda linha 40.00ah (vai até zero???) e percentagem do lado direito.
Sim vai até 0.00 ah
ICEM4N Escreveu:Quanto às alterações indicadas pelo Jorge julgo que poderia ser importante para verificar por ex a quantidade de energia recuperada pela regenerativa. Em relação às alterações do Jorge não compreendo muito bem a relação trabalho / utilidade por isso deixo para os profissionais informarem se convem fazer essas alterações tendo em conta o trabalho que dá. Lógico que quanto mais informação melhor!!!
Não acho importante o valor da energia recuperada, dependendo da condução e terreno será algo em torno dos 2 - 3%, no que tenho na evo aparece essa informação, na altura que o desenvolvi achava importante, agora já nem por isso.

ICEM4N Escreveu:Um editzinho, no meu caso tenho leds e sendo assim no final do 9º led tenho cerca de 3/4kms disponiveis antes do corte ou seja, uma reserva com velocidade controlada de 6% aproximadamente, por isso julto que os 10% são razoaveis. Os km necessários para procurar tomada como agua no deserto!!!
Cumps Inovadores

RJSC
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: terça jun 24, 2008 1:45 pm

Mensagem por RJSC »

jmal, desculpa lá chatear com pormenores, mas o símbolo que colocas nos amperes e volts, é utilizado em dispositivos que tanto aceitam alimentação AC, como DC, é uma fusão de 2 símbolos.

E como é um carater custom, vai-te dar trabalho a mudar...

DC: Imagem
AC: Imagem
DC ou AC (universal): Imagem

XaYu
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por XaYu »

Deitando mais madeira pra 'fogueira': e estimativa de kms? :D

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por jmal »

RJSC Escreveu:jmal, desculpa lá chatear com pormenores, mas o símbolo que colocas nos amperes e volts, é utilizado em dispositivos que tanto aceitam alimentação AC, como DC, é uma fusão de 2 símbolos.

E como é um carater custom, vai-te dar trabalho a mudar...

DC: Imagem
AC: Imagem
DC ou AC (universal): Imagem
Ele pode medir dc e ac, sem qualquer problema, no caso da tensão em AC deve levar um rectificador.

Mas posso corrigir, e é simples.
Cumps Inovadores

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por jmal »

XaYu Escreveu:Deitando mais madeira pra 'fogueira': e estimativa de kms? :D
Pode ter tudo, mas a ideia inicial vai-se embora, simples e barato.

Tenho um que mostra todo o tipo de informação, vê aqui: http://www.novaenergia.pt/forum/viewtop ... 85#p173085

Isso implica medir a rotação para determinar os metros rodados, é muito simples determinar isso com a informação que este disponibiliza, exemplo, sabes que andaste 40 kms e gastas-te 80 % da bateria, quantos fazes ainda ? simples.
Na vectrix vou fazer um pequeno hardware que é ligado ao can-bus para recolher informações, este vai ter uma memoria flash que guarda todos os registos que ela já gera de consumos vs kms, a partir daqui temos um histórico já bastante grande, com este tipo de informações, onde com algumas formulas se consegue ter uma estimativa mais real da autonomia em várias situações do dia a dia.
Cumps Inovadores

XaYu
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por XaYu »

jmal Escreveu:

Tenho um que mostra todo o tipo de informação, vê aqui: http://www.novaenergia.pt/forum/viewtop ... 85#p173085

Isso implica medir a rotação para determinar os metros rodados, é muito simples determinar isso com a informação que este disponibiliza, exemplo, sabes que andaste 40 kms e gastas-te 80 % da bateria, quantos fazes ainda ? simples.
Na vectrix vou fazer um pequeno hardware que é ligado ao can-bus para recolher informações, este vai ter uma memoria flash que guarda todos os registos que ela já gera de consumos vs kms, a partir daqui temos um histórico já bastante grande, com este tipo de informações, onde com algumas formulas se consegue ter uma estimativa mais real da autonomia em várias situações do dia a dia.
Certo, certo! Tá explicado! :) Já agora, o que vamos ter, o display é igual ao do augsantos ou igual ao que mostraste em cima?

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por jmal »

XaYu Escreveu:
jmal Escreveu:

Certo, certo! Tá explicado! :) Já agora, o que vamos ter, o display é igual ao do augsantos ou igual ao que mostraste em cima?
É azul, igual ao do augsantos.
Cumps Inovadores

Mumia
Moderador
Moderador
Registado: quinta out 14, 2010 11:48 am

Mensagem por Mumia »

jmal Escreveu: Na vectrix vou fazer um pequeno hardware que é ligado ao can-bus para recolher informações, este vai ter uma memoria flash que guarda todos os registos que ela já gera de consumos vs kms, a partir daqui temos um histórico já bastante grande, com este tipo de informações, onde com algumas formulas se consegue ter uma estimativa mais real da autonomia em várias situações do dia a dia.
Até me babo ;) eheheh gosto!!!
Queimo, mas apenas electrões....
SW Predator GTI 40ah - "Taser" - 3100km + Vectrix Vx-1 "Cavalo Branco" - 76000Km

marcopns
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quarta mai 28, 2008 10:46 am

Mensagem por marcopns »

O meu CB apresenta a autonomia restante, mas é com base num calculo fixo de x watts por KM. Com a bateria carregada parto sempre de uma autonomia de 105kms, se apanho uma subida longa vejo 1km de autonomia desaparecer ao fim de 900m, se vou a 50km/h, 1km dura 1,2kms, mas o valor global estimado mantém-se. Nem ligo muito a esta informação porque por acaso, o valor mostrado é quase igual ao da percentagem.
Na minha opinião o mais importante é o nível em percentagem, considero mais útil que o método de calculo de kms restantes com base no consumo dos últimos kms.

Como o objectivo é ser simples e barato, acho que a informação mais importante está lá. Tensão, consumo instantâneo e nível de bateria em %.

O que eu mais necessito na minha mota é um relógio :lol:

Autor do tópico
ICEM4N
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por ICEM4N »

marcopns Escreveu:
O que eu mais necessito na minha mota é um relógio :lol:

Quando fazes anos?

ICEM4N - Ricardo
21.000 Km
Tapatalk mode on

ICEM4N
PREDATOR 70Ah - 39.000km

RJSC
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: terça jun 24, 2008 1:45 pm

Mensagem por RJSC »

Já que vais descascar a mota não queres aproveitar para colocar um punho de travagem regenerativa? ;)
Não chegaste a usar o do ogadiv?

Autor do tópico
ICEM4N
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por ICEM4N »

Sim usei.
Mas nos.meus.percursos só uso o punho da direita. Eu em 40km carrego 2 ou 3x nas manetes.dos travões, è algo que para mim iria.ter.pouca utilidade.

Primeiro esta o cb
Colocar o carregador dentro da.mota
Ver o canhão

ICEM4N - Ricardo
21.000 Km
Tapatalk mode on

ICEM4N
PREDATOR 70Ah - 39.000km

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm

Mensagem por Jorge Rocha »

Continuo a pensar que seria mais adquado a expressão da capacidade em Wh em vez de Ah. Penso também não dar muito trabalho para essa alteração!
É muito comum dizer-se "a minha mota tem 40Ah (por exemplo). Se formos a ver bem, isso não representa nada se não identificarmos a tensão (a 76,8V por exemplo), para mentalmente fazermos a multiplicação dos dois e sabermos a capacidade real (que seria 3072Wh, ou +-3,1KWh).
Porque não trocar para algo de leitura universal sem ter de se dar mais dados e fazer contas, como os Wh!
Desta forma mantem-se a ideia inicial, do simples barato e sem enganos!
Tudo por um mundo mais limpo!

Responder

Voltar para “Motociclos / Ciclomotores”