Bem... já há algum tempo que não escrevia aqui nada (desde Fevereiro

)...
Entretanto já conta com
28500 kms, o plástico frontal arranjado e os pneus trocados por causa de um furo atrás.
O arranjo dos plásticos já foi há algum tempo... com um pouco de massa para reparar pára-choques, uma lata de spray de tinta preta metalizada, e outra de verniz, ficou um brinco e já não tem as rachaduras e arranhões do acidente com o taxi (também já tinha sido há quase 1 ano

).
Quanto aos pneus, foi na passada 4ª-feira, quando ia para casa, no eixo norte-sul em frente ao Jardim Zoológico estava fila e tive de ir à berma... até ouvi a cena a cravar-se no pneu e ficou a fazer "tic-tic-tic"... mas ainda deu para chegar até casa, mesmo à conta, porque estava a vazar devagar. Ainda por cima foi na roda de trás
A cena que se espetou parece um vidro ou que raio... mas ainda nem o tirei do pneu... está lá à espera agora de remendo.
No outro dia de manhã toca de ligar para as oficinas e estava tudo cheio de trabalho, só talvez à tarde pudessem ajudar

por isso lá tive de agarrar no fumarento, enfrentar a fila (que até andou bastante bem) e procurar estacionamento (a mais de 1 km do local de trabalho) na 5ª e na 6ª-feira.
Como tinha ainda os pneus originais da mota, que apesar de serem rijos ainda estão em bom estado, principalmente o que estava à frente, resolvi por o melhor [dos antigos] à frente e mudar o atual [Pirelli] da frente para trás. Como agora, esperemos, também já está a passar a chuva pode ser que este antigo não me dê chatisses à frente.
Então achei melhor por eu mesmo as mãos ao trabalho... arranjei uns desmontas na Norauto a 5€ e muni-me do máximo de ferramentaria possível para o serviço

incluindo uns grampos (tipo os que seguram as confragens nas obras) que acabaram por dar um jeitasso para descolar o pneu de trás
Comecei pela roda da frente, para tirar o Pirelli e por o chinoca mais antigo.

(nesta foto podem ver que a frente está como nova)
Depois de algum esforço e uns quantos arranhões na jante, lá saltou o desgraçado.
Mas o que viria a dar ainda mais trabalho eram as válvulas e o penu de trás...
Para começar o de trás tem de ficar sempre perto da mota por causa do cabo (se esta porcaria tivesse uma ficha era tão mais fácil

), o que tornou o espaço de trabalho bastante incómodo. Depois o sacana do pneu não queria descolar, e foi ai que tivemos de recorrer aos grampos para o apertar. Por fim lá saiu o furado... toca de lixar as arranhaduras, recentes e antigas... monta-se o novo que veio da frente e... a p#$% da válvula perde ar!
Tanto a válvula da frente como a de trás estavam com a borracha bastante gretada, mas a de trás deixava mesmo sair ar... coisa que só descobrimos depois de ter a roda de trás já toda montada, ao ver se perdia ar na união do pneu com a jante... não perdia, mas na válvula sim

a válvula da frente ainda se aguentava, e foi o que me valeu, pois tive de a passar para trás também.
Pus esta válvula nova à frente, mas por causa do motor da roda de trás, as válvulas deste tipo não cabem mesmo lá - têm de ser mesmo idênticas às originais, curtas e a fazer uma curva... ainda fui comprar umas curvas de inox (5 por 10€ na Norauto - se alguém quiser tenho para troca

), mas também não serviam pois eram um pouco mais compridas [antes de curvarem] e batiam na parte central do motor
Depois de 2 ou 3 horas de volta dos pipos, lá conseguimos montar (aproveitando o da frente para trás como disse), e é uma sorte não ter a jante/motor empenada...
Está de volta à estrada, e parece estar a aguentar o ar, vou controlar com mais atenção durante o resto da semana... mas jurei para nunca mais!!
Mental note: A próxima mota que comprar verificar se dá para tirar a jante/pneu, sem ter o motor agarrado!