Bereco EVO Amarelinha

Local ideal para diário de bordo dos Motociclos / Ciclomotores eléctrico
Responder

Mumia
Moderador
Moderador
Registado: quinta out 14, 2010 11:48 am

Re: Bereco EVO Amarelinha

Mensagem por Mumia »

hmma Escreveu:23000 feitos hoje... nada a assinalar... carregar e andar... por sinal, enquanto estava na berma a tirar a foto passou por mim uma Vectrix a assobiar (confirmo que é mentira que os VE's sejam silenciosos :lol: )
ahahaha parecem o metro... :lol: :lol: :lol:
Queimo, mas apenas electrões....
SW Predator GTI 40ah - "Taser" - 3100km + Vectrix Vx-1 "Cavalo Branco" - 73000Km

Autor do tópico
hmma
Membro Silver
Membro Silver
Registado: segunda ago 24, 2009 12:06 pm

Mensagem por hmma »

Fui hoje, finalmente, buscar o dinheiro à seguradora para comprar as peças para reparar a minha Amarelhina... o acidente foi a 3 de Maio :( :roll:

:mrgreen: ansioso por testar amanhã a Volta BCN :mrgreen:
HMMA - Happy owner of a BERECO EVO 5.5
Just 50.200Kms... for now! >> Diário de Bordo
Imagem Mobilidade Sustentável

Autor do tópico
hmma
Membro Silver
Membro Silver

Aniversário da Amarelinha

Mensagem por hmma »

No próximo domingo, dia 9 de Dezembro de 2012, faz 3 anos que tenho a Amarelinha.

Conta agora com pouco mais de 25000 kms e toda a experiência tem sido globalmente positiva. Se fizer uma distribuição linear dos quilómetros pelos dias, e admitindo 240 dias a andar por ano (52 semanas - 4 de férias * 5 dias úteis) daria uma média de 34kms por dia - o que não anda muito longe dos 40kms certos que faço diariamente no percurso casa-trabalho - apesar do tempo em que ela esteve parada na oficina.

Felizmente desde os 7000 kms que não tem havido problemas de maior com o sistema elétrico (fora a vez em que queimei o transformador ao mudar as luzes para umas chinesas - supostamente com a mesma potência) e os problemas mecânicos também têm sido de fácil resolução - estando ainda por arranjar os plásticos partidos do choque com o taxista.

No entanto, os anos/quilómetros começam a pesar um pouco e, aliados ao frio que se tem sentido, tenho notado alguma quebra de autonomia... por vezes nem tanto de autonomia, mas mesmo de força, quer para acelerar quer para manter uma determinada velocidade, acima de 50kms/h. Em função destas limitações, impostas pelo tempo invernoso, tenho tentado carregar a meio do dia de modo a regressar a casa mais descansado e evitar outros stresses, pois dá-me a sensação de que se andar sempre abaixo de 50kms/h ainda consegue fazer o percurso todo, mas se esticar mais um bocado é capaz de me deixar apeado num dia de frio, chuva e trânsito :S.
Ontem, por exemplo, foi uma noite com uma das maiores chuvadas que já apanhei, e consegui fazer todo o percurso sem carregar durante o dia, mas o regresso foi sempre abaixo de 50kms/h.

Em relação a consumos, até já deixei de fazer contas, mas o que mais me lixa é a m€£04 da taxa de audiovisuais que estou a pagar na garagem! Tenho de me dedicar a fazer uma "puxada" de casa até ao parqueamento...
De qualquer forma tenho ideia que a estimativa inicial, para amortização do investimento, está um bocado ultrapassada, ou seja, vai precisar mais 1 ou 2 anos para amortizar completamente (isto sem estar a contar com o valor de retorno caso venda a scooter). Provavelmente o consumo está um pouco acima da estimativa inicial, e as despesas com equipamento (casacos, luvas, etc) também agravaram um bocado os custos, mas há sempre vantagens que nem é possível contabilizar economicamente, como os largos quilos de CO2 já evitados ;)

(foto do início da semana, quando passou os 25000. Neste momento já marca 25200kms)
25000 kms feitos
25000 kms feitos
2012-12-03 19.20.44.jpg (39.32 KiB) Visto 2741 vezes
Venham mais outros tantos quilómetros :D

XaYu
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quarta fev 03, 2010 10:48 pm

Mensagem por XaYu »

Assim é que é, sempre a somar e a queimar e-!! :D
(24 Abril 2010) PREDATOR Cinza Modelo C 40AH Lithium CHEGOU!!
(Junho de 2016) 'Parou' com cerca de 50.000KM

(Outubro de 2017) Vectrix Cinza 55AH Lithium Golf GTE CHEGOU!!
A rolar e com: 12.700KM

serges
Administrador
Administrador
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm

Mensagem por serges »

Parabéns...

Obrigado por este fantástico testemunho

Sent from my XT910 using Tapatalk
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

pafi
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: domingo set 18, 2011 1:13 pm

Mensagem por pafi »

Dezembro está a revelar-se um mês de muitos 'nascimentos' elétricos. O mês em que alguns de nós abriram os olhos!
Parabéns e que venham mais!

Pedro Isidoro, Coimbra. A gastar e- desde dezembro 2011 | http://vepafi.weebly.com.

Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Mensagem por Volt »

É o mês do (antigo) subsídio de Natal...
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a

Autor do tópico
hmma
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por hmma »

Viva.

Finalmente algumas novidades para escrever aqui no DB :lol: Está agora com 26.800 kms.

Ontem aconteceu-me uma cena, no mínimo caricata... e estúpida :!:

Tinha a mota estacionada à porta do trabalho, no sítio do costume, em cima de um bocado de terra ao lado do passeio, mas desta vez estava um pouco mais inclinada do que o normal. Como de manhã estava muito nevoreiro e humidade deixei posta no banco a capa que tenho para tapar da chuva (e sempre evita sujar ainda mais as calças - é invrível a quantidade de sujo que se vai acumulando ao longo do dia em cima do banco).

Ora quando cheguei à mota, toca de abrir o banco e tirar a capa (que se prende com uns elásticos por baixo) e enquanto tentava soltar o elástico com uma mão (na outra tinha o capacete) só vejo a mota a tombar para o outro lado... nem tive tempo de largar o banco, pelo que fiquei com o banco na mão (partido pelo eixo) e a mota no chão :oops:

O que vale é que a mota "escorregou" encostada a uma rede e assentou na terra, por isso só fez alguns riscos onde roçou na rede... mas fiquei feito estúpido a olhar para o banco na mão :lol: :lol:

Felizmente com o banco preso no fecho deu para ir sem problemas para casa e depois consegui reparar só com alguns materiais que tinha por casa.

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
(todas as imagens são clicáveis para ver maior)

Arranjei uma chapa para reforçar a dobradiça à volta do plástico, e enchi por baixo com cola-prego, colando primeiro o plástico com super-cola e araldite. Ficou melhor do que novo ;) agora só falta dar uma sprayzada de preto fosco.

Outra coisa: os travões de trás já há algum tempo que estavam a fazer uma chiadeira intermitente enquanto ia a rolar, e quando travava não faziam barulho nenhum. Até que um dia, ao travar à porta de casa ouvi mesmo chapa a roçar quando travei - pensei logo «Oi, está na hora de trocar!»

E assim foi, logo nessa noite desmontei as pinças e os calços de trás estavam neste estado:

Imagem
Imagem

Como os travões originais ainda estavam lá guardados em ótimo estado, voltei a colocá-los, apenas a trás, já que à frente ainda aguenta um bom bocado. Assim, estas pastilhas de trás duraram desde os 11.500 kms até aos 26.100 kms => 14.600 kms - confirma-se que são mais macias que as originais :lol: mas agora (com a de origem atrás) também está a travar bastante bem, por isso não me parece que volte a comprar destas novamente :roll:

Por último, na altura do Natal a luz do BMS andava constantemente a acender, e como já tinha referido, até estava a fazer carregamentos a meio do dia para evitar mais chatisses... até que nas férias lá consegui um dia para dar uma volta até "drenar" completamente, desmontar e medir as células uma-a-uma. Realmente há 1 ou 2 células lá no meio que estão/estavam mais fracas do que as restantes (depois posso colocar aqui os valores que tenho para lá escritos num papel), mas depois da carga completa ficou bastante melhor. Nestas últimas semanas (todo o Janeiro) já nem tenho sentido necessidade de carregar durante o dia, e só 2 ou 3 vezes me acendeu a luz a cortar nas subidas perto de casa.

Até breve.

Barrocas
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quinta jul 10, 2008 12:03 am

Mensagem por Barrocas »

A tua maxila de travagem traseira deve estar desalinhada com o disco, as pastilhas tem desgate diferente nos topos :?

Senao ainda duravam mais :lol:

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm

Mensagem por Jorge Rocha »

Barrocas Escreveu:A tua maxila de travagem traseira deve estar desalinhada com o disco, as pastilhas tem desgate diferente nos topos :?

Senao ainda duravam mais :lol:
Pode ser, mas por vezes também é que uma das duas maxilas está com mais atrito que a outra, logo o oleo empurra com mais força a mais leve, provocando um desgaste diferente!

Parabém à Amarelinha e seu dono pela marca do 25k.
Tudo por um mundo mais limpo!

Barrocas
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quinta jul 10, 2008 12:03 am

Mensagem por Barrocas »

Acho que te estas a referir aos 2 pistoes que empurram as pastilhas?
Se for esse o caso, podem estar sujos e podiam funciona melhor ;)

Ve se as pastilhas estao paralelas ao disco, e se ao travar, mudam de posiçao.

Autor do tópico
hmma
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por hmma »

Ao montar as novas (que na verdade são as antigas) lavei tudo com petróleo e foi oleado onde precisa, para ver se desliza bem... mas realmente foi o que reparei logo é que os calços tinham-se gasto na diagonal...

Autor do tópico
hmma
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por hmma »

Bem... já há algum tempo que não escrevia aqui nada (desde Fevereiro :P)...

Entretanto já conta com 28500 kms, o plástico frontal arranjado e os pneus trocados por causa de um furo atrás.

O arranjo dos plásticos já foi há algum tempo... com um pouco de massa para reparar pára-choques, uma lata de spray de tinta preta metalizada, e outra de verniz, ficou um brinco e já não tem as rachaduras e arranhões do acidente com o taxi (também já tinha sido há quase 1 ano :P).

Quanto aos pneus, foi na passada 4ª-feira, quando ia para casa, no eixo norte-sul em frente ao Jardim Zoológico estava fila e tive de ir à berma... até ouvi a cena a cravar-se no pneu e ficou a fazer "tic-tic-tic"... mas ainda deu para chegar até casa, mesmo à conta, porque estava a vazar devagar. Ainda por cima foi na roda de trás :evil: :x :|

Imagem
Imagem

A cena que se espetou parece um vidro ou que raio... mas ainda nem o tirei do pneu... está lá à espera agora de remendo.

No outro dia de manhã toca de ligar para as oficinas e estava tudo cheio de trabalho, só talvez à tarde pudessem ajudar :P por isso lá tive de agarrar no fumarento, enfrentar a fila (que até andou bastante bem) e procurar estacionamento (a mais de 1 km do local de trabalho) na 5ª e na 6ª-feira.

Como tinha ainda os pneus originais da mota, que apesar de serem rijos ainda estão em bom estado, principalmente o que estava à frente, resolvi por o melhor [dos antigos] à frente e mudar o atual [Pirelli] da frente para trás. Como agora, esperemos, também já está a passar a chuva pode ser que este antigo não me dê chatisses à frente.

Então achei melhor por eu mesmo as mãos ao trabalho... arranjei uns desmontas na Norauto a 5€ e muni-me do máximo de ferramentaria possível para o serviço :lol: incluindo uns grampos (tipo os que seguram as confragens nas obras) que acabaram por dar um jeitasso para descolar o pneu de trás ;)

Comecei pela roda da frente, para tirar o Pirelli e por o chinoca mais antigo.

Imagem
(nesta foto podem ver que a frente está como nova)

Depois de algum esforço e uns quantos arranhões na jante, lá saltou o desgraçado.

Imagem

Mas o que viria a dar ainda mais trabalho eram as válvulas e o penu de trás...

Para começar o de trás tem de ficar sempre perto da mota por causa do cabo (se esta porcaria tivesse uma ficha era tão mais fácil :? ), o que tornou o espaço de trabalho bastante incómodo. Depois o sacana do pneu não queria descolar, e foi ai que tivemos de recorrer aos grampos para o apertar. Por fim lá saiu o furado... toca de lixar as arranhaduras, recentes e antigas... monta-se o novo que veio da frente e... a p#$% da válvula perde ar!

Tanto a válvula da frente como a de trás estavam com a borracha bastante gretada, mas a de trás deixava mesmo sair ar... coisa que só descobrimos depois de ter a roda de trás já toda montada, ao ver se perdia ar na união do pneu com a jante... não perdia, mas na válvula sim :cry: :cry: a válvula da frente ainda se aguentava, e foi o que me valeu, pois tive de a passar para trás também.

Imagem

Pus esta válvula nova à frente, mas por causa do motor da roda de trás, as válvulas deste tipo não cabem mesmo lá - têm de ser mesmo idênticas às originais, curtas e a fazer uma curva... ainda fui comprar umas curvas de inox (5 por 10€ na Norauto - se alguém quiser tenho para troca :P), mas também não serviam pois eram um pouco mais compridas [antes de curvarem] e batiam na parte central do motor :x :evil: :x :evil:

Imagem

Depois de 2 ou 3 horas de volta dos pipos, lá conseguimos montar (aproveitando o da frente para trás como disse), e é uma sorte não ter a jante/motor empenada...

Está de volta à estrada, e parece estar a aguentar o ar, vou controlar com mais atenção durante o resto da semana... mas jurei para nunca mais!! :? :?

Mental note: A próxima mota que comprar verificar se dá para tirar a jante/pneu, sem ter o motor agarrado!

MRider
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: segunda abr 02, 2012 10:27 pm

Mensagem por MRider »

Belo trabalho que fizeste ai . Para a próxima é mais fácil 8-)
Live long and prosper!

Autor do tópico
hmma
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por hmma »

Já agora mais alguns detalhes...

A mota está cada vez mais próxima do que era originalmente :D já que aproveitei para mudar também as pastilhas de travão da frente, onde as Carbone Loraine já estavam quase a chegar à chapa... e como as originais chinesas ainda tinham muito por onde gastar :P
Por isso, já tem as pastilhas originais de volta à frente e atrás, já tem o penu original à frente, já tem lâmpadas de médios iguais às originais (porque a tentativa de por outras com mais Ws queimou o transformador, há uns tempos atrás) :D :D

Outra pequena reparação - o cabo que vai para o motor estava preso ao quadro com umas braçadeiras, e no local onde estava apertado começou a roçar, de tal forma que já tinha comido o isolamento exterior e já estava a descarnar alguns dos fios. Se não tivesse feito esta intervenção podia ter aqui muitas chatisses e de difícil diagnóstico ;)
Agora foi novamente isolado com fita e vou-lhe por em volta um daqueles tubos de plástico, tipo guarda-cabos.

Até breve.

Autor do tópico
hmma
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por hmma »

PS - e confirma-se que era um pedaço de vidro (o objeto que se espetou e furou o pneu)

Autor do tópico
hmma
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por hmma »

Mais uma pequena avaria que detetei: a luz de stop não está a acender quando se trava só com o esquerdo.

Enquanto que no travão direito se ouve um "clic-clic" na manete e acende a luz, no esquerdo isso não acontece e não se ouve nada... deve ter sido o interruptor que pifou ou está a fazer mau contacto. Por acaso não testei se dá para acelerar com o travão apertado...

serges
Administrador
Administrador
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm

Mensagem por serges »

O que interessa é que fique tudo a bombar...

Obrigado pela partilha.

Sent from my MB526 using Tapatalk
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Autor do tópico
hmma
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por hmma »

Hoje fiquei apeado :'(

Assim que acelerei para sair da garagem o motor começou a fazer uma grande barulheira e uma vibração esquisita.

Fiz este pequeno video para ver se alguém me ajuda a identificar o problema... mau contacto em alguma coisa?!?

Será que se avariou alguma coisa com as reviravoltas da mudança dos pneus?!?

lopes
Membro Gold
Membro Gold
Registado: terça dez 28, 2010 12:22 pm

Mensagem por lopes »

hmma Escreveu:Hoje fiquei apeado :'(

Assim que acelerei para sair da garagem o motor começou a fazer uma grande barulheira e uma vibração esquisita.

Fiz este pequeno video para ver se alguém me ajuda a identificar o problema... mau contacto em alguma coisa?!?

Será que se avariou alguma coisa com as reviravoltas da mudança dos pneus?!?
Não estou em sitio para poder ver/ouvir o video, mas pelo que descreves, será quase de certesa problema com as ligações dos sensores hall ou com os próprios sensores - já me aconteceu isso... Verifica a ficha (fios mais finos) que leva o sinal para o motor, pois pode ter algum mau contacto na mesma. Na pior das hipoteses poderá ter queimado algum dos 3 sensores. Se tiveres algum multimetro para poderes fazer as leituras nessa ficha já tiravas as dúvidas. Se for na roda, dá trabalho substituir pois tens que desmontar a roda toda, mas não é nenhum bicho de 7 cabeças, embora a primeira vez pareça!
Na melhor das hipoteses pode tratar-se mesmo apenas de algum mau contacto, visto teres andado a mexer na roda. ;)
Verifica bem os terminais (fêmeas) dentros das fichas, e se necessário fecha-os um pouco de forma a apertarem melhor.

Responder

Voltar para “Motociclos / Ciclomotores”