duvida

Local para debater assuntos relacionados com veículos cujo motor responsável pela propulsão é eléctrico.
Responder

Autor do tópico
migueltwist
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: quinta mai 16, 2013 12:52 pm

duvida

Mensagem por migueltwist »

boas pessoal sou o miguel tenho 2 bicicletas eletricas da gingabike uma nexon e uma varego as 2 de 250w 48 v,
a uns tempos na nexon adaptei mais uma bateria e ficou a 60v.mesma autonomia mas mais velocidade e tudo trabalhava,
mas na varego ao juntar mais uma bateria a bicicleta nao anda,acende as luzes a buzina e piscas tudo trabalha,mas o motor nao.
e para nao fazer asneiras decidi colucar a questao aqui para algum mestre me tentar ajudar,visto que eu(macarico)nao estou a ver onde esta o problema

cumprimentos

marciopinto
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quinta abr 25, 2013 5:54 pm

Re: duvida

Mensagem por marciopinto »

1ª opção...retire a bateria extra e reponha tudo como estava a ver se o motor funciona

2ª opção...Reveja as ligações (contactos, massa). Penso que para o motor não trabalhar, basta um fio estar fora do lugar.

Se eu estiver a deduzir em erro, avisem-me, também estou aqui para aprender.
Márcio

Autor do tópico
migueltwist
Membro Dedicado
Membro Dedicado

marciopinto Escreveu:1ª opção...retire a bateria extra e reponha tudo como estava a ver se o motor funciona

2ª opção...Reveja as ligações (contactos, massa). Penso que para o motor não trabalhar, basta um fio estar fora do lugar.

normal trabalha tudo,se meter mais uma bateria o motor nao roda,se meter como vem de origem(4 baterias) o motor ja liga..

resumindometo 4 baterias trabalha tudo,meto 5 o motor nao roda

ICEM4N
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: terça ago 02, 2011 12:31 am

Mensagem por ICEM4N »

migueltwist Escreveu:
marciopinto Escreveu:1ª opção...retire a bateria extra e reponha tudo como estava a ver se o motor funciona

normal trabalha tudo,se meter mais uma bateria o motor nao roda,se meter como vem de origem(4 baterias) o motor ja liga..

resumindometo 4 baterias trabalha tudo,meto 5 o motor nao roda
Julgo que deverá ser porque esta a alterar a voltagem da mota. se trocar as ligações e aumentar a amperagem se calhar vai funcionar.

ICEM4N
PREDATOR 70Ah - 39.000km

A cantar desde 17-Setembro de 2011

Autor do tópico
migueltwist
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Julgo que deverá ser porque esta a alterar a voltagem da mota. se trocar as ligações e aumentar a amperagem se calhar vai funcionar.[/quote]

I
Sim,mas quais ligacoes?na outra que tenho so juntei uma bateria e nao foi preciso mexer em nada.para uma pessoa entendida deve ser facil.digo eu.sei que o controlador e de 48v 500w e o Motor e de 250w.

lopes
Membro Gold
Membro Gold
Registado: terça dez 28, 2010 12:22 pm

Mensagem por lopes »

Provávelmente o controlador terá incorporada alguma protecção para que no caso da voltagem subir até um determinado valor, não deixar arranjar o motor protegendo este do risco de queimar.

Autor do tópico
migueltwist
Membro Dedicado
Membro Dedicado

lopes Escreveu:Provávelmente o controlador terá incorporada alguma protecção para que no caso da voltagem subir até um determinado valor, não deixar arranjar o motor protegendo este do risco de queimar.

Ja estou a ver que vou ter de abrir o controlador para ver se tem alguma coisa para regular.sei que nesta b eletrica o controlador e outro.o antigo dono disse que o que vinha de origem queimou.e pos um de 500w 48v.sera que se meter a foto do controlador alguem me da algumas luzes.

marciopinto
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quinta abr 25, 2013 5:54 pm

Mensagem por marciopinto »

lopes Escreveu:Provávelmente o controlador terá incorporada alguma protecção para que no caso da voltagem subir até um determinado valor, não deixar arranjar o motor protegendo este do risco de queimar.
É uma boa razão.
Márcio

Autor do tópico
migueltwist
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Vou ter de abrir o controlador para ver se tem alguma coisa para alterar para 60v.se tirar fotos do controlador alguem ne da umas luzes de como alterar

Autor do tópico
migueltwist
Membro Dedicado
Membro Dedicado

boas tirei uma foto ao controlador alguem sabe como alterar para 60 v

Imagem

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm

Mensagem por Jorge Rocha »

Sim, existem alguns controladores que vêm com esse tipo de proteção de tensão. Nos que são programaveis é muito facil, basta ter o adaptador e ligar ao pc para alterar essa tensão (caso não exceda seus limites). Nos que não são programaveis, penso que seja melhor nem mexer, a não ser que se tenha o datasheet, e que esteja familiarizado com os mesmos.
Se tivesse baterias de LiFePO, poderia esperimentar com 17 ou 18 celulas que estaria dentro dos limites de tensão maxima, podendo assim usufruir do maximo de rendimento desse controlador.
Com as de chumbo, com as 4 em série ficam os 48V, e com 5 os 60V, que quando bem carregadas podem chegar aos 70v ou mais...
Outra solução, comprar outro controlador, de preferencia um de 60V que tenha já a tensão de corte aos 51V (para salvaguardar as baterias)!
Tudo por um mundo mais limpo!

Autor do tópico
migueltwist
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Jorge Rocha Escreveu:Sim, existem alguns controladores que vêm com esse tipo de proteção de tensão. Nos que são programaveis é muito facil, basta ter o adaptador e ligar ao pc para alterar essa tensão (caso não exceda seus limites). Nos que não são programaveis, penso que seja melhor nem mexer, a não ser que se tenha o datasheet, e que esteja familiarizado com os mesmos.
Se tivesse baterias de LiFePO, poderia esperimentar com 17 ou 18 celulas que estaria dentro dos limites de tensão maxima, podendo assim usufruir do maximo de rendimento desse controlador.
Com as de chumbo, com as 4 em série ficam os 48V, e com 5 os 60V, que quando bem carregadas podem chegar aos 70v ou mais...
Outra solução, comprar outro controlador, de preferencia um de 60V que tenha já a tensão de corte aos 51V (para salvaguardar as baterias)!

Essas baterias estao fora de questao..muitos euros...outro controlador talvez,mas 1 quero ver se consigo alterar este que tenho.estive a ler muito hoje a tarde acerca de alteracao de controladores chantes e mods,baterias e outras coisas mais.as baterias lifepop compensao mas o custo inicial e muito elevado.

Autor do tópico
migueltwist
Membro Dedicado
Membro Dedicado

boas hoje desmontei o controlador tirei algumas fotos

nesses 2 ferros soldeios como vi em alguns foruns mas mesmo assim com 60v so acende as luzes piscas e buzina o motor nao roda
com 48 v(4 baterias) trabalha tudo,alguem com conhecimentos me da alguma luz

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Responder

Voltar para “Veículos Eléctricos”