Baterias-Manutenção, BMS

Local para debater assuntos relacionados com veículos cujo motor responsável pela propulsão é eléctrico.

Autor do tópico
RuFuS
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quarta ago 06, 2008 7:13 am

Baterias-Manutenção, BMS

Mensagem por RuFuS »

Jorge Rocha Escreveu:
visitante2 Escreveu: Por falar em baterias aproveitei para medir e umas tinham 14,05 v e outras tinham 13,89 v ....
Eu faço as contas e verifico que umas células têm como valores médios 3,512V e outras 3,472V. Para quem percebe todo o funcionamento das células de LiFePO4 Winston só verifica que existe um pouco de desbalanceamento, mas que ambos conjuntos podem estar com mais de 99% de carga.
Não é motivo para tanto alarido!

Ainda bem que verificaste essa diferença, que agora é pequena, e que não tendo qualquer controlo poderá vir a ser fatal.

Já anteriormente recomendei a retirar as células de dentro dessas caixas e refazer o pack como deve ser feito, balanceando célula a célula de forma manual ou com aparelhos para tal. Da mesma forma na sua manutenção

Hum...essa informação é muito recente...Manutenção em baterias? Que tipo de manutenção?

Podes esclarecer melhor a comunidade, sff?
Montador de Bereco, Vectrix VX-1 Premium, Vectrix VX-1 Limited Edition entre muitas outras scooters eléctricas

Mais de 70.000km a electrões em 5 anos... ;)

MRider
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: segunda abr 02, 2012 10:27 pm

Re: Gray Spark@Madeira 5.0 kw

Mensagem por MRider »

No que se refere a "manutenção" penso que o Jorge estará a se referir ao balenciamento manual das células, pois a minha mota não tem BMS.
Live long and prosper!

Autor do tópico
RuFuS
Membro Gold
Membro Gold

Re: E-MAX para venda

Mensagem por RuFuS »

Boa sorte!

Uma dúvida: falas em manutenções periódicas obrigatórias a uma scooter eléctrica!!?? Não é a ausência de manutenção uma das principais vantagens das scooter`s eléctricas? Nem as scooter`s a gasolina têm manutenção obrigatória de 4 em 4 meses mesmo que não se ande!! Assim desvirtua-se a vantagem das eléctricas face às scooter`s a gasolina...
Montador de Bereco, Vectrix VX-1 Premium, Vectrix VX-1 Limited Edition entre muitas outras scooters eléctricas

e_bike
Membro Gold
Membro Gold
Registado: sábado jan 30, 2010 11:40 pm

Mensagem por e_bike »

Acho que é só uma maneira do Jorge assegurar ao futuro dono que não precisa de se preocupar com as baterias no primeiro ano. Não será obrigatório mas demonstra que o Jorge é uma pessoa séria e preocupada.
ImagemSW PREDATOR GTI - 60Ah - 71.000 km
Blogue da minha Predator
Galeria de Fotos da Predator

RJSC
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: terça jun 24, 2008 1:45 pm

Mensagem por RJSC »

Deve ser por ele a vender sem BMS, para medir as células e balancear manualmente.

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm

Mensagem por Jorge Rocha »

Obrigado e_bike e RJSC pelas respostas e participações, que muito me alegram!

Isso de não haver manutanção para os veiculos electricos, tem muito que se lhe diga!

Um veiculo, seja ele qual for, tem desgaste em varios materiais, como por exemplo travões, amortecedores, rolamentos, pneus, mas para além disso também existem folgas nos apertos de parafusos, sujidades, etc., tudo que pode provocar menor segurança e conforto.
Para os motores eléctricos sem escovas o desgaste não existe, a não ser nos rolamentos conforme já tinha referido anteriormente. Mas um VE não se resume simplesmente a um motor eléctrico.
Toda a instalação eléctrica sofre com as vibrações, aquecimentos, sujidades, humidades, articulações, etc.!
Depois temos as baterias! Mesmo que tenham a melhor das protecções (bms), que as células tenham sido muito bem ligadas entre si, que tenha sido evitado o andamentos à chuva, e em ambientes húmidos e com poeiras, existe um risco de falha nessas referidas protecções, e para isso será sempre necessária a manutenção!
Poderia falar de dezenas de situações em que a manutenção evita surpresas desagradáveis!

Nem compreendo esta duvida vinda de alguém que até tem VE´s para venda!

Como referi as revisões são gratuitas! É que só com o acompanhamento é que eu poderei responsabilizar-me por qualquer falha, vinda ela de onde vier! Nem sequer refiro limite de kms!
A qualquer momento poderei prolongar este período, caso o futuro proprietário queira e esteja disposto a pagar por isso!
Tudo por um mundo mais limpo!

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium

RuFuS Escreveu:Hum...essa informação é muito recente...Manutenção em baterias? Que tipo de manutenção?

Se é recente para ti, penso que não é para todo o resto da comunidade! Não existe nada que não tenha manutenção! Poderá haver coisas que terão uma manutenção muito reduzida, mas sempre será necessário fazê-la para a confirmação de sua boa saúde!
Também já te respondi no meu tópico nos classificados, queres que te acrescente aqui também?

Autor do tópico
RuFuS
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por RuFuS »

Jorge Rocha Escreveu:Obrigado e_bike e RJSC pelas respostas e participações, que muito me alegram!

Isso de não haver manutanção para os veiculos electricos, tem muito que se lhe diga!

Um veiculo, seja ele qual for, tem desgaste em varios materiais, como por exemplo travões, amortecedores, rolamentos, pneus, mas para além disso também existem folgas nos apertos de parafusos, sujidades, etc., tudo que pode provocar menor segurança e conforto.
Para os motores eléctricos sem escovas o desgaste não existe, a não ser nos rolamentos conforme já tinha referido anteriormente. Mas um VE não se resume simplesmente a um motor eléctrico.
Toda a instalação eléctrica sofre com as vibrações, aquecimentos, sujidades, humidades, articulações, etc.!
Depois temos as baterias! Mesmo que tenham a melhor das protecções (bms), que as células tenham sido muito bem ligadas entre si, que tenha sido evitado o andamentos à chuva, e em ambientes húmidos e com poeiras, existe um risco de falha nessas referidas protecções, e para isso será sempre necessária a manutenção!
Poderia falar de dezenas de situações em que a manutenção evita surpresas desagradáveis!

Nem compreendo esta duvida vinda de alguém que até tem VE´s para venda!

Como referi as revisões são gratuitas! É que só com o acompanhamento é que eu poderei responsabilizar-me por qualquer falha, vinda ela de onde vier! Nem sequer refiro limite de kms!
A qualquer momento poderei prolongar este período, caso o futuro proprietário queira e esteja disposto a pagar por isso!

A dúvida existe dado que nas minhas scooter's não existe essa manutenção...

Aceitaria essa tua teoria de 2 em 2 anos, por aí...agora de 4 em 4 meses, para mim é descabido e nunca irei exigir tal a um cliente! Isso denota falta de confiança do produto que estás a vender...

Manutenção mecânica claro que existe, isso não digo que não, ainda assim de 2 em 2 anos tb será suficiente...agora electrónica!!??? Por aqui já passaram algumas scooter's e uma dessas com baterias de lítio foi vendida com 23.000km sem qualquer manutenção electrónica...foi só trocar pneus e óleo dos travões...ah e um relé dos piscas que se avariou! Obviamente que a scooter estava devidamente preparada com toda a tecnologia que um VE requer...

Na minha opinião, penso que a garantia serve para o cliente se sentir protegido, não para o fornecedor se proteger. O teu procedimento faz-me lembrar uma empresa que andou por cá, a SW, que até dava workshops a ensinar os clientes a não acelerar com as motas, não subir passeios, enfim, tudo isto para evitarem problemas com baterias, controlador entre outros para o lado deles e porque provavelmente não acreditavam no produto, e ao que parece assim foi...

Já agora, durante o 1ºano essa manutenção é de borla...então e depois desse 1ºano? Terá custos obviamente para o comprador...convém informar igualmente o comprador para não apanhar surpresas!

Acho que temos de ser sinceros naquilo que estamos a vender e não andar a omitir factos importantes aos potenciais compradores, pois tu, tal como eu, pretendemos o mesmo: proliferação dos VE's!

Autor do tópico
RuFuS
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por RuFuS »

Jorge Rocha Escreveu:
RuFuS Escreveu:Hum...essa informação é muito recente...Manutenção em baterias? Que tipo de manutenção?

Se é recente para ti, penso que não é para todo o resto da comunidade! Não existe nada que não tenha manutenção! Poderá haver coisas que terão uma manutenção muito reduzida, mas sempre será necessário fazê-la para a confirmação de sua boa saúde!
Também já te respondi no meu tópico nos classificados, queres que te acrescente aqui também?
Olha que não...

Também sou comunidade e há muitos anos e és o primeiro a falar em manutenção a baterias de lítio...

Se a comunidade já tem conhecimento, eu pelo menos nunca vi motivo para tal manutenção em scooter's com baterias de lítio...

Se falas nessa manutenção alguma razão haverá...poderás esclarecer o motivo dessa manutenção?

zointz
Membro Silver
Membro Silver
Registado: domingo ago 15, 2010 10:17 pm
Contacto:

Mensagem por zointz »

Boas,
Excelente montada ainda por cima com upgrade by Jorge Rocha. Relativamente á garantia parece-me muito normal que o Jorge pretenda revisões frequentes de inicio, pois se acabou de levar baterias novas, é perfeitamente possível que escape alguma coisa na remontagem que precise de ser afinado. Para mim ele não está a fazer isso para se proteger, mas sim para proteger o veiculo. Só sendo um veiculo de produção de série é que depois de muitos testes se garantem prazos de revisão mais longos.
Boa venda.
Fiquem bem !

Prius
Imagem

GreenOx - BMW C Evolution 15000Km
La Espanholita - Vectrix VX-1 NiMh (11800-39500Kms)=27 700kms
Chica Thunder - com 8 400kms

ICEM4N
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: terça ago 02, 2011 12:31 am

Mensagem por ICEM4N »

So tenho 1 coisa a dizer .... se o JR diz que faz "manutencao" periodicamente, so teria que agradecer ... tomara eu que ele fizesse isso na minha, estaria 100% descansado!!!!

Concordo com o Serges, isto é um topico para vender ou tirar duvidas e nao para dizer que existem empresas melhores ou piores, até porque, pelo que conheco do mercado, nao trocaria a garantia do JR por nenhuma empresa do mercado (barrocas e jmal tambem os incluiria neste bom pacote tal como o JR apesar de nao ter experiencia a trabalhar com eles)

Visto isto, comprem a mota que se esta a estragar parada!!!

ICEM4N
PREDATOR 70Ah - 39.000km

A cantar desde 17-Setembro de 2011

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Mensagem por Volt »

Ele deve estar-se a referir às motas que não têm BMS e às quais os donos optam por fazer balanceamento e dar carga "manual". Não sei se é o caso da mota deste Diário de Bordo.
Eu só defendo esse conceito como excepção e apenas para quem queira meter as mãos à obra. A regra devia ser não haver qualquer "trabalho" para o dono da scooter. Infelizmente, o mercado não tem evoluído de maneira a isso ser possível. E pelo que vejo na maior parte dos Diários, se não fosse o Jorge, o jmal e o Barrocas, muitas destas motas já estavam a apanhar pó ou "mortas" no ferro-velho.

Percebo que com um BMS a sério não haja qualquer manutenção a fazer (exceptuando as peças de desgaste, como pneus, pastilhas, rolamentos)...
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a

Markito
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quarta jun 13, 2012 9:56 pm

Mensagem por Markito »

O ICEM4N disse "nao trocaria a garantia do JR por nenhuma empresa do mercado (barrocas e jmal tambem os incluiria neste bom pacote tal como o JR apesar de nao ter experiencia a trabalhar com eles)"

Se existe coisa que o Jorge é e possui, sem duvida que é o seu elevadíssimo profissionalismo ;)
Não deixa nenhum pormenor para trás e não facilita em nada :)
Já andei nesta E-MAX e quem a levar vai ficar com uma excelente scooter, extremamente fiável e sempre com os cuidados do "Doctor JR" :lol:

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium

Muito obrigado por já responderem por mim em alguns aspectos, e pela moderação já ter intervido em alguma afirmação menos feliz.

Relativamente ao esclarecimento sobre as perguntas colocadas:
Imagino que quem compre este veiculo será para o utilizar, e os 4 meses que falo de intervalo de manutenção, poderão ser o suficiente para fazer nas calmas os 5000 Km (que só nestes já daria para poupar perto de 500€ face a um automóvel). Eu, e muitos, fazemos bem mais do que isso...
Logo ao fim dos primeiros kms que se façam será sempre necessário uma confirmação dos apertos dados a tudo que tenha roscas e a todo o funcionamento em geral.

Há uns 20 anos atrás comprei uma Honda NSR e a primeira revisão era aos 1000Km, e até lá recomendaram-me andar em regimes de rotação baixos e não ultrapassar dos 60Km/h, para a rodagem ser bem feita. Depois as revisões eram de 5 em 5 mil km, mas a primeira mudança de óleo era aos 5000km. Agora há motas com mudanças de óleo a cada 3000km... e são bem pagas! (coisas de fumarentas)

Depois dos 12 meses de garantia, e se até lá tudo foi seguido devidamente, já a mota estará numa fase em que existe maior estabilidade por parte de alguma cedência dos materiais, e altura em que o seu proprietário já a conhece a outro nível e já dará por alguma anormalidade.
Claro que posso continuar a fazer as revisões, e seu valor sempre será semelhante ao praticado em outros lados ou até mesmo inferior.
Por norma as pessoas deixam andar até que algo dê problemas... eu também sou assim! Mas por exemplo a existência de pó dentro do carregador pode fazer com que ele deixe de funcionar direito ou mesmo avariar, quando com uma simples limpeza se pode prolongar sua vida por mais uns bons 10 ou 15 mil km de recargas. Isto é procedimento que eu já dou como certo fazer a uma mota que me apareça à frente para uma revisão geral tendo mais de 10 mil km.

Quanto a manutenção do sistema de protecção de baterias (BMS), independentemente do seu fabricante, deverá ser feita uma inspecção meticulosa a cada ligação de célula e a todos os seus trabalhos (corte por tensão a mais, corte por tensão a menos, balanceamento correto, entre outros), e só assim poderemos dar como garantido o estado do pack até essa data. Sim, porque não há nada que seja eterno!

Irei fazer os possíveis para que quem fique com ela veja este negocio como bom investimento e amortizado em 2 ou 3 anos (face aos custos de mobilidade com um automóvel nos mesmos kms realizados).

Autor do tópico
RuFuS
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por RuFuS »

zointz Escreveu:Boas,
Excelente montada ainda por cima com upgrade by Jorge Rocha. Relativamente á garantia parece-me muito normal que o Jorge pretenda revisões frequentes de inicio, pois se acabou de levar baterias novas, é perfeitamente possível que escape alguma coisa na remontagem que precise de ser afinado. Para mim ele não está a fazer isso para se proteger, mas sim para proteger o veiculo. Só sendo um veiculo de produção de série é que depois de muitos testes se garantem prazos de revisão mais longos.
Boa venda.

A tua Vectrix tb tem baterias novas e não tens revisão de 4 em 4 meses... ;)

Jorge Rocha Escreveu:Muito obrigado por já responderem por mim em alguns aspectos, e pela moderação já ter intervido em alguma afirmação menos feliz.

Relativamente ao esclarecimento sobre as perguntas colocadas:
Imagino que quem compre este veiculo será para o utilizar, e os 4 meses que falo de intervalo de manutenção, poderão ser o suficiente para fazer nas calmas os 5000 Km (que só nestes já daria para poupar perto de 500€ face a um automóvel). Eu, e muitos, fazemos bem mais do que isso...
Logo ao fim dos primeiros kms que se façam será sempre necessário uma confirmação dos apertos dados a tudo que tenha roscas e a todo o funcionamento em geral.

Há uns 20 anos atrás comprei uma Honda NSR e a primeira revisão era aos 1000Km, e até lá recomendaram-me andar em regimes de rotação baixos e não ultrapassar dos 60Km/h, para a rodagem ser bem feita. Depois as revisões eram de 5 em 5 mil km, mas a primeira mudança de óleo era aos 5000km. Agora há motas com mudanças de óleo a cada 3000km... e são bem pagas! (coisas de fumarentas)

Depois dos 12 meses de garantia, e se até lá tudo foi seguido devidamente, já a mota estará numa fase em que existe maior estabilidade por parte de alguma cedência dos materiais, e altura em que o seu proprietário já a conhece a outro nível e já dará por alguma anormalidade.
Claro que posso continuar a fazer as revisões, e seu valor sempre será semelhante ao praticado em outros lados ou até mesmo inferior.
Por norma as pessoas deixam andar até que algo dê problemas... eu também sou assim! Mas por exemplo a existência de pó dentro do carregador pode fazer com que ele deixe de funcionar direito ou mesmo avariar, quando com uma simples limpeza se pode prolongar sua vida por mais uns bons 10 ou 15 mil km de recargas. Isto é procedimento que eu já dou como certo fazer a uma mota que me apareça à frente para uma revisão geral tendo mais de 10 mil km.

Quanto a manutenção do sistema de protecção de baterias (BMS), independentemente do seu fabricante, deverá ser feita uma inspecção meticulosa a cada ligação de célula e a todos os seus trabalhos (corte por tensão a mais, corte por tensão a menos, balanceamento correto, entre outros), e só assim poderemos dar como garantido o estado do pack até essa data. Sim, porque não há nada que seja eterno!

Irei fazer os possíveis para que quem fique com ela veja este negocio como bom investimento e amortizado em 2 ou 3 anos (face aos custos de mobilidade com um automóvel nos mesmos kms realizados).
Certo, Jorge!

Também não é preciso ficarem stressados pela minha observação...parece que vim aqui ofender e não esclarecer/ser esclarecido!

Achei engraçado o teu comentário aqui:
viewtopic.php?p=222816#p222816

E depois exigires manutenção de um VE de 4 em 4 meses...assim é complicado promover o uso de um VE!

Os apertos até concordo, mas bastaria passados 1000km e mesmo assim, penso ser desnecessário dado que as ligações usam sempre anilhas de mola. Se não usas, fica o conselho e escusas ter esse trabalho com tanta frequência! ;)

Nunca vi ninguém falar em manutenção a baterias nos 5 anos que aqui ando. Mas já estou esclarecido o motivo dessa manutenção: basicamente o JR não usa BMS, ou se o usa, o mesmo não faz o seu trabalho daí que tenha que andar a fazer ajustes manuais às baterias com tanta frequência. Convém esclarecer a comunidade para todos perceberem o que estamos aqui a abordar pois até eu fiquei confuso com tal manutenção!

Também convém alguém alertar que esse tipo de métodos/manutenção nunca irão garantir que nenhuma célula se irá danificar...ao contrário de um BMS preparado para VE's que faça o seu trabalho continuamente!

Estejam descansados que não vim aqui para estragar o negócio a ninguém, ou fazer publicidade...não é esse o meu intuito. Apenas vejo que nem todos vendem o produto de forma igual, sendo que o produto tem capacidades para ser vendido em semelhantes condições por todos os intervenientes...

Fica por aqui a minha opinião neste tópico dado que já estou esclarecido, julgo ter esclarecido todos os intervenientes e não tenciono magoar ninguém...

Cumps,
RuFuS

BondadeSua
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quinta mar 11, 2010 10:52 pm

Mensagem por BondadeSua »

:mrgreen:
Moderação... pf...o meu comentário, (este), e o que está antes, estão fora de contexto. Não será melhor fazer a remoção?

BondadeSua
Não se nasce empreendedor. Aprende-se!!![/b]

Autor do tópico
RuFuS
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por RuFuS »

Esses métodos de balanceamento manuais não são recomendados nas baterias dos veículos eléctricos...alguns apelidam isso de "manutenção" mas as baterias de lítio não precisam de manutenção!

O que as baterias de lítio têm que ter obrigatoriamente é um BMS que faça o balanceamento no final da carga e o corte quando estão a andar com as scooter's para vos garantir a durabilidade de cada uma das células que compõe o pack da bateria!

Qualquer outro método será sempre falível e nunca vos vai garantir que as células não ficarão danificadas!

Também já percebi que alguns usam BMS's feitos na china que não estão preparados para usar em veículos eléctricos...depois não balanceiam correctamente, ou então fazem o corte já com a tensão da célula muito baixa e danifica-vos os pack's obrigando-vos a fazer a tal "manutenção" ou "balanceamento manual" como lhe queiram apelidar...

Fica o aviso para os menos informados... ;)

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium

RuFuS Escreveu:Esses métodos de balanceamento manuais não são recomendados nas baterias dos veículos eléctricos...alguns apelidam isso de "manutenção" mas as baterias de lítio não precisam de manutenção!

O que as baterias de lítio têm que ter obrigatoriamente é um BMS que faça o balanceamento no final da carga e o corte quando estão a andar com as scooter's para vos garantir a durabilidade de cada uma das células que compõe o pack da bateria!

Qualquer outro método será sempre falível e nunca vos vai garantir que as células não ficarão danificadas!

Também já percebi que alguns usam BMS's feitos na china que não estão preparados para usar em veículos eléctricos...depois não balanceiam correctamente, ou então fazem o corte já com a tensão da célula muito baixa e danifica-vos os pack's obrigando-vos a fazer a tal "manutenção" ou "balanceamento manual" como lhe queiram apelidar...

Fica o aviso para os menos informados... ;)
Voltas a insistir em criticar o trabalho que os outros têm feito, zelando por manter esta comunidade a fazer km eléctricos com fartura, mesmo com baixos recursos.
Se for como dizes, deverias era ficar todo contente da vida, pois o pessoal irá ter problemas a muito curto prazo e provavelmente irão pedir para a tua empresa cuidar de suas viaturas.

Eu sempre fui um autodidacta que aprendi com os meus erros mas principalmente com os dos outros, pois comecei por arranjar coisas avariadas. Logo pensei em solucionar de forma melhor do que a que estava feita anteriormente, para não voltar a acontecer o mesmo erro. Há mais de 25 anos que pratico esta tatica e nunca me sai mal.

Voltando a explicar-te o que é manutenção, posso dizer que existe a Preventiva a Correctiva e a Preditiva.
Retiro do Wikipédia para não pensares que estou a inventar:
"Manutenção preventiva é uma acção planeada e sistemática de tarefas de prevenção. A acção é constante e envolve programas de inspecção, reformas, reparos, entre outros. manutenção preventiva é também a monitorização do determinado objecto estudado para evitar que ele apresente erros ou quebre;
Manutenção correctiva é aquela que é feita depois que o objecto quebra e é a mais comum;
Manutenção preditiva não é bem uma manutenção e sim uma troca de equipamentos antes que eles quebrem."

Conforme qualquer pessoa com o mínimo de inteligência poderá compreender, qualquer um poderá praticar parte da manutenção Preventiva, desde que lhe seja ensinado a melhor forma de o fazer.
Já na manutenção Correctiva, será necessário a substituição das pecas danificadas, e para isso poderá ser necessário maior conhecimentos e ferramentas adequadas.
A manutenção Preditiva, é bastante comum e utilizada em todos os veiculos, tais como substituição de correia de distribuição, mudança de óleo, de pastilhas, de pneus... por aí em diante!

Como podes mais uma vez verificar a manutenção está em todo o lado!

Mumia
Moderador
Moderador
Registado: quinta out 14, 2010 11:48 am

Mensagem por Mumia »

calma pessoal... calma....
Queimo, mas apenas electrões....
SW Predator GTI 40ah - "Taser" - 3100km + Vectrix Vx-1 "Cavalo Branco" - 73000Km

serges
Administrador
Administrador
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm

Mensagem por serges »

Mumia Escreveu:calma pessoal... calma....
Idem idem

Temos imensos testemunhos de Veículos sem bms que sobrevivem e transmitem Saude e outros o inverso...

É uma tecnologia nova e cada um encara como quer qual a certa? Ambas mas vamos aguardar pois mais testemunhos...

Agora calma pois este tipo de comentários não ajuda nada nem ninguém.

Sent from my Nexus 4 using Tapatalk 2
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Responder

Voltar para “Veículos Eléctricos”