Motores pouco eficientes

Local para debater assuntos relacionados com veículos cujo motor responsável pela propulsão é eléctrico.
Responder

Autor do tópico
celsomenaia
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sexta jul 27, 2007 12:11 pm

Motores pouco eficientes

Mensagem por celsomenaia »

o motor reciproco, ou sejá o motor que todos oa carros usam, tem um rendimento muito baixo, na ordem dos 25%.

basta ver que é composto por centenas de peças e muitas delas peças em movimento, tudo isto comtribui para um custo de manutenção elevado e baixo rendimento, o que obriga a grandes gastos durante a vida util do motor.

ora uma boa solução para melhorar a situação, são o uso de turbinas, que apenas algumas dezenas de pecas , das quais 2 ou 3 são peças moveis.

o rendimento das turbimas ronda os 50%

tem 2 grandes "problemas" dado o seu tipo de contrução requerem pouco ou quase nenhuma manutenção (e então o dinheiro que os fabricantes fazem a custa da manutenção!!), o outro problema é que as turbinas são multicobustivel , então pode funcionar com tudo, desde alcool, gasoleo gasolina, gas, etc.

na decada de 70 foi feito um "esforço" por parte de alguns fabricantes de automoveis, dado as grandes vantagens do uso de turbinas , mas acabou por ser abandonado.

presentemente, existe algumas aplicaçoes de turbinas em motas e carros, mas apenas a nivel particular e carros de competição

carro da gm hibrido, com turbina a gas
http://www.ecogeek.org/content/view/420/

mota com turbina, funciona com diesel, e um carro tambem

http://www.marineturbine.com/retrorocket.asp
http://www.marineturbine.com/retrorocket.asp

se particulares, pequenas empresas o fazem, porque não os frabricantes de automoveis

cumprimentos[/url]

orbis
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: quarta ago 02, 2006 11:10 pm

Mensagem por orbis »

uma das desvantagens das turbinas é que não podem ser usadas como travão, mas realmente é uma pena não serem usadas. até porque hoje existem turbinas de todos os tamanhos.

serges
Administrador
Administrador
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm

Mensagem por serges »

verdade uma boa alternativa...
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Autor do tópico
celsomenaia
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sexta jul 27, 2007 12:11 pm

Mensagem por celsomenaia »

penso que aplicações mais favoraveis é o uso em veiculos hibridos, usando a turbina para accionar um alternador, para fornecer energia, e deixar a tracção por conta de motores electricos.

actualmente existe um autocarro hibrido, que faz 16l / 100 km , usando um motor 1.6 diesel accionando um alternador, e motores electricos para a tracção, pensando que a média da carris é 55l /100 km , que o autocarro hibrido apesar de ser mais caro, em menos de 3 anos pagava-se a ele proprio com o combustivel que poupou, tendo em conta que a carris em 2005 gastou cerca de 20 000 000 € em gasóleo, vejam a poupança de dinheiro, e da nossa saude

apesar da carris ir renovar a frota, infelizmente não me parece que sigam este caminho, estão a apostar no gas natural e diesel convencional

http://www.etraction.com/

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm

Mensagem por jmal »

os motores a gasolina e diesel nãoi evoluiram porque não convinha a ninguem, á muitas maneiras de aumentar a eficiencia dos motores, os compradores é que são culpados. á uns anos atras quando os telemoveis sairam o pessoal achava aquilo bué grande, depois começaram a fabricar-se mais pequenos, tinham pouca autonomia, fabricaram com mais autonomia, não davam para enviar mensagens, entretanto começaram, alguem se lembrou que podiam enviar fotos e ter camara claro. porque não ter internet, enfim acho que perceberam a ideia. nos carros nada disso se passa, niguem reclama por mais, o pessoal compra 1 carro e andam todos snobbs na estrada, o meu carro é melhor que o teu...etc, etc.

portanto os culpados somos nós.

Erbium
Membro Silver
Membro Silver
Registado: domingo set 09, 2007 7:59 pm

Mensagem por Erbium »

inclusivé compram carros sobredimensionados!? quantidade de carrinhas enormes e jipes que vejo entrar em lisboa com 1 pessoa até faz impressão!
o português em vez de "tenho x €'s, compro o carro que necessito e o que sobra coloco em extras no carro ou guardo para combustível" pensa "tenho x €'s vou comprar o carro maior que conseguir, da marca y".

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm

Mensagem por jmal »

erbium Escreveu:inclusivé compram carros sobredimensionados!? quantidade de carrinhas enormes e jipes que vejo entrar em lisboa com 1 pessoa até faz impressão!
o português em vez de "tenho x €'s, compro o carro que necessito e o que sobra coloco em extras no carro ou guardo para combustível" pensa "tenho x €'s vou comprar o carro maior que conseguir, da marca y".
exactamente, depois ainda reclamam que o combustivel tá caro. devia era de aumentar mais ainda. perdoem-me por dizer isto, mas ás vezes é o que desejo.

Erbium
Membro Silver
Membro Silver
Registado: domingo set 09, 2007 7:59 pm

Mensagem por Erbium »

jmal Escreveu:perdoem-me por dizer isto, mas ás vezes é o que desejo.
não sei se perdo-o, eu tenho um citadino e com o dinheiro que gastei no meu carro comprava 2 segmentos a seguir secalhar e fico fulo com os constantes aumentos do combustível!

orbis
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: quarta ago 02, 2006 11:10 pm

Mensagem por orbis »

não é preciso desejar. isso vai mesmo acontecer.

sergio ferraz
Membro Silver
Membro Silver
Registado: segunda jan 19, 2009 4:50 pm

Re: Motores pouco eficientes

Mensagem por sergio ferraz »

os carros com turbina gastam muito a baixa velocidade
e pouco a altas
sao ideal para producir electricidade
como ja foi utilizado em comboios turbina-electrico.
se a turbina produz electricidade temos de pagar taxa de biocombustivel?
algem vai inspecionar a turbina?
ou os gazes da turbina?
Tomando porpoções quase religiosas a instituição monetária estabelecida existe como uma das formas mais incontestadas de fé que existe.

x969536
Membro
Membro
Registado: terça out 28, 2008 9:03 am

Mensagem por x969536 »

por acaso estou neste momento a construir uma turbina e uma das utilizações que penso dar é utiliza-la
para alimentar um pequeno gerador. apesar da eficiência das turbinas ser muito grande (c. 60%) têm
as seguintes características:

1-consumo específico de combustivel muito elevado;

implica que para aproveitar a maior eficiência termodinamica, numa configuração híbrida como o volt,
teremos que ter uma bateria capaz de receber cargas rápidas. caso contrario o custo de utilização
de uma turbina será muito superior a um pequeno motor a diesel/gasolina.

2-ruído do compressor;

teria de ser estudado um método para resolver este problema em pequenas aplicações de transporte,
como um automóvel.

nos anos 60/70 houve algumas experiêcias de propulsão mecânica utiliando turbinas, pela chrysler, no entanto devido
ao elevado consumo de combustível e emissões de nox e outros problemas os projectos foram abandonados,
especialemente após o 1º choque petrolífero.

sergio ferraz
Membro Silver
Membro Silver

ja tinha dito que gastava muito mas num carro a baixa veloccidade.
agora, alta ja e muito eficiente!
se reduzires a temperatura dos gazes nao eliminas o nox co2.etc...
dai o alternador a criar electicidade
fica o link duma turbina feita com turbo de um carro
ja esta la tudo!

http://www.gasturbine.hpg.com.br/turbina.htm
Tomando porpoções quase religiosas a instituição monetária estabelecida existe como uma das formas mais incontestadas de fé que existe.

sergio ferraz
Membro Silver
Membro Silver

este link de uma empresa que produz turbinas/gerador de 30 kw
http://www.capstoneturbine.com/prodsol/ ... /index.asp

Xinbalau
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: segunda set 25, 2006 2:40 pm

Mensagem por Xinbalau »

"nos anos 60/70 houve algumas experiêcias de propulsão mecânica utiliando turbinas, pela chrysler, no entanto devido
ao elevado consumo de combustível e emissões de nox e outros problemas os projectos foram abandonados,
especialemente após o 1º choque petrolífero."

não se esqueçam do prototipo de 1954 do fiat turbina.
sim leram bem 1954.

andre romao
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: sábado jan 22, 2011 1:17 pm

Mensagem por andre romao »

No catalogo http://www.capstoneturbine.com/_docs/Pr ... ISH_LR.pdf
Mostra eficiência elétrica de apenas “26%” para o modelo c30 que gera 30KW de energia
Não menciona consumo de combustível nem eficiência da micro turbina.
Segue tópico especifico.
http://novaenergia.net/forum/viewtopic.php?f=32&t=12160

Informação que não ajuda no site
“Enquanto o custo de capital inicial(preço do onibus pronto) de um híbrido Capstone sem energia é um pouco maior do que um motor e gerador convencional, os custos do serviço(manutenção) são 70% mais baixos. Eficiência do combustível em um veículo híbrido Capstone energizado é 40-80% maior do que os veículos convencionais”.
Eu quero saber ele rodando apenas com combustível e sem bateria carregada para saber a real eficiência na conversão de combustível em movimento, “bateria carregada para apresentar bom resultados é trapaça e todo mundo fica fazendo isso quando apresenta 1000km por litro” ou pelo menos rodar uns 2000km sem recarregar a bateria na tomada para media correta consumo.
http://www.capstoneturbine.com/prodsol/ ... ns/hev.asp

Tem esse estudo por modelagem matemática, que afirma que mesmo em varias configurações e ate mesmo uma bem vantajosa para os movido à turbina com CVT, mas os resultados sempre são negativos a apresenta maior consumo que os motores a explosão.
https://dspace.ist.utl.pt/bitstream/229 ... rtacao.pdf
Mas eu acho que esse estudo precisa ser melhor analisado.

Responder

Voltar para “Veículos Eléctricos”