Principais empresas de biodiesel em portugal

Local onde se pode discutir de tudo um pouco acerca do biodiesel.

tlima
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: sexta abr 13, 2007 1:12 pm

Mensagem por tlima »

energiadiesel Escreveu:quando não há reais incentivos para a abertura do mercado aos bc, não há estratégia empresarial que resista.
vão me desculpar mas uma empresa que em portugal tenha tudo em ordem e produza bd tem garantido que vende toda a sua produção.
aqui sei bem do que estou a falar pois acabei um estudo há bem pouco tempo sobre a viabilidade economica da produção de bd e digo já que é um negocio acima da média para os padrões de portugal...
se não há sinergias, nem boas relações é porque as pessoas são gananciosas e não revelam nada acerca da sua galinha dos ovos de ouro...

sccf
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quinta abr 12, 2007 2:35 pm

Mensagem por sccf »

acho que és capaz de ter razão

sccf
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por sccf »

no entanto, parece não ser bem assim com as empresas de recolha. soube de uma que faliu aqui para os meus lados

tlima
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por tlima »

isso não é nada preocupante. em todo o mundo 90% das empresas que são criadas abrem falência nos primeiros 10 anos essa é a ordem natural das coisas, independentemente da viabiliadade economica do projecto...
mas a melhor forma de produzir bd é associar esta actividade com a refinação de oleos alimentares e não com a recolha, uma vez que esta não tem grande retorno economico nem apoio do estado...

sccf
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por sccf »

a empresa chama-se biological. tenho um bidão deles cá em casa. já agora, alguém sabe pq abriram falência??

Fry
Staff Member
Staff Member
Registado: segunda mar 27, 2006 12:03 pm

Mensagem por Fry »

cuidado com algo que se chama de difamação. essa empresa não está falida e patrocinou o nosso evento portugal lés a lés ecológico.
Range Rover OVU30
Toyota Starvan C/KIT 2T OVU97
Sócio Nº 4

sccf
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por sccf »

a sério??
tenho uma prima com restaurante (que me deu o bidão deles) porque eles há mais de ano e meio que não aparecem e colgas de outros restaurantes diseram-lhe que a empresa tinha fechado!

peço desculpa! não foi com intenção de melindrar ninguem e vendi rigorasamente pelo mesmo preço que comprei.

mais uma vez peço desculpa, em especial à biological

Fry
Staff Member
Staff Member

Mensagem por Fry »

não venho aqui defender a gestão da empresa, mas aproveitava para confirmar o que já aqui referi. gorduras sólidas e hidrogenizadas são matéria problemática para as empresas de recolha. talvez seja por isso que eles preferem recolher em restaurantes onde existem oleos mais limpos e em quantidade. é apenas a minha opinião.
Range Rover OVU30
Sócio Nº 4

incalculavel
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: quarta dez 20, 2006 4:19 pm

Mensagem por incalculavel »

fry Escreveu:não venho aqui defender a gestão da empresa, mas aproveitava para confirmar o que já aqui referi. gorduras sólidas e hidrogenizadas são matéria problemática para as empresas de recolha. talvez seja por isso que eles preferem recolher em restaurantes onde existem oleos mais limpos e em quantidade. é apenas a minha opinião.
nao querendo defender nem tao pouco atacar nenhuma empresa, se nao recolhem por uma questao de opçao, nao deviam ter licença.
o objectivo de existirem empresas de recolha de oleos alimentares usados é o de existir um processo de tratamento de um residuo.
se os restaurante sao obrigados a entregar a estas empresas, mas estas empresas decidem nao o recolher, de quem é a responsabilidade quando ele vai parar ao cano? do produtor do residuo ou da empresa que supostamente aceitou efectuar a recolha?

segundo o que está no website netresiduos, a actividade da biological é a seguinte:

actividade desenvolvida

● entregar em cada unidade, vasilhame limpo e desinfectado, em quantidades adequadas à produção do resíduo (óleo de fritar usado), barricas em polietileno com capacidade de 30,50 e 60, litros cada.

● realizar o serviço de recolha por profissionais biological, devidamente identificados.

● cada recolha terá de ser acordada com o responsável da unidade e abrangendo os seguintes pontos:
-quantidade de vasilhame
-localização do vasilhame
-frequência de recolha, dia e hora

● a partir da data da 1ª entrega do vasilhame cada unidade, passará a fazer parte de um plano de recolha nacional

segundo o ponto 4, a partir da 1ª entrega, passa a fazer parte de um plano de recolha...

mais uma vez repito, nao estou a atacar a biological, apenas refiro esta empresa pois a conversa começou com ela...

escalavardo
Staff Member
Staff Member
Registado: quarta mar 22, 2006 12:45 pm

Mensagem por escalavardo »

incálculável, nessa linha de pensamento, um restaurante que frita com hidrogenados devia ser banido, pois fazem mal à saúde.

a maioria das empresas que operam com resíduos, encaram um resíduo como um bem, que lhes vai dar algum rendimento. ninguém vai pagar combustível, pagar empregados, perder tempo a ir recolher um resíduo que depois não consegue valorizar e acaba por colocar no lixo, só porque o dono do restaurante é ganancioso e não quer usar óleo bom..

é um serviço gratuito e mesmo assim não fazes ideias das exigências que os restaurantes fazem, quando vai-se a ver até baratas vêm no óleo.

querem ter um serviço em condições, ao menos colaborem com ele, já que não o têm de pagar. já muito faço eu e faz a biological..
3º sócio novaenergia

mnunespt
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sábado fev 10, 2007 3:29 pm

Mensagem por mnunespt »

viva!

alguem me explica o que são hidrogenizados? é que não estou a ver o que é...

tenho feito bd com algum oleo de um restaurante que vem meio estranho... o oleo é meio espesso, tipo coalhado, uma especie de papa, no entanto aquilo quando aquece fica igual ao oleo normal e faz bio de qualidade á mesma. será que é hidrogenizado ou não tem nada a ver?

abraço,

marco.

escalavardo
Staff Member
Staff Member

óleo hidrogenado é completamente sólido, notas logo. e para trabalhar com aquilo, só a quente.. é uma treta. só o tempo e energia que se perde não compensa.
3º sócio novaenergia

mnunespt
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sábado fev 10, 2007 3:29 pm

Mensagem por mnunespt »

ah ok,

de facto lembro-me agora nos tempos idos em que trabalhei num cinema, que se faziam as pipocas com uma mistela dessas.

era um oleo de côco, que vinha em latas de 5 litros, completamente solido, e apenas derretia quando posto na maquina que tinha um tubo aquecido que era colocado dentro da lata que por sua vez derretia o oleo e chupava-o.

aquela cena era mesmo nojento, e o cheiro nem se fala. deve ser isto.

abraço,

marco.

Fry
Staff Member
Staff Member

Mensagem por Fry »

um dos preços mais apetecivéis em oleo é o de plama que é sólido e de menor resistência á saturação. os hidrogenizados são oleos preparados para durar mais, em contrapartida são menos saudáveis.

as empresas são realmente obrigadas a recolher todo o oleo, mas cabe ao empresário do restaurante acatar toda a informação, de como deve colaborar.
nas barricas de recolha aparece de tudo, água das lavagens, lixo, rolhas, batatas, baratas, etc... as empresas de recolha não são subsidiadas pelo estado e para sobreviverem terão de fazer opções.

por isso entendo algum tipo de actuação.
Range Rover OVU30
Sócio Nº 4

incalculavel
Membro Dedicado
Membro Dedicado

fry e escalavardo,

concordo a 100% com os 2! as empresas de recolha estao a trabalhar para o lucro, e nao para aquecer, nem porque querem prestar um serviço ao ambiente! (tal como todas as empresas)

no entanto, se o restaurante nao colabora, e nao trabalha com produto em condiçoes, a empresa de recolha devia tomar duas atitudes:

1ª - retirar o seu barril de recolha do restaurante, e dizer directamente que o que estao a recolher nao é óleo, mas sim outra coisa qualquer, e acabar com o serviço! isto é fundamental, porque se o restaurante fica sem empresa de recolha, pode incorrer em penalizaçoes.

2º- os restaurante podem trabalhar com hidrogenados? se nao podem, queixa à asae.

no entanto, julgo que nao há qualquer limitaçao aos hidrogenados.
só porque o dono do restaurante é ganancioso e não quer usar óleo bom..
para trabalhar com aquilo, só a quente.. é uma treta. só o tempo e energia que se perde não compensa.
mas afinal quem é que é ganancioso? o dono do restaurante que quer usar uma materia prima que lhe vai dar mais rendimento, ou o dono de uma empresa de recolha que nao quer usar uma materia prima porque lhe vai dar menos rendimento?

desculpem lá, mas a questao do oleo ser menos saudavel nao é sustentavel... se fosse, esse tipo de oleos seria proibido, tal como muitas outras coisas, como por exemplo fumar!

escalavardo
Staff Member
Staff Member

incalculável, quantas vezes viste um restaurante ser autuado por atirar óleo para o esgoto, ou para o contentor do lixo? a inspecção não existe, e os orgãos de inspecção que existem têm mais que fazer do que andar atrás de todos os restaurantes que deitam uns litros de óleo para o esgoto.

pois acho que não existem limitações para os hidrogenados, pelo menos legais, mas dizes bem, os cigarros não são proibidos, mas fazem mal.. é um dos muitos contracensos da nossa sociedade.

quanto à tua solução de retirar a barrica do restaurante, é boa, mas se eu tiro, amanhã vai lá outro colocar, pois a maioria das empresas de recolha, não são dedicadas a isso. muitas são apenas empresas que vendem detergentes, toalhas de mesa, presuntos, etc, etc. o facto de retirarem o óleo do restaurante, é uma porta de entrada para os seus produtos, pois o dono do restaurante apenas quer que lhe levem aquilo, e assim irá depois comprar os produtos dessa empresa.. mesmo que depois a tal empresa vá pegar naquilo e coloque no contentor de lixo mais próximo.

no meu caso, como sou dedicado à recolha de resíduos (não ando a pedinchar para vender chouriças e presuntos), interessa-me o melhor óleo possível. e quando digo que não compensa recolher esse óleo, estou também a referir-me ao factor ambiental, pois caso não saibas, uma resistência para aquecer 1000kg daquela mistela, gasta uma alarvidade de energia eléctrica. depois a energia que vais retirar daquele óleo que perdeste várias horas a aqueçer (para não falar na energia gasta a recolhe-lo), vai ser inferior.. o saldo energético é negativo, não compensa. aquilo no máximo serve para compostagem, cujo composto depois ninguém compra, basta veres pelos aterros que possuem estações de compostagem, estão a atirar uma grande parte para aterro, pois os agricultores não lhe pegam.

como podes ver não é uma questão de ser ganancioso, apenas de gestão eficaz dos recursos. e é como o fry diz, esta actividade não tem qualquer apoio do estado. para abrir lojas de bijuteria, o iefp dá até 18 salários mínimos. para este tipo de iniciativas o iefp dá até 0,00 salários mínimos.

o investimento inicial é algo elevado, bem diferente de ser um vendedor de franshesing de uma marca qualquer, que só há movimentação de produtos e dinheiro, se o cliente encomendar alguma coisa... e mesmo assim, concerteza que é logo a pronto-pagamento.
3º sócio novaenergia

tlima
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por tlima »

bom, não querendo atacar nem defender a gestão de empresa nenhuma (até porque detestaria que o fizessem a mim).
quer-me parecer que se "objectos" estranhos e oleos "não rentaveis" são um problema assim tão generalizado e tão impossivel de resolver que as empresas de recolha acabam por 'escolher' os restaurantes onde recolhem. então se calhar este negocio não tem à partida grande sustentabilidade economica e estas empresas não deviam ter aberto, obrigando o estado a financiar uma parte da actividade.
um dos grandes problemas das empresas portuguesas é falta de planeamento.
se calhar as pessoas que abriram esta empresa achavam que o oleo usado ia ser igual ao do restaurante do amigo em todos os restaurantes onde fossem recolher...
resumindo, se me comprometo a fazer a recolha num sitio e depois vejo que afinal só gasto dinheiro com esta recolha em vez de ter lucro, só há um culpado, sou eu que não estudei bem o negocio. ou então convençam-me que antes de haver recolha, os oleos usados não tinham baratas e ninguém usava oleo de palma...

escalavardo
Staff Member
Staff Member

por acaso baratas acredito que sempre tiveram.. mas o óleo hidrogenado é moda recente.

e ninguém disse que, se estou a recolher um restaurante com hidrogenados, deixo de lá ir por causa disso.. apenas referi que o saldo energético e monetário não compensa. e compreendo as empresas que os "abandonam". eu por enquanto não faço isso.

tlima, para abrir aterros e empresas de recolha de resíduos específicos (pneus usados, veículos em fim de vida, pilhas usadas, etc) o estado dá apoio e injecta milhões de euros, pois se assim não fosse seria impossível por exemplo construir um aterro. pergunto porque não dá para este tipo de actividade, uma vez que até se poupa dinheiro ao estado, depois na manutenção das etar's..?
3º sócio novaenergia

tlima
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por tlima »

escalavardo Escreveu:pergunto porque não dá para este tipo de actividade, uma vez que até se poupa dinheiro ao estado, depois na manutenção das etar's..?
porque apareceram empresas dispostas a fazê-lo sem apoios, nesse caso o estado e todos nós assumimos que se trata de um negocio rentavel, sendo assim não necessita de apoios, poupando-se uns trocos a todos nós...
o problema é que não é assim tão rentavel como todos pensaram...

incalculavel
Membro Dedicado
Membro Dedicado

escalavardo Escreveu:quanto à tua solução de retirar a barrica do restaurante, é boa, mas se eu tiro, amanhã vai lá outro colocar, pois a maioria das empresas de recolha, não são dedicadas a isso. muitas são apenas empresas que vendem detergentes, toalhas de mesa, presuntos, etc, etc. o facto de retirarem o óleo do restaurante, é uma porta de entrada para os seus produtos, pois o dono do restaurante apenas quer que lhe levem aquilo, e assim irá depois comprar os produtos dessa empresa.. mesmo que depois a tal empresa vá pegar naquilo e coloque no contentor de lixo mais próximo.
concordo 100%, e conheço mais do que um caso prático desta situaçao.
no meu caso, como sou dedicado à recolha de resíduos, interessa-me o melhor óleo possível. (...) e compreendo as empresas que os "abandonam". eu por enquanto não faço isso.
porque? se o produto nao é vendavel, ou custo é maior do que a capacidade de obter lucro dele, para que recolher?
o investimento inicial é algo elevado, bem diferente de ser um vendedor de franshesing de uma marca qualquer, que só há movimentação de produtos e dinheiro, se o cliente encomendar alguma coisa... e mesmo assim, concerteza que é logo a pronto-pagamento
franchising é muito mais do que isso... mas porque o comentário ao franchising?

Responder

Voltar para “BioDiesel”