mda Escreveu:Antes de mais parabens pelo sistema!
Ja li o topico um par de vezes e pelo que vi.
O inversor custou-lhe cerca de 800€, é hibrido, de 3000W, funciona com baterias a 24V, e não é MPPT. (Penso que fez importação directa)
Boas
Vou tentar responder a todas as suas duvidas. O Inversor é hibrido de 3KVA/2400W a 24v e foi comprado cá em Portugal.
mda Escreveu:
Uma coisa que não vi foi o calculo para o banco de baterias. Em que valores se baseou para o banco de baterias. (consumo total diario da habitação ou consumo para dois dias, ou até mesmo consumo apenas a noite)
O banco de baterias resultou de uma troca de material com o pnunes, atualmente só abastece uma parte da casa isto durante a noite pois de dia são os painéis direto, o que dá um consumo de 65/70A por noite. Em principio dá para dois dias de consumo sem levar as baterias ao extremo.
mda Escreveu:
Ajustar o inversor, não foi facil, e pelo meio teve que fazer um update de firmware, que lhe veio tazer mais opções. (Acho que não ficou claro se o inversor tambem se faz log de toda a corrente que passa e tempo em cada uma das fontes, assim como, se da para o ter online permanentemente. Assim poderia aceder remotamente e controlar tambem remotamente.)
O update de firmware já vinha com o inversor, agora o manual é que era antigo e não fazia referencia ás novas opções por isso no inicio foi um pouco complicado. Mas fui ao site do fabricante e recolhi o novo manual e ai a coisa foi mais facil. O inversor tem um software que dá para monitorizar todas as informações referentes a potencias, voltagem, etc, alem de se poder também mexer nas configurações. Eu é que não o tenho on-line.
mda Escreveu:
Penso que desistiu de carregar as baterias com o próprio inversor ja que constantemente, eram carregadas pela rede. Actualmente utiliza outro tipo de carregadores esses sim MPPT. ( Uma das maiores desilusões a meu ver, será que não ha maneira, de resolver, mesmo com um novo firmware) Ja vi inversores destes com MPPT.
O inversor continua a carregar as baterias junto com os mppt, foi a questão de ajustar a voltagem a que deve passar para a rede dado pelas novas opções. Agora só carrega pela rede se estiver a ser alimentado por ela ou se as baterias chegarem ao valor pré determinado.
Sim já há duas novas versões de inversores com mppt incorporado, havendo para algumas potencias duas voltagens 24/48V. No caso do MKS 3kVA/24V dá para um campo solar de 600W, o MKS 3KVA/48V dá para 900W de campo solar. A melhor versão é o MKS Plus que para o caso 3KVA/24V dá 1500W de campo solar e 3000W para o 3KVA/48V.
mda Escreveu:
As ligações em AC são duas, uma da rede para o inversor (caso exitam meios de protecção como descarregadores atmosfericos, e bobines de alta ou de baixa, ou outros meios de protecção, deve ser ligado a seguir a eles), e outra do inversor para o baramento geral da casa. (Sujestão pode por um Bypass manual, com interruptores rotativos para o caso de anomalia no inversor)
A ligação AC ao inversor esta protegida com um inversor duplo assim como a saída do inversor, tendo esta também um disjuntor diferencial de 30mA e um bypass manual como podes ver por esta foto tirada no inico da instalação.

- Fotografia0117.jpg (148.03 KiB) Visto 4743 vezes
mda Escreveu:
As ligações DC, serão do paineis para o Inversor (não percebi bem que tipo de protecção utilizou ou desconectores), das baterias para o inversor (tambem não percebi que meios de desconecção e protecção utilizou).
As ligações DC têm um fusível e um disjuntor por cada painel antes dos medidores V/A e um disjuntor duplo isto para os que estão ligados ao inversor. As baterias estão protegidas com mega fusíveis de 100A e comutador rotativo de 200A. A saída para o inversor tem um mega fusível de 125A (que irá ser alterado para 150A brevemente)e um interruptor de 275A.
mda Escreveu:
Pelo que vi, eliminou a ligação DC do inversor, e utilizou os carregadores MPPT, e tambem colocou intrumentação de medida nos dois circuitos DC.
Como disse em cima o inversor continua a carregar as baterias.
mda Escreveu:
PS: Estive a ler o manual, e encontrei esta opção no ponto 16. Tem esta opção no seu?
O meu não tem a opção solar only isso faz parte dos novos com mppt. Espero que façam um firmware com essa opção para a versão do meu.