Compra de Scotter

Local ideal, para colocar dúvidas sobre Mota e/ou Carro Eléctrica/o

Autor do tópico
gbento
Membro Silver
Membro Silver
Registado: terça nov 26, 2013 3:08 pm

Compra de Scotter

Mensagem por gbento »

Olá a todo o pessoal do forum. :D
Após pesquisar qualquer coisita (umas semanas) penso que tenho de fazer uma aquisição de uma scotter a electrões. Embora tenha lido vários tópicos continuo a ter algumas dúvidas (para poder justificar o investimento num VE neste momento de crise)

Como faço um percurso de 28 kms de casa para o trabalho e outros 28 de volta, mais propriamente de Lisboa junto ao Colombo até Alcoitão. Faço o percurso pelo IC19 e estrada nacional desde Ranholas até o Alcoitão.

Neste momento tenho quase a autorização dada para poder fazer um carregamento no trabalho se for necessário. (está difícil :x )

Encontrei um negocio de uma vectrix que me pareceu bom, mas a minha grande dúvida é acerca das baterias, quando tiver que fazer a sua substituição. Para poder fazer contas correctas para saber o custo real do Km peço a vossa ajuda.

quantos kms fazem as baterias de Nimh de uma vectrix, e qual o preço de umas novas. e já agora que conselhos sobre a manutenção das mesmas.

Ao mesmo tempo também estive a consultar outra scotter: Imagem
http://fuelfreemotos.wordpress.com/opor ... -do-mes-2/
embora me preocupe com a velocidade máx. que é 85 Km/h que seja pouco para fazer o IC19, que como vou em sentido contrario ao transito, é sempre a andar.

Agradeço a vossa ajuda pois sobre este assunto das eléctricas, ainda sou um pré-rookie.

serges
Administrador
Administrador
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm

Re: Compra de Scotter

Mensagem por serges »

Eh eh a conversa no Lidl deu resultado...

Aguarda opiniões...

Sent from my Nexus 4 using Tapatalk 2
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

david_neves
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quarta set 28, 2011 2:32 am

Mensagem por david_neves »

gbento Escreveu:Olá a todo o pessoal do forum. :D
Após pesquisar qualquer coisita (umas semanas) penso que tenho de fazer uma aquisição de uma scotter a electrões. Embora tenha lido vários tópicos continuo a ter algumas dúvidas (para poder justificar o investimento num VE neste momento de crise)

Como faço um percurso de 28 kms de casa para o trabalho e outros 28 de volta, mais propriamente de Lisboa junto ao Colombo até Alcoitão. Faço o percurso pelo IC19 e estrada nacional desde Ranholas até o Alcoitão.

Neste momento tenho quase a autorização dada para poder fazer um carregamento no trabalho se for necessário. (está difícil :x )

Encontrei um negocio de uma vectrix que me pareceu bom, mas a minha grande dúvida é acerca das baterias, quando tiver que fazer a sua substituição. Para poder fazer contas correctas para saber o custo real do Km peço a vossa ajuda.

quantos kms fazem as baterias de Nimh de uma vectrix, e qual o preço de umas novas. e já agora que conselhos sobre a manutenção das mesmas.

Ao mesmo tempo também estive a consultar outra scotter: Imagem
http://fuelfreemotos.wordpress.com/opor ... -do-mes-2/
embora me preocupe com a velocidade máx. que é 85 Km/h que seja pouco para fazer o IC19, que como vou em sentido contrario ao transito, é sempre a andar.

Agradeço a vossa ajuda pois sobre este assunto das eléctricas, ainda sou um pré-rookie.
85kmh nao é assim tao pouco, talvez seja possivel aumentar a voltagem e conseguires mais um pouco mas tens que considerar que a fiabilidade nao seja a mesma, nao penses em comprar uma vectrix com ideia de colocar um pack de nimh, quando elas forem a vida poupa para litio.
Aprende a fazer as contas autonomia para descobrires o tamanho do pack que precisas e depois basta veres no site ev power qual é o valor em euros ficam te as celulas.
O melhor conselho que posso dar é leres todos os diarios de bordo das motas que tens interesse.
Ps: Ve bem a questao do carregamento no trabalho, os meus patroes na altura dizeram decerteza nao havia o problema afinal era só uma tomada, quando comprei a mota mandaram me a fava.
Diz o ladrão,isto é um assalto!:
Espertos como são os políticos, o P.M. tenta safar-se:
-Calma, não sabe quem eu sou? Eu sou o Passos Coelho
O ladrão responde:
- Nesse caso, passe para cá o meu $$$$

Autor do tópico
gbento
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por gbento »

sim serges a conversa foi na altura certa.
o interesse nestes veículos já era grande e quando vi a vectrix branca...
fezme mexer lá no emprego. penso que vai mesmo ser possível carregar lá, bem como aceitaram bem a sugestão de ver como colocar lá um ponto mobie e.
quanto ás motos em escolha?

Autor do tópico
gbento
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por gbento »

relativamente à questão das baterias, não sei quantos kms dão umas baterias de nimh e se é aconselhável ir até ao Jamal para aplicar um novo software. estive a ver o site ev power e existem dois tipos de LiFePo4, quantas baterias teria de comprar para fazer a conversão para litio.

david_neves
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quarta set 28, 2011 2:32 am

Mensagem por david_neves »

gbento Escreveu:relativamente à questão das baterias, não sei quantos kms dão umas baterias de nimh e se é aconselhável ir até ao Jamal para aplicar um novo software. estive a ver o site ev power e existem dois tipos de LiFePo4, quantas baterias teria de comprar para fazer a conversão para litio.
vectrix nimh 234kg(90kg de baterias) 125v 30ah 3.7kwh

Quando novo

Em condições de velocidade constante, os dados
indicam as seguintes médias:
Velocidade constante Autonomia
40 km/h (25 mph) 105 km (65 milhas)
56 km/h (35 mph) 87 km (54 milhas)
64 km/h (40 mph) 77 km (48 milhas)
72 km/h (45 mph) 71 km (44 milhas)
81 km/h (50 mph) 58 km (36 milhas)
97 km/h (60 mph) 32 km (20 milhas)
mais dados aqui:
http://www.vectrix.com/pdf/manuals/Portugese-manual.pdf
Diz o ladrão,isto é um assalto!:
Espertos como são os políticos, o P.M. tenta safar-se:
-Calma, não sabe quem eu sou? Eu sou o Passos Coelho
O ladrão responde:
- Nesse caso, passe para cá o meu $$$$

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm

Mensagem por Jorge Rocha »

gbento Escreveu:... estive a ver o site ev power e existem dois tipos de LiFePo4, quantas baterias teria de comprar para fazer a conversão para litio.
Bem vindo gbento!
Para esses kms tendo a possibilidade de carga no trabalho mesmo umas NiMh deverão cumprir com a função!

Em relação aos tipos de LiFePO4 na EV Power, penso ser até bem mais de 2... e as Sinopoly teriam a medida ideal.
Embora que para alguns esta possibilidade seja muito diminuída, ela existe, e para mim seria perfeita!
Dentro da máxima capacidade da caixa das VX1, confirmado por mim e sem alterar carnagens exteriores, cabem lá 8KWh de baterias Sinopoly (42 células de 60Ah Sinopoly).
Seu peso total ficaria inferior às de NiMh em 15Kg. A disponibilidade energética seria suficiente para deixar para trás qualquer maxi-scooter 125 a gasolina.
O comportamento destas baterias com esta capacidade também é fantástico (tenho verificado pela mota que o Markito tem, com 8KWh Sinopoly, de seus comportamentos mesmo com o frio que tem estado)

Claro que isto era para ter mesmo muita autonomia, e não sei se era isso que querias...
O investimento neste tipo de baterias, embora não seja exagerado, pode ser visto como escandaloso.
Estando a falar de 3,....K€ apenas em baterias, fora ligadores, pode parecer demasiado para uma mota.
Mas se considerarmos que este investimento irá proporcionar a amortização do investimento em poucos anos, em vez de se ficar com a ideia de se estar a gasta, sabe-se que se está a poupar.
Já para não falar da poluição que se deixa de fazer com este investimento, só entre óleos e gasolinas!

Desejos de uma boa escolha ambiental e muito kms electricos!
Tudo por um mundo mais limpo!

Autor do tópico
gbento
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por gbento »

realmente é um investimento e tanto. claro para pensar após as primeiras baterias darem o berro!

t3lmo
Moderador
Moderador
Registado: sábado nov 12, 2011 10:35 pm

Mensagem por t3lmo »

Viva gbento!

Eu só posso dar o meu exemplo, onde faço 20+20km pela IC19 quase sempre a 80-90kmh, sendo que em 2 anos paguei por completo o investimento realizado na minha elétrica com os gastos em combustivel e estacionamento (http://goo.gl/fwcAV).
Eu sou um apologista bottom-up, ou seja, que se deve começar com modelos de veículos que sirvam as necessidades atuais a um custo justo, e só depois evoluir para outros sonhos. Só assim damos valor às coisas :)

Julgo que a opção da Thunder 5000 não é má pelo preço a que está, mas pergunta que prazo de garantia dão, e claro um test-drive (longo) tira-te logo as dúvidas do andamento dela. Faz sem problema 30km. Se fizeres os 60km em andamento normal 60-90kmh, vais esforçar as baterias aos limites (o lithium não gosta), por isso insiste na carga intermédia.
Se fores para Vectrix usada, só tens que garantir que no caso de problemas, tens alguém que os resolva, ou a marca, ou um 'Jamal' :D lol

Ficamos a aguardar um DB :)
e·carga   ekoway ML5000 Dez-2011 · 34.333km
             Outlander PHEV Dez-2014 · 70.000km
             Bmw C Evolution Set-2015 · 100.000km
             Peugeot iOn Jan-2017 · 50.000km

Mumia
Moderador
Moderador
Registado: quinta out 14, 2010 11:48 am

Mensagem por Mumia »

Bom 1º que td ainda bem q essa ideia continuou a "bater" na sua cabeça e o fez dar "o passo" :mrgreen:

Concordo com o que já foi dito, tendo essa magnifica possibilidade de carga no trabalho, qualquer uma das motas serve o propósito sem grandes problemas ;)

Seja uma Thunder 5000 ou um Vx1, as diferenças são algumas, porem certamente no valor tb, nada melhor a meu ver, que experimentar as duas e ver qual das duas prefere e o satisfaz mais, seja no momento seja "mais à frente" qd precisar de aumentar a capacidade ou alterar os pack's ;)

Uma coisa é certa.... percurso bom e fácil para uma qq scooter VE ;)
Queimo, mas apenas electrões....
SW Predator GTI 40ah - "Taser" - 3100km + Vectrix Vx-1 "Cavalo Branco" - 73000Km

Autor do tópico
gbento
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por gbento »

t3lmo Escreveu:Viva gbento!

Eu só posso dar o meu exemplo, onde faço 20+20km pela IC19 quase sempre a 80-90kmh, sendo que em 2 anos paguei por completo o investimento realizado na minha elétrica com os gastos em combustivel e estacionamento (http://goo.gl/fwcAV).
Eu sou um apologista bottom-up, ou seja, que se deve começar com modelos de veículos que sirvam as necessidades atuais a um custo justo, e só depois evoluir para outros sonhos. Só assim damos valor às coisas :)
também já consultei o site da ecocritério bem como o teu DB, parece-me que a tua electrica também se recomenda, certo? Estás satisfeito? e quanto ás revisões e arranjos de avarias, a ecocritério apresenta boas referencias? (se quiseres manda MP, para não ferir susceptibilidades). Quanto à tua scotter, em termos de conforto e protecção do vento qual é a tua opinião. Dá para colocar um vidro frontal maior?

t3lmo
Moderador
Moderador
Registado: sábado nov 12, 2011 10:35 pm

Mensagem por t3lmo »

O modelo que uso (40Ah) daria para fazer esse trajeto sem problema (já fiz Sintra-Trafaria, 32+32km, durante 1 mês) mas terias que ter obrigatóriamente uma carga de 2-3h no destino, ou então andar a velocidades baixas e desaconselhaveis para as vias em questão (72km é o meu máximo com 1 carga e médias de 40kmh). Tens modelos de 60Ah e depois outros valores (TL, feia).
Do nivel de assistência, e em relação a muitos outros casos aqui do forum, não me posso queixar muito, mas até agora andei sempre em garantia, e daqui para frente serei eu a pagar os problemas que possam vir. Já fico feliz de terem stocks de peças, algum know-how e de ainda não terem 'desaparecido do mapa', como muitas marcas e assistências, infelizmente :?
Mas isto é tudo teoria para ti enquanto não fizeres test-drives, para sentires o tipo de conforto de casa uma, nova ou usada :)
Garantia de assistência é fundamental, paga ou não, e de preferência dentro do alcance de autonomia da mota, senão é uma trabalheira, pois um ou outro problema vais sempre ter.
Proteção do vento: pouca, mas também nunca senti necessidade extrema disso aqui na nossa zona.
Vidro frontal maior: de série, não, mas julgo existir um modelo compatível da Givi.
e·carga   ekoway ML5000 Dez-2011 · 34.333km
             Outlander PHEV Dez-2014 · 70.000km
             Bmw C Evolution Set-2015 · 100.000km
             Peugeot iOn Jan-2017 · 50.000km

RuFuS
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quarta ago 06, 2008 7:13 am

Mensagem por RuFuS »

Pelos valores que investes numa Ekoway e depois dos problema do visitante2 mais vale comprares uma Vectrix que ficas muito melhor servido...
Montador de Bereco, Vectrix VX-1 Premium, Vectrix VX-1 Limited Edition entre muitas outras scooters eléctricas

Mais de 70.000km a electrões em 5 anos... ;)

MRider
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: segunda abr 02, 2012 10:27 pm

Mensagem por MRider »

Posso afirmar que a Ecocriterio é uma empresa de palavra.

Pode demorar um pouco numa ou outra situação mas resolve ou tenta resolver.
Live long and prosper!

RuFuS
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por RuFuS »

visitante2 Escreveu:Posso afirmar que a Ecocriterio é uma empresa de palavra.

Bem...a tua opinião mudou drasticamente para quem está há vários meses à espera de uma suposta devolução... :)
Montador de Bereco, Vectrix VX-1 Premium, Vectrix VX-1 Limited Edition entre muitas outras scooters eléctricas

MRider
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: segunda abr 02, 2012 10:27 pm

Mensagem por MRider »

RuFuS Escreveu:
visitante2 Escreveu:Posso afirmar que a Ecocriterio é uma empresa de palavra.

Bem...a tua opinião mudou drasticamente para quem está há vários meses à espera de uma suposta devolução... :)
As circunstâncias mudaram :-) por isso também mudei de opinião.
Live long and prosper!

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium

Qualquer empresário inteligente verificaria a curto prazo que o melhor que há a fazer para o seu negocio é respeitar seus clientes apresentando-lhes soluções à sua altura. Eles farão a melhor publicidade, e gratuitamente!
Alguns provérbios adequados:
"Semear hoje para colher amanhã"
"Quem semeia ventos colhe tempestades"
"Podemos escolher o que semeamos mas somos obrigados a colher do que daí germinar"

RuFuS
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por RuFuS »

Jorge Rocha Escreveu:Qualquer empresário inteligente verificaria a curto prazo que o melhor que há a fazer para o seu negocio é respeitar seus clientes apresentando-lhes soluções à sua altura. Eles farão a melhor publicidade, e gratuitamente!
Alguns provérbios adequados:
"Semear hoje para colher amanhã"
"Quem semeia ventos colhe tempestades"
"Podemos escolher o que semeamos mas somos obrigados a colher do que daí germinar"
Estou de acordo e já que estamos numa de profecias, acrescento "mais vale tarde que nunca" que no caso do visitante2 nem há a mínima dúvida!!! :D

ICEM4N
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: terça ago 02, 2011 12:31 am

Mensagem por ICEM4N »

Compra no mínimo 60ah. Julgo que o Jorge Rocha esta a preparar mais um tubarão de estrada.. Mas nada melhor que falar com ele. Para esses 60km convém comprar algo que faça 100km pois nunca se sabe se podes carregar todos os dias e o Inverno não é amigo das autonomias.. Abraço.

ICEM4N
PREDATOR 70Ah - 39.000km

A cantar desde 17-Setembro de 2011

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium

ICEM4N Escreveu:Compra no mínimo 60ah. Julgo que o Jorge Rocha esta a preparar mais um tubarão de estrada.. Mas nada melhor que falar com ele. Para esses 60km convém comprar algo que faça 100km pois nunca se sabe se podes carregar todos os dias e o Inverno não é amigo das autonomias.. Abraço.
Muito bem recomendado! Mas gostei mesmo da parte do "tubarão de estrada" :lol: :mrgreen:
Tudo o que tento fazer é aumentar o numero de adeptos dos que já adquiriram a independência da mobilidade. (pessoas que estavam a gastar mais de 300€ com o seu carro a combustão e passaram a gastar menos de 30€ em apenas duas rodas, sendo uma delas eléctrica).

Responder

Voltar para “Procura veículo eléctrico mas tem dúvidas? Coloque-as aqui”