Jorge, o que para ti é depressa, para mim pode ser devagar, a vectrix tem 4 vezes mais potência que essa mota, e já acho pouco, não quer dizer que ande a 200 kmh, não, só dá 120, mas gosto de estar sempre na frente dos carros, gosto de ter arranque brusco, e ter disponibilidade de potência e velocidade para ultrapassar, isto porque outros veículos (entre outras razões), geralmente os carros (desculpem generalizar) não veem nada senão para a frente, lembras-te deste acessório nestes animais, tipo isto, ás vezes parece que o usam;Jorge Rocha Escreveu:Afirmativo visitante2! Mas o motor terá obrigatoriamente muito mais perdas que o controlador!
jmal,
Mas quem disse que andava devagar? Era limitado pela sinalização e pelo transito em hora de ponta, que obrigava a andar sempre a acelerar e a regenerar (sim, porque esta não faz aquecer as pastilhas dos travões, com a regenerativa progressiva que tem, logo maior aquecimento do motor) e na auto-estrada fiz uma boa média.
Motores de 3 fases vs 6 fases
-
- Membro Platinium
- Mensagens: 8390
- Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
- Localização: Caldas da Rainha
Re: Motores de 3 fases vs 6 fases
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms
-
- Membro Silver
- Mensagens: 515
- Registado: domingo jul 13, 2008 7:01 pm
- Localização: Porto
Re: Motores de 3 fases vs 6 fases
42.5Km a 70Km/h dá 36 minutos e 25 segundos
3.5KWh a 72V dá 48.6Ah
A descarga média é de 80A que equivale a 5,76KW para um motor de 5,5KW
Afinal também andas com a moto ao colo?
Ou as contas estão mal feitas?
3.5KWh a 72V dá 48.6Ah
A descarga média é de 80A que equivale a 5,76KW para um motor de 5,5KW
Afinal também andas com a moto ao colo?
Ou as contas estão mal feitas?
-
- Membro Platinium
- Mensagens: 8390
- Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
- Localização: Caldas da Rainha
Re: Motores de 3 fases vs 6 fases
???????MVS Escreveu:42.5Km a 70Km/h dá 36 minutos e 25 segundos
3.5KWh a 72V dá 48.6Ah
A descarga média é de 80A que equivale a 5,76KW
Afinal também andas com a moto ao colo?
Ou as contas estão mal feitas?
Não entendo o que quer dizer com esses valores, se for 1 minuto à gastar 100 kw, e 35 minutos à potência de 3 kw, o resultado é 5.7 kw.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms
-
- Membro Silver
- Mensagens: 515
- Registado: domingo jul 13, 2008 7:01 pm
- Localização: Porto
Re: Motores de 3 fases vs 6 fases
Com 35 minutos a 3KW numa viagem de 36 minutos e meio não fazes 70Km/h de média.
Digo que andas a enfiar 5,5KW num motor de 5,5KW nominais.
Não nos faças perder tempo...
Digo que andas a enfiar 5,5KW num motor de 5,5KW nominais.
Não nos faças perder tempo...
-
- Membro Platinium
- Mensagens: 8390
- Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
- Localização: Caldas da Rainha
Re: Motores de 3 fases vs 6 fases
E também não debita 100 kw.MVS Escreveu:Com 35 minutos a 3KW numa viagem de 36 minutos e meio não fazes 70Km/h de média.
Digo que andas a enfiar 5,5KW num motor de 5,5KW nominais.
Não nos faças perder tempo...
Perder tempo ??? parece-me que continuam a tentar descredibilizar aquilo que não conhecem, e é do conhecimento de muitos aqui no fórum, que já andaram na pequena bereco.
Mas agora tive uma ideia, ela está parada na garagem, sem baterias, como vou equipar a vectrix com outras baterias, as nimh vão para bereco, fica mais pesada, mas consegue dar essa potência para a brincadeira. boa
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms
-
- Membro Gold
- Mensagens: 1335
- Registado: quarta ago 06, 2008 7:13 am
Re: Motores de 3 fases vs 6 fases
MVS...quer-me parecer que quem anda aqui a fazer-nos perder tempo com conversa de café é você...MVS Escreveu:Com 35 minutos a 3KW numa viagem de 36 minutos e meio não fazes 70Km/h de média.
Digo que andas a enfiar 5,5KW num motor de 5,5KW nominais.
Não nos faças perder tempo...
Na minha ex-Bereco EVO cheguei a fazer à volta de 30km na serra algarvia com uma carga...3kWh iam lá para dentro de seguida...dá um consumo médio de cerca de 10kWh para fazer 100km...tinha picos de 13-15kW de potência portanto...não tente dizer que sabe mais do que quem já teve a mota e o motor de 6 fases em questão...e não queimou ao contrário dos "super power" de 5kW que por aí andam que não se pode meter muito potência se não vão à vida...por esse motivo há motas que têm que tar limitadas se não...adeus motor...
Ainda está de me responder onde perde 50% de eficácia num motor eléctrico...
Montador de Bereco, Vectrix VX-1 Premium, Vectrix VX-1 Limited Edition entre muitas outras scooters eléctricas
Mais de 70.000km a electrões em 5 anos...
Mais de 70.000km a electrões em 5 anos...
-
- Membro Platinium
- Mensagens: 3152
- Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
- Localização: Aveiro
Re: Motores de 3 fases vs 6 fases
Sei que ninguém me vai responder, porque o objectivo não é o de clarificar as ideias, mas o de sei lá o quê..., fica outra pergunta:
Qual é o peso dessa Bereco Evo? Eu só sei o da Bereco Flash 2500... que é uma peninha!
Qual é o peso dessa Bereco Evo? Eu só sei o da Bereco Flash 2500... que é uma peninha!
Tudo por um mundo mais limpo!
-
- Membro Platinium
- Mensagens: 8390
- Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
- Localização: Caldas da Rainha
Re: Motores de 3 fases vs 6 fases
Tinha 2 pesos e 2 medidas , tinha um pack alojado de 24s 60 ah, e pesava 112 kg, depois para viagens maiores, levava outro pack de 24s 20 ah que pesava mais 10 kg.Jorge Rocha Escreveu:Sei que ninguém me vai responder, porque o objectivo não é o de clarificar as ideias, mas o de sei lá o quê..., fica outra pergunta:
Qual é o peso dessa Bereco Evo? Eu só sei o da Bereco Flash 2500... que é uma peninha!
A ideia é de dizer as verdades. Alias, podem comparar mais uma, a quantidade de cobre que um motor e o outro tem, só isso diz muita coisa.
Responder a ???
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms
-
- Membro Silver
- Mensagens: 200
- Registado: quarta set 28, 2011 2:32 am
- Localização: Veritas odium parit: A verdade gera o ódio
Re: Motores de 3 fases vs 6 fases
Ok, tem a potencia de origem, e é mais rapida que as outras pelo o espirito santo.
Diz o ladrão,isto é um assalto!:
Espertos como são os políticos, o P.M. tenta safar-se:
-Calma, não sabe quem eu sou? Eu sou o Passos Coelho
O ladrão responde:
- Nesse caso, passe para cá o meu $$$$
Espertos como são os políticos, o P.M. tenta safar-se:
-Calma, não sabe quem eu sou? Eu sou o Passos Coelho
O ladrão responde:
- Nesse caso, passe para cá o meu $$$$
-
- Membro Platinium
- Mensagens: 3741
- Registado: quarta mar 18, 2009 3:21 pm
- Localização: Leiria, Associado n.º74
Re: Motores de 3 fases vs 6 fases
Errado, a Vectrix não faz 7 segundos.david_neves Escreveu:Na subida do dolce vita tejo a diferença entre o meu antigo carro e a bereco era de apenas 10km/h. Eu sou mais pesado que o jmal e o rufus, a bereco faz realmente o tempo da vectrix 7segundos, Se o motor tivesse a dissipar tanta energia no minimo deveria queimar me quando toca-se no mesmo? O jmal sabe que ja fiz um teste 100% a fundo do inicio ao fim da bateria e nao foi em auto estrada muito pelo o contrario. Quando tiver euros para comprar um pistola termográfica e uma camera como a do T3lmo logo faço o teste porque é preciso ver para quer.
ps: A maior parte dos testes fiz com velocidade do gps tomtom one.
MP+AC
Nissan Leaf 24+30kw
Peugeot Ion
Vectrix Li+
Nissan Leaf 24+30kw
Peugeot Ion
Vectrix Li+
-
- Membro Silver
- Mensagens: 200
- Registado: quarta set 28, 2011 2:32 am
- Localização: Veritas odium parit: A verdade gera o ódio
Re: Motores de 3 fases vs 6 fases
Exacto é os 0.2 segundos que faz a diferença, indo por ai para compensar essa diferença tenho o velocimetro a marcar 5km a menos que a velocidade gps.O_volt Escreveu:Errado, a Vectrix não faz 7 segundos.david_neves Escreveu:Na subida do dolce vita tejo a diferença entre o meu antigo carro e a bereco era de apenas 10km/h. Eu sou mais pesado que o jmal e o rufus, a bereco faz realmente o tempo da vectrix 7segundos, Se o motor tivesse a dissipar tanta energia no minimo deveria queimar me quando toca-se no mesmo? O jmal sabe que ja fiz um teste 100% a fundo do inicio ao fim da bateria e nao foi em auto estrada muito pelo o contrario. Quando tiver euros para comprar um pistola termográfica e uma camera como a do T3lmo logo faço o teste porque é preciso ver para quer.
ps: A maior parte dos testes fiz com velocidade do gps tomtom one.
Diz o ladrão,isto é um assalto!:
Espertos como são os políticos, o P.M. tenta safar-se:
-Calma, não sabe quem eu sou? Eu sou o Passos Coelho
O ladrão responde:
- Nesse caso, passe para cá o meu $$$$
Espertos como são os políticos, o P.M. tenta safar-se:
-Calma, não sabe quem eu sou? Eu sou o Passos Coelho
O ladrão responde:
- Nesse caso, passe para cá o meu $$$$
-
- Membro Platinium
- Mensagens: 3741
- Registado: quarta mar 18, 2009 3:21 pm
- Localização: Leiria, Associado n.º74
Re: Motores de 3 fases vs 6 fases
Então a tua dá mais! Boa.
MP+AC
Nissan Leaf 24+30kw
Peugeot Ion
Vectrix Li+
Nissan Leaf 24+30kw
Peugeot Ion
Vectrix Li+
-
- Membro Platinium
- Mensagens: 3152
- Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
- Localização: Aveiro
Re: Motores de 3 fases vs 6 fases
jmal Escreveu: Tinha 2 pesos e 2 medidas , tinha um pack alojado de 24s 60 ah, e pesava 112 kg, depois para viagens maiores, levava outro pack de 24s 20 ah que pesava mais 10 kg.
A ideia é de dizer as verdades. Alias, podem comparar mais uma, a quantidade de cobre que um motor e o outro tem, só isso diz muita coisa.
Responder a ???
Primeiramente os motores de 3 fases eram muito pesados, para ai uns 30Kg, depois de eu dizer o peso de dois dos que tenho trabalhado, que ao fim ao cabo ainda são mais leves que esses de 6 fases, agora o defeito é terem menos cobre!Jorge Rocha Escreveu:...Fica uma pergunta para os mais entendidos:
Quantos ímanes tem um motor desses "ditos" de 6 fases?...
Para quem não sabe, uma Predator equipada com 24 células ThunderSky de 40Ah, pesa 170Kg aproximadamente. Se tiver 60Ah já pesa 190Kg aproximadamente.
Começa a fazer todo o sentido os motores das berecos evo não aquecerem tanto:
* menos uns 50Kg (para mais), que significa uma muito maior relação potencia/peso.
* menor volume, logo menos atritos ao ar.
* inexistência de travagem regenerativa, transferindo a energia cinética para as pastilhas de travão e discos, ao invés de aquecer o motor carregando as baterias.
É desta forma que querem fazer comparações? Daqui a pouco até o motor da bicicleta do Fidel é melhor que o de uma Vectrix (pelo menos muito mais eficiente é de certeza, com apenas 20Ah faz para lá km a dar com um pau)
Um motor num veiculo eléctrico representa muito mais do que o simples gastar electrões à força toda!
Tudo por um mundo mais limpo!
-
- Membro Platinium
- Mensagens: 8390
- Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
- Localização: Caldas da Rainha
Re: Motores de 3 fases vs 6 fases
Não sei ao certo, já andei à procura de umas fotos que tinha do meu quando o abri, mas não encontrei, pela imagem do hmma conto com umas 26 - 28 bobines duplas, imans sei que tinha mais que isso, estes motores têm mais imans que bobines.Jorge Rocha Escreveu:jmal Escreveu: Tinha 2 pesos e 2 medidas , tinha um pack alojado de 24s 60 ah, e pesava 112 kg, depois para viagens maiores, levava outro pack de 24s 20 ah que pesava mais 10 kg.
A ideia é de dizer as verdades. Alias, podem comparar mais uma, a quantidade de cobre que um motor e o outro tem, só isso diz muita coisa.
Responder a ???Jorge Rocha Escreveu:...Fica uma pergunta para os mais entendidos:
Quantos ímanes tem um motor desses "ditos" de 6 fases?...
Eu disse que nunca tinha pesado nenhum, e que tinha ouvido falar de um peso de 30 kg para um motor de 3 fases, fiz confusão, afinal o de 30 kg é o da emax, o meu irmão tem um em bancada para fazer testes com controladores, e realmente o da emax é mais pesado com apenas 4000w, mas também é diferente, permite troca de pneu sem sacar a jante e o eixo é fixo apenas de um lado.Jorge Rocha Escreveu:Primeiramente os motores de 3 fases eram muito pesados, para ai uns 30Kg, depois de eu dizer o peso de dois dos que tenho trabalhado, que ao fim ao cabo ainda são mais leves que esses de 6 fases, agora o defeito é terem menos cobre!
Agora entendo porque o MVS dizia se era realmente um motor de 5 kw, agora já dei pelas diferenças, esses motores que pesaste devem ser de 4.5 kw, repara os pesos que o site da Kelly controls anuncia, todos sem pneus;
Motor de 4.5 kw com disco, 20.9 kg : http://kellycontroller.com/hub-motor-72 ... p-144.html
Motor de 6 kw sem disco, 22.8 kg : http://kellycontroller.com/hub-motor-72 ... p-389.html
De 5000w encontrei este sem disco e sem pneu com 22kg; http://www.alibaba.com/product-gs/12780 ... 5000W.html
Adiante...
Sim Jorge, visualmente, porque nunca desmontei os 2 para pesar o cobre, tme mais cobre.
Este tópico surgiu de outro quando alguém disse que não havia motores de 6 fases, falou-se de vantagens e desvantagens, claro que comparações a este nível não têm credibilidade, claro que muito mais se pode dizer, mas comparações sério só feitas a sério, e de todas as variáveis serem postas à prova, como por exemplo, dizes que a bereco tem menor volume e com isso menos atrito ao ar, mas pode não ser verdade, a aerodinâmica da predator pode diminuir em termos de atrito o seu maior volume, enfim, muitas outras coisas.Jorge Rocha Escreveu:Para quem não sabe, uma Predator equipada com 24 células ThunderSky de 40Ah, pesa 170Kg aproximadamente. Se tiver 60Ah já pesa 190Kg aproximadamente.
Começa a fazer todo o sentido os motores das berecos evo não aquecerem tanto:
* menos uns 50Kg (para mais), que significa uma muito maior relação potencia/peso.
* menor volume, logo menos atritos ao ar.
* inexistência de travagem regenerativa, transferindo a energia cinética para as pastilhas de travão e discos, ao invés de aquecer o motor carregando as baterias.
É desta forma que querem fazer comparações? Daqui a pouco até o motor da bicicleta do Fidel é melhor que o de uma Vectrix (pelo menos muito mais eficiente é de certeza, com apenas 20Ah faz para lá km a dar com um pau)
Um motor num veiculo eléctrico representa muito mais do que o simples gastar electrões à força toda!
De qualquer modo ambos (3 e 6 fases) são motores que não irão prosperar no mercado nem ganhar muitos adeptos, nunca irão passar de comercio em scooters de origem chinesa, nenhum fabricante como honda, yamaha e outras irá pegar neste tipo de motor e desenvolver uma scooter ou mota elétrica, estes motores só têm uma vantagem em relação aos motores normais, sem serem hub (tipo vectrix, brammo, zero,etc) é a ausência de transmissão, porque noutras só perdem;
-menor eficiência
-maior peso, volume
-menor torque
-menor potência/kg/litro
-ausência de um sistema de arrefecimento
-a baixa rotação que trabalham leva a que se usem imans mais fortes, que têm limitações de temperatura mais baixas, < 120ºC, acima desta temperatura os imans revertem, como já referi antes, o motor da vectrix, entre outros, têm sistema de arrefecimento e podem trabalhar até aos 150ºC sendo que os imans só se rebentam aos 2xx e muitos 300ºC, outra desvantagem da baixa rotação é a travagem regenerativa desconfortável e pouco eficiente.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms
-
- Membro Gold
- Mensagens: 1069
- Registado: quarta abr 22, 2009 4:52 pm
Re: Motores de 3 fases vs 6 fases
Daqui a pouco? É que é já a seguir... o único problema é o barulho, segundo o edu fora isso da 20 a 0 e ainda lhe falta as ultimas alterações.Jorge Rocha Escreveu:
É desta forma que querem fazer comparações? Daqui a pouco até o motor da bicicleta do Fidel é melhor que o de uma Vectrix (pelo menos muito mais eficiente é de certeza, com apenas 20Ah faz para lá km a dar com um pau)
Um motor num veiculo eléctrico representa muito mais do que o simples gastar electrões à força toda!
Canal da Bicimota: http://www.youtube.com/user/plipe10
Diario de bordo da Bicimota: http://www.novaenergia.pt/forum/viewtop ... 62&t=16709
Diario de bordo da Bicimota: http://www.novaenergia.pt/forum/viewtop ... 62&t=16709
-
- Membro Platinium
- Mensagens: 3152
- Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
- Localização: Aveiro
Re: Motores de 3 fases vs 6 fases
Para o teu primeiro paragrafo, aqui vai uma foto: 31,5Kg pesa o motor e o eixo traseiro oscilante com o descanso central.jmal Escreveu:Eu disse que nunca tinha pesado nenhum, e que tinha ouvido falar de um peso de 30 kg para um motor de 3 fases, fiz confusão, afinal o de 30 kg é o da emax, o meu irmão tem um em bancada para fazer testes com controladores, e realmente o da emax é mais pesado com apenas 4000w, mas também é diferente, permite troca de pneu sem sacar a jante e o eixo é fixo apenas de um lado.
Agora entendo porque o MVS dizia se era realmente um motor de 5 kw, agora já dei pelas diferenças, esses motores que pesaste devem ser de 4.5 kw, repara os pesos que o site da Kelly controls anuncia, todos sem pneus;
Motor de 4.5 kw com disco, 20.9 kg : http://kellycontroller.com/hub-motor-72 ... p-144.html
Motor de 6 kw sem disco, 22.8 kg : http://kellycontroller.com/hub-motor-72 ... p-389.html
De 5000w encontrei este sem disco e sem pneu com 22kg; http://www.alibaba.com/product-gs/12780 ... 5000W.html
Adiante...
Sim Jorge, visualmente, porque nunca desmontei os 2 para pesar o cobre, tme mais cobre.
Para o segundo paragrafo, tenho feito muitos testes ao motor da Predator do ogadiv, e se mantiver os consumos sempre a 70A e 75V (5250W), o motor dito de 5000W não passa muito de morno.
Já agora aproveito para afirmar que os Kelly podem sim dar a maxima potencia desde o arranque, bastando para isso colocar a percentagem da potencia para o motor nos 100%. Se quisermos reduzir a potencia a alta velocidade, façamos no valor da percentagem da bateria.
No que diz respeito aos pesos atribuidos aos motores, isso nunca é 100% correto e geralmente aumentam os valores, pois isso também os protege nos embalamentos, para passar em alfandegas e afins.
No ultimo paragrafo... para mim parece que o que tem mais cobre é o de 3 fases, mas também nunca retirei o cobre a nenhum!
Poderá ser bem verdade, dificilmente as grandes marcas irão pegar nestes motores, principalmente para os modelos de maiores potencias.jmal Escreveu:...De qualquer modo ambos (3 e 6 fases) são motores que não irão prosperar no mercado nem ganhar muitos adeptos, nunca irão passar de comercio em scooters de origem chinesa, nenhum fabricante como honda, yamaha e outras irá pegar neste tipo de motor e desenvolver uma scooter ou mota elétrica, estes motores só têm uma vantagem em relação aos motores normais, sem serem hub (tipo vectrix, brammo, zero,etc) é a ausência de transmissão, porque noutras só perdem;
-menor eficiência
-maior peso, volume
-menor torque
-menor potência/kg/litro
-ausência de um sistema de arrefecimento
-a baixa rotação que trabalham leva a que se usem imans mais fortes, que têm limitações de temperatura mais baixas, < 120ºC...
...a baixa rotação é a travagem regenerativa desconfortável e pouco eficiente.
Mas para velocipedes, ciclomotores, e motociclos de baixa potencia (< 11KW) penso que se podem sim aplicar, e que podem ter outras vantagens, tais como: (tudo depende do ponto de vista )
- maior eficiência a média rotação, por não ter atritos em engrenagens (podes confirmar isso com a Vectrix vs Predator, de mesma capacidade, com pesos iguais, entre os 50 e 70Km/h, a Predator faz mais kms)
-menor volume ocupado na mota (já que está dentro da jante da roda)
- potencia mais do que suficiente para deixar muitos veiculos a combustão para trás
-sistema de arrefecimento já incorporado (pela própria rotação da roda) que estando bem dimensionado chega perfeitamente
-não necessita de assar o peru lá dentro do motor, a pouca temperatura chega para manter os imans seguros (os sensores hall são o fusivel do patamar de baixo, e nem esses deverão sofrer se estiver bem calculada a potencia)
-a baixa rotação nem é necessário regenerativa, pois quase não se gasta pastilha de travão e pouco regenera, seja em que motor for
-ausencia de desgaste de engrenagens (por não as ter), logo sem manutenção
-diminuição de ruido (mais conforto para quem conduz)
Um bom domingo para todos!
Tudo por um mundo mais limpo!
-
- Membro Platinium
- Mensagens: 8390
- Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
- Localização: Caldas da Rainha
Re: Motores de 3 fases vs 6 fases
Jorge, acredita que algumas das vantagens que tu enumeras, também eu já considerei vantagens, e devem haver posts a confirmar isso, no entanto hoje a minha opinião é diferente, talvez devido a ter testado outro tipo de tecnologia e verificar as vantagens e desvantagens.
Tenho uma vectrix á ano e meio, já testei a Zero, e uma grande surpresa foi a Oxygen/Lepton que é (ou era) uma empresa italiana que fabricava estas scooters:
Digo surpresa devido ás suas características muito simples e até fracas em termos de potência, mas surpreendeu-me pela positiva, em termos de performance, conforto (principalmente) e robustez.
http://www.woodlandrd.com/oxygen/
http://www.evfinder.com/lepton.htm
A que tive em mãos, trazia um pack de baterias de zinco, já todas esgotadas por falta de carga à alguns anos, segundo soube, foram scooters que a edp comprou para serem usadas pelos "contadores da luz", entretanto algumas delas foram adquiridas por trabalhadores, e esta foi comprada a uma dessas pessoas. Como a pessoa queria verificar se estava tudo bem,coloquei as baterias de chumbo da bereco 2500, ela trabalha a 48v, e encontramos uma avaria no carregador, foi resolvida e pronto, está a andar. Levou uma manutenção na caixa da transmissão, apesar de ter uma correia dentada com desmultiplicação, depois ainda tem mais uma caixa redutora antes da roda. Trocar pneu é como nas a gasolina, saca porca e sai jante.
Tem um motor brushless de 1.8 kw, , em termos de performance, arranque e disponibilidade é superior ao que encontramos na maioria as scooters de origem chinesa com 3000w, tem 2 modos, económico e normal, e até no económico com baterias de chumbo, envergonhou a bereco 2500w com 56 volts de a123. Tem regenerativa e só perde em relação à vectrix por não ser proporcional, mas tem um modo de funcionamento muito especial.
O punho é um regulador de velocidade, ou seja, aceleramos e ela mete potência, desaceleramos um pouco e ela trava até à velocidade proporcional ao controlo do punho, desvantagem; largamos o punho e cuidado com a queda. Sim, digo queda, porque ela a travar é algo incrível, pelo menos se tiver no modo económico, penso que só nas descidas da Madeira é que seria necessário usar os travões de tambor, que apesar de bons travões de tambor, raramente são usados.
Surpreendeu-me pelo positiva em termos de conforto, silenciosa, rápida, a regenerar é muito suave, e muito precisa , coisa que só é possível com um motor rotativo. O motor é relativamente pequeno, em termos de rotação deverá andar pelos 2800 rpms, era o que tinha na etiqueta. Está colocado no quadro da mota, colocado de modo a que o braço oscilante seja o suporte da correia da transmissão. Como o peso não suspenso é baixo, jante+pneu+transmissão, a sua suspensão é muito confortável.
Fica aqui um pequeno review desta scooter que me surpreendeu pela positiva, mas que infelizmente parece ter desaparecido.
EDIT: Faltou dizer que em termos de eletrónica (aquele bloco à direita da scooter) contem tudo, controlador, carregador e dc/dc, é Sr da robustez, com mosfets em formato de bloco e tudo muito bem dimensionado, até demais, a avaria que tinha era apenas de ter levado com um pico de tensão, provavelmente de trovoada, e rebentou com as proteções de entrada do carregador.
Tenho uma vectrix á ano e meio, já testei a Zero, e uma grande surpresa foi a Oxygen/Lepton que é (ou era) uma empresa italiana que fabricava estas scooters:
Digo surpresa devido ás suas características muito simples e até fracas em termos de potência, mas surpreendeu-me pela positiva, em termos de performance, conforto (principalmente) e robustez.
http://www.woodlandrd.com/oxygen/
http://www.evfinder.com/lepton.htm
A que tive em mãos, trazia um pack de baterias de zinco, já todas esgotadas por falta de carga à alguns anos, segundo soube, foram scooters que a edp comprou para serem usadas pelos "contadores da luz", entretanto algumas delas foram adquiridas por trabalhadores, e esta foi comprada a uma dessas pessoas. Como a pessoa queria verificar se estava tudo bem,coloquei as baterias de chumbo da bereco 2500, ela trabalha a 48v, e encontramos uma avaria no carregador, foi resolvida e pronto, está a andar. Levou uma manutenção na caixa da transmissão, apesar de ter uma correia dentada com desmultiplicação, depois ainda tem mais uma caixa redutora antes da roda. Trocar pneu é como nas a gasolina, saca porca e sai jante.
Tem um motor brushless de 1.8 kw, , em termos de performance, arranque e disponibilidade é superior ao que encontramos na maioria as scooters de origem chinesa com 3000w, tem 2 modos, económico e normal, e até no económico com baterias de chumbo, envergonhou a bereco 2500w com 56 volts de a123. Tem regenerativa e só perde em relação à vectrix por não ser proporcional, mas tem um modo de funcionamento muito especial.
O punho é um regulador de velocidade, ou seja, aceleramos e ela mete potência, desaceleramos um pouco e ela trava até à velocidade proporcional ao controlo do punho, desvantagem; largamos o punho e cuidado com a queda. Sim, digo queda, porque ela a travar é algo incrível, pelo menos se tiver no modo económico, penso que só nas descidas da Madeira é que seria necessário usar os travões de tambor, que apesar de bons travões de tambor, raramente são usados.
Surpreendeu-me pelo positiva em termos de conforto, silenciosa, rápida, a regenerar é muito suave, e muito precisa , coisa que só é possível com um motor rotativo. O motor é relativamente pequeno, em termos de rotação deverá andar pelos 2800 rpms, era o que tinha na etiqueta. Está colocado no quadro da mota, colocado de modo a que o braço oscilante seja o suporte da correia da transmissão. Como o peso não suspenso é baixo, jante+pneu+transmissão, a sua suspensão é muito confortável.
Fica aqui um pequeno review desta scooter que me surpreendeu pela positiva, mas que infelizmente parece ter desaparecido.
EDIT: Faltou dizer que em termos de eletrónica (aquele bloco à direita da scooter) contem tudo, controlador, carregador e dc/dc, é Sr da robustez, com mosfets em formato de bloco e tudo muito bem dimensionado, até demais, a avaria que tinha era apenas de ter levado com um pico de tensão, provavelmente de trovoada, e rebentou com as proteções de entrada do carregador.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms
-
- Membro Platinium
- Mensagens: 3741
- Registado: quarta mar 18, 2009 3:21 pm
- Localização: Leiria, Associado n.º74
Re: Motores de 3 fases vs 6 fases
E as peugeot dos anos 90....tb gostava dela!
MP+AC
Nissan Leaf 24+30kw
Peugeot Ion
Vectrix Li+
Nissan Leaf 24+30kw
Peugeot Ion
Vectrix Li+
-
- Membro Gold
- Mensagens: 1520
- Registado: quinta mar 11, 2010 10:52 pm
Re: Motores de 3 fases vs 6 fases
É impressão minha ou temos andado a regredir? Tantos produtos importantes que ficaram pelo caminho...O_volt Escreveu:E as peugeot dos anos 90....tb gostava dela!
Que saudades dos dias de SOL... e das estações previsíveis!
sorry off-topic
BondadeSua
-
- Membro Silver
- Mensagens: 200
- Registado: quarta set 28, 2011 2:32 am
- Localização: Veritas odium parit: A verdade gera o ódio
Re: Motores de 3 fases vs 6 fases
Jorge Rocha Escreveu:jmal Escreveu: Tinha 2 pesos e 2 medidas , tinha um pack alojado de 24s 60 ah, e pesava 112 kg, depois para viagens maiores, levava outro pack de 24s 20 ah que pesava mais 10 kg.
A ideia é de dizer as verdades. Alias, podem comparar mais uma, a quantidade de cobre que um motor e o outro tem, só isso diz muita coisa.
Responder a ???Primeiramente os motores de 3 fases eram muito pesados, para ai uns 30Kg, depois de eu dizer o peso de dois dos que tenho trabalhado, que ao fim ao cabo ainda são mais leves que esses de 6 fases, agora o defeito é terem menos cobre!Jorge Rocha Escreveu:...Fica uma pergunta para os mais entendidos:
Quantos ímanes tem um motor desses "ditos" de 6 fases?...
Para quem não sabe, uma Predator equipada com 24 células ThunderSky de 40Ah, pesa 170Kg aproximadamente. Se tiver 60Ah já pesa 190Kg aproximadamente.
Começa a fazer todo o sentido os motores das berecos evo não aquecerem tanto:
* menos uns 50Kg (para mais), que significa uma muito maior relação potencia/peso.
* menor volume, logo menos atritos ao ar.
* inexistência de travagem regenerativa, transferindo a energia cinética para as pastilhas de travão e discos, ao invés de aquecer o motor carregando as baterias.
É desta forma que querem fazer comparações? Daqui a pouco até o motor da bicicleta do Fidel é melhor que o de uma Vectrix (pelo menos muito mais eficiente é de certeza, com apenas 20Ah faz para lá km a dar com um pau)
Um motor num veiculo eléctrico representa muito mais do que o simples gastar electrões à força toda!
diminui-lhe a potencia ficando com máxima corrente do motor em 29% e máxima corrente das baterias em 26%
Se afinal a bereco nao tem problemas de aquecimento, isso nao quer dizer que a energia esta a ir para a roda traseira?, em vez de gerar metade em calor pelos vossos calculos (5.5kw)
A bereco do jmal é mais leve porque tinha a123, a minha tem uns 120kg por causa das celulas extra , a diferença fica na casa dos 30kg, a vectrix tem 20.2kW com PESO: 234 kg (515 libras) dados oficiais http://www.vectrix.com/pdf/manuals/Portugese-manual.pdf" onclick="window.open(this.href);return false;" onclick="window.open(this.href);return false;
Se aceleraçao é igual ate aos 80, temos que ter o racio peso potencia semelhante, os tais 10kw na bereco e nao os 50% de aquecimento no motor ou controlador.
Agora o problema é nao ter travagem regenerativa? E quando o jmal teve e o motor nao queimou? e as outras motas que tem travagem regenerativa e o motor nao se deita qual é a desculpa? , tens ideia que eu aindei mais de 1 ano a carregar as 22 celulas a 25ah? e depois a 26ah? Nunca fiz consumos e duvido que exista uma Ve que tenha levado mais eskafia, seria me impossivel andar de Ve, se tivesse que esperar 3 ou 4h por um carregamento normal num posto mobi-e varias vezes por semana antes de voltar para casa !! (nunca consegui carregar no trabalho ou em casa).
Nao te passa pela cabeça as vezes que esta bereco levou eskafias de 30 e 40km seguidos e depois voltar a carregar e fazer igual e nao dou mais porque nao tenho um pack para isso.Depois de 4 viagens seguidas de 10Km cada, realizados sempre a essas velocidades maximas em percurso de auto-estrada Aveiro/Barra, a temperatura do motor ultrapassou os limites que os sensores hall permitiam (os 125ºC), queimando-os.
Tambem tenho que puxar um pneu 130 e o jmal ja andou com 140 e digo te se pudesse ter o 130 70 13 ou mais alto, seria uma vantagem especialmente em velocidade maxima e eficiencia la em cima. E se a bereco tem vantagem na jante mais pequena pelo o peso tambem tem pior dissipação térmica! e o jmal com a123 mandava sempre maior debito para o controlador e motor , logo ja devia ter queimado.
A culpa seria do peso se eu no fim de semana tivesse problemas de aquecimento!!! com a pendura (60kg). Se fosse para igualar tudo tambem tinha que pedir o disparate tirares 2 celulas, mas tudo isso seria cair no ridiculo... A minha bereco esta como qualquer carro ou mota stock, podes usar a 100% a mota que nao vai parar a oficina, nao é preciso limitaçoes nem no setup nem no cuidado com acelerador.
http://www.regra-alternativa.pt/movimen ... dator.html" onclick="window.open(this.href);return false;" onclick="window.open(this.href);return false;
SW Predator GTi 40Ah 150Kg
SW Predator GTi 60Ah 160Kg
Que contas fizeste para a diferença em atrito (em algo que nao passa dos 100kmh) influenciar o calor no motor?, quanto mais estamos a falar de Ve com pouca autonomia e sei la, velocidades medias 70km/h e nao acredito que isso sera a media do forum.
Tens ideia qual é a faixa etaria que ridiculariza o proximo para se defender? Nao foi o que fiz, com as serias duvidas quanto a fazeres 160km a acompanhar motas a gasolina numa nacional sem baixar dos 80km gps com 8kwh de baterias mas se vir o video + telemetria gps serei o primeiro a colocar na assinatura. « Eu estava errado quanto ao valor da autonomia de uma Ve e acabei de induzir os utilizadores deste forum em erro. »
Diz o ladrão,isto é um assalto!:
Espertos como são os políticos, o P.M. tenta safar-se:
-Calma, não sabe quem eu sou? Eu sou o Passos Coelho
O ladrão responde:
- Nesse caso, passe para cá o meu $$$$
Espertos como são os políticos, o P.M. tenta safar-se:
-Calma, não sabe quem eu sou? Eu sou o Passos Coelho
O ladrão responde:
- Nesse caso, passe para cá o meu $$$$