remover a resina epoxy de placa de circuito impresso
-
Autor do tópico - Membro
- Registado: terça jan 27, 2009 8:15 pm
remover a resina epoxy de placa de circuito impresso
Ola a todos ! alguem sabe como remover esta resina das placas de circuito impresso?
acho que é resina epoxy.... a minha maquina de lavar roupa esta avariada e é da placa...
http://www.youtube.com/watch?v=Y1dcdo6y ... 1cu8Oz8GWi" onclick="window.open(this.href);return false;
acho que é resina epoxy.... a minha maquina de lavar roupa esta avariada e é da placa...
http://www.youtube.com/watch?v=Y1dcdo6y ... 1cu8Oz8GWi" onclick="window.open(this.href);return false;
-
- Membro Gold
- Registado: sábado abr 26, 2008 12:39 am
Re: remover a resina epoxy de placa de circuito impresso
Podes tentar com isopropílico ou com uma maquina de ar quente, se for componentes SMD esquece, se for um triac ou um díodo ou resistência ou ate mesmo um condensador ainda seja capaz de resolver, mas se os teus conhecimentos de eletrónica forem poucos nem vale a pena começares, compra uma placa nova, vai acabar por ficar mais em conta.
..........:::::Pré-Reforma:::::..........
-
- Membro Platinium
- Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Boa sorte,
uns dias atrás a minha maquina de lavar loiça avariou, perdi 5 minutos a desmontar a entrada de AC e descobri que tinha componentes a mais!!
retirei o dito componente e voilá, já está novamente a dar-lhe com força...
uns dias atrás a minha maquina de lavar loiça avariou, perdi 5 minutos a desmontar a entrada de AC e descobri que tinha componentes a mais!!

retirei o dito componente e voilá, já está novamente a dar-lhe com força...
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E
Micro-produção 5kWp+4kWp
AQS Tubos De Vácuo
Fluksometer FLM03E
-
- Administrador
- Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Chama se Obsoslocência programada...
Sent from my Nexus 4 using Tapatalk 2
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga
Mapa dos pontos de carga
-
- Membro Platinium
Embora neste meu caso não considere esse conceito, foram apenas os filtros RFI que estouraram.
Acho que neste caso se tratou mais de certa forma "avaria programada" uma vez que se fossem dimensionados para uma janela de tensões mais abrangente não se danificariam tão cedo!!
Acho que neste caso se tratou mais de certa forma "avaria programada" uma vez que se fossem dimensionados para uma janela de tensões mais abrangente não se danificariam tão cedo!!
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
AQS Tubos De Vácuo
Fluksometer FLM03E
Micro-produção 5kWp+4kWp
AQS Tubos De Vácuo
Fluksometer FLM03E
-
- Administrador
- Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Correcto.pnunes Escreveu:Embora neste meu caso não considere esse conceito, foram apenas os filtros RFI que estouraram.
Tive um LCD da Samsung com esse conceito e ao fim de duas reclamações deram me outro modelo superior... Pior ainda de possibilidade de reparar mas o meu Pai ainda se safa nas TVs LCD e lá substituiu alguns condensadores e vai durar mais anos que a Samsung espera...
Enfim...
40595 a bordo de uma Vectrix.
Mapa dos pontos de carga
Mapa dos pontos de carga
-
- Membro Platinium
- Registado: terça jun 24, 2008 1:45 pm
Eu já reparei umas quantas placas de máquinas de lavar louça e roupa e a única que vi com "resina" era algo flexível tipo silicone que dava para arrancar aos bocados com a ponta de uma chave de fendas.
Os controladores das motos e reguladores de tensão de geradores CI é que costumam trazer resina epoxy, que é um material muito duro.
Comprar uma placa nova?! Pelo menos nos representantes da zona de Aveiro os preços começam em 90€ para as mais baratas e esticam-se até 150€ sendo a média 110€ a 120€.
Tantas que já reparei apenas porque o fecho da porta entrou em curto-circuito e rebentou o triac. Só que na maior parte dos casos além do triac queimam mais umas 2 ou 3 resistências smd associadas que vão até ao driver de potência (o ULN2003 é muito comum) e outras que formam um divisor de tensão que vai para o microcontrolador determinar se a porta trancou.
Os controladores das motos e reguladores de tensão de geradores CI é que costumam trazer resina epoxy, que é um material muito duro.
Comprar uma placa nova?! Pelo menos nos representantes da zona de Aveiro os preços começam em 90€ para as mais baratas e esticam-se até 150€ sendo a média 110€ a 120€.
Tantas que já reparei apenas porque o fecho da porta entrou em curto-circuito e rebentou o triac. Só que na maior parte dos casos além do triac queimam mais umas 2 ou 3 resistências smd associadas que vão até ao driver de potência (o ULN2003 é muito comum) e outras que formam um divisor de tensão que vai para o microcontrolador determinar se a porta trancou.
-
- Membro Platinium
Humm, tenho uma Bauknecht já com uns 12 anos que em tempos avariou o programador, ou melhor deixou de dar contacto num dos pontos, eu é que acabei de dar cabo do resto.... depois levei-a ao meu amigo Joao Pereira daí da Gafanha da Nazaré que a reparou, está a funcionar bem.RJSC Escreveu:Eu já reparei umas quantas placas de máquinas de lavar louça e roupa e a única que vi com "resina" era algo flexível tipo silicone que dava para arrancar aos bocados com a ponta de uma chave de fendas.
Entretanto como demorou algum tempo tive que comprar outra, da LG (dessas novinhas de conceito de Obsoslocência programada),
ele disse-me que o controlo principal fica quase 70% do preço da maquina e não vale a pena reparar se fosse esse um possivel defeito!!!
Nesse caso ainda a levo a ti para tu reparares!!!!
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
AQS Tubos De Vácuo
Fluksometer FLM03E
Micro-produção 5kWp+4kWp
AQS Tubos De Vácuo