O uso de BMS

Local para debater assuntos relacionados com veículos cujo motor responsável pela propulsão é eléctrico.
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visitante1
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Re: O uso de BMS

Mensagem por visitante1 »

é offtopic mas é só para dizer onde utilizo as 18650 que mostrei no post anterior
Anexos
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Última edição por visitante1 em quarta fev 26, 2014 10:28 pm, editado 1 vez no total.
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E

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MRider
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Re: O uso de BMS

Mensagem por MRider »

Isso deve mandar uma "bujarda" de luz :lol:
Live long and prosper!

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MVS
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Re: O uso de BMS

Mensagem por MVS »

O carregador que vais utilizar vai ter uma tensão no Verão substancialmente diferente da tensão debitada com o tempo frio, não consegues controlar isto.

No teu pack 16s (9p) a corrente que atravessa uma célula, atravessa-as todas. Nunca chegam exactamente ao mesmo tempo aos 4,1V.

A corrente de carga só cessa quando a tensão do carregador for igual á soma da tensão de todas as células. Até lá a física manda que a corrente continue a circular independentemente do que pensa o fulano que quer vender as células.

As que estiverem mais altas entram pelos valores proibidos dentro e se não entrarem estão em stress e a queimar ciclos de vida. Se optares por reduzir muito a tensão do carregador para que isto não aconteça sacrificas a capacidade do pack e nunca balanceias as células. Chegas a uma altura em que em vez de 20Ah tens 10Ah e matas as células no low voltage cut-off.

Passam-me dezenas de packs de lítio de bicicletas pela mão de químicas variadas (Li Ion, LiFePO4, etc.) com BMS sem balanceamento porque não quiseram produzir calor dentro daquelas caixas em alumínio afuniladas. O resultado é invariávelmente o mesmo. Desbalancementos ás vezes de 100% com pouco tempo de uso.

Ainda bem que se fala das lanternas:

Ao usar vários aqueles focos potentes LED para bicicleta Cree XML-T6 alimentados com um pack de lítio 2s 2p compostos por 4 células 18650 s/ BMS c/ poucas utilizações ficaram com uma capacidade inferior a 30%. Balanceamento individual e ficaram como novos (apenas para mais uns tempos).
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Autor do tópico
Fidel
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Re: O uso de BMS

Mensagem por Fidel »

Sim pnunes, sao identicas a essas. O numero 18650 quer dizer 18mm de diametro por 65mm de comprimento, o 0 nao faço ideia do que esta la a fazer, por isso sao iguais a essas mas a quimica pode ser diferente. Estas que eu estou a pensar usar conseguem uma descarga de 15C o que equivale a +/-30A de descarga.

MVS, é logico que nao acreditei na historia do "nao aceitar mais carga", mas esta tudo documentado, quando encontrar o documento eu posto aqui o link.

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