Travagem regenerativa: ter ou não ter?
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Re: Travagem regenerativa: ter ou não ter?
Desculpa lá, mas as discussões que estás a ter sozinho, podes continuar a ter sozinho... Não me quero meter nisso. Eu não falei sobre as pastilhas que usas ou deixas de usar, por isso não posso estar "contra" uma coisa sobre a qual nem falei... E se queres saber, em último caso, se as tuas pastilhas nunca tocarem nos discos, nem se gastam... E mais poupado ainda é andar a pé... Experimenta multiplicar isso por 10 milhões...
Mas o que discuti foi o ganho de autonomia, que é ínfimo num percurso normal (e não de 15% ou 20%).
Mas o que discuti foi o ganho de autonomia, que é ínfimo num percurso normal (e não de 15% ou 20%).
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Re: Travagem regenerativa: ter ou não ter?
Jorge Rocha Escreveu:Continuo a afirmar que com o sistema regenerativo se pode poupar mais os recursos, do que sem o sistema.
Na minha condução, reparo que em cada 10 travagens que faço, em apenas uma utilizo as pastilhas de travão e muito pouco!
Na minha antiga mota CI, substitui as pastilhas de frente pela 1ª vez aos 18 mil kms e depois aos 42 mil kms. Tivesse eu um sistema regenerativo, muito provavelmente andaria uns 200 mil kms sem necessitar de lhes mexer.
Será que isto não se traduz em poupança?
Multipliquem agora por 10 milhões de utilizadores!...
Terá o planeta recursos naturais e energia para fabricar todas as pastilhas de ferod que seriam necessárias a esses usuários ao longo de suas vidas, sem o sistema regenerativo?
Nem parece que estou a defender uma causa num fórum ligado às energias?
Mas o que é que nós estamos aqui a fazer? Pensei que fosse para promover as energias e tudo o que lhes esteja ligado, quer directa, quer indirectamente!
Consegues fazer esse estudo nos teus percursos normais ???
E já agora, estás a esquecer-te de um pormenor, a regenerativa não utiliza partes mecânicas moveis, mas utiliza electrónica, que também tem desgaste, que também vai ter de levar substituição. Se é viável ou não ? não consigo afirmar, mas que provoca avarias ! disso não tenho duvida.
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Re: Travagem regenerativa: ter ou não ter?
Que eu saiba andar a pé gasta sola dos sapatos, e a energia ainda será mais cara (a broa)Volt Escreveu:Desculpa lá, mas as discussões que estás a ter sozinho, podes continuar a ter sozinho... Não me quero meter nisso. Eu não falei sobre as pastilhas que usas ou deixas de usar, por isso não posso estar "contra" uma coisa sobre a qual nem falei... E se queres saber, em último caso, se as tuas pastilhas nunca tocarem nos discos, nem se gastam... E mais poupado ainda é andar a pé... Experimenta multiplicar isso por 10 milhões...
Mas o que discuti foi o ganho de autonomia, que é ínfimo num percurso normal (e não de 15% ou 20%).
Se estamos a discutir o ganho de autonomia, o que por vezes nos parece infimo, nem sempre tem tão pouca importancia!
Pode-nos fazer chegar a casa ou ao proximo ponto de carga! Porque ficar a 500 metros de um ponto de carga e ter que emporrar à mão a viatura, por vezes a subir... não será muito agradavel! Mesmo que na média dos percursos, apenas se beneficiasse 3%, isto na vida de umas baterias de litio significa alguns milhares de kms.
Um percurso normal para mim, que moro numa zona plana, não será igual a um percurso normal para quem mora numa zona montanhosa.
Continuo sem entender porque não se dá valor a apenas 3% da autonomia, em percursos normais em zonas planas?
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Re: Travagem regenerativa: ter ou não ter?
Onde é que foste buscar os 3%? Honestamente, creio que o valor mais correcto seria "zero vírgula qualquer coisa"... Até te digo mais, no caso do meu dia-a-dia, faço 30 quilómetros com única travagem, que é quando chego ao destino.
E até acho preferível não travar (nada regenerando) e deixar a mota ir uns metros solta, do que travar para regenerar 1 Wh e ter de acelerar para fazer os restantes metros gastando muito mais do que 1 Wh...
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Re: Travagem regenerativa: ter ou não ter?
Baseei-me nos valores de média que o jmal referiu. É que eu fui ler lá atrás...Volt Escreveu: Onde é que foste buscar os 3%?

jmal Escreveu:Eu nunca fiz um teste como o que fizeste, mas essa é a situação onde se obtem mais rendimento. Eu nunca fiz um teste assim, vejo regularmente os valores que obtenho, e não tenho propriamente um condução que seja eficiente (acelerações rápidas e travagens curtas) e em circuito mais de estrada (85% estrada + 15% cidade) raramente consigo chegar aos 4%, a média deverá rondar os 2.9%, em condução calma e mais citadina já consegui 5-6 %.
Nâo sei se estás a ser assim tão honesto!? Terás uma estrada reservada só para ti durante 30 kms, sem semáfros ou cruzamentos?Volt Escreveu: Honestamente, creio que o valor mais correcto seria "zero vírgula qualquer coisa"... Até te digo mais, no caso do meu dia-a-dia, faço 30 quilómetros com única travagem, que é quando chego ao destino.

Concordo com esse teu modo de conduzir, mas por vezes não o pratico, ou por estar com pressa, ou por ter pessoas com pressa atrás de mim.Volt Escreveu:E até acho preferível não travar (nada regenerando) e deixar a mota ir uns metros solta, do que travar para regenerar 1 Wh e ter de acelerar para fazer os restantes metros gastando muito mais do que 1 Wh...
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Re: Travagem regenerativa: ter ou não ter?
Apanho dois semáforos, ambos em subida (ou seja, quando estão vermelhos eu só travo quando a mota já está a parar e não uso a regenerativa nesse caso, mas, mesmo se usasse, o ganho seria zero, pois teria de acelerar durante mais tempo para depois travar, em vez de deixar a mota ir).Jorge Rocha Escreveu:Nâo sei se estás a ser assim tão honesto!? Terás uma estrada reservada só para ti durante 30 kms, sem semáfros ou cruzamentos?Volt Escreveu: Honestamente, creio que o valor mais correcto seria "zero vírgula qualquer coisa"... Até te digo mais, no caso do meu dia-a-dia, faço 30 quilómetros com única travagem, que é quando chego ao destino.![]()
Exactamente! Quem promove desinformação limita a liberdade de outros...Jorge Rocha Escreveu:Concordo com esse teu modo de conduzir, mas por vezes não o pratico, ou por estar com pressa, ou por ter pessoas com pressa atrás de mim.Volt Escreveu:E até acho preferível não travar (nada regenerando) e deixar a mota ir uns metros solta, do que travar para regenerar 1 Wh e ter de acelerar para fazer os restantes metros gastando muito mais do que 1 Wh...
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Mas a frase é excelente. Para mim, é lema.

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Re: Travagem regenerativa: ter ou não ter?
Passados talvez uns 30 mil km, desde o ultimo post, continuo, ainda com mais certeza, a achar que a regenerativa é fundamental.
Ainda na semana passada, em piso molhado de paralelo, tive de fazer uma travagem de emergência para não bater numa viatura que se meteu à estrada, o que me valeu foi usar a regenerativa progressiva ao seu máximo de regeneração e o travão da frente a auxiliar sem muito derrapar, para conseguir parar a tempo sem ter ido parar ao chão.
Obrigado mais uma vez à regeneração!
Ainda na semana passada, em piso molhado de paralelo, tive de fazer uma travagem de emergência para não bater numa viatura que se meteu à estrada, o que me valeu foi usar a regenerativa progressiva ao seu máximo de regeneração e o travão da frente a auxiliar sem muito derrapar, para conseguir parar a tempo sem ter ido parar ao chão.
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Re: Travagem regenerativa: ter ou não ter?
Como em tudo, há sempre os prós (e) contras...Jorge Rocha Escreveu: Obrigado mais uma vez à regeneração!


Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450
Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/
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Re: Travagem regenerativa: ter ou não ter?
Quando a minha bicicleta estava de origem com 36v, no meu percurso diário fazia 10% - 15% de regen. As vezes chegava aos 20%. Com o aumento da tensão do pack o valor baixou para cerca de 1%
Mas é na travagem que se nota o maior beneficio, tal como o Jorge Rocha disse também já evitei muitos acidentes em piso molhado ao travar só com regen. Não sei que tipos de regeneração há nas scooters, a minha é ativada apenas pelas duas manetes dos travões e não é progressiva. Acho que posso ativar um modo de regen permanente, mas prefiro fazer as descidas tão desengatado quanto o meu HUB permita.
Mas é na travagem que se nota o maior beneficio, tal como o Jorge Rocha disse também já evitei muitos acidentes em piso molhado ao travar só com regen. Não sei que tipos de regeneração há nas scooters, a minha é ativada apenas pelas duas manetes dos travões e não é progressiva. Acho que posso ativar um modo de regen permanente, mas prefiro fazer as descidas tão desengatado quanto o meu HUB permita.
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Re: Travagem regenerativa: ter ou não ter?
Emanuel a regeneração é fundamental !Emanuel Couto Escreveu:Como em tudo, há sempre os prós (e) contras...Jorge Rocha Escreveu: Obrigado mais uma vez à regeneração!
Live long and prosper!
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Re: Travagem regenerativa: ter ou não ter?
Obrigado apr, pela partilha! Sempre acrescenta valores positivos!apr Escreveu:Quando a minha bicicleta estava de origem com 36v, no meu percurso diário fazia 10% - 15% de regen. As vezes chegava aos 20%. Com o aumento da tensão do pack o valor baixou para cerca de 1%
Mas é na travagem que se nota o maior beneficio, tal como o Jorge Rocha disse também já evitei muitos acidentes em piso molhado ao travar só com regen. Não sei que tipos de regeneração há nas scooters, a minha é ativada apenas pelas duas manetes dos travões e não é progressiva. Acho que posso ativar um modo de regen permanente, mas prefiro fazer as descidas tão desengatado quanto o meu HUB permita.
A única diferença entre a regeneração fixa, quando accionadas as manetes de travão, para a progressiva, é a suavidade entre o passar de um estado de "desengatado" para a travagem mais forte possível (com os máximos pré-programados anteriormente). Basicamente é um acelerador de efeito invertido.
A situação inversa seria termos um interruptor para o acelerador, onde só existiria o ligado ao máximo e o desligado.
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Re: Travagem regenerativa: ter ou não ter?
Como se identifica que a travagem regenerativa entrou em ação?
Na minha quase-scooter tenho a impressão que, durante uma travagem, só quando vou abaixo de um certo limite de velocidade é que a travagem regenerativa entra em ação, pois noto uma súbita "força" na travagem, acompanhado de um ligeiro aumento de ruído do motor.
Penso que seja isto, mas acho estranho que quando vou mais depressa nunca se activa. O decréscimo de velocidade sente-se muito menos.
Na minha quase-scooter tenho a impressão que, durante uma travagem, só quando vou abaixo de um certo limite de velocidade é que a travagem regenerativa entra em ação, pois noto uma súbita "força" na travagem, acompanhado de um ligeiro aumento de ruído do motor.
Penso que seja isto, mas acho estranho que quando vou mais depressa nunca se activa. O decréscimo de velocidade sente-se muito menos.
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Re: Travagem regenerativa: ter ou não ter?
Pode haver algum factor que faça com que isso aconteça. Pode ser por as baterias de chumbo, por terem uma resistência interna alta, quando a muita velocidade, a tensão passar o patamar de tensão alta para regenerar e assim desactivar esse sistema até que diminua de velocidade, para que a tensão já baixe e faça a regeneração.
Se for uma vortex rs da Gingabike, vem com uma regeneração de até 33A (quase 3 vezes a capacidade dessas baterias de chumbo originais)! É natural que isso aconteça se assim for...
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Re: Travagem regenerativa: ter ou não ter?
Experimentei o regen a partir do acelerador no meu infineon 12fet e é para esquecer. É demasiado regen para esta função, a condução é desconfortável e exige demasiado dos meus torque arms.
Teria que ter um nível de regen independente e muito suave associado ao acelerador para ser interessante.
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Re: Travagem regenerativa: ter ou não ter?
Com os Kelly podes escolher a percentagem de regeneração, e até ter um desacelerador só para essa função.
Para uma mota, onde o travão da frente é do lado direito, isso já não acontece e fica bem equilibrada em travagem.
A desvantagem numa bicicleta é ter o travão da frente do lado esquerdo, e assim, desacelerando com uma mão e travando com outra não equilibra as forças deixando a roda da frente livre.Para uma mota, onde o travão da frente é do lado direito, isso já não acontece e fica bem equilibrada em travagem.
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Re: Travagem regenerativa: ter ou não ter?
Sim, é uma vortex rs. Ok, se assim for já fico com uma ideia do que acontece, e porque é que nas descidas parece sempre que trava menosJorge Rocha Escreveu:Pode haver algum factor que faça com que isso aconteça. Pode ser por as baterias de chumbo, por terem uma resistência interna alta, quando a muita velocidade, a tensão passar o patamar de tensão alta para regenerar e assim desactivar esse sistema até que diminua de velocidade, para que a tensão já baixe e faça a regeneração.
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