Travagem regenerativa: ter ou não ter?

Local para debater assuntos relacionados com veículos cujo motor responsável pela propulsão é eléctrico.

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Re: Travagem regenerativa: ter ou não ter?

Mensagem por Volt »

Desculpa lá, mas as discussões que estás a ter sozinho, podes continuar a ter sozinho... Não me quero meter nisso. Eu não falei sobre as pastilhas que usas ou deixas de usar, por isso não posso estar "contra" uma coisa sobre a qual nem falei... E se queres saber, em último caso, se as tuas pastilhas nunca tocarem nos discos, nem se gastam... E mais poupado ainda é andar a pé... Experimenta multiplicar isso por 10 milhões...

Mas o que discuti foi o ganho de autonomia, que é ínfimo num percurso normal (e não de 15% ou 20%).
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm

Mensagem por jmal »

Jorge Rocha Escreveu:Continuo a afirmar que com o sistema regenerativo se pode poupar mais os recursos, do que sem o sistema.

Na minha condução, reparo que em cada 10 travagens que faço, em apenas uma utilizo as pastilhas de travão e muito pouco!
Na minha antiga mota CI, substitui as pastilhas de frente pela 1ª vez aos 18 mil kms e depois aos 42 mil kms. Tivesse eu um sistema regenerativo, muito provavelmente andaria uns 200 mil kms sem necessitar de lhes mexer.
Será que isto não se traduz em poupança?
Multipliquem agora por 10 milhões de utilizadores!...
Terá o planeta recursos naturais e energia para fabricar todas as pastilhas de ferod que seriam necessárias a esses usuários ao longo de suas vidas, sem o sistema regenerativo?
Nem parece que estou a defender uma causa num fórum ligado às energias?
Mas o que é que nós estamos aqui a fazer? Pensei que fosse para promover as energias e tudo o que lhes esteja ligado, quer directa, quer indirectamente!

Consegues fazer esse estudo nos teus percursos normais ???

E já agora, estás a esquecer-te de um pormenor, a regenerativa não utiliza partes mecânicas moveis, mas utiliza electrónica, que também tem desgaste, que também vai ter de levar substituição. Se é viável ou não ? não consigo afirmar, mas que provoca avarias ! disso não tenho duvida.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm

Mensagem por Jorge Rocha »

Volt Escreveu:Desculpa lá, mas as discussões que estás a ter sozinho, podes continuar a ter sozinho... Não me quero meter nisso. Eu não falei sobre as pastilhas que usas ou deixas de usar, por isso não posso estar "contra" uma coisa sobre a qual nem falei... E se queres saber, em último caso, se as tuas pastilhas nunca tocarem nos discos, nem se gastam... E mais poupado ainda é andar a pé... Experimenta multiplicar isso por 10 milhões...

Mas o que discuti foi o ganho de autonomia, que é ínfimo num percurso normal (e não de 15% ou 20%).
Que eu saiba andar a pé gasta sola dos sapatos, e a energia ainda será mais cara (a broa)

Se estamos a discutir o ganho de autonomia, o que por vezes nos parece infimo, nem sempre tem tão pouca importancia!
Pode-nos fazer chegar a casa ou ao proximo ponto de carga! Porque ficar a 500 metros de um ponto de carga e ter que emporrar à mão a viatura, por vezes a subir... não será muito agradavel! Mesmo que na média dos percursos, apenas se beneficiasse 3%, isto na vida de umas baterias de litio significa alguns milhares de kms.

Um percurso normal para mim, que moro numa zona plana, não será igual a um percurso normal para quem mora numa zona montanhosa.

Continuo sem entender porque não se dá valor a apenas 3% da autonomia, em percursos normais em zonas planas?
Tudo por um mundo mais limpo!

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por Volt »

Onde é que foste buscar os 3%? Honestamente, creio que o valor mais correcto seria "zero vírgula qualquer coisa"... Até te digo mais, no caso do meu dia-a-dia, faço 30 quilómetros com única travagem, que é quando chego ao destino.

E até acho preferível não travar (nada regenerando) e deixar a mota ir uns metros solta, do que travar para regenerar 1 Wh e ter de acelerar para fazer os restantes metros gastando muito mais do que 1 Wh...

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium

Volt Escreveu: Onde é que foste buscar os 3%?
Baseei-me nos valores de média que o jmal referiu. É que eu fui ler lá atrás...
;)
jmal Escreveu:Eu nunca fiz um teste como o que fizeste, mas essa é a situação onde se obtem mais rendimento. Eu nunca fiz um teste assim, vejo regularmente os valores que obtenho, e não tenho propriamente um condução que seja eficiente (acelerações rápidas e travagens curtas) e em circuito mais de estrada (85% estrada + 15% cidade) raramente consigo chegar aos 4%, a média deverá rondar os 2.9%, em condução calma e mais citadina já consegui 5-6 %.
Volt Escreveu: Honestamente, creio que o valor mais correcto seria "zero vírgula qualquer coisa"... Até te digo mais, no caso do meu dia-a-dia, faço 30 quilómetros com única travagem, que é quando chego ao destino.
Nâo sei se estás a ser assim tão honesto!? Terás uma estrada reservada só para ti durante 30 kms, sem semáfros ou cruzamentos? :?:

Volt Escreveu:E até acho preferível não travar (nada regenerando) e deixar a mota ir uns metros solta, do que travar para regenerar 1 Wh e ter de acelerar para fazer os restantes metros gastando muito mais do que 1 Wh...
Concordo com esse teu modo de conduzir, mas por vezes não o pratico, ou por estar com pressa, ou por ter pessoas com pressa atrás de mim.
"A minha liberdade termina onde começa a dos outros" :mrgreen:

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por Volt »

Jorge Rocha Escreveu:
Volt Escreveu: Honestamente, creio que o valor mais correcto seria "zero vírgula qualquer coisa"... Até te digo mais, no caso do meu dia-a-dia, faço 30 quilómetros com única travagem, que é quando chego ao destino.
Nâo sei se estás a ser assim tão honesto!? Terás uma estrada reservada só para ti durante 30 kms, sem semáfros ou cruzamentos? :?:
Apanho dois semáforos, ambos em subida (ou seja, quando estão vermelhos eu só travo quando a mota já está a parar e não uso a regenerativa nesse caso, mas, mesmo se usasse, o ganho seria zero, pois teria de acelerar durante mais tempo para depois travar, em vez de deixar a mota ir).
Jorge Rocha Escreveu:
Volt Escreveu:E até acho preferível não travar (nada regenerando) e deixar a mota ir uns metros solta, do que travar para regenerar 1 Wh e ter de acelerar para fazer os restantes metros gastando muito mais do que 1 Wh...
Concordo com esse teu modo de conduzir, mas por vezes não o pratico, ou por estar com pressa, ou por ter pessoas com pressa atrás de mim.
"A minha liberdade termina onde começa a dos outros" :mrgreen:
Exactamente! Quem promove desinformação limita a liberdade de outros...
Mas a frase é excelente. Para mim, é lema. :-).

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium

Passados talvez uns 30 mil km, desde o ultimo post, continuo, ainda com mais certeza, a achar que a regenerativa é fundamental.

Ainda na semana passada, em piso molhado de paralelo, tive de fazer uma travagem de emergência para não bater numa viatura que se meteu à estrada, o que me valeu foi usar a regenerativa progressiva ao seu máximo de regeneração e o travão da frente a auxiliar sem muito derrapar, para conseguir parar a tempo sem ter ido parar ao chão.
Obrigado mais uma vez à regeneração!

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm

Mensagem por Emanuel Couto »

Jorge Rocha Escreveu: Obrigado mais uma vez à regeneração!
Como em tudo, há sempre os prós (e) contras... :|
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/

apr
Membro Silver
Membro Silver
Registado: domingo jul 29, 2012 10:40 am

Mensagem por apr »

Quando a minha bicicleta estava de origem com 36v, no meu percurso diário fazia 10% - 15% de regen. As vezes chegava aos 20%. Com o aumento da tensão do pack o valor baixou para cerca de 1%

Mas é na travagem que se nota o maior beneficio, tal como o Jorge Rocha disse também já evitei muitos acidentes em piso molhado ao travar só com regen. Não sei que tipos de regeneração há nas scooters, a minha é ativada apenas pelas duas manetes dos travões e não é progressiva. Acho que posso ativar um modo de regen permanente, mas prefiro fazer as descidas tão desengatado quanto o meu HUB permita.

MRider
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: segunda abr 02, 2012 10:27 pm

Mensagem por MRider »

Emanuel Couto Escreveu:
Jorge Rocha Escreveu: Obrigado mais uma vez à regeneração!
Como em tudo, há sempre os prós (e) contras... :|
Emanuel a regeneração é fundamental !
Live long and prosper!

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium

apr Escreveu:Quando a minha bicicleta estava de origem com 36v, no meu percurso diário fazia 10% - 15% de regen. As vezes chegava aos 20%. Com o aumento da tensão do pack o valor baixou para cerca de 1%

Mas é na travagem que se nota o maior beneficio, tal como o Jorge Rocha disse também já evitei muitos acidentes em piso molhado ao travar só com regen. Não sei que tipos de regeneração há nas scooters, a minha é ativada apenas pelas duas manetes dos travões e não é progressiva. Acho que posso ativar um modo de regen permanente, mas prefiro fazer as descidas tão desengatado quanto o meu HUB permita.
Obrigado apr, pela partilha! Sempre acrescenta valores positivos!
A única diferença entre a regeneração fixa, quando accionadas as manetes de travão, para a progressiva, é a suavidade entre o passar de um estado de "desengatado" para a travagem mais forte possível (com os máximos pré-programados anteriormente). Basicamente é um acelerador de efeito invertido.
A situação inversa seria termos um interruptor para o acelerador, onde só existiria o ligado ao máximo e o desligado.

rnlcarlov
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quinta jan 23, 2014 5:59 pm

Mensagem por rnlcarlov »

Como se identifica que a travagem regenerativa entrou em ação?
Na minha quase-scooter tenho a impressão que, durante uma travagem, só quando vou abaixo de um certo limite de velocidade é que a travagem regenerativa entra em ação, pois noto uma súbita "força" na travagem, acompanhado de um ligeiro aumento de ruído do motor.

Penso que seja isto, mas acho estranho que quando vou mais depressa nunca se activa. O decréscimo de velocidade sente-se muito menos.

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium

Pode haver algum factor que faça com que isso aconteça. Pode ser por as baterias de chumbo, por terem uma resistência interna alta, quando a muita velocidade, a tensão passar o patamar de tensão alta para regenerar e assim desactivar esse sistema até que diminua de velocidade, para que a tensão já baixe e faça a regeneração.
Se for uma vortex rs da Gingabike, vem com uma regeneração de até 33A (quase 3 vezes a capacidade dessas baterias de chumbo originais)! É natural que isso aconteça se assim for...

apr
Membro Silver
Membro Silver
Registado: domingo jul 29, 2012 10:40 am

Mensagem por apr »

Experimentei o regen a partir do acelerador no meu infineon 12fet e é para esquecer. É demasiado regen para esta função, a condução é desconfortável e exige demasiado dos meus torque arms.

Teria que ter um nível de regen independente e muito suave associado ao acelerador para ser interessante.

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium

Com os Kelly podes escolher a percentagem de regeneração, e até ter um desacelerador só para essa função.
Aceleradores de meio punho, um dos quais com interruptor, que serviu para a marcha-a-trás.
Aceleradores de meio punho, um dos quais com interruptor, que serviu para a marcha-a-trás.
2014-02-23 12.46.13.jpg (142.9 KiB) Visto 2057 vezes
A desvantagem numa bicicleta é ter o travão da frente do lado esquerdo, e assim, desacelerando com uma mão e travando com outra não equilibra as forças deixando a roda da frente livre.
Para uma mota, onde o travão da frente é do lado direito, isso já não acontece e fica bem equilibrada em travagem.

rnlcarlov
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quinta jan 23, 2014 5:59 pm

Mensagem por rnlcarlov »

Jorge Rocha Escreveu:Pode haver algum factor que faça com que isso aconteça. Pode ser por as baterias de chumbo, por terem uma resistência interna alta, quando a muita velocidade, a tensão passar o patamar de tensão alta para regenerar e assim desactivar esse sistema até que diminua de velocidade, para que a tensão já baixe e faça a regeneração.
Se for uma vortex rs da Gingabike, vem com uma regeneração de até 33A (quase 3 vezes a capacidade dessas baterias de chumbo originais)! É natural que isso aconteça se assim for...
Sim, é uma vortex rs. Ok, se assim for já fico com uma ideia do que acontece, e porque é que nas descidas parece sempre que trava menos ;)

Responder

Voltar para “Veículos Eléctricos”