Famílias e PME com novas regras para produzir energia

Para assuntos relacionados com o Micro-Produção.
Responder

sousacastro
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sexta jul 29, 2011 9:22 pm

Re: Famílias e PME com novas regras para produzir energia

Mensagem por sousacastro »

Para mim e dado que tudo aponta para que o artigo que isenta de IRS rendimentos de micro-produções abaixo de 5.000,00 euros seja revogado, espero que esta lei não veja a luz do dia...
Cumprimentos,

Sousa Castro
_______
O Sol nas nossas mãos.
Micro-produção 3,45 kW
Seguidor Das4, 20 painéis LG 240w, inversor Kaco 4200
Citroen CZERO

Bruno f
Membro
Membro
Registado: sexta ago 22, 2014 9:39 am

Mensagem por Bruno f »

mda Escreveu:A verdade é que estamos a ficar um bocadito offtopic.
Alguém sabe ou tem acesso ao texto da proposta de lei? Se tem que o divulgue.
Tenho curiosidade acerca de como vai ser o processo de mudança de contador, e depois a portaria que vai regulamentar os inversores permitidos assim como, a parte técnica ou inspecções necessárias, ou até que potencia é só literalmente ligar a ficha. Ainda ha muito por esclarecer. Por enquanto fico como estou.
Ah e ja me esquecia. Em alguns sitios ja é literalmente um flagelo injectar o que quer que seja ou manter o inversor a funcionar devido as tensões da rede, se se generalizar como vai ser?
São estas as nossas grandes duvidas que vamos ter de esperar para saber... Esperamos é não desesperar com este impasse...

Celestino
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sábado jun 23, 2012 7:30 pm

Mensagem por Celestino »

Bruno f Escreveu:
mda Escreveu:...Alguém sabe ou tem acesso ao texto da proposta de lei? Se tem que o divulgue....
São estas as nossas grandes duvidas que vamos ter de esperar para saber... Esperamos é não desesperar com este impasse...
A proposta de lei está aqui neste tópico logo no início da discussão.
Aqui:
http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 20#p241412
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets

Celestino
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por Celestino »

=> Automóvel Eléctrico
=> Painel Solar AQS

CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Mensagem por CrOhN »

Eu só vejo fumo negro:

Prevê-se ainda a medição da energia elétrica produzida em unidades de produção de autoconsumo, com ou sem ligação à RESP, que se revela fundamental para efeitos de monitorização do cumprimento dos objetivos assumidos para a utilização de fontes primárias de energia renovável.

dmachado
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quarta fev 28, 2007 11:13 am

Mensagem por dmachado »

Como se diz por estes lados: "já foste"...

Vou ter de disfarçar os painéis fotovoltaicos de solar térmico e assim ninguém me chateia...

serges
Administrador
Administrador
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm

Mensagem por serges »

Enfim... sinto vergonha... que fazer...
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

sousacastro
Membro Silver
Membro Silver

Pois...realmente é uma vergonha...
Cumprimentos,

Sousa Castro
_______
O Sol nas nossas mãos.
Micro-produção 3,45 kW
Citroen CZERO

galt
Membro Gold
Membro Gold
Registado: segunda ago 16, 2010 7:53 pm

Mensagem por galt »

Sabemos todos que existe uma tendência para impostos e lucros fáceis das elites, mas pensem positivo...
O que entendi é que Portugal necessita de dados completos sobre a produção de energia renovável a todos os níveis para que sejam fornecidos à UE e assim cumprir metas definidas para os estados membros.

Para já não se pode pensar em impostos para as micro produções/auto-consumo...

ATENÇÃO:
Isto é o meu entendimento sobre o assunto.
Sw Predator 60 ah - 33000 kms (3200 kms com baterias de Gel)
[DB - SW Predator 60ah - Odivelas]
[DB - Leaf Odivelas]
[»» Pontos de carga ««]

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm

Mensagem por jmal »

galt Escreveu:Sabemos todos que existe uma tendência para impostos e lucros fáceis das elites, mas pensem positivo...
O que entendi é que Portugal necessita de dados completos sobre a produção de energia renovável a todos os níveis para que sejam fornecidos à UE e assim cumprir metas definidas para os estados membros.

ATENÇÃO:

Concordo contigo, mas o meu problema é que tenho uns painéis que comprei, paguei iva e outros impostos para reduzir a minha fatura com a EDP, que está alta devido a corrupção, má gestão e etc, no entanto vou ter de pagar um aluguer mensal de um contador + IVA e sabe-se lá mais o quê, para esses senhores terem esses dados.

Quais metas ?? a UE tem apenas um objectivo, não deixar mal os investidores de euros.

Eles sabem muito......
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

sousacastro
Membro Silver
Membro Silver

jmal Escreveu:
galt Escreveu:Sabemos todos que existe uma tendência para impostos e lucros fáceis das elites, mas pensem positivo...

ATENÇÃO:

Concordo contigo, mas o meu problema é que tenho uns painéis que comprei, paguei iva e outros impostos para reduzir a minha fatura com a EDP, que está alta devido a corrupção, má gestão e etc, no entanto vou ter de pagar um aluguer mensal de um contador + IVA e sabe-se lá mais o quê, para esses senhores terem esses dados.

Quais metas ?? a UE tem apenas um objectivo, não deixar mal os investidores de euros.

Eles sabem muito......
Totalmente de acordo e depois não é só isso quem investiu em micro-produções e na altura ficou isento de IRS para um rendimento até 5000,00 agora vai ter que pagar...ou seja o investimento leva mais anos a recuperar... pois no inicio é tudo às mil maravilhas mas os iluminados lembram-se e mudam tudo para bem principalmente dos amigos.
Cumprimentos,

Sousa Castro
_______
O Sol nas nossas mãos.
Micro-produção 3,45 kW
Citroen CZERO

Celestino
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por Celestino »

sousacastro Escreveu:...e depois não é só isso quem investiu em micro-produções e na altura ficou isento de IRS para um rendimento até 5000,00 agora vai ter que pagar...
Onde é que isso está escrito?
=> Automóvel Eléctrico
=> Painel Solar AQS

sousacastro
Membro Silver
Membro Silver

Celestino Escreveu:
sousacastro Escreveu:...e depois não é só isso quem investiu em micro-produções e na altura ficou isento de IRS para um rendimento até 5000,00 agora vai ter que pagar...
Onde é que isso está escrito?
Não está escrito (o probemema é esse) mas se a lei anterior vai ser ou foi revogada com esta e nesta não referem a isenção é porque temos de pagar IRS(simples).
Cumprimentos,

Sousa Castro
_______
O Sol nas nossas mãos.
Micro-produção 3,45 kW
Citroen CZERO

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am

Mensagem por visitante1 »

CrOhN Escreveu:Eu só vejo fumo negro:

Prevê-se ainda a medição da energia elétrica produzida em unidades de produção de autoconsumo, com ou sem ligação à RESP, que se revela fundamental para efeitos de monitorização do cumprimento dos objetivos assumidos para a utilização de fontes primárias de energia renovável.
(transcrito do documento)
http://www.portugal.gov.pt/media/151325 ... ibu_da.pdf" onclick="window.open(this.href);return false;

•As UPAC cuja instalação de consumo não se encontre ligada à RESP (―em regime de ilha‖), não necessitam de equipamento de contagem

Para mim o grande negocio é a alteração dos contadores sem as operadoras gastarem tusto, isso fica a cargo de quem optar por uma das soluções ligadas á rede.
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E

JMLorenzo
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sexta jan 25, 2013 8:04 pm

Mensagem por JMLorenzo »

visitante1 Escreveu:Para mim o grande negocio é a alteração dos contadores sem as operadoras gastarem tusto, isso fica a cargo de quem optar por uma das soluções ligadas á rede.
Ora, nem mais. E quem tiver mais de 1,5KW ligado há rede tem de colocar um sistema GSM para envio dos dados.
A Green Power já ultrapassou os 200KW mês (no verão) :mrgreen: .

CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Mensagem por CrOhN »

visitante1 Escreveu:
CrOhN Escreveu:Eu só vejo fumo negro:

(transcrito do documento)
http://www.portugal.gov.pt/media/151325 ... ibu_da.pdf" onclick="window.open(this.href);return false;" onclick="window.open(this.href);return false;

•As UPAC cuja instalação de consumo não se encontre ligada à RESP (―em regime de ilha‖), não necessitam de equipamento de contagem

Para mim o grande negocio é a alteração dos contadores sem as operadoras gastarem tusto, isso fica a cargo de quem optar por uma das soluções ligadas á rede.
Sendo assim, menos mal! Vou esperar pelas primeiras adesões (cobaias) e logo se decide o caminho. Mas estou em pensar que a minha "ilha" é para manter. Não inviabilizando um auto-consumo grid tie até 1.5KW.

Mas ainda não percebo para que querem a comunicação prévia nas "ilhas".... Um gajo comunica, e depois alguem tem uma diarreia mental e pimba! Taxa/imposto (roubo) em cima!

Vou comunicar sim senhor!

joaocfgoncalves
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: quinta jul 03, 2014 10:05 pm

Mensagem por joaocfgoncalves »

Conclusão, o sol deixa de ser para todos.
Vale ou não, investir num sistema para auto consumo?
"i" Born Electric 07-06-2014. BMW i3.
http://www.facebook.com/optica.docentro

Bruno f
Membro
Membro

Mensagem por Bruno f »

joaocfgoncalves Escreveu:Conclusão, o sol deixa de ser para todos.
Vale ou não, investir num sistema para auto consumo?
Na minha opinião, neste momento se tiveres algum dinheiro vale a pena investir. Num sistema híbrido até 1500w mas so teras retorno do dinheiro investido em 9 a 10 anos apesar de depois de pago teres uma boa poupança na fatura da edp. A outra ipotese é investires num sistema grid tea dependendo a potencia, do consumo instantâneo da habitação durante as horas de maior luz solar, e terás um retorno de investimento entre 7 a 8 anos.

Autor do tópico
areosa
Membro Silver
Membro Silver
Registado: terça out 11, 2011 7:30 pm

Mensagem por areosa »

Bruno f Escreveu: Na minha opinião, neste momento se tiveres algum dinheiro vale a pena investir. Num sistema híbrido até 1500w mas so teras retorno do dinheiro investido em 9 a 10 anos apesar de depois de pago teres uma boa poupança na fatura da edp. A outra ipotese é investires num sistema grid tea dependendo a potencia, do consumo instantâneo da habitação durante as horas de maior luz solar, e terás um retorno de investimento entre 7 a 8 anos.
Pelas minhas contas, ou os sistemas grid tie baixam muito de preço (para metade, no mínimo) ou então o investimento nunca chegará a ser recuperado, é só fazer as contas: supondo um sistema fixo de 6 kWp ligado à rede com um custo aproximado de 10.000€, com uma produção estimada de 10 MWh/ano (dependendo do local mas quanto mais a norte, pior), com remunerações de 50€/MWh como se está a prever pelo ante-projeto de lei, só para recuperar o dinheiro investido levaria 20 anos. Se a esse valor retirar ainda taxas, comissões, seguros, impostos, juros perdidos ao longo dos 20 anos pelo facto de esses 10.000€ não estarem a render numa conta bancária, falhas de produção por avarias, etc. é mais que evidente que o sistema nem mesmo no final da sua vida útil (estimado entre 25 a 30 anos) terá pago o investimento inicial, portanto, ou os preços baixam consideravelmente ou então não compensa o investimento.

Cps, :mrgreen:

Bruno f
Membro
Membro

Mensagem por Bruno f »

areosa Escreveu:
Bruno f Escreveu: Na minha opinião, neste momento se tiveres algum dinheiro vale a pena investir. Num sistema híbrido até 1500w mas so teras retorno do dinheiro investido em 9 a 10 anos apesar de depois de pago teres uma boa poupança na fatura da edp. A outra ipotese é investires num sistema grid tea dependendo a potencia, do consumo instantâneo da habitação durante as horas de maior luz solar, e terás um retorno de investimento entre 7 a 8 anos.
Pelas minhas contas, ou os sistemas grid tie baixam muito de preço (para metade, no mínimo) ou então o investimento nunca chegará a ser recuperado, é só fazer as contas: supondo um sistema fixo de 6 kWp ligado à rede com um custo aproximado de 10.000€, com uma produção estimada de 10 MWh/ano (dependendo do local mas quanto mais a norte, pior), com remunerações de 50€/MWh como se está a prever pelo ante-projeto de lei, só para recuperar o dinheiro investido levaria 20 anos. Se a esse valor retirar ainda taxas, comissões, seguros, impostos, juros perdidos ao longo dos 20 anos pelo facto de esses 10.000€ não estarem a render numa conta bancária, falhas de produção por avarias, etc. é mais que evidente que o sistema nem mesmo no final da sua vida útil (estimado entre 25 a 30 anos) terá pago o investimento inicial, portanto, ou os preços baixam consideravelmente ou então não compensa o investimento.Cps, :mrgreen:
Não percebo bem as tuas contas ... Talvez estejam certas, Mas uma coisa eu compreendo pelo que li é que um AUTOCONSUMO SOBRE DIMENSIONADO PARA VENDER ENERGIA NÃO COMPENSA

Responder

Voltar para “Micro-Produção”