Aprovado Decreto-Lei de Autoconsumo

Local para debater sobre o autoconsumo

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am

Re: novo diploma para regular a produção de energia eléctric

Mensagem por visitante1 »

VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E

BondadeSua
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quinta mar 11, 2010 10:52 pm

Re: novo diploma para regular a produção de energia eléctric

Mensagem por BondadeSua »

Sapegu Escreveu:Obrigado pelo PDF. Esclareceu que é preciso consumir pelo menos metade do que se injecta.
Ou seja, não interessa a quem quer apenas vender, pois não me interessa pagar se a posso produzir.
Isto para pequenas instalações.
Para instalações na ordem dos mega como funciona?
Quem licencia? E como se recebe e de quem?
Embora não tenha lido profundamente o recente decreto que regula o auto-consumo, tenho seguido com alguma atenção o assunto.
http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 9a269c6c4a
É só com base no que percebi, e entendo da forma como funciona o "mercado", que me pronuncio. Nele, entram diferentes partes. A saber:
- Aqueles que mandam
-Aqueles que fingem que mandam, (por via das leis e normas)
-E os outros que não tem voto na matéria

No respeitante à mini e micro-produção, aqueles que mandam, não tem interesse que exista. Até porque pretendem ter o monopólio da produção. Portanto, fazem aprovar regulamentos que pela sua natureza, simplesmente inviabilizam quer a mini quer a micro. Bastou-lhes aprovar tabelas de "pagamento" que tornam a produção de electricidade demasiado cara ou mesmo sem retorno possivel. Foi o que aconteceu. Não mexeram nas verdadeiras rendas, e impediram que a produção descentralizada crescesse.
O cidadão, se entender que tem conhecimentos e acesso a produtos e materiais (a preços competitivos). Ou, se entender que deveríamos criar um verdadeiro cluster baseado na proliferação da produção descentralizada, fica tolhido.
Foi aqui que entrou a regulação dita para auto-consumo. Que mais não faz do que garantir ao fornecedor que mesmo assim, quem instale fotovoltaico vai ter que "dar" uma boa parte do que produza. Quase não há retorno por aquilo que se venda. Mas isso já tinha sido definido antes, quando se fixou o pagamento da micro-produção a instalar, creio que em (6 cts ?) o KW.
O preço e as condições em que vai ficar pela lei do auto-consumo, simplesmente inibem os mais "convictos". Eles (os que fingem que mandam), dizem-no mesmo. "- A legislação é para regular o auto-consumo". Auto-consumo esse que tinha um vazio legal. Por isso fez-se a lei. O resto é para liquidar.
A instalar deve ser com base no consumo que se tem, é o que eu entendo.
Como o fotovoltaico só produz de dia, ou se instala forma de armazenar o excedente produzido de dia, para consumir à noite, ou vai sempre ser preciso comprar à noite. Quem manda não permitiria que fosse doutra forma.
Se mesmo assim, optar por instalar, ainda corre o risco de ter de pagar os KW que injectar na rede.
Aquele cidadão que pretenda não depender do "consumo" instituído por quem manda, vai encontrar sérios entraves, seja nos requesitos técnicos, no preço, ou seja na burocracia que vai ter de cumprir.
Como sempre, "os outros cidadãos" não tem voto na matéria.

Esta é a minha triste visão das coisas. Mas ao mesmo tempo, eu acho que tudo isto é normal. Tendo em conta as consequências da escolha que fizemos entregando a gestão deste país a tão "iluminadas" cabeças, só pode ser assim. Feliz ou infelizmente.

BondadeSua
Não se nasce empreendedor. Aprende-se!!![/b]

Eng. Miguel Santos
Membro
Membro
Registado: domingo mar 10, 2013 9:46 pm

Re: Decreto-Lei de Autoconsumo: Aprovado!

Mensagem por Eng. Miguel Santos »

Decreto-Lei sobre Autoconsumo finalmente publicado
Após grande expectativa, é com agrado que vemos a publicação do Decreto-Lei que regulamenta o Autoconsumo, e valeu a pena.

Em traços gerais passa agora a ser possível:

- Sem necessidade de registo ou comunicação prévia, produzir com ou sem injeção na rede até 200W;
- Apenas com comunicação prévia, produzir até 1500W;
- Acima de 1500W é necessário registo (e pagamento de taxa) bem como a instalação de um contador com telecontagem, permitindo a venda de energia à rede;
- Se o sistema não estiver de forma alguma ligado à rede, considerando-se "em ilha", então bastará a comunicação prévia independentemente da potência instalada.

Saliente-se que a potência acima estabelecida é a potência instalada, ou seja, a potência dos painéis fotovoltaicos, e não a potência do inversor. Este Decreto-Lei pretende o desenvolvimento de sistemas fotovoltaicos para Autoconsumo. A ideia é produzir energia e consumi-la, conseguindo-se assim uma redução na fatura da luz. A venda de energia à rede é possível mas com valores substancialmente mais baixos do que antigamente, menos de 5 cêntimos por KW.
Torne-se Independente!
Produza a sua própria energia.

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm

Mensagem por Emanuel Couto »

Eng. Miguel Santos Escreveu:Decreto-Lei sobre Autoconsumo finalmente publicado
Após grande expectativa, é com agrado que vemos a publicação do Decreto-Lei que regulamenta o Autoconsumo, e valeu a pena.

Em traços gerais passa agora a ser possível:

- Sem necessidade de registo ou comunicação prévia, produzir com ou sem injeção na rede até 200W;
- Apenas com comunicação prévia, produzir até 1500W;
- Acima de 1500W é necessário registo (e pagamento de taxa) bem como a instalação de um contador com telecontagem, permitindo a venda de energia à rede;
- Se o sistema não estiver de forma alguma ligado à rede, considerando-se "em ilha", então bastará a comunicação prévia independentemente da potência instalada.

Saliente-se que a potência acima estabelecida é a potência instalada, ou seja, a potência dos painéis fotovoltaicos, e não a potência do inversor. Este Decreto-Lei pretende o desenvolvimento de sistemas fotovoltaicos para Autoconsumo. A ideia é produzir energia e consumi-la, conseguindo-se assim uma redução na fatura da luz. A venda de energia à rede é possível mas com valores substancialmente mais baixos do que antigamente, menos de 5 cêntimos por KW.
Há que tempos Eng. Miguel Santos!

Pois... A partir de agora tb é possível oferecer energia aos fornecedores (em alguns casos) ainda pagar pela energia oferecida...
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/

Eng. Miguel Santos
Membro
Membro

É verdade, já cá não vinha há um século, mas tenho novidades.

Relativamente à questão de oferecermos energia à rede (de borla), pessoalmente não me importo. Dependendo do ponto de vista até é uma solução justa. Ou seja, se o meu sistema de injeção na rede está a produzir mais energia do que eu estou a consumir, então a energia que sobra pode ir para a rede. Não estou a perder nada. Além disso se a lei o permite, isso faz com que não tenha de gastar dinheiro num equipamento que impeça a energia de fluir para a rede.
A questão de pagarmos a energia produzida pode acontecer em determinado tipo de contadores, mas pelo que foi apurado será uma minoria. Há que ter cuidado.
Por outro lado, os contadores antigos, aqueles que andam para trás...já se sabe...
Torne-se Independente!

ahramis
Membro
Membro
Registado: domingo abr 13, 2008 7:33 pm

Mensagem por ahramis »

Mas mm com potência até 200w quem tem contadores de roda, o que faz? Deixa estar e corre o risco de na contagem edta ser inferior à anterior ou, ao invés, deverá solicitar contador bidireccional à EDP?

Marco P G Silva
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sexta set 02, 2011 11:00 am

Mensagem por Marco P G Silva »

Boas
Eu não acredito que com 200w instalados consigas uma leitura inferior a anterior....
com 200w vais anular pouco mais que os stand bys da casa. Repara que so produz de dia e a casa gasta 24h.(e de dia quando ha sol)
com 200w em paineis não tens 200w disponiveis.
http://marcopgs.jgduarte.com/
4940w+Kaco 3600+deger 5000nt
Solaharte 300l
Laguna e Clio GPL
Renault fluence ZE
1500w autoconsumo.

Emanuel Couto
Moderador
Moderador

Eng. Miguel Santos Escreveu:Relativamente à questão de oferecermos energia à rede (de borla), pessoalmente não me importo. Dependendo do ponto de vista até é uma solução justa.
Isto é a sua opinião pessoal (aposto que não é a mesma opinião da maior parte das pessoas que pretendem aderir ao autoconsumo)...
Ou seja, se o meu sistema de injeção na rede está a produzir mais energia do que eu estou a consumir, então a energia que sobra pode ir para a rede. Não estou a perder nada.
Está a perder pois...!! Está dar energia à borla, e a comprar a preços exorbitantes.
((Mas que rico negócio)) pra eles claro :evil:
Além disso se a lei o permite, isso faz com que não tenha de gastar dinheiro num equipamento que impeça a energia de fluir para a rede.
Não gasta com este equipamento, mas vai ter de suportar os custos do novo contador!
A questão de pagarmos a energia produzida pode acontecer em determinado tipo de contadores, mas pelo que foi apurado será uma minoria.
Será que é mesmo uma minoria!
Acha que eles estão mesmo interessados em mudar estes contadores!
Por outro lado, os contadores antigos, aqueles que andam para trás...já se sabe...
Pode ficar descansado! Para estes casos eles vão encontrar uma solução rápida, pois claro...
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

rocker_pt
Membro Gold
Membro Gold
Registado: sexta ago 22, 2008 10:49 pm

Mensagem por rocker_pt »

Eng. Miguel Santos Escreveu: A questão de pagarmos a energia produzida pode acontecer em determinado tipo de contadores, mas pelo que foi apurado será uma minoria. Há que ter cuidado.
São uma maioria os contadores digitais pois tanto quanto sei, a EDP distribuição já anda a substituir contadores antigos por digitais à 2 decadas. Todas as casas por onde eu tenho passado já tem desses contadores que somam sempre a contagem para ambos os sentidos.
Por isso, esperemos que ninguém caia na distração de comprar paineis indo atrás dos slogans de autoconsumo. A não ser que estejam em casa a consumir. E quando forem de férias ou fins de semana que não se esqueçam de desligar os paineis.
VE's: 16 145 km + 147 882km em Predator 60Ah
Mais de 160.000km em VE!

Emanuel Couto
Moderador
Moderador

Ora nem mais rocker_pt... :evil: :evil:
Imagem

Silverio28
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sexta nov 02, 2012 12:13 pm

Mensagem por Silverio28 »

Boas ainda bem que já foi aprovado. Mas ainda mal. Que a EDP não troque os contadores. Pois eu tenho a mesma opinião que o rocker_pt o meu contador é digital e já andei a procura e para o meu contador que só conta num sentido diz que dá uma luz de erro. Mas não diz nada se conta o "excesso de producao" eu só tenho 240w e tenho "medo" de aumentar para mais painéis por causa do contador. Se não nesta altura já tinha mais painéis.

Quanto à situação de estar a dar. Se o sistema for bem optimizado eu espero dar o mínimo possível. Por isso não me estou a ralar..

Alguém já sabe se existe algum nr para que possamos ligar para saber mais informações em relação a uma possível troca de contador...

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium

O numero sempre existiu, é o da Certiel, custumam ser atenciosos.
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
AQS Tubos De Vácuo
Fluksometer FLM03E

rocker_pt
Membro Gold
Membro Gold
Registado: sexta ago 22, 2008 10:49 pm

Mensagem por rocker_pt »

Silverio28 Escreveu:Alguém já sabe se existe algum nr para que possamos ligar para saber mais informações em relação a uma possível troca de contador...
Já perdi o numero, e o nome da pessoa com quem falei.
Mas o caminho para falar é edp distribuição, enviar mail, esperar que vá ter a alguem que saiba encaminhar devidamente a chamada. Pois o pessoal que deve estar lá a receber mails não tem conhecimento de nada, e dá respostas simples, standards e muito bonitas para quem lê, mas qeu não resolve nada.
Pede para encaminhar o mail/telefonema para D. Inês Antunes. Pois foi quem me respondeu de umas das tentativas minhas.
Podes sugerir o contador CERM1 que é homologado pela endesa.
VE's: 16 145 km + 147 882km em Predator 60Ah
Mais de 160.000km em VE!

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium

Oops!
Acho que nao li bem a pergunta e respondi pensando que referias sobre como proceder no caso dos contadores manhosos... peço desculpa.
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
AQS Tubos De Vácuo
Fluksometer FLM03E

Eng. Miguel Santos
Membro
Membro

Emanuel Couto Escreveu:
Eng. Miguel Santos Escreveu:Relativamente à questão de oferecermos energia à rede (de borla), pessoalmente não me importo. Dependendo do ponto de vista até é uma solução justa.
Isto é a sua opinião pessoal (aposto que não é a mesma opinião da maior parte das pessoas que pretendem aderir ao autoconsumo)...
Claro que é a minha opinião. Como poderia eu falar pelos outros?
Ou seja, se o meu sistema de injeção na rede está a produzir mais energia do que eu estou a consumir, então a energia que sobra pode ir para a rede. Não estou a perder nada.
Está a perder pois...!! Está dar energia à borla, e a comprar a preços exorbitantes.
Seu lhe der algo, e o amigo não o puder guardar (utilizar), então se for para outra acaba por não perder nada. No entanto entendo o que quer dizer. Veja abaixo outra mensagem onde explico como se pode evitar essa "oferta" à EDP.
Além disso se a lei o permite, isso faz com que não tenha de gastar dinheiro num equipamento que impeça a energia de fluir para a rede.
Não gasta com este equipamento, mas vai ter de suportar os custos do novo contador!
Não existe custo com contador uma vez que é a EDP que decide se o troca ou não.
A questão de pagarmos a energia produzida pode acontecer em determinado tipo de contadores, mas pelo que foi apurado será uma minoria.
Pode ficar descansado! Para estes casos eles vão encontrar uma solução rápida, pois claro...
Que pessimismo... Todos os contadores serão trocados por outros bidirecionais. Contam nos dois sentidos. Mas nestes a energia que injetamos não anula a consumida. Ou seja, o excesso de produção é mesmo oferecido à rede.
Torne-se Independente!

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm

Mensagem por jmal »

Eng. Miguel Santos Escreveu:Que pessimismo... Todos os contadores serão trocados por outros bidirecionais. Contam nos dois sentidos. Mas nestes a energia que injetamos não anula a consumida. Ou seja, o excesso de produção é mesmo oferecido à rede.
Penso que não se trata de pessimismo, mas sim de alguma justiça e igualdade, desde quando é que a EDP oferece alguma coisa a alguém, eu particularmente fui "roubado" pela EDP, já admitiram isso, mas devolver tá quieto.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Emanuel Couto
Moderador
Moderador

Eng. Miguel Santos Escreveu:Que pessimismo... Todos os contadores serão trocados por outros bidirecionais. Contam nos dois sentidos. Mas nestes a energia que injetamos não anula a consumida. Ou seja, o excesso de produção é mesmo oferecido à rede.
Pessimismo...!!! É a pura da realidade...

Bem sei que no seu caso em particular tem motivos para "deturpar" a realidade... E ficamos por aqui.
Imagem

Silverio28
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sexta nov 02, 2012 12:13 pm

Mensagem por Silverio28 »

Eng. Miguel Santos Escreveu:
Emanuel Couto Escreveu:
Claro que é a minha opinião. Como poderia eu falar pelos outros?
Seu lhe der algo, e o amigo não o puder guardar (utilizar), então se for para outra acaba por não perder nada. No entanto entendo o que quer dizer. Veja abaixo outra mensagem onde explico como se pode evitar essa "oferta" à EDP.
Não existe custo com contador uma vez que é a EDP que decide se o troca ou não.
Que pessimismo... Todos os contadores serão trocados por outros bidirecionais. Contam nos dois sentidos. Mas nestes a energia que injetamos não anula a consumida. Ou seja, o excesso de produção é mesmo oferecido à rede.
Eu não tenho tanta certeza que oferece energia.
O meu contador é um ISKRA ME162. E só tem uma direção de contagem. E penso que quando produzir em excesso conta para mim ou seja vou estar a dar e a pagar por isso.
Daí a minha duvida para ligar para alguém que me saiba saber informar melhor e que ao mesmo tempo tenho uma hipótese de trocar para um contador bidireccional.

Eng. Miguel Santos
Membro
Membro

Marco P G Silva Escreveu:Boas
Eu não acredito que com 200w instalados consigas uma leitura inferior a anterior....
com 200w vais anular pouco mais que os stand bys da casa. Repara que so produz de dia e a casa gasta 24h.(e de dia quando ha sol)
com 200w em paineis não tens 200w disponiveis.
200Wp de painéis produzem em média 800Wh. Tendo em conta o consumo de uma habitação entre 6 a 10 KWh, o valor é pouco. Serve para habitações mais poupadinhas, por exemplo 4 KW, nestas a produção é significativa.
Mas atenção que o limite de 200W é apenas sem comunicação prévia. Fazendo a comunicação, sem custo, os sistemas de injeção na rede podem ir até 1500W, o que permite produzir 6KWh. Esta comunicação é um mero formalismo sendo a autorização concedida de imediato. Não carece pagamento, taxas ou inspeção.
Torne-se Independente!

Eng. Miguel Santos
Membro
Membro

Para quem não pretender injetar energia na rede, seja por que motivo for, há uma solução.
A energia produzida mas não consumida é guardada em baterias. Esta energia é depois injetada quando o consumo for superior à produção. Este sistema tem a eficiência máxima aproveitando toda a energia produzida. É especialmente recomendado para locais com consumo variável como as habitações.
A utilização de baterias de iões de lítio vem também aumentar a eficiência e duração em relação às baterias de ácido chumbo.

Assim que o protótipo estiver suficientemente testado darei notícias.
Torne-se Independente!

Responder

Voltar para “Autoconsumo”