Pontos de carga Mobi-E / Rede Mobi-E

Local para debater assuntos relacionados com veículos cujo motor responsável pela propulsão é eléctrico.

Celestino
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sábado jun 23, 2012 7:30 pm

Re: Mobi-E

Mensagem por Celestino »

Mumia Escreveu:
galt Escreveu:No meu entender quem não tem VE não deve receber cartão, só porque SIM!
:roll:
ora nem mais.....
Lógico...
Mas agora em jeito de brincadeira:
Podíamos receber em nossas casas um cartão mobi.e, mesmo sem ter VE como incentivo à sua aquisição.
Não é assim que fazem os bancos com os cartões de crédito e demais facilidades?

:mrgreen: :lol: :mrgreen:
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets

meira78
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quarta jan 19, 2011 3:54 am

Mobi-E

Mensagem por meira78 »

galt Escreveu:Não se gasta um cêntimo e faz-se me 5 minutos em casa.
Têm alguma proposta melhor?
:idea:

No meu entender quem não tem VE não deve receber cartão, só porque SIM!
:roll:
Eu sei que é possível fazer no site e rapidamente, mas temos de ficar à espera que o cartão chegue a casa e seja processado. Pelo que ouvi esse processo demora várias semanas. É verdade?

Apartar do momento em que adquirimos veículo eléctrico, através do stand deveria ser possível dar logo acesso ao respeito para tentar abreviar os procedimentos necessários. Pelo que me explicaram isso não é possível. Só após ter o carro na nossa mão é possível iniciar o processo.

São assim os procedimentos?

apr
Membro Silver
Membro Silver
Registado: domingo jul 29, 2012 10:40 am

Mensagem por apr »

Eu pedi um cartao no inicio deste ano - enviei uma copia da fatura do carro com alguns campos censurados e usei o formulario do site para submeter os dados. Demorou 15 dias a receber em casa. Nada mau!

meira78
Membro Silver
Membro Silver

Mobi-E

Mensagem por meira78 »

Exacto. Mas primeiro temos de comprar o carro e ter a factura e mesmo assim, ainda demora cerca de 2 semanas a burocracia.

Boa, Portugal!

Entretanto, durante essas 2 semanas não podes usar o Mobi-e e fazer cargas rápidas.

Como fazemos viagens de mais de 100 ou 150 kms?

Esperamos 8 horas para fazer uma carga lenta e...

Celestino
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sábado jun 23, 2012 7:30 pm

Mensagem por Celestino »

Com a encomenda firme do veículo é possível solicitar o cartão.
Há quem tenha recebido o cartão antes do VE.
Bem sabemos que a mobi.e já passou por várias fases conturbadas mas também não é necessário dizer mal do que está bem...
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets

meira78
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por meira78 »

Celestino Escreveu:Com a encomenda firme do veículo é possível solicitar o cartão.
Há quem tenha recebido o cartão antes do VE.
Bem sabemos que a mobi.e já passou por várias fases conturbadas mas também não é necessário dizer mal do que está bem...
Exacto.

Se o carro demorar várias semanas a chegar e já tenhamos o carro pago, com a respectiva factura, é muito provável que o cartão chegue primeiro.

O que não se compreende é a colocação de muitos pontos de carga do Mobi-e ao Sol o dia todo (o que dá uma saúde às baterias dos VE!) à espera que os ecrãs fiquem todos marados de tanto torrarem ao sol e depois demorem várias Primaveras a ser substituídos.

Não era mais prático colocá-los à sombrinha e com um protector superior para os resguardar do sol intenso e das intempéries? Claro que depois o preço da manutenção é exorbitante, mas de dificuldade não tem nenhuma, pois basta trocar componente por uma nova.

Assim vão os investimentos e as manutenções em Portugal...

Mumia
Moderador
Moderador
Registado: quinta out 14, 2010 11:48 am

Mensagem por Mumia »

o pessoal tá a fazer uma tempestade num copo de água.... ora eu que já não compro carro à algum tempo, quando o comprei ainda tive de esperar para o ter....

Pressa em ter o cartão mobie antes do carro?!? para??

Penso que os documentos que eles pedem estão correctos e não deviam facilitar, se me perguntam se podiam ser mais rápidos a enviar o cartão?? podiam...
Queimo, mas apenas electrões....
SW Predator GTI 40ah - "Taser" - 3100km + Vectrix Vx-1 "Cavalo Branco" - 73000Km

meira78
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por meira78 »

Mumia Escreveu: Pressa em ter o cartão mobie antes do carro?!? para??
Também não era preciso ter o cartão para o mostrar aos amigos, antes de ter o carro. Não vou a esse ponto.

Mas não poder usar nenhum carregamento rápido durante 2 semanas à espera que chegue o cartão, é desperdiçar 2 semanas de um carro eléctrico.

O raio de acção fica muito limitado por dia.

Mas isso sou eu a pensar...

É como ter um telemóvel novo e nas primeiras 2 semanas não o poder usar mais do que 5 minutos por dia, dado que só o posso carregar quando chegar a casa à noite.

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am

Mensagem por visitante1 »

meira78 Escreveu:
Também não era preciso ter o cartão para o mostrar aos amigos, antes de ter o carro. Não vou a esse ponto.

Mas não poder usar nenhum carregamento rápido durante 2 semanas à espera que chegue o cartão, é desperdiçar 2 semanas de um carro eléctrico.

É como ter um telemóvel novo e nas primeiras 2 semanas não o poder usar mais do que 5 minutos por dia, dado que só o posso carregar quando chegar a casa à noite.
Sabes quantos postos rápidos existem em Portugal em que possas usar o cartão e que te possas servir á vontade?
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E

galt
Membro Gold
Membro Gold
Registado: segunda ago 16, 2010 7:53 pm

Mensagem por galt »

visitante1 Escreveu:
meira78 Escreveu:

Sabes quantos postos rápidos existem em Portugal em que possas usar o cartão e que te possas servir á vontade?
Posso ajudar?

São apenas 3 locais, A5 Oeiras, A1 Aveiras e Nissan Porto, os de Pombal saíram temporariamente.
Sw Predator 60 ah - 33000 kms (3200 kms com baterias de Gel)
[DB - SW Predator 60ah - Odivelas]
[DB - Leaf Odivelas]
[»» Pontos de carga ««]

apr
Membro Silver
Membro Silver
Registado: domingo jul 29, 2012 10:40 am

Mensagem por apr »

Há um ano atras quando pedi o primeiro cartao a espera foi de 5 semanas. E se bem me lembro foi com uma promessa de venda por isso não entendo como podia ser melhor atendendo a que na altura até o email da institituição dava erro.

E nunca os PCR foram de fiar. Relembro que a rede passou de fase piloto para fase piloto-abandono e assim continua até hoje.

Podem estar a haver mudanças para melhor e respostas mais coloridas mas... é ver para crer!

meira78
Membro Silver
Membro Silver

Mobi-E

Mensagem por meira78 »

visitante1 Escreveu:
meira78 Escreveu:

É exactamente esse o problema amigo visitante1, dado que por serem neste momento apenas 2 ou 3, isso devia mudar, pois os outros servem para ter o carro estacionado umas 8 a 10 horas a ocupar lugar de estacionamento e à espera eterna de carregamento eléctrico.

Passa pela cabeça de alguém ir estacionar um carro convencional numa bomba de gasolina e ter de esperar nem que fosse apenas uma hora para meter combustível?

Para fazer uma carga lenta já temos a nossa habitação à noite.

Para que servem a grande maioria dos pontos de carga lenta? Para muito pouco, a não ser que o nosso trabalho seja muito perto destes ponto da Mobi-e.

Era preferível existirem poucos carregamentos de carga rápida do que às centenas a servir para muito pouco.

Se o país tivesse neste momento 20 ou 30 PCR seríam mais úteis do que esta carrega que serve para muito pouco. Depois tem o inconveniente de se apanhamos um ocupado, é para esquecer. Enquanto que se fossem de PCR, esperava que o actual dono do VE saísse para colocarmos nós de seguida, correcto, como numa normal bomba de combustível?

galt
Membro Gold
Membro Gold
Registado: segunda ago 16, 2010 7:53 pm

Mensagem por galt »

meira78, não sei se já tem o carro, mas pelas palavras diria que não.

Os postos de carga normal 16A são precisos. A bateria do meu Leaf carrega bastante em 2 horas o suficiente para fazer 50 quilómetros de regresso a casa.

O meu carro nunca demorou mais de 6 horas à carga a 16A (nem com a bateria baixa).
Quando escreverem baseia-se na realidade.

O tempo de carga diminui ou aumenta se chegar à tomada a tensão de 210V (mais demorado) ou chegarem 240V (menos demorado). Isto faz muita diferença esteja a carregar a 10A ou a 16A.

Os postos de carga normal são precisos e deviam estar espalhados pelas sedes de concelho do país.
Os postos rápidos em locais estratégicos e de maior movimento (devido ao custo de aquisição - têm de ser bem pagos).

Sejamos realistas! Esta semana verifiquei que o meu carro ligado a 16A começou a carregar a 8,5A devido à temperatura das baterias, mas ao longo do tempo aumentou até aos 16A e o tempo diminuiu em mais de 1 hora.
Isto são situações reais, não as que se lêem na comunicação social ou ditas por quem não usa VE.

Espero que me compreendam, porque quem lê fica com a ideia que não se faz nada com um VE. Mas estão puramente errados, faz-se tudo no dia-a-dia é necessário apenas estimar os locais de passagem antes da viagem.
Sw Predator 60 ah - 33000 kms (3200 kms com baterias de Gel)
[DB - SW Predator 60ah - Odivelas]
[DB - Leaf Odivelas]
[»» Pontos de carga ««]

meira78
Membro Silver
Membro Silver

Mobi-E

Mensagem por meira78 »

galt Escreveu:meira78, não sei se já tem o carro, mas pelas palavras diria que não.

Os postos de carga normal 16A são precisos. A bateria do meu Leaf carrega bastante em 2 horas o suficiente para fazer 50 quilómetros de regresso a casa.

O meu carro nunca demorou mais de 6 horas à carga a 16A (nem com a bateria baixa).
Quando escreverem baseia-se na realidade.

O tempo de carga diminui ou aumenta se chegar à tomada a tensão de 210V (mais demorado) ou chegarem 240V (menos demorado). Isto faz muita diferença esteja a carregar a 10A ou a 16A.

Os postos de carga normal são precisos e deviam estar espalhados pelas sedes de concelho do país.
Os postos rápidos em locais estratégicos e de maior movimento (devido ao custo de aquisição - têm de ser bem pagos).

Sejamos realistas! Esta semana verifiquei que o meu carro ligado a 16A começou a carregar a 8,5A devido à temperatura das baterias, mas ao longo do tempo aumentou até aos 16A e o tempo diminuiu em mais de 1 hora.
Isto são situações reais, não as que se lêem na comunicação social ou ditas por quem não usa VE.

Espero que me compreendam, porque quem lê fica com a ideia que não se faz nada com um VE. Mas estão puramente errados, faz-se tudo no dia-a-dia é necessário apenas estimar os locais de passagem antes da viagem.
galt, obrigadão pelo teu comentário.

São destes posts que o tópico precisa.

Para mim ficou aqui muita coisa esclarecida.

Mais uma prova que pontos de carregamento com mais do que 3,4kW seriam bem vindos. E não seria preciso torná-los todos em PCR com potências de mais de 50kW.

Um pouco de tudo e bem distribuídos pelas AE nacionais e principais vias de acesso nacionais, era o ideal.

Mas apenas 3 PCR parece-me muito pouco.

E todos os outros de potência mais reduzida também é manifestamente insuficiente.

O que acham?

Vamos aqui ajudar a solicitar uma distribuição muito mais abrangente dos PC, como o galt fez no outro tópico sobre a localização destes pontos?

O que acho que devia ser adaptado era os tais PC de potência intermédia, dado que com esses, e como diz o galt, em cerca de 1 hora poderíamos ter carga para cerca de 80 a 100kms, partindo do pressuposto que as 2 horas de carga com a potência mais reduzida dá para cerca de 50kms.

Obrigadão.

E sim: não tenho ainda VE porque ainda tenho de lamentar estas limitações. Assim que tudo isto se resolva, estou pronto para o fazer.

Mumia
Moderador
Moderador

Mensagem por Mumia »

eu já só pedia que funcionassem os que existem.... e colocassem os que "supostamente" existiam para ser colocados e que segundo se diz, já estão obsoletos....

O normal, todos nós que temos cartão, tivemos 1º o veículo e depois o cartão. O contrário a mim parece-me sem qualquer lógica... A meu ver a unica coisa pela qual pecam será a demora que têm na emissão dos cartões, penso que 1 semana deveria chegar par analisar documentação e emissão dos cartões.

Mas como o programa mobie anda, já não é mau demorarem 2 semanas...
SW Predator GTI 40ah - "Taser" - 3100km + Vectrix Vx-1 "Cavalo Branco" - 73000Km

meira78
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por meira78 »

Mumia Escreveu:O normal, todos nós que temos cartão, tivemos 1º o veículo e depois o cartão. O contrário a mim parece-me sem qualquer lógica... A meu ver a unica coisa pela qual pecam será a demora que têm na emissão dos cartões, penso que 1 semana deveria chegar par analisar documentação e emissão dos cartões.

Mas como o programa mobie anda, já não é mau demorarem 2 semanas...
Exacto.

Uns dias ou no máximo uma semana devia ser mais do que suficiente e se pudesse-mos tratar de tudo com a nota de encomenda do VE, tudo seria mais fácil.

meira78
Membro Silver
Membro Silver

Mobi-E

Mensagem por meira78 »

ÚLTIMA HORA:

Recebi à pouco informação que o PCR de Pombal já está instalado.
Não sei se já estará a funcionar correctamente.

A Prio.E (da Prio Energy) é um dos maiores parceiros da Mobi.E, tal como a EDP e a Galp, estando mesmo a proceder a uma larga expansão dos seus pontos de carregamento eléctrico.

Está em negociações com outros concessionários de estações de serviços nas AE, para poder colocar os seus pontos.

Por isso, estejamos atentos, na A1 existe o PCR em Aveiras e em Pombal, mas certamente, ou em Santarém ou Leiria deverá abrir outro PCR.

Outros pontos do país levarão um grande acréscimo de PCR e de carregamento intermédio. Esperemos que outros operadores evoluam nos PCR e nas localizações acertadas para os mesmos.

A ver vamos, se é desta que o marasmo e desleixe em que se encontrava a mobilidade eléctrica em Portugal, acaba por levar o rumo certo. Tive informações que tudo está a mudar e que já estão muitos pontos de carga a ser reparados e que tudo estará a postos rapidamente, mas vamos ver...

Por isso é importante o contributo de todos a exigir que se denuncie uma ou outra limitação e mau funcionamento, no sentido de tudo estar operacional para o nosso dia-a-dia na condução do VE.

Mumia
Moderador
Moderador

Mensagem por Mumia »

meira78 Escreveu:Uns dias ou no máximo uma semana devia ser mais do que suficiente e se pudesse-mos tratar de tudo com a nota de encomenda do VE, tudo seria mais fácil.
São opiniões, aceito a sua... a meu ver uma nota de compra nada me diz, já vi de tudo... na minha opinião não é documento suficiente para que alguém possa ter acesso à rede Mobie.

Pelo que percebo só não comprou ainda um VE por esta situação com o cartão mobie?!?!?!?

meira78
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por meira78 »

Sim, também e principalmente por tanta avaria nos pontos de carga e falta de PCR. Senão, ficamos apeados...

Qt ao registo, basta eu fazer um registo para todos os VE, não é? O cartão dá para transmitir para outro veículo ou utilizador, apesar de supostamente ser intransmissível. O facto de eu pretender utilizar, faz com que eu já tenha de possuir o VE? Não faz sentido. Qual o problema? O objectivo não é estimular o seu uso e fazê-lo com frequência?

Mumia
Moderador
Moderador

Mensagem por Mumia »

meira78 Escreveu:Sim, também e principalmente por tanta avaria nos pontos de carga e falta de PCR. Senão, ficamos apeados...
Não me parece que os muiitttooooossssss utilizadores de VE estejam apeados... mas...
meira78 Escreveu:Qt ao registo, basta eu fazer um registo para todos os VE, não é? O cartão dá para transmitir para outro veículo ou utilizador, apesar de supostamente ser intransmissível.
Terá de questionar isso à Mobie
meira78 Escreveu: O facto de eu pretender utilizar, faz com que eu já tenha de possuir o VE? Não faz sentido. Qual o problema? O objectivo não é estimular o seu uso e fazê-lo com frequência?
Então mas se não tem VE quer utilizar os pontos de carga Mobie para quê?!?!!? :? Carregar o tlm, o portatil?!? Não faz é qualquer sentido não ser possuidor de um VE e usar uma rede de carregamentos destinada para quem é proprietário de um. Digo eu é claro.... :roll:

Responder

Voltar para “Veículos Eléctricos”