galt Escreveu:meira78, não sei se já tem o carro, mas pelas palavras diria que não.
Os postos de carga normal 16A são precisos. A bateria do meu Leaf carrega bastante em 2 horas o suficiente para fazer 50 quilómetros de regresso a casa.
O meu carro nunca demorou mais de 6 horas à carga a 16A (nem com a bateria baixa).
Quando escreverem baseia-se na realidade.
O tempo de carga diminui ou aumenta se chegar à tomada a tensão de 210V (mais demorado) ou chegarem 240V (menos demorado). Isto faz muita diferença esteja a carregar a 10A ou a 16A.
Os postos de carga normal são precisos e deviam estar espalhados pelas sedes de concelho do país.
Os postos rápidos em locais estratégicos e de maior movimento (devido ao custo de aquisição - têm de ser bem pagos).
Sejamos realistas! Esta semana verifiquei que o meu carro ligado a 16A começou a carregar a 8,5A devido à temperatura das baterias, mas ao longo do tempo aumentou até aos 16A e o tempo diminuiu em mais de 1 hora.
Isto são situações reais, não as que se lêem na comunicação social ou ditas por quem não usa VE.
Espero que me compreendam, porque quem lê fica com a ideia que não se faz nada com um VE. Mas estão puramente errados, faz-se tudo no dia-a-dia é necessário apenas estimar os locais de passagem antes da viagem.
galt, obrigadão pelo teu comentário.
São destes posts que o tópico precisa.
Para mim ficou aqui muita coisa esclarecida.
Mais uma prova que pontos de carregamento com mais do que 3,4kW seriam bem vindos. E não seria preciso torná-los todos em PCR com potências de mais de 50kW.
Um pouco de tudo e bem distribuídos pelas AE nacionais e principais vias de acesso nacionais, era o ideal.
Mas apenas 3 PCR parece-me muito pouco.
E todos os outros de potência mais reduzida também é manifestamente insuficiente.
O que acham?
Vamos aqui ajudar a solicitar uma distribuição muito mais abrangente dos PC, como o galt fez no outro tópico sobre a localização destes pontos?
O que acho que devia ser adaptado era os tais PC de potência intermédia, dado que com esses, e como diz o galt, em cerca de 1 hora poderíamos ter carga para cerca de 80 a 100kms, partindo do pressuposto que as 2 horas de carga com a potência mais reduzida dá para cerca de 50kms.
Obrigadão.
E sim: não tenho ainda VE porque ainda tenho de lamentar estas limitações. Assim que tudo isto se resolva, estou pronto para o fazer.