Tutorial Vectrix Li+
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Tutorial Vectrix Li+
A vectrix Li+ (e creio também a Li) têm um software especialmente desenvolvido que, de origem, não existe nas NIHM.
E possível programar o temporizador para carregar por exemplo à noite na tarifa bi-horária, alterar os Ah e a potência do carregador.
PROGRAMAR O TEMPORIZADOR
1 - Carregar no corte corrente:
2 - carregar na manete esquerda de forma a sair da indicação das horas/autonomia/km:
3 - carregar no botão "S" por vários segundos:
4 - aparece "Set delay" (é o temporizador):
5 - Na Li+ ajusta-se a hora com o acelerador para trás ou para a frente. Nas NIMH é com os botões H e M. A hora altera de 15 em 15 minutos.
6 - Ativa-se o delay, carregando alguns segundo no botão "S". Depois de estar em "Ready/GO", carrega-se na manete esquerda e sem largá-la, desliga-se a mota com a chave. O delay fica programado, é só ligar à tomada. A partir do "ready/GO" e carregando na manete direita o delay está prédefinido para 30 minutos.
ALTERAR OS AMPERES/HORAS ------- (ATENÇÃO: Não sei qual a utilidade )
1 - Carregar no corte corrente:
2 - carregar na manete esquerda de forma a sair da indicação das horas/autonomia/km:
3 - carregar no botão "S" por vários segundos:
4 - aparece "Set delay" (é o temporizador):
5 - Volta-se a carregar na manete esquerda e aparece:
6 - Com o punho do acelerador é possível descer até os 22 Ah
7 - Penso que se ativa com o botão "S". Não alterei deixei como estava: 42 Ah
ALTERAR A POTÊNCIA DE CARREGAMENTO
1 - Carregar no corte corrente:
2 - carregar na manete esquerda de forma a sair da indicação das horas/autonomia/km:
3 - carregar no botão "S" por vários segundos:
4 - aparece "Set delay" (é o temporizador):
5 - Volta-se a carregar na manete esquerda e aparece:
6 - Volta-se a carregar na manete esquerda e aparece:
7 - Altera-se a potência entre os 500 w e os 1500 w (de 50 em 50 W)
8 - Ativar as alterações carregando alguns segundos no botão "S"
VER OS AMPERES, AS TENSÕES E AS TEMPERATURAS EM ANDAMENTO
Carrega-se no corte corrente > manete esquerda > voltar a carregar no corte corrente > carregar nas duas manetes para entrar em Ready/GO:
Para as NIMH é possível ter um soft com estas característica (Creio que até melhor) que é da autoria do JMAL
E possível programar o temporizador para carregar por exemplo à noite na tarifa bi-horária, alterar os Ah e a potência do carregador.
PROGRAMAR O TEMPORIZADOR
1 - Carregar no corte corrente:
2 - carregar na manete esquerda de forma a sair da indicação das horas/autonomia/km:
3 - carregar no botão "S" por vários segundos:
4 - aparece "Set delay" (é o temporizador):
5 - Na Li+ ajusta-se a hora com o acelerador para trás ou para a frente. Nas NIMH é com os botões H e M. A hora altera de 15 em 15 minutos.
6 - Ativa-se o delay, carregando alguns segundo no botão "S". Depois de estar em "Ready/GO", carrega-se na manete esquerda e sem largá-la, desliga-se a mota com a chave. O delay fica programado, é só ligar à tomada. A partir do "ready/GO" e carregando na manete direita o delay está prédefinido para 30 minutos.
ALTERAR OS AMPERES/HORAS ------- (ATENÇÃO: Não sei qual a utilidade )
1 - Carregar no corte corrente:
2 - carregar na manete esquerda de forma a sair da indicação das horas/autonomia/km:
3 - carregar no botão "S" por vários segundos:
4 - aparece "Set delay" (é o temporizador):
5 - Volta-se a carregar na manete esquerda e aparece:
6 - Com o punho do acelerador é possível descer até os 22 Ah
7 - Penso que se ativa com o botão "S". Não alterei deixei como estava: 42 Ah
ALTERAR A POTÊNCIA DE CARREGAMENTO
1 - Carregar no corte corrente:
2 - carregar na manete esquerda de forma a sair da indicação das horas/autonomia/km:
3 - carregar no botão "S" por vários segundos:
4 - aparece "Set delay" (é o temporizador):
5 - Volta-se a carregar na manete esquerda e aparece:
6 - Volta-se a carregar na manete esquerda e aparece:
7 - Altera-se a potência entre os 500 w e os 1500 w (de 50 em 50 W)
8 - Ativar as alterações carregando alguns segundos no botão "S"
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Carrega-se no corte corrente > manete esquerda > voltar a carregar no corte corrente > carregar nas duas manetes para entrar em Ready/GO:
Para as NIMH é possível ter um soft com estas característica (Creio que até melhor) que é da autoria do JMAL
Última edição por jasmim em sábado fev 28, 2015 8:16 pm, editado 1 vez no total.
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Re: Tutorial Vectrix Li+
Muito interessante... ótima partilha
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Tutorial Vectrix Li+
Em relação ao parâmetro aH, o que me explicaram é que indica a amperagem do pack... portanto, é melhor não mexer.
Eu uso bastante a programação do carregamento diferido, principalmente no Verão quando chego à garagem.
A potência de carregamento, durante o carregamento da noite, costumo programar para 500w. Por isso muitas vezes durante o dia, quando faço uma carga intermédia, esqueço-me e acaba por carregar quase nada...
Eu uso bastante a programação do carregamento diferido, principalmente no Verão quando chego à garagem.
A potência de carregamento, durante o carregamento da noite, costumo programar para 500w. Por isso muitas vezes durante o dia, quando faço uma carga intermédia, esqueço-me e acaba por carregar quase nada...
Última edição por zeuz em sábado fev 28, 2015 7:53 pm, editado 1 vez no total.
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Re: Tutorial Vectrix Li+
Muito boa partilha Jasmim!
Assim até dá gosto, ter um veiculo tão personabilizavel, quanto o pretendido.
Por acaso não dará para aumentar mais do que os 42Ah, para o carregamento?
Assim até dá gosto, ter um veiculo tão personabilizavel, quanto o pretendido.
Por acaso não dará para aumentar mais do que os 42Ah, para o carregamento?
Tudo por um mundo mais limpo!
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Re: Tutorial Vectrix Li+
Não dá!Jorge Rocha Escreveu:Por acaso não dará para aumentar mais do que os 42Ah, para o carregamento?
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Re: Tutorial Vectrix Li+
Obrigado zeuz, talvez com o cabo de dados se consiga... e depois já possa dar.
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Re:
Achas mesmo? Olha que se calhar até foi ao contrário!RJSC Escreveu:Já se viu onde o jmal foi buscar a inspiração/código...
Eu diría mesmo "Já se viu onde é que a VECTRIX foi buscar a inspiração!"
O jmal reescreveu por completo o SW da Vectrix.
Passou muitas, mas mesmo muitas horas, a trabalhar na sua arte principal (programação) para corrigir muitos erros que o SW original tinha.
No meio da brincadeira ainda fez muitos melhoramentos ao original.
É pena que nem por aqui, nem lá fora lhe dêm o devido crédito por isso.
Talvez se um de vós tivesse passado metade do tempo que ele passou à volta dos problemas do SW original, já lhe dariam o devido reconhecimento. Enfim...
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Re: Re:
Sem margem pra dúvida!sugarstorm Escreveu:É pena que nem por aqui, nem lá fora lhe dêm o devido crédito por isso.
Talvez se um de vós tivesse passado metade do tempo que ele passou à volta dos problemas do SW original, já lhe dariam o devido reconhecimento. Enfim...
Sei bem o trabalho que dá para mexer com código...
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Re:
Obrigado, sim, e não tenho parado, desde à 4 anos que faço melhoramentos tanto a nível de software/firmware como de hardware, carregador,controlador, icm, bms, sensores e até dashboard, no caso da li+ já tem outros parâmetros de potência carga, controle de corrente, tensões de corte, capacidades, etc, se depender de mim ninguém vai matar a marca, e para aqueles que julgam que o faço por bens materiais, lamento mas estão enganados, nunca ninguém vai conseguir dar o valor material que equivalha às horas, investimento e reparações de material que gastei até chegar onde cheguei, portanto isto é pura paixão, porque por dinheiro não o fazia com base em softwares em código máquina e para o universo de utilizadores existente.sugarstorm Escreveu:Achas mesmo? Olha que se calhar até foi ao contrário!RJSC Escreveu:Já se viu onde o jmal foi buscar a inspiração/código...
Eu diría mesmo "Já se viu onde é que a VECTRIX foi buscar a inspiração!"
O jmal reescreveu por completo o SW da Vectrix.
Passou muitas, mas mesmo muitas horas, a trabalhar na sua arte principal (programação) para corrigir muitos erros que o SW original tinha.
No meio da brincadeira ainda fez muitos melhoramentos ao original.
É pena que nem por aqui, nem lá fora lhe dêm o devido crédito por isso.
Talvez se um de vós tivesse passado metade do tempo que ele passou à volta dos problemas do SW original, já lhe dariam o devido reconhecimento. Enfim...
É fácil de saber, a minha e a do serges foram as primeiras a ter estas funções, ambas a meio de 2011, em Portugal, a primeira li+ a ter o sw com estas parametrizações foi a do Volt, e esta levou baterias frescas, mesmo que o tivessem disponibilizado antes, não foi muito antes, até porque ele esteve algum tempo à espera, só a ultima versão tem estas funcionalidades, o ultimo sw de pc com a função de acerto da potencia do carregador é de finais de 2013.RJSC Escreveu:Não tenho como saber se foi o fabricante ou o jmal a implementar primeiro estas funções... Mas sei que são muitas das funcionalidades que a FuelFree anuncia no seu firmware...
Não esquecer que eu fiz essas alterações no sw da nimh.
http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11#p205611
zeuz Escreveu:Não dá!Jorge Rocha Escreveu:Por acaso não dará para aumentar mais do que os 42Ah, para o carregamento?
Não dá, alias, essa opção nem aparece no sw do pc, o limite máximo no sw original é mesmo 42 ah.Jorge Rocha Escreveu:Obrigado zeuz, talvez com o cabo de dados se consiga... e depois já possa dar.
Essa é a capacidade que é usada para cálculos de estimativa, escala da pilha entre outros dados de log que ela guarda na memoria, como capacidade carregada, capacidade descarregada, ciclos totais, parciais, kwh/km, entre outros que não aparecem mas que estão lá dentro, em breve existirá uma aplicação smartphone para os visualizar esses dados através de bluetooth.
Sim é, mas deixa-me dizer que todos os proprietários têm conhecimento dela, não é nenhum segredo para estes.MRider Escreveu:excelente info.
Obrigado pela partilha
PS: Para entrar no menu não é necessário carregar na manete esquerda, todos os parâmetros são gravados quando se aperta a manete esquerda para seguir para o próximo menu.
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Re: Re:
Não percebi. Podes explicar melhor?jmal Escreveu:
PS: Para entrar no menu não é necessário carregar na manete esquerda, todos os parâmetros são gravados quando se aperta a manete esquerda para seguir para o próximo menu.
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Re: Re:
jasmim Escreveu:Não percebi. Podes explicar melhor?jmal Escreveu:
PS: Para entrar no menu não é necessário carregar na manete esquerda, todos os parâmetros são gravados quando se aperta a manete esquerda para seguir para o próximo menu.
Este passo não é necessário para entrar no menu.jasmim Escreveu:2 - carregar na manete esquerda de forma a sair da indicação das horas/autonomia/km:
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Re:
Então não será de bom tom afirmares isto....RJSC Escreveu:Não tenho como saber se foi o fabricante ou o jmal a implementar primeiro estas funções... Mas sei que são muitas das funcionalidades que a FuelFree anuncia no seu firmware...
Digo eu claro...RJSC Escreveu:Já se viu onde o jmal foi buscar a inspiração/código...
Tenho uma Nimh sim e como é de conhecimento publico tem o SW do Jmal, e tenho a noção que fiz parte de um grupo muito restrito que foram "tester's" e que ajudaram com algumas ideias malucas (que tem muitaaaaaa coisa útil mesmo a meu ver para as nimh) mas sem qualquer duvida nenhuma que o Jmal tem muito mérito no trabalho que fez com estas meninas!!
Da minha parte ou seja do que está no meu Cavalo Branco, apenas lhe tenho a dizer mais uma vez Obrigado!
Quanto ao resto, ainda bem que a Vectrix seguiu as boas ideias, significa que afinal não está assim tão morta....
Queimo, mas apenas electrões....
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Re: Tutorial Vectrix Li+
Depois de levarem a bicleta, alguém sabe que diferenças há entre o Sw inicial e o 2.º, para além de limitar tensão máxima de carregamento e potência?
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Tutorial Vectrix Li+
O jmal já tinha no seu software praticamente todas as funcionalidades que vieram no novo da Li+. Tal como os programadores da Vectrix que perceberam a utilidade dessas informações, também ele a viu.
Eu tive o privilégio de descobrir na única mota além da minha que tinha a nova versão e, na altura, apenas contei a outros dois donos de Li+, ao jmal e à Masac, a qual me agradeceu a descoberta pedindo segredo por razões óbvias. Com a posterior falência da Vectrix, deixei de guardar segredo.
O mérito do jmal é grande, enorme e se até a própria Vectrix o reconhece, que mais há a dizer?
- Nada. Um agradecimento basta.
Eu tenho a ultima versão de software feita pela Vectrix na minha mota. Sei que só as que são agora assistidas pelo jmal têm esta versão. Está muito boa. Aconselho.
Eu tive o privilégio de descobrir na única mota além da minha que tinha a nova versão e, na altura, apenas contei a outros dois donos de Li+, ao jmal e à Masac, a qual me agradeceu a descoberta pedindo segredo por razões óbvias. Com a posterior falência da Vectrix, deixei de guardar segredo.
O mérito do jmal é grande, enorme e se até a própria Vectrix o reconhece, que mais há a dizer?
- Nada. Um agradecimento basta.
Eu tenho a ultima versão de software feita pela Vectrix na minha mota. Sei que só as que são agora assistidas pelo jmal têm esta versão. Está muito boa. Aconselho.
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Re: Tutorial Vectrix Li+
pergunto eu se isso era necessário, quando aqui a conversa tem sido saudável entre todos?!?!O_volt Escreveu:Depois de levarem a bicleta, alguém sabe que diferenças há entre o Sw inicial e o 2.º, para além de limitar tensão máxima de carregamento e potência?
enfim....
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Re: Tutorial Vectrix Li+
Não interessa quem foi o 1º ou quem foi o 2º, 3º ou 4º a pensar nisso e a fazer as alterações que acha que será uma mais valia para uma maior vida das baterias.
A vida é feita de melhoramentos após melhoramentos e assim continuará. Se alguém copiou por quem fez um bom trabalho, eu acho óptimo! Tivéssemos mais exemplos desses que estaríamos muito mais evoluídos.
Transmitir essa inovação e partilha-la para o maior numero possível de utilizadores é que fará com que se acelere essa mesma evolução. Fará com que mais pessoas possam acreditar nestes veículos e assim virem a compra-los sem medos.
Só desta forma ganharemos todos.
Se todos os meus vizinhos viverem muito bem, com certeza que eu também não terei dificuldades. Esta será a forma mais sábia de se viver.
Muito grato a todas as partilhas!
A vida é feita de melhoramentos após melhoramentos e assim continuará. Se alguém copiou por quem fez um bom trabalho, eu acho óptimo! Tivéssemos mais exemplos desses que estaríamos muito mais evoluídos.
Transmitir essa inovação e partilha-la para o maior numero possível de utilizadores é que fará com que se acelere essa mesma evolução. Fará com que mais pessoas possam acreditar nestes veículos e assim virem a compra-los sem medos.
Só desta forma ganharemos todos.
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Muito grato a todas as partilhas!
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Re: Tutorial Vectrix Li+
Não existem apenas 2 versoes, que eu tenha conhecimento (e ficheiros) existem 4 versões oficiais. Mas só vos posso ajudar sabendo a versão en concreto, existem diferenças que vão desde o balanceamento ao método de controlo de corrente usado, limites de corte, controle de temperaturas, curvas de potencia, etc, etc.O_volt Escreveu:Depois de levarem a bicleta, alguém sabe que diferenças há entre o Sw inicial e o 2.º, para além de limitar tensão máxima de carregamento e potência?
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