A minha ZEV...

Local ideal para diário de bordo dos Motociclos / Ciclomotores eléctrico
Responder

sugarstorm
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quinta jan 01, 2009 10:54 pm

Re: A minha ZEV...

Mensagem por sugarstorm »

O Xénon era errático e selvagem. Dava luz pelos cotovelos!
Ou seja, alumiava muito e para todo o lado, inclusive para o céu. Era normal os motorista de pesados fazerem-me sinais de luzes por os estar a encadiar :shock:
O LED é menos forte mas a luz é mais bem direccionada, aproveitando-se assim melhor o raio. Estou satisfeito.

Quanto aos punhos, este inverno não cheguei a montar os muffs, por isso o pouco que andei rapei frio. Mas acredito que no próximo, com muffs e punhos quentinhos, nem precisarei de luvas. :D

- Vectrix 2008 Li++A123 6.5Kw - 100.000 Kms.
- Aquecimento - Ecoforest Hidrocooper;
- AQS - TS 200L da Norquente.

sugarstorm
Membro Silver
Membro Silver

Já me esquecia.
Tal como prometi, lá fui fazer kms para gozar este maravilhoso dia de folga.
Passei na Dainese/Casa das Peles, no Cartaxo e trouxe da Dainese um capacete AGV Jet para a minha filhota com 70% de desconto (era 185€ e custou 54€!) e na Casa das Peles um casaco para ela por 39€. Preços imbatíveis e a simpatia da Rita, que como de costume ofereceu logo uma tomada para dar de papar à ZEV. O que mais se pode pedir? Querem material de qualidade a preços em conta? É no Cartaxo!!!
Depois apareci na escola de surpresa com o material e...VAMOS PARA CASA DE MOTO?
Escusado será dizer que a pequena começou logo a gritar a todos os colegas que ia andar de moto (sim foi a 1ª vez).
Amanhã também vai e vem de moto. Daqui a uns dias é a pequena mais popular lá da escola :lol: :lol: :lol:

Mumia
Moderador
Moderador
Registado: quinta out 14, 2010 11:48 am

Mensagem por Mumia »

sugarstorm Escreveu:O Xénon era errático e selvagem. Dava luz pelos cotovelos!
Ou seja, alumiava muito e para todo o lado, inclusive para o céu. Era normal os motorista de pesados fazerem-me sinais de luzes por os estar a encadiar :shock:
O LED é menos forte mas a luz é mais bem direccionada, aproveitando-se assim melhor o raio. Estou satisfeito.
Uhm o meu não faz isso e não me fazem qualquer sinal de luz :? estou curioso para perceber a real diferença entre o xénon e os LED's...

sugarstorm Escreveu:Quanto aos punhos, este inverno não cheguei a montar os muffs, por isso o pouco que andei rapei frio. Mas acredito que no próximo, com muffs e punhos quentinhos, nem precisarei de luvas. :D
uiiii imagino ehehehe mas luvas sempre ;) nem que sejam as de verão :P

ui ui agora é que não vai querer outra coisa a pequenina eheheheh
Queimo, mas apenas electrões....
SW Predator GTI 40ah - "Taser" - 3100km + Vectrix Vx-1 "Cavalo Branco" - 73000Km

jasmim
Membro Gold
Membro Gold
Registado: sexta out 10, 2008 12:40 pm

Mensagem por jasmim »

sugarstorm Escreveu:

Quanto à sua nova vida, não há comparação possível com as Nimh. Finalmente posso andar sem preocupações. Ela é rápida sem ser brusca.
Nos últimos 2 dias fiz 215 kms e é uma sensação simplesmente espctacular.
Como te entendo! :)

Parabéns! Um dia destes ainda nos encontramos a meio caminho, eu vindo do norte e tu do sul :lol:
www.eletricar.pt comércio de veículos elétricos
Vectrix de lítio / Nissan Leaf / Peugeot Ion / BMW i3 REX
Microproduçao Autoconsumo

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm

Mensagem por jmal »

Bom, acho que foi dito um pouco de tudo, se tiverem duvidas não hesitem.

Sobre firmware, permite até 49 ah de capacidade, disse ao sugarstorm para o ajustar conforme a sua necessidade, ou seja, deixar um valor mais baixo para evitar que fique com barras e sem energia, já sabe que quanto menos usar da capacidade melhor, este é uma maneira de evitar ir até fundo. Não têm o limite de carga de 9horas, tanto que o sugarstorm já teve uma carga de 11 horas. Entre algumas modificações que fiz ao original, este demora menos tempo a aumentar a potência desde que liga. No caso do controlador, o corte foi ajustado para 2.65v por celula mais baixa com intervalo acima de 0.10, ou seja, ela inicia corte aos 2.75 e vai diminuindo a potência controladamente até 2.65, aqui o corte é mais acentuado, até que aos 2.60 deixa mesmo de fornecer corrente ao motor, isto permite que ela tenha um comportamento muito idêntico às nimh, em que o corte por tensão baixa é muito longo e duradouro.

Sobre a curva de potência, gostei muito dela, quem tenha uma li+ com fw original devia experimentar esta, apesar de parecer um pouco "molengona" no inicio, a potência disponibilizada é a mesma, mas muito mais suave.

Os punhos são muito bons, bem melhores que os meus que só têm um modo em que consomem +- 18w, estes passam dos 22w no modo mais quente e metade no modo económico, o que sugiro é ligar o modo mais consumista no inicio, leva uns 3 minutos a atingir a temperatura de 40ºC, depois ligar o económico, é o suficiente para os manter quentes, isto com muffs, mesmo em dias muitos frios, basta usar luvas de verão, eu detesto usar luvas quentes, porque tira muito a sensibilidade.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

galt
Membro Gold
Membro Gold
Registado: segunda ago 16, 2010 7:53 pm

Mensagem por galt »

jmal Escreveu:Bom, acho que foi dito um pouco de tudo, se tiverem duvidas não hesitem.

Sobre firmware, permite até 49 ah de capacidade, disse ao sugarstorm para o ajustar conforme a sua necessidade, ou seja, deixar um valor mais baixo para evitar que fique com barras e sem energia, já sabe que quanto menos usar da capacidade melhor, este é uma maneira de evitar ir até fundo. Não têm o limite de carga de 9horas, tanto que o sugarstorm já teve uma carga de 11 horas. Entre algumas modificações que fiz ao original, este demora menos tempo a aumentar a potência desde que liga. No caso do controlador, o corte foi ajustado para 2.65v por celula mais baixa com intervalo acima de 0.10, ou seja, ela inicia corte aos 2.75 e vai diminuindo a potência controladamente até 2.65, aqui o corte é mais acentuado, até que aos 2.60 deixa mesmo de fornecer corrente ao motor, isto permite que ela tenha um comportamento muito idêntico às nimh, em que o corte por tensão baixa é muito longo e duradouro.

Sobre a curva de potência, gostei muito dela, quem tenha uma li+ com fw original devia experimentar esta, apesar de parecer um pouco "molengona" no inicio, a potência disponibilizada é a mesma, mas muito mais suave.

Os punhos são muito bons, bem melhores que os meus que só têm um modo em que consomem +- 18w, estes passam dos 22w no modo mais quente e metade no modo económico, o que sugiro é ligar o modo mais consumista no inicio, leva uns 3 minutos a atingir a temperatura de 40ºC, depois ligar o económico, é o suficiente para os manter quentes, isto com muffs, mesmo em dias muitos frios, basta usar luvas de verão, eu detesto usar luvas quentes, porque tira muito a sensibilidade.
Bom trabalho.
Grandes ideias andas a transmitir à malta da motas que a deixam em casa em dias de frio devido ao conforto, mas com uns punhos quentes e mais umas melhorias talvez não ficasse em casa... ;)
Sw Predator 60 ah - 33000 kms (3200 kms com baterias de Gel)
[DB - SW Predator 60ah - Odivelas]
[DB - Leaf Odivelas]
[»» Pontos de carga ««]

zeuz
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quinta out 17, 2013 10:52 am

Mensagem por zeuz »

jmal Escreveu: Sobre firmware, permite até 49 ah de capacidade, disse ao sugarstorm para o ajustar conforme a sua necessidade, ou seja, deixar um valor mais baixo para evitar que fique com barras e sem energia, já sabe que quanto menos usar da capacidade melhor, este é uma maneira de evitar ir até fundo.
Portanto, o mostrador da capacidade do pack está ajustado para a nova capacidade, descontando de acordo com o andamento até chegar à capacidade mínima. Correcto?
jmal Escreveu: Não têm o limite de carga de 9horas, tanto que o sugarstorm já teve uma carga de 11 horas.
Ainda tenho que descobrir se a minha tem ou não esse limite...
jmal Escreveu: Entre algumas modificações que fiz ao original, este demora menos tempo a aumentar a potência desde que liga.
Também permite carregar a 1800w?
jmal Escreveu: No caso do controlador, o corte foi ajustado para 2.65v por celula mais baixa com intervalo acima de 0.10, ou seja, ela inicia corte aos 2.75 e vai diminuindo a potência controladamente até 2.65, aqui o corte é mais acentuado, até que aos 2.60 deixa mesmo de fornecer corrente ao motor, isto permite que ela tenha um comportamento muito idêntico às nimh, em que o corte por tensão baixa é muito longo e duradouro.
Quais são os valores originais?
E já que falas nisto, confirmo que a minha engana bem quem não a conheça! Isto porque entre dar sinal que a carga está no fim e o cortar mesmo, acontece muito rápido. É imperativo nas viagens mais longas ter o modo de debug activo e ir de olho na tensão total.
jmal Escreveu: Sobre a curva de potência, gostei muito dela, quem tenha uma li+ com fw original devia experimentar esta, apesar de parecer um pouco "molengona" no inicio, a potência disponibilizada é a mesma, mas muito mais suave.
O Volt será o mais indicado para isso, porque é o que tem mais quilómetros feitos numa Li+...

P. S. :
Já pensaram em fazer um vídeo onde fosse visível, lado a lado, as diferenças de funcionamento do fw original vs o vosso? ;)
Última edição por zeuz em sexta mar 13, 2015 2:59 am, editado 1 vez no total.

RuFuS
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quarta ago 06, 2008 7:13 am

Mensagem por RuFuS »

Bem, antes demais parabéns ao Sugastorm! Mais uma Vectrix Premium a rolar...! :D
zeuz Escreveu:
jmal Escreveu: Entre algumas modificações que fiz ao original, este demora menos tempo a aumentar a potência desde que liga.
Neste momento já estamos a testar 2000watts mas ainda vamos precisar de tempo... :P
zeuz Escreveu:
jmal Escreveu: No caso do controlador, o corte foi ajustado para 2.65v por celula mais baixa com intervalo acima de 0.10, ou seja, ela inicia corte aos 2.75 e vai diminuindo a potência controladamente até 2.65, aqui o corte é mais acentuado, até que aos 2.60 deixa mesmo de fornecer corrente ao motor, isto permite que ela tenha um comportamento muito idêntico às nimh, em que o corte por tensão baixa é muito longo e duradouro.
E já que falas nisto, confirmo que a minha engana bem quem não a conheça! Isto porque entre dar sinal que a carga está no fim e o cortar mesmo, acontece muito rápido. É imperativo nas viagens mais longas ter o modo de debug activo e ir de olho na tensão total.
Isso foi algo que demorou a ser trabalhado, tal como o parágrafo a seguir...não é em vão que afirmei que demoramos 11 meses para este firmware ver a luz do dia.
zeuz Escreveu:
jmal Escreveu: Sobre a curva de potência, gostei muito dela, quem tenha uma li+ com fw original devia experimentar esta, apesar de parecer um pouco "molengona" no inicio, a potência disponibilizada é a mesma, mas muito mais suave.
O Volt será o mais indicado para isso, porque é o que tem mais quilómetros feitos numa Li+...

P. S. :
Já pensaram em fazer um vídeo onde fosse visível, lado a lado, as diferenças de funcionamento do fw original vs o vosso? ;)
O jmal já meteu um videozeco da dele a bombar...são 33kW de pura adrenalina! :mrgreen:

As principais diferenças são mesmo para garantir a fiabilidade e durabilidade das baterias e essas não são totalmente visíveis a "olho-nú" apesar de em modo debug ser perfeitamente perceptível a diferença. Também há uma alteração que implementámos desde meados do ano passado para evitar desgostos a nível do controlador...

Para fazer o vídeo que pretendes necessitávamos de uma Vectrix com firmware oficial, pois as que temos apenas rodam com firmware "da casa"...

Se tiveres oportunidade de estar com o Sugastorm, pedes-lhe para dar uma voltinha e percebes as diferenças! ;)

sugarstorm
Membro Silver
Membro Silver

zeuz Escreveu:
jmal Escreveu: Sobre firmware, permite até 49 ah de capacidade, disse ao sugarstorm para o ajustar conforme a sua necessidade, ou seja, deixar um valor mais baixo para evitar que fique com barras e sem energia, já sabe que quanto menos usar da capacidade melhor, este é uma maneira de evitar ir até fundo.
Portanto, o mostrador da capacidade do pack está ajustado para a nova capacidade, descontando de acordo com o andamento até chegar à capacidade mínima. Correcto?
Uma característica a que não podemos fugir com os VE's é a diferença de autonomia entre o Verão e o Inverno.
Com este melhoramento podemos alterar a capacidade do "depósito" de cumbustível, melhorando a nossa segurança, e evitando ficar a pé. No inverno posso colocar 42Ah de capacidade, e no Verão 45Ah.
Muito bom!

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm

Mensagem por jmal »

2.4 v.

serges
Administrador
Administrador
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm

Mensagem por serges »

sugarstorm Escreveu:
zeuz Escreveu:
Uma característica a que não podemos fugir com os VE's é a diferença de autonomia entre o Verão e o Inverno.
Com este melhoramento podemos alterar a capacidade do "depósito" de cumbustível, melhorando a nossa segurança, e evitando ficar a pé. No inverno posso colocar 42Ah de capacidade, e no Verão 45Ah.
Muito bom!

A dita torneira que pedi mas que comigo não resultou pois eu tinha outro problema!

Acho muito interessante essa politica de utilziação! Eu gosto!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Mumia
Moderador
Moderador

Mensagem por Mumia »

sugarstorm Escreveu:Com este melhoramento podemos alterar a capacidade do "depósito" de cumbustível, melhorando a nossa segurança, e evitando ficar a pé. No inverno posso colocar 42Ah de capacidade, e no Verão 45Ah.
Bem interessante sem duvida!! :)
serges Escreveu:A dita torneira que pedi mas que comigo não resultou pois eu tinha outro problema!
pois.. mas cá para mim a próxima a ter será a tua :P
SW Predator GTI 40ah - "Taser" - 3100km + Vectrix Vx-1 "Cavalo Branco" - 73000Km

zeuz
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por zeuz »

RuFuS Escreveu:
zeuz Escreveu:
Neste momento já estamos a testar 2000watts mas ainda vamos precisar de tempo... Imagem
Eh lá!
No caso de um pack original de 42ah, isso significa quanto tempo de carga completa? ( assumindo que o pack está bem balanceado )

RuFuS Escreveu:
zeuz Escreveu: P. S. :
Para fazer o vídeo que pretendes necessitávamos de uma Vectrix com firmware oficial, pois as que temos apenas rodam com firmware "da casa"...
Não têm uma cópia do fw original?

A ideia seria fazer um trajecto com o fw original, filmando o funcionamento do painel de instrumentos. Depois fariam o mesmo trajecto, com o vosso fw, filmando também o painel de instrumentos. Por fim faziam uma montagem ao segundo mostrando as diferenças de funcionamento.

Autor do tópico
Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Mensagem por Volt »

Ena ena. :-).

Ainda bem que ela continua a bombar, mesmo que quase renascida.

Os punhos aquecidos ainda são os que eu comprei há uma data de anos atrás e ficaram esta eternidade toda por ligar? :-D.

Bem, pena as baterias NiMH não terem chegado aos 80 mil km que a Vectrix prometia. Ainda assim, ficou perto... Eu explico porquê: Houve uma altura que pensei que, com o uso que dava à mota (muita AE e sempre a fundo), tendo menos autonomia por ciclo de carga, ela fizesse os ciclos da garantia em 60 mil km. Se trocaste quase aos 75 mil, até que não esteve mal, acho eu... Isto sabendo que esse pack entrou aos 23 mil (75 - 23 = 52). Eu gostava que tivesse durado pelo menos mais 8 mil... É pena.

No software original da Li+, a luz da bateria acende assim que uma célula baixa dos 2.6v. Não muito depois (aos 2.4v) ela deixa de andar (pelo seu próprio meio)... Ou melhor, muda de modo eléctrico para modo animal. ;-).

Parabéns pela "nova" máquina. Espero ver a foto dos 100 mil em breve. :-p.

PS: 2 kwh carrega uma Li+ em 3 horas (já contando com as perdas). 80% deve ser em duas horas e pouco. Não está mal. :-).
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a

zeuz
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por zeuz »

sugarstorm Escreveu:
zeuz Escreveu:
Muito bom!
Não fiz bem a pergunta... Imagem

O fw original apenas reconhece 42ah e, julgo, não permite mudar esse valor. Como consequência, packs com mais capacidade não são devidamente medidos pelo indicador de carga da direita. É o caso da Vectrix do jasmin. O mostrador chega ao fim, mas ainda há carga no pack.

Mas pela tua resposta já vi que o fw da FFM é ajustado para a nova capacidade e ainda permite ser parametrizada. Muito bom! :)

zeuz
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por zeuz »

jmal Escreveu:
2.4 v.
Obrigado!

Como raramente faço uso de toda a capacidade do pack, acabo por nunca ter a certeza dos valores mínimos.

sugarstorm
Membro Silver
Membro Silver

zeuz Escreveu:
jmal Escreveu:
2.4 v.
Obrigado!

Como raramente faço uso de toda a capacidade do pack, acabo por nunca ter a certeza dos valores mínimos.
Não tens modo de debug? Kill switch+manete esquerda não te muda para a informação de célula HI e célula LO, alternando entre as duas?

zeuz
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por zeuz »

sugarstorm Escreveu: Não tens modo de debug? Kill switch+manete esquerda não te muda para a informação de célula HI e célula LO, alternando entre as duas?
Tenho sim!

Mas como raramente gasto toda a carga, acabo por me esquecer dos valores onde dá sinal de a carga estar no fim. ;)
Por exemplo, tenho ideia que corta com tensão total de 107, mas já não tenho a certeza deste valor... :roll:
Imagem Vectrix VX-1 Li+ '11 (06/2014 - )
Imagem Opel Ampera 1.4i ECOTEC '12 (10/2017 - )

sugarstorm
Membro Silver
Membro Silver

75.000 kms, CHECK!

A velhinha ZEV continua a somar. E agora que recebeu um transplante cardícaco, está como nova! :lol:
Curioso é a nova autonomia. Com o depósito regulado para 45Ah, o gasto fica assim:

Andar rápido, ou seja estrada a 80 kms/h e AE a 90/100 kms/h gasta uma barra a cada 4 kms;
Andar médio, ou seja estrada a 60 kms/h e AE a 70/80 kms/h gasta uma barra a cada 5 kms;
Andar devagar, estrada a 40 kms/h e AE a 60/70 kms/h gasta uma barra a cada 6 kms;

Visto que tenho 17 barras e que normalmente ando de forma média, a minha autonomia (lida no adivinhómetro) anda normalmente pelos 85 kms. Isso é muito real, pois 17*5=85.
Já fiz duas vezes mais de 60 kms e nunca desci das 6 barras. E a andar bem.
Claro que as A123 ajudam. E estão lá para as eventualidades, pois no fundo ainda tenho uma reserva depois de chegar às 0 barras. Mas não devo precisar muitas vezes...

Mumia
Moderador
Moderador

Mensagem por Mumia »

gostei de ler... agora va va toca a mostrar a menina no cafezinho à 6ª feira que só acredito nisso quando a vir pessoalmente ihihihih :lol: :lol:

Agora é que deve dar gosto rodar punho 8-)

Responder

Voltar para “Motociclos / Ciclomotores”