Duvidas de um novato para Fiat Punto!
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Autor do tópico - Membro
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Duvidas de um novato para Fiat Punto!
boas. aqui está mais um novato deste sistema (ov) que está dejande de aprender mais acerca e começar a utilizar claro... =) a minha primeira questao é, e porque nao sei qual é a minha bomba, saber se o meu automovel nao corre qualquer perigo na utilizaçao directa do ov, sem kits... é um fiat punto 1.7 d, 70 cavalos, de 98 e já com 207.000km. à cerca de um mês atras (quando o comprei) fiz-lhe uma revisaozita, onde troquei filtros de oleo, filtro de ar, correias, oleos, etc... e até agora nao me tem dado problemas com a excepçao dum pormenor... para o carro que é esta a gastar muito gasoleo... com 20€ de gasoleo estou a fazer cerca de 170km..., o que comparado com um amigo meu que tem um carro do mesmo modelo do meu e ainda mais antigo, deixa muito a desejar, visto que ele com 20€ faz quase 400km!! como vêem é cerca de mais do dobro! já falei com algumas pessoas e dizem-me que é dos injectores que estao sujos... sera que é disso?? sera que foi por ter alterado a bomba de oleo e etc?? como nao percebo muito acerca, nao sei mesmo. bem, com isto tudo a minha duvida é se o uso do ov directo vai prejudicar em alguma coisa esta situaçao... ou se pelo contrario posso utilizar a vontade, moderadamente claro, porque vai melhorar. ja tive por aqui a ver alguns artigos e um dos beneficios que este sistema traz é o deitar menos fumo, coisa que o meu faz muito! dizem-me que tambem é relacionado com os injectores... se houver alguem que me saiba dizer concretamente que problema sera este e como o posso resolver, agradecia... e ja agora se é seguro utilizar o ov misturado com o gasoleo, pelos 10%... fico a aguardar a resposta de alguem. obrigado. =)
cumps.
cumps.
DK
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boa tarde,
se faz muito fumo e gasta muito, para além de poder ter os injectores a precisar de uma revisão, pode suceder que o antigo proprietário tenha avançado a bomba e/ou o débito a fim de conseguir melhores prestações.
o fumo também poderá dever-se a consumo de óleo de motor. qual é a côr do fumo?
se faz muito fumo e gasta muito, para além de poder ter os injectores a precisar de uma revisão, pode suceder que o antigo proprietário tenha avançado a bomba e/ou o débito a fim de conseguir melhores prestações.
o fumo também poderá dever-se a consumo de óleo de motor. qual é a côr do fumo?
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Autor do tópico - Membro
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vivam ...
darkness...na bomba injectora..por baixo de onde passa o cabo de acelerador..está um parafuso com ponta sextavada de 6mm..que é contra-apertado com uma porca de 13mm..por aqui se afina o débito de retorno (que deverá estar bastante fechado)..
alivias a porca de 13mm ( tem de ser com uma chave de caixa fina pois o resguardo em baquelite da cabeça da bomba não deixa acesso a outro tipo)..com a porca aliviada desapertas o parafuso com uma chave de caixa de 6mm ( para isto tens de segurar a porca para que a mesma não venha com o parafuso)..normalmente 2 voltas de desaperto do parafuso serão suficientes...
com esta operação o relanti deverá cair um pouco..isso é fácil de ajustar..é um parafuso com fenda contra-apertado com uma porca de 10mm..
para verificar que o débito de retorno está bem afinado podes fazer o seguinte :..aceleras na propria bomba injectora e largas logo o acelerador..se a desaceleração for demasiado brusca (tipo a parecer que o motor cai muito em regime..quase a ir abaixo..se não for mesmo..)..apertas um pouco mais o parafuso de regulador de débito de retorno..vais ter de o fazer por tentativa e erro até acertares..parece complicado mas é facilimo..
dá noticias..
abraços
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darkness...na bomba injectora..por baixo de onde passa o cabo de acelerador..está um parafuso com ponta sextavada de 6mm..que é contra-apertado com uma porca de 13mm..por aqui se afina o débito de retorno (que deverá estar bastante fechado)..
alivias a porca de 13mm ( tem de ser com uma chave de caixa fina pois o resguardo em baquelite da cabeça da bomba não deixa acesso a outro tipo)..com a porca aliviada desapertas o parafuso com uma chave de caixa de 6mm ( para isto tens de segurar a porca para que a mesma não venha com o parafuso)..normalmente 2 voltas de desaperto do parafuso serão suficientes...
com esta operação o relanti deverá cair um pouco..isso é fácil de ajustar..é um parafuso com fenda contra-apertado com uma porca de 10mm..
para verificar que o débito de retorno está bem afinado podes fazer o seguinte :..aceleras na propria bomba injectora e largas logo o acelerador..se a desaceleração for demasiado brusca (tipo a parecer que o motor cai muito em regime..quase a ir abaixo..se não for mesmo..)..apertas um pouco mais o parafuso de regulador de débito de retorno..vais ter de o fazer por tentativa e erro até acertares..parece complicado mas é facilimo..
dá noticias..
abraços
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- Membro Dedicado
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- Registado: quarta mai 30, 2007 10:25 pm
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olá a todos,
fernando aproveitando o gancho, meu carro ford f1000 bi bosch
quando solta o pedal do acelerador ele desce devagar e a impressão
que se tem é que não tirei o pé da embreagem após trocar de marcha,
como eu resolvo isso, pois ficou assim após levar no mecânico e confésso
não ter gostado nem um pouco do serviço. tenho pouca intimidade com
motor a diesel mais aprendo rápido.obrigado.
abraços a todos salve amigo manuelcar, abraços rê.
fernando aproveitando o gancho, meu carro ford f1000 bi bosch
quando solta o pedal do acelerador ele desce devagar e a impressão
que se tem é que não tirei o pé da embreagem após trocar de marcha,
como eu resolvo isso, pois ficou assim após levar no mecânico e confésso
não ter gostado nem um pouco do serviço. tenho pouca intimidade com
motor a diesel mais aprendo rápido.obrigado.
abraços a todos salve amigo manuelcar, abraços rê.
Pick-up Ford F1000 4X2 & 4X4 30% OVD.