Duvidas de um novato para Fiat Punto!

O lugar privilegiado para aqueles que optam usar óleo vegetal directamente nas viaturas.
Responder

Autor do tópico
DarKness
Membro
Membro
Registado: sexta jun 22, 2007 3:44 pm

Duvidas de um novato para Fiat Punto!

Mensagem por DarKness »

boas. aqui está mais um novato deste sistema (ov) que está dejande de aprender mais acerca e começar a utilizar claro... =) a minha primeira questao é, e porque nao sei qual é a minha bomba, saber se o meu automovel nao corre qualquer perigo na utilizaçao directa do ov, sem kits... é um fiat punto 1.7 d, 70 cavalos, de 98 e já com 207.000km. à cerca de um mês atras (quando o comprei) fiz-lhe uma revisaozita, onde troquei filtros de oleo, filtro de ar, correias, oleos, etc... e até agora nao me tem dado problemas com a excepçao dum pormenor... para o carro que é esta a gastar muito gasoleo... com 20€ de gasoleo estou a fazer cerca de 170km..., o que comparado com um amigo meu que tem um carro do mesmo modelo do meu e ainda mais antigo, deixa muito a desejar, visto que ele com 20€ faz quase 400km!! como vêem é cerca de mais do dobro! já falei com algumas pessoas e dizem-me que é dos injectores que estao sujos... sera que é disso?? sera que foi por ter alterado a bomba de oleo e etc?? como nao percebo muito acerca, nao sei mesmo. bem, com isto tudo a minha duvida é se o uso do ov directo vai prejudicar em alguma coisa esta situaçao... ou se pelo contrario posso utilizar a vontade, moderadamente claro, porque vai melhorar. ja tive por aqui a ver alguns artigos e um dos beneficios que este sistema traz é o deitar menos fumo, coisa que o meu faz muito! dizem-me que tambem é relacionado com os injectores... se houver alguem que me saiba dizer concretamente que problema sera este e como o posso resolver, agradecia... e ja agora se é seguro utilizar o ov misturado com o gasoleo, pelos 10%... fico a aguardar a resposta de alguem. obrigado. =)
cumps.
DK

NCR
Membro
Membro
Registado: quinta jun 21, 2007 5:14 pm

Mensagem por NCR »

boa tarde,

se faz muito fumo e gasta muito, para além de poder ter os injectores a precisar de uma revisão, pode suceder que o antigo proprietário tenha avançado a bomba e/ou o débito a fim de conseguir melhores prestações.

o fumo também poderá dever-se a consumo de óleo de motor. qual é a côr do fumo?

Autor do tópico
DarKness
Membro
Membro

Mensagem por DarKness »

o fumo é preto, é normal... mas deita é muito... acerca do antigo proprietario ja nao sei dizer... no caso de ser mesmo os injectores o que tenho k fazer?? ja me falaram numa limpeza aos injectores.. sera isso?? e acerca do ov?? posso utilizar??
DK

Fry
Staff Member
Staff Member
Registado: segunda mar 27, 2006 12:03 pm

Mensagem por Fry »

olá

1º punto-1,7d turbo/1997-99/176b7.000/4cyl./1698ccm/46kw/62,56ps/bhp/4500min-1/bosch/rp

podes ir até 30-40% faseadamente.

abraço.
Range Rover OVU30
Toyota Starvan C/KIT 2T OVU97
Sócio Nº 4

Autor do tópico
DarKness
Membro
Membro

Mensagem por DarKness »

é isso mm! =) sim? sem problema?? e acerca do problema k disse acerca do consumo, nao me sabes dizer nada acerca? sera que o ov nao vai prejudicar ou pelo contrario??
DK

Fry
Staff Member
Staff Member
Registado: segunda mar 27, 2006 12:03 pm

Mensagem por Fry »

o consumo vai manter-se, aconselhava que desses uma olhada aos injectores e trocá-los se estiverem em mau estado.
Range Rover OVU30
Toyota Starvan C/KIT 2T OVU97
Sócio Nº 4

Autor do tópico
DarKness
Membro
Membro

Mensagem por DarKness »

humm e sera k troca-los é mt caro? ja me falaram tambem em limpeza... vou ter mesmo k falar c um mecanico. mas se posso usar na mesma o ov sem qualquer problema ok. =) tks.
DK

visitante
Membro Gold
Membro Gold
Registado: sábado mai 13, 2006 7:57 pm

Mensagem por visitante »

vivam ...

darkness...na bomba injectora..por baixo de onde passa o cabo de acelerador..está um parafuso com ponta sextavada de 6mm..que é contra-apertado com uma porca de 13mm..por aqui se afina o débito de retorno (que deverá estar bastante fechado)..

alivias a porca de 13mm ( tem de ser com uma chave de caixa fina pois o resguardo em baquelite da cabeça da bomba não deixa acesso a outro tipo)..com a porca aliviada desapertas o parafuso com uma chave de caixa de 6mm ( para isto tens de segurar a porca para que a mesma não venha com o parafuso)..normalmente 2 voltas de desaperto do parafuso serão suficientes...

com esta operação o relanti deverá cair um pouco..isso é fácil de ajustar..é um parafuso com fenda contra-apertado com uma porca de 10mm..

para verificar que o débito de retorno está bem afinado podes fazer o seguinte :..aceleras na propria bomba injectora e largas logo o acelerador..se a desaceleração for demasiado brusca (tipo a parecer que o motor cai muito em regime..quase a ir abaixo..se não for mesmo..)..apertas um pouco mais o parafuso de regulador de débito de retorno..vais ter de o fazer por tentativa e erro até acertares..parece complicado mas é facilimo..

dá noticias..

abraços
[***************]

manuelcar
Staff Member
Staff Member
Registado: terça mai 09, 2006 3:46 pm

Mensagem por manuelcar »

e nada de ovd enquanto não tiveres a injecção convenientemente afinada. manda verificar também os injectores.

Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: quarta mai 30, 2007 10:25 pm

Mensagem por »

olá a todos,
fernando aproveitando o gancho, meu carro ford f1000 bi bosch
quando solta o pedal do acelerador ele desce devagar e a impressão
que se tem é que não tirei o pé da embreagem após trocar de marcha,
como eu resolvo isso, pois ficou assim após levar no mecânico e confésso
não ter gostado nem um pouco do serviço. tenho pouca intimidade com
motor a diesel mais aprendo rápido.obrigado.
abraços a todos salve amigo manuelcar, abraços rê.
Pick-up Ford F1000 4X2 & 4X4 30% OVD.

visitante
Membro Gold
Membro Gold
Registado: sábado mai 13, 2006 7:57 pm

Mensagem por visitante »

vivam ...

rê...começa por verificar o cabo de acelerador e a mola recuperadora da alavanca na bomba injectora..

abraços
[***************]

Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: quarta mai 30, 2007 10:25 pm

Mensagem por »

beleza! valeu torres, amanhã mesmo vou verificar isso,
espero acertar nessa primeira.
abraços rê.
Pick-up Ford F1000 4X2 & 4X4 30% OVD.

Responder

Voltar para “Óleo Vegetal Directo”