o meu carro

O lugar privilegiado para aqueles que optam usar óleo vegetal directamente nas viaturas.

Autor do tópico
manuelcar
Staff Member
Staff Member
Registado: terça mai 09, 2006 3:46 pm

Mensagem por manuelcar »

a viscosidade do oleo é muito superior à do gasoleo, são precisos 120º para o oleo ter a viscosidade que o gasoleo tem a 10º. a maior viscosidade implica dificuldades em passar pelo filtro e um sobreesforço da bomba de injecção. depois a própria injecção é mais difícil provocando pequenas gotas com queima mais dificil e prolongando-se pelo processo de exaustão, o que vai promover os depósitos de carvão no interior da câmara e no colector de escape, com resultados evidentes.
existem diversos processos para obviar estes problemas, alguns dos quais vêm em forma de kit para montar em casa ou numa oficina. nós aqui neste forum usamos gasoleo e gasolina para diminuir a viscosidade do oleo e adaptamos a mistura à estação do ano, no entanto algumas pessoas estão a procurar desenvolver um kit feito com tecnologia 100% portuguesa e muito mais económico que os kits de compra. se fazes muitos quilometros, tens pressa, ou não acreditas no "faça você mesmo" podes considerar adquirir um kit de uma empresa que dá garantia em http://www.elbett.com.

putzzz
Membro
Membro
Registado: quinta mai 25, 2006 9:11 am

oleos vegetais

Mensagem por putzzz »

pois o problema é que temos de aquecer o oleo até uma temperatura muito alta, o que tambem andei a tentar descobrir era se conseguia algum tipo de liquido que tivesse um preço relativamente baixo e que pudesse compenssar na viscosidade mas isto tambem nao esta facil!

Autor do tópico
manuelcar
Staff Member
Staff Member

Mensagem por manuelcar »

pois, a maior parte de nós usa gasoleo e um pouco de gasolina, mas sei que outros usam substancias como essencia de petroleo, terebentina ou xylol e outros diluentes e decapantes
mas podemos subir a temperatura, é isso que estamos aqui a procurar saber. os motores diesel pesados, dos navios por exemplo, queimam fuel oleo, uma espécie de oleo pesado mais parecido com o alcatrão do que com o gasoleo, é tudo uma questão de temperatura e compressão. os motores produzem calor de sobra para aquecer o oleo e produzem ainda alguma electricidade que pode ser convertida em calor. e é disto que se trata aqui: como aproveitar estas formas de energia para queimar um combustivel renovável, mais ambientalmente amigável e razoavelmente mais barato.
se tiveres algum tempo e algumas competencias na área da mecânica, da electricidade, ou no "faça você mesmo" podes dar aqui uma ajudinha. senão vai pesquisando e publicando aqui alguns linques que ajudem o pessoal.
abraço

Papalitros
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: terça mai 09, 2006 5:13 pm

meu carro

Mensagem por Papalitros »

oi pessoal. cá estamos de novo

o meu carrito:

opel vectra 2.0 dti caravan 100
bomba - bosch vp44
km - 216.000 (a uma média de 1000 por semana)
mistura - 50% gasóleo + 40% óleo (baratinho ) + 10% gasolina 95

já fiz +- 3000 km com misturas de óleo directo e tudo bem (até na carteira).

abraço
http://democraciaemportugal.blogspot.com
Sócio Nº48 NovaEnergia.net

putzzz
Membro
Membro
Registado: quinta mai 25, 2006 9:11 am

oleos vegetais

Mensagem por putzzz »

bom dia pessoal :p
por acaso nao me sabem dizer se o oleo pode ter algum efeito menos bom se for aquecido até aos 120º, pois se nao sofrer qualquer tipo de alteraçao a nao ser ficar mais diluido penso que nao sera assim tao dificil e temos a vantagem de nao ter de andar a alterar os injectores! alguem me sabe dizer até que temperatura maxima conssegue aquecer uma vela incandescente?!
espiga vê se consegues ter alguma informaçao destas ai onde trabalhas pois pode ser que os mecanicos que trabalham ai nao saibam responder! :p :p mete-os todos a trabalhar neste projecto e que deixem os catrapilos p'ro lado! :p :p

um abraço a todos

putzzz

Autor do tópico
manuelcar
Staff Member
Staff Member

Mensagem por manuelcar »

120º não altera significativamente as propriedades do oleo, a não ser a viscosidade. o problema é que a 180 a viscosidade não é muito menor, não chega à do gasoleo numa manhã de primavera. por isso é sempre recomendável a alteração nos injectores. mas isso não é uma tarefa demasiado cara para uma oficina especializada.

tractortp
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: quarta mai 10, 2006 4:33 pm

Mensagem por tractortp »

comecei hoje a minha esperiência com ovd.

veículo: toyota land cruiser 1986
cilindrada: 3.500 turbo
marca e tipo da bomba: bosh em linha
percentagem de oleo: 25 %
adaptações realizadas: nenhuma

comentários: usei a seguinte fórmula de arranque, 35 lts diesel + 12 lts óleo novo + 1.5 gasolina.

fiz apenas 35 kms mas não notei qualquer alteração, iniciei a esperiência com o motor quente.

Autor do tópico
manuelcar
Staff Member
Staff Member

Mensagem por manuelcar »

olá putzzz:
os problemas do uso do ovs em relação ao gasoleo devem-se apenas (no caso dos oleos não usados) á diferença das viscosidades dos dois. á temperatura ambiente o gasoleo "escorre" melhor pelo sistema de injecção e pulveriza melhor nos injectores. assim, para podermos fazer como o rudolfo diesel fazia no seu motor original precisamos de adaptar o oleo a um sistema que foi desenvolvido pelos construtores para um combustivel mais barato (ironia das ironias). portanto aquecemos o nosso oleo a 80 90º para que le pesse bem pelo filtro e bomba de injecção sem sobrecarregar a bomba que é quem suporta a despesa da movimentação do combustivel desde o deposito até aos injectores. quanto á injecção a questão é um pouco mais delicada. porque se não fôr bem feita a queima imperfeita do oleo pode-se prolongar pelo ciclo de expulsão ou até provocar depósitos e carbono nas paredes da câmara de combustão ou no topo dos cilindros (não vale a pena descrever os efeitos do carvão nas paredes onde se deslocam os cilindros ou no topo dos cilindros de aluminio), as soluções propostas para este sistema são a alteração da taragem dos injectores (abertura a maior pressão= melhor pulverização), prolongamento do período de pré e pós aquecimento das velas de ignição (maior temperatura= melhor ignição) e até alteração do angulo de pulverização dos injectores (maior leque de difusão= melhor pulverização)
se resolveres estes dois problemas resolveste o modo de contornar as alterações introduzidas pelos construtores quando descobriram que o gasoleo era (pretérito perfeito) mais barato.
se ficares por aqui vais descobrir que em vez de gastares 800 ou mais euros num kit, podes construir em casa uma alternativa nacional desenvolvida pelo [***************] e pelo hynek.
saude da boa!

visitante
Membro Gold
Membro Gold
Registado: sábado mai 13, 2006 7:57 pm

Mensagem por visitante »

[quote="manuelcar"]. portanto aquecemos o nosso oleo a 80 90º para que le pesse bem pelo filtro e bomba de injecção sem sobrecarregar a bomba que é quem suporta a despesa da movimentação do combustivel desde o deposito até aos injectores.[quote="manuelcar"].

vivam...

manuelcar...tocáste num ponto que de facto me tem dado que pensar..o sobreesforço a que a bomba será sujeita devido á maior viscosidade do combustivel..problema a ponto de ficar resolvido através do seu pré-aquecimento..mas tambem pela maior extensão do sistema de canalização do mesmo...tenho encontrado em muitos artigos relacionados com esta tematica relatos do recurso a uma bomba de baixa pressão para auxiliar a bomba principal..e creio que será de facto uma mais valia a ponderar...

um abraço
[***************]

Autor do tópico
manuelcar
Staff Member
Staff Member

Mensagem por manuelcar »

creio que sim fernando. tenho visto até preços acessiveis. seria bom saber adicionalmente se esta bomba poderia fazer circular o oleo pré aquecido pela bomba de combustivel antes do arranque do motor evitando assim a necessidade do aquecimento da própria bomba. e digo isto porque, como certamente raparaste, no inverno o azeite, nas prateleiras dos supermercados (onde a temperatura nem sequer desce muito) apresenta algumas faripas indicando maior viscosidade. se puderes pergunta aí se, uma vez activado o solenoide que corta o combustivel, este pode circular dentro da bomba e pelo circuito de retorno.

tractortp
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por tractortp »

ao fim de 140 kms com a primeira mistura, nada a assinalar, a não ser o cheiro a fritos.....

pega normalmente, mesmo de manhã a frio ( 22º ).

hoje fui verificar as temperaturas, todas, do motor e sistema de injecção, usei um termometro a laser calibrado.

conclusão com motor quente a trabalhar, temperatura normal:

radiador - 79º
motor - 82º
cabeça - 81º
filtro de combustível - 67º
bomba injectora - 74º
tubo de injeção a meio caminho - 80º
injector - 81º

penso que com estes valores posso aumentar a concentração de óleo para os 50 %, visto não ter feito qualquer alteração no veículo, para além das que já tinha antes:

turbo, home made e a bomba injectora avançada uns 2mm e maior débito ( por causa da adaptação do turbo ).

o que acham ?

visitante
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por visitante »

vivam..

tractortp...
com as temperaturas ambientes ao nivel a que estão..não deverás ter problemas de maior..se estiveres a utilizar o carro para deslocações mais ou menos longas...já que curtas..abaixo de 30 kms..ou meia hora..já alguns problemas se poderão vir a verificar...

desejo realçar que a velocidade de relanti não é nada benefica para os motores..o que acontece muito no transito citadino..

vai dando uma vista de olhos ao que estamos a planear para que as temperaturas ideais sejam atingidas logo após..senão durante.., o arranque..

um abraço
[***************]

Autor do tópico
manuelcar
Staff Member
Staff Member

Mensagem por manuelcar »

putzzz: as velas de aquecimento atingem os 850º em poucos segundos.

tractortp
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por tractortp »

hoje resolvi comprovar temperaturas noutra viatura minha, idem com o medidor laser e identicas circunstancias, temperatura ambiente, etc.

viatura : toyota corolla 2.0 d, 1999
cilindrada: 2.000
marca e tipo da bomba: nipodenso rotativa com comando electronico
percentagem de oleo: 0 %
adaptações realizadas: nenhuma

resultados de temperaturas com motor quente a trabalhar, temperatura normal:

radiador - 81º
motor - 91º
cabeça - 92º
filtro de combustível - 64º
bomba injectora - 83º
tubo de injeção a meio caminho - 91º
injector - 92º

fiquei surpreendido pelas temperaturas serem mais altas que no land cruiser

estou inclinado, com estes valores, a não usar qualquer kit adicional, a não ser um segundo depósito com óleo a 75%. e comutá-lo a quando da temperatura esteja no normal.

o que acham ?

visitante
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por visitante »

vivam..

tractortp..

é uma via..mais adequada a quem faça viagens de médio/longo curso..
não esqueças de comutar para diesel uns minutos antes de desligares o motor..

um abraço
[***************]

costa893
Membro
Membro
Registado: quinta jun 08, 2006 2:30 pm

Mensagem por costa893 »

a minha experiencia

renault clio 1.9d
bomba injectora lucas f8q
valvula egr desligada

1º deposito
2l oleo 33l gasoleo - nada a assinalar

2º deposito
4l oleo 31l gasoleo - nada a assinalar

3º deposito
6l oleo 29l gasoleo + 0.5l gasolina +0.3l oleo 2t

nesta fase problemas:
ar nos tubos de alimentacao do combustivel
fuga na boma injectora junto ao veio do acelarador "azar"

o que acham disto?

Papalitros
Membro Dedicado
Membro Dedicado

.

deve ser brincadeira!!!

não posso crer que com 20% de óleo teve problemas.
das duas uma:

ou é tanga e trabalha para as petrolíferas

ou é muito azar.

pra que coloca a 1ª mensagem é muita coincidência.

eu já fiz + de 5000km com misturas de óleo e neste momento ando a 60% sem problemas. só uma ligeira diminuição de potência e o cheiro a batata fritas!

abraço

costa893
Membro
Membro
Registado: quinta jun 08, 2006 2:30 pm

Mensagem por costa893 »

nao e brincadeira.

posso enviar-lhe fotos.

abraco

visitante
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por visitante »

vivam...

papalitros...não é brincadeira não...toma atenção á bomba referida...

um abraço
[***************]

Papalitros
Membro Dedicado
Membro Dedicado

.

ok. não é bosh!

abraço