Dúvida sobre 2% de gasolina - De um vez por todas!!
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Autor do tópico - Membro
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- Registado: segunda dez 04, 2006 6:55 pm
- Localização: Lisboa Oriental
Dúvida sobre 2% de gasolina - De um vez por todas!!
olá, a todos!
este é dos meus primeiros posts neste fórum, apesar de já estar registado há algum tempo. parabéns a quem faz este espaço funcionar, já agora.
a minha dúvida é a seguinte:
apesar de já ter lido vários tópicos - inclusivamente os inamovíveis - não consegui ficar completamente esclarecido quanto ao uso de gasolina sobre a mistura ovd+gasóleo
o que eu leio é: a gasolina é recomendada em 2% do total da mistura combustível porque baixa o ponto de inflamação do ov e melhora o arranque a frio.
estes 2% são válidos e fixos para qualquer que seja a percentagem de ov? p.exmpl: |2%gasolina + 78%ov + 20%gasóleo| ou |2%gasolina + 5%ov + 93%gasóleo|
é isso?!
sempre 2% de gasolina qualquer que seja a percentagem de óleo vegetal?
agradeço desde já.
este é dos meus primeiros posts neste fórum, apesar de já estar registado há algum tempo. parabéns a quem faz este espaço funcionar, já agora.
a minha dúvida é a seguinte:
apesar de já ter lido vários tópicos - inclusivamente os inamovíveis - não consegui ficar completamente esclarecido quanto ao uso de gasolina sobre a mistura ovd+gasóleo
o que eu leio é: a gasolina é recomendada em 2% do total da mistura combustível porque baixa o ponto de inflamação do ov e melhora o arranque a frio.
estes 2% são válidos e fixos para qualquer que seja a percentagem de ov? p.exmpl: |2%gasolina + 78%ov + 20%gasóleo| ou |2%gasolina + 5%ov + 93%gasóleo|
é isso?!
sempre 2% de gasolina qualquer que seja a percentagem de óleo vegetal?
agradeço desde já.
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- Staff Member
- Mensagens: 2658
- Registado: terça mai 09, 2006 3:46 pm
a mistura com gasolina tem diversos efeitos sobre o motor e sobre o combustivel. por principio, todos nós colocamos gasolina mesmo quando temos que abastecer apenas com gasoleo. o seu efeito sobre o ov é o de reduzir um pouco a viscosidade e também de favorecer a combustão baixando o ponto de inflamação do combustivel.
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- Membro Dedicado
- Mensagens: 44
- Registado: quarta jun 14, 2006 6:22 am
e que aõ aumentar a % de gasolina na mistura de oleo vais baixar a temperatura de combustão, e nos a trabalhar com ovd queremos o contrario que é o mais alta possilvel de temperatura na combustão,para isso eu utilizo por cada 20l de mistura (eu ando 20% de gasoleo e 80% de oleo), 1dl de acetona pura.
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- Membro Dedicado
- Mensagens: 44
- Registado: quarta jun 14, 2006 6:22 am
é assim num motor de combustão que é o caso do diesel o cilindro ou pinston ão subir em direcção cabeça vai comprimir o ar e este por sua vez vai aumentar a temperatura dentro da çhamada camara de combustão chegando aõs +/- 700º, e da-se a injecção de gasoil, imflamando o combustivel.
por isso é que a maior parte dos carros tem velas de aquecimento para pegar em frio.
segundo uma teoria de um site entrangeiro que aõ aumentar a % de gasolina acima de 2% vai baixar a temperatura de combustão, ao baixar a temp. vamos ter menos poder calorifico, e menos potencia, oléo mal queimado e por adiante as consequencias para dar cabo do motor.
eu andando com 1dl de acetona para cada 20l de mistura vai fazer com que a queima seja perfeita, isto porque tirando uma vela ela esta totalmente seca ,isto sem carvão (fuligem) ou com oleo mal queimado,(gorduroso).
tambem tenho a injecção avançada 3º e aumento de pressão de 110 para 140 bars nos injectores, já para não falar que tenho um dos melhores motores para andar a ovd mercedes 300d de 82, com 88 cavalos.fiz agora a media deu 9.5l aos 100km.
por isso é que a maior parte dos carros tem velas de aquecimento para pegar em frio.
segundo uma teoria de um site entrangeiro que aõ aumentar a % de gasolina acima de 2% vai baixar a temperatura de combustão, ao baixar a temp. vamos ter menos poder calorifico, e menos potencia, oléo mal queimado e por adiante as consequencias para dar cabo do motor.
eu andando com 1dl de acetona para cada 20l de mistura vai fazer com que a queima seja perfeita, isto porque tirando uma vela ela esta totalmente seca ,isto sem carvão (fuligem) ou com oleo mal queimado,(gorduroso).
tambem tenho a injecção avançada 3º e aumento de pressão de 110 para 140 bars nos injectores, já para não falar que tenho um dos melhores motores para andar a ovd mercedes 300d de 82, com 88 cavalos.fiz agora a media deu 9.5l aos 100km.
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- Staff Member
- Mensagens: 2658
- Registado: terça mai 09, 2006 3:46 pm
as adaptações que fizeste ao sistema foram uma excelente ideia.
a mistura de acetona pode ser ou não uma boa ideia (desconfio que não).
as consequências da mistura da gasolina e a lógica que apresentas relativamente à temperatura de confusão está confusa e incorrecta. ao baixar a temperatura de ignição não baixa a temperatura na câmara de combustão, apenas melhoras o início da queima do combustível o que resulta numa combustão mais completa e com menor formação de resíduos de carvão. a razão pela qual misturas acetona é exactamente a mesma (para além de uma redução da viscosidade do óleo que tb é comum a ambos os aditivos) com a diferença que a gasolina é um aditivo já bastante testado e não corrosivo para as bombas de injecção.
a mistura de acetona pode ser ou não uma boa ideia (desconfio que não).
as consequências da mistura da gasolina e a lógica que apresentas relativamente à temperatura de confusão está confusa e incorrecta. ao baixar a temperatura de ignição não baixa a temperatura na câmara de combustão, apenas melhoras o início da queima do combustível o que resulta numa combustão mais completa e com menor formação de resíduos de carvão. a razão pela qual misturas acetona é exactamente a mesma (para além de uma redução da viscosidade do óleo que tb é comum a ambos os aditivos) com a diferença que a gasolina é um aditivo já bastante testado e não corrosivo para as bombas de injecção.