Dúvida sobre 2% de gasolina - De um vez por todas!!

O lugar privilegiado para aqueles que optam usar óleo vegetal directamente nas viaturas.
Responder

Autor do tópico
HP
Membro
Membro
Registado: segunda dez 04, 2006 6:55 pm

Dúvida sobre 2% de gasolina - De um vez por todas!!

Mensagem por HP »

olá, a todos!
este é dos meus primeiros posts neste fórum, apesar de já estar registado há algum tempo. parabéns a quem faz este espaço funcionar, já agora.

a minha dúvida é a seguinte:

apesar de já ter lido vários tópicos - inclusivamente os inamovíveis - não consegui ficar completamente esclarecido quanto ao uso de gasolina sobre a mistura ovd+gasóleo
o que eu leio é: a gasolina é recomendada em 2% do total da mistura combustível porque baixa o ponto de inflamação do ov e melhora o arranque a frio.
estes 2% são válidos e fixos para qualquer que seja a percentagem de ov? p.exmpl: |2%gasolina + 78%ov + 20%gasóleo| ou |2%gasolina + 5%ov + 93%gasóleo|
é isso?!

sempre 2% de gasolina qualquer que seja a percentagem de óleo vegetal?

agradeço desde já.

manuelcar
Staff Member
Staff Member
Registado: terça mai 09, 2006 3:46 pm

Mensagem por manuelcar »

a mistura com gasolina tem diversos efeitos sobre o motor e sobre o combustivel. por principio, todos nós colocamos gasolina mesmo quando temos que abastecer apenas com gasoleo. o seu efeito sobre o ov é o de reduzir um pouco a viscosidade e também de favorecer a combustão baixando o ponto de inflamação do combustivel.

Autor do tópico
HP
Membro
Membro

Mensagem por HP »

certo.

a minha questão é basicamente sobre a percentagem dessa mesma gasolina.
2% em qualquer circunstância?

batatinhas
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: quarta jun 14, 2006 6:22 am

Mensagem por batatinhas »

e que aõ aumentar a % de gasolina na mistura de oleo vais baixar a temperatura de combustão, e nos a trabalhar com ovd queremos o contrario que é o mais alta possilvel de temperatura na combustão,para isso eu utilizo por cada 20l de mistura (eu ando 20% de gasoleo e 80% de oleo), 1dl de acetona pura.

orbis
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: quarta ago 02, 2006 11:10 pm

Mensagem por orbis »

explica lá isso melhor....

batatinhas
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: quarta jun 14, 2006 6:22 am

Mensagem por batatinhas »

é assim num motor de combustão que é o caso do diesel o cilindro ou pinston ão subir em direcção cabeça vai comprimir o ar e este por sua vez vai aumentar a temperatura dentro da çhamada camara de combustão chegando aõs +/- 700º, e da-se a injecção de gasoil, imflamando o combustivel.
por isso é que a maior parte dos carros tem velas de aquecimento para pegar em frio.
segundo uma teoria de um site entrangeiro que aõ aumentar a % de gasolina acima de 2% vai baixar a temperatura de combustão, ao baixar a temp. vamos ter menos poder calorifico, e menos potencia, oléo mal queimado e por adiante as consequencias para dar cabo do motor.
eu andando com 1dl de acetona para cada 20l de mistura vai fazer com que a queima seja perfeita, isto porque tirando uma vela ela esta totalmente seca ,isto sem carvão (fuligem) ou com oleo mal queimado,(gorduroso).
tambem tenho a injecção avançada 3º e aumento de pressão de 110 para 140 bars nos injectores, já para não falar que tenho um dos melhores motores para andar a ovd mercedes 300d de 82, com 88 cavalos.fiz agora a media deu 9.5l aos 100km.

manuelcar
Staff Member
Staff Member

Mensagem por manuelcar »

as adaptações que fizeste ao sistema foram uma excelente ideia.
a mistura de acetona pode ser ou não uma boa ideia (desconfio que não).
as consequências da mistura da gasolina e a lógica que apresentas relativamente à temperatura de confusão está confusa e incorrecta. ao baixar a temperatura de ignição não baixa a temperatura na câmara de combustão, apenas melhoras o início da queima do combustível o que resulta numa combustão mais completa e com menor formação de resíduos de carvão. a razão pela qual misturas acetona é exactamente a mesma (para além de uma redução da viscosidade do óleo que tb é comum a ambos os aditivos) com a diferença que a gasolina é um aditivo já bastante testado e não corrosivo para as bombas de injecção.

Autor do tópico
HP
Membro
Membro

Mensagem por HP »

amigos, isso é tudo um espectáculo, uma loucura, mas... e a percentagem???

manuelcar
Staff Member
Staff Member

Mensagem por manuelcar »

2!

Autor do tópico
HP
Membro
Membro

Mensagem por HP »