Gerador eólico caseiro
-
Autor do tópico - Membro Dedicado
- Mensagens: 33
- Registado: sábado jul 07, 2007 3:14 pm
- Localização: Coimbra
Gerador eólico caseiro
amigos, gostaria de esclarecer uma duvida. possuo um motor de uma máquina de lavar e gostaria de saber, se fazendo-o rodar com a força do vento, ele produziria energia a 220v dado que ele trabalha a 220v.
já tenho como experiência a construção de um pequeno aerogerador que produz dois ou três voltes, cujo o gerador é um motor de um carro telecomandado. ao qual está associado um led.
não é um mega gerador, mas é bastante divertido. mas agora cria construir algo em grande que gerasse energia para alimentar algumas lâmpadas etc…
já tenho como experiência a construção de um pequeno aerogerador que produz dois ou três voltes, cujo o gerador é um motor de um carro telecomandado. ao qual está associado um led.
não é um mega gerador, mas é bastante divertido. mas agora cria construir algo em grande que gerasse energia para alimentar algumas lâmpadas etc…
-
- Membro Silver
- Mensagens: 195
- Registado: segunda jan 29, 2007 12:34 am
- Localização: Lisboa
Re: Gerador eólico caseiro
não, para funcionar como dinamo tinha que ter o rotor com imans permanenteslarapio Escreveu:amigos, gostaria de esclarecer uma duvida. possuo um motor de uma máquina de lavar e gostaria de saber, se fazendo-o rodar com a força do vento, ele produziria energia a 220v dado que ele trabalha a 220v.
já tenho como experiência a construção de um pequeno aerogerador que produz dois ou três voltes, cujo o gerador é um motor de um carro telecomandado. ao qual está associado um led.
não é um mega gerador, mas é bastante divertido. mas agora cria construir algo em grande que gerasse energia para alimentar algumas lâmpadas etc…
-
Autor do tópico - Membro Dedicado
- Mensagens: 33
- Registado: sábado jul 07, 2007 3:14 pm
- Localização: Coimbra
-
- Membro Silver
- Mensagens: 195
- Registado: segunda jan 29, 2007 12:34 am
- Localização: Lisboa
-
- Membro Gold
- Mensagens: 1223
- Registado: quinta fev 15, 2007 7:39 pm
- Localização: terras de oureana
-
- Membro Silver
- Mensagens: 195
- Registado: segunda jan 29, 2007 12:34 am
- Localização: Lisboa
-
- Membro Silver
- Mensagens: 135
- Registado: sexta jun 15, 2007 2:42 am
-
- Membro Silver
- Mensagens: 135
- Registado: sexta jun 15, 2007 2:42 am
-
- Staff Member
- Mensagens: 1472
- Registado: domingo mar 11, 2007 11:16 pm
-
- Membro Silver
- Mensagens: 135
- Registado: sexta jun 15, 2007 2:42 am
-
- Staff Member
- Mensagens: 1472
- Registado: domingo mar 11, 2007 11:16 pm
agora tambem fiquei curioso, quando puder tambem vou investigar.
tambem estou a estudar a hipótese de construir um aerogerador caseiro mas está tudo no inicio.
a minha ideia é usar um motor com imáns permanentes mas de 220v para gerar tensões baixas de modo a obter a energia com menos rotação.
há varias coisas que devem ser consideradas quando se pretende obter electricidade de um motor.
1- se o motor for de 12v, quando usado como gerador os 12v só são atingidos quando as rpm forem iguais às rpm atingidas pelo motor alimentado com 12v.
a vantagem de usar um motor de 220v é que pode obter 12v apenas com pouco mais de uma vigésima parte das rotações do motor.
2-deve ser utilizado um motor de maior potência do que a potência que se quer extrair dele como gerador para minimizar as perdas por resistência no fio de cobre.
assim se utilizar um motor de 220v para gerar 12 volts e quizer obter 5a devo utilizar um motor (220v) que consuma 5a ou seja 1100w mais coisa menos coisa.
tambem estou a estudar a hipótese de construir um aerogerador caseiro mas está tudo no inicio.
a minha ideia é usar um motor com imáns permanentes mas de 220v para gerar tensões baixas de modo a obter a energia com menos rotação.
há varias coisas que devem ser consideradas quando se pretende obter electricidade de um motor.
1- se o motor for de 12v, quando usado como gerador os 12v só são atingidos quando as rpm forem iguais às rpm atingidas pelo motor alimentado com 12v.
a vantagem de usar um motor de 220v é que pode obter 12v apenas com pouco mais de uma vigésima parte das rotações do motor.
2-deve ser utilizado um motor de maior potência do que a potência que se quer extrair dele como gerador para minimizar as perdas por resistência no fio de cobre.
assim se utilizar um motor de 220v para gerar 12 volts e quizer obter 5a devo utilizar um motor (220v) que consuma 5a ou seja 1100w mais coisa menos coisa.
-
- Membro Silver
- Mensagens: 135
- Registado: sexta jun 15, 2007 2:42 am
eu estou na mesma situação, também estou a tentar construir um, mas so consigo arranjar motores de 12v e 24v
meti a hélice de uma ventoinha de sala (daquelas que usamos para fazer circular o ar dentro de casa) num motor de 24v e mesmo com grandes rajadas de vento só consigo obter 3-4volts, ao bocado voltei a experimentar e consegui uns frustrantes 4,5 volt...
onde é que costumamos encontrar desses motores de 220v? se os motores ac funcionassem eu arranjava um monte deles
meti a hélice de uma ventoinha de sala (daquelas que usamos para fazer circular o ar dentro de casa) num motor de 24v e mesmo com grandes rajadas de vento só consigo obter 3-4volts, ao bocado voltei a experimentar e consegui uns frustrantes 4,5 volt...
onde é que costumamos encontrar desses motores de 220v? se os motores ac funcionassem eu arranjava um monte deles
4500rpm, where Diesel Stops and real engines start to rock
-
- Staff Member
- Mensagens: 1472
- Registado: domingo mar 11, 2007 11:16 pm
boas
eu não sabia mas já li que os motores das passadeiras rolantes dão bem pars isso, devem é ser muito dificeis de arranjar.
eu, em principio, vou fazer com um motor de máquina de lavar ( motor de escovas daquelas máquinas que variam a velocidade de centrifugação, porque há um tipo de motor muito vulgar nas máquinas de lavar roupa que são de indução e esses não dão por não tem electroimãs)
já testei o rapaz accionando-o com um berbequim, ia fundindo uma lampada de 12v 60w do meu fiat com meia duzia (um pouco mais) de rpm. tenho é que lhe meter alguma corrente para iniciar o campo magnético depois a corrente que ele produz alimenta os próprios electroimãs.
no entanto se fosse com imanes tinha mais rendimento mas não tem control de tensão de saída.
este tipo com electroimanes pode sempre ser controlado para a tensão que se pretenda.
portanto:
vantagem do gerador de imans permanentes= tem maior potência de saida com a mesma energia eólica.
desvantaghem= não pode controlar a tensão de saída.
o tipo de electroimanes é precisamente tudo ao contrário. pode-se controlar a tensão na saída mas consome parte da energia produzida para alimentar os electroimanes.
cump.
eu não sabia mas já li que os motores das passadeiras rolantes dão bem pars isso, devem é ser muito dificeis de arranjar.
eu, em principio, vou fazer com um motor de máquina de lavar ( motor de escovas daquelas máquinas que variam a velocidade de centrifugação, porque há um tipo de motor muito vulgar nas máquinas de lavar roupa que são de indução e esses não dão por não tem electroimãs)
já testei o rapaz accionando-o com um berbequim, ia fundindo uma lampada de 12v 60w do meu fiat com meia duzia (um pouco mais) de rpm. tenho é que lhe meter alguma corrente para iniciar o campo magnético depois a corrente que ele produz alimenta os próprios electroimãs.
no entanto se fosse com imanes tinha mais rendimento mas não tem control de tensão de saída.
este tipo com electroimanes pode sempre ser controlado para a tensão que se pretenda.
portanto:
vantagem do gerador de imans permanentes= tem maior potência de saida com a mesma energia eólica.
desvantaghem= não pode controlar a tensão de saída.
o tipo de electroimanes é precisamente tudo ao contrário. pode-se controlar a tensão na saída mas consome parte da energia produzida para alimentar os electroimanes.
cump.
-
- Membro Silver
- Mensagens: 135
- Registado: sexta jun 15, 2007 2:42 am
-
- Staff Member
- Mensagens: 1472
- Registado: domingo mar 11, 2007 11:16 pm
se a tensão de saida for ajustada para a tensão dos carregadores de baterias que usamos em casa a corrente de carga da bateria fica num valor muito baixo quando a bateria está carregada e se a bateria estiver a ser constantemente solicitada para uso não vale a pena meter o controlador de carga.
se for para manter carregada sem uso então essa pequena corrente que ainda passa no fim da bateria estar carregada vai fazendo a electrolise da agua e a agua dentro da bateria vai desaparecendo com o passar dos meses.
se for para manter carregada sem uso então essa pequena corrente que ainda passa no fim da bateria estar carregada vai fazendo a electrolise da agua e a agua dentro da bateria vai desaparecendo com o passar dos meses.
-
- Membro Silver
- Mensagens: 135
- Registado: sexta jun 15, 2007 2:42 am
-
- Membro Silver
- Mensagens: 135
- Registado: sexta jun 15, 2007 2:42 am
-
- Membro Gold
- Mensagens: 1223
- Registado: quinta fev 15, 2007 7:39 pm
- Localização: terras de oureana
parece-me que não deve ser de um motor de arranque...mroverclock Escreveu:eu tenho aqui um motor de arranque que tem imans!! será por ser antigo?
eu tenho a ideia que um motor de arranque era um motor dc comum
quando eu puder já vou confirmar
os motores de arranque estão bobinados de forma a exercerem sempre uma força superior á resistencia criada pela inercia do motor de combustão. isto só pode ser obtido com bobines indutoras e induzidas... tanto quanto sei...