Consumo estupidamente baixo em 525TD
-
Autor do tópico - Membro Silver
- Registado: quinta set 07, 2006 9:52 pm
Consumo estupidamente baixo em 525TD
gostava de partilhar esta ultima experiencia com o bmw.
o fim de semana passado fiz 350km ate ao norte e fiquei parvo com o consumo, tambem fiz os possiveis para isso mas nunca esperai fazer tao pouco.
os ingrediente não sei exactamente quais foram mas o que fiz intencional foi:
1º deposito só oleo vegetal
2º velocidade maxima controlada por cruise control a 90km/h
3º desligar o cruise control nas descidas e desengatar o carro.
4º dentro das localidades velcidade maxima 50km/h controlado com cruise control
5º kit de hidrogenio nos 25a
isto foi verificado a segunda vez no caminho inverso ,normalmente metia 40litros para ir e mais 40 para voltar , agora meti 39 fui e voltei.
resultado gastei metade do combustivel.
acho que o principal é não andarmos rapido e aproveitar as descidas, o cruise control ajuda muito porque só acelera o suficinte para ir a velocidade programada.
tudo o resto não tenho como provar se ajuda ou não mas sei que com estes ingredientes juntos funcionou e muito bem.
o fim de semana passado fiz 350km ate ao norte e fiquei parvo com o consumo, tambem fiz os possiveis para isso mas nunca esperai fazer tao pouco.
os ingrediente não sei exactamente quais foram mas o que fiz intencional foi:
1º deposito só oleo vegetal
2º velocidade maxima controlada por cruise control a 90km/h
3º desligar o cruise control nas descidas e desengatar o carro.
4º dentro das localidades velcidade maxima 50km/h controlado com cruise control
5º kit de hidrogenio nos 25a
isto foi verificado a segunda vez no caminho inverso ,normalmente metia 40litros para ir e mais 40 para voltar , agora meti 39 fui e voltei.
resultado gastei metade do combustivel.
acho que o principal é não andarmos rapido e aproveitar as descidas, o cruise control ajuda muito porque só acelera o suficinte para ir a velocidade programada.
tudo o resto não tenho como provar se ajuda ou não mas sei que com estes ingredientes juntos funcionou e muito bem.
-
- Membro Platinium
- Registado: quarta ago 02, 2006 11:10 pm
para sua informação, desengatar o carro nas descidas não poupa combustível por que o motor fica ao ralenti. nos carros recentes se descer com o carro engatado acima de um determinado valor de rotações (cerca de 1500 rpm) a injecção é cortada e o carro não gasta nenhum combustível. além disso é coisa que não se deve fazer por motivos de segurança.
bom,se conduziu com esses cuidados todos e se antes não o fazia é natural que baixe o consumo.
bom,se conduziu com esses cuidados todos e se antes não o fazia é natural que baixe o consumo.
-
- Membro Silver
- Registado: segunda mai 08, 2006 12:39 am
x2orbis Escreveu:para sua informação, desengatar o carro nas descidas não poupa combustível por que o motor fica ao ralenti. nos carros recentes se descer com o carro engatado acima de um determinado valor de rotações (cerca de 1500 rpm) a injecção é cortada e o carro não gasta nenhum combustível. além disso é coisa que não se deve fazer por motivos de segurança.
mas depende das descidas, ha zonas que o motor trava muito o carro a descer e +e preciso acelerares.
que é isto?5º kit de hidrogenio nos 25a
se tivesses usado as capsulas magicas ja tavam ai todos, tao a ver eu bem digo que elas funcionam
-
Autor do tópico - Membro Silver
- Registado: quinta set 07, 2006 9:52 pm
boas
sim é obvio que não se deve descer com o carro desengatado não é seguro nem se deve fazer.
só fiz isto porque com o cruise control ligado nas descidas ele trava o andamento com o motor, e assim aproveitava a energia para a proxima subida já que atinguia velocidades maiores que os 90km/h e podia fazer boa parte das subidas seguintes quase a borla...
o kit de hidrogenio anda para ai a venda e existem varias teorias para o funcionamento do mesmo.
no meu caso posso dizer que piorar o consumo não piorou mas acho que ainda vai haver muita oportunidade de melhoramento do sistema.
isto ainda é um bocado novidade e os testes a 100% só em condições especiais é que se pode chegar a conclusoes.
existe tambem a teoria que para fazer o tal hidrogenio temos que perder energia do alternador e logo do motor, e que não funciona porque estamos apenas a transformar energias e a perder aquelas que são disipadas em forma de calor por ex.
eu resolvi experimentar já que tambem encontrei algumas informações que dizem que realmente funciona.
aparentemente não funciona bem em qualquer motor e quaisqueres cituações.
neste caso aparentemente funcionou.
sim é obvio que não se deve descer com o carro desengatado não é seguro nem se deve fazer.
só fiz isto porque com o cruise control ligado nas descidas ele trava o andamento com o motor, e assim aproveitava a energia para a proxima subida já que atinguia velocidades maiores que os 90km/h e podia fazer boa parte das subidas seguintes quase a borla...
o kit de hidrogenio anda para ai a venda e existem varias teorias para o funcionamento do mesmo.
no meu caso posso dizer que piorar o consumo não piorou mas acho que ainda vai haver muita oportunidade de melhoramento do sistema.
isto ainda é um bocado novidade e os testes a 100% só em condições especiais é que se pode chegar a conclusoes.
existe tambem a teoria que para fazer o tal hidrogenio temos que perder energia do alternador e logo do motor, e que não funciona porque estamos apenas a transformar energias e a perder aquelas que são disipadas em forma de calor por ex.
eu resolvi experimentar já que tambem encontrei algumas informações que dizem que realmente funciona.
aparentemente não funciona bem em qualquer motor e quaisqueres cituações.
neste caso aparentemente funcionou.
-
- Membro Silver
- Registado: quarta set 13, 2006 11:51 am
-
- Membro Platinium
- Registado: quarta ago 02, 2006 11:10 pm
-
- Membro
- Registado: terça jun 12, 2007 1:00 pm
acho isso muito esquesito!!metado do consumo??mesmo com esses cuidados todos acho complicado!!
- o andar com o carro desengatado nos carros modernos não reduz em nada o consumo.
- quanto ao usar o controlo de velocidade, não tenho dados que garantam o que vou dizer a seguir, mas eu acho que aumenta o consumo!com o controlo ligado o carro vai sempre "acelerado" sempre a puxar a mesma quantidade de gasoleo, enquanto que se acelerares com cuidado claro e depois deixares "deslizar" e na altura certa voltares a acelerar, penso eu que consome menos!!digo isto porque fui numa altura ate ao algarve num bmw 320d e ia no lugar do passageiro a reparar, e fizemos um teste e ficamos com a ideia que gastava mais com o controlo ligado, embora seja muito mais comodo circular com ele ligado principalmente em auto-estrada!!
- o andar com o carro desengatado nos carros modernos não reduz em nada o consumo.
- quanto ao usar o controlo de velocidade, não tenho dados que garantam o que vou dizer a seguir, mas eu acho que aumenta o consumo!com o controlo ligado o carro vai sempre "acelerado" sempre a puxar a mesma quantidade de gasoleo, enquanto que se acelerares com cuidado claro e depois deixares "deslizar" e na altura certa voltares a acelerar, penso eu que consome menos!!digo isto porque fui numa altura ate ao algarve num bmw 320d e ia no lugar do passageiro a reparar, e fizemos um teste e ficamos com a ideia que gastava mais com o controlo ligado, embora seja muito mais comodo circular com ele ligado principalmente em auto-estrada!!
-
- Membro Silver
- Registado: quarta set 13, 2006 11:51 am