Ford Fiesta mk5 1.8d Endura DE

O lugar privilegiado para aqueles que optam usar óleo vegetal directamente nas viaturas.
Responder

Autor do tópico
Cortez
Membro
Membro
Registado: quinta ago 09, 2007 11:36 am

Ford Fiesta mk5 1.8d Endura DE

Mensagem por Cortez »

muito boa tarde.

sou dono de um ford fiesta mk5 1.8d endura de do mês 05 de 2000. ainda agora fui ao motor do bicho ver se encontro a bi (como vocês lhe chamam) mas pareço um burro a olhar pra um palácio já que os meus conhecimentos de mecânica são mínimos. no livrete do carro diz que é um fiesta van 1.8 (jvs) e na cabeça do motor diz o tal endura de por cima e na vertical tem um autocolante a dizer bosh+pats, por isso tenho esperança que dê para usar o óleo vegetal directo!

já ando a ler este fórum há uns dias mas contínuo com algumas dúvidas que gostaria que me esclareçam.
a olhar para o motor como identifico com certeza a bi?
se tiver uma bi bosh posso usar o ovd certo?
se puder usar o ovd devo começar com 10% de óleo do depósito, no depósito seguinte já com 20% de óleo e finalmente no 3 depósito com 30% certo?
não consigo perceber aquilo do retorno de combustível para o depósito (apesar de já ter lido alguns tópicos sobre isso começam a entrar em pormenores muito técnicos e eu fico pra trás).
desculpem se são muitas perguntas e se já responderam a elas no fórum mas eu gostava de ter certezas para o meu carro.
obrigado desde já e abraços
editado- já agora dizer que as minhas deslocações são sobretudo em cidade.

Autor do tópico
Cortez
Membro
Membro

Mensagem por Cortez »

boa tarde.
fui agora mesmo comprar filtros e óleo para trocar nas férias e quando o homem chegou ao do gasoleo perguntou-me "a bomba de injecção é bosh ou lucas?" e eu "não sei mas também precisava de saber!" conclusão, mostrei-lhe o motor e ele disse logo que era bosh.
menos mal.
penso que agora devia ir mandar verificar os injectores não é? e é mais alguma coisa? depois posso começar a por os tais 20l gasoleo e 1l de ov?
abraços

sabelo
Membro Silver
Membro Silver
Registado: terça abr 25, 2006 1:47 pm

Mensagem por sabelo »

faz um depósito com 10% de ov.
depois no segundo 15%.
assim sucessivamente até no nosso verão, ires até aos 30%
atenção ao inverno. mais que 30% sem adaptação é mau para a bi.
não esquecer de mudar o filtro de combustível perto dos 1000km.
Um oleoso abraço
Corsa B 1.5TD -80% OVU
Sócio Nº55

manuelcar
Staff Member
Staff Member
Registado: terça mai 09, 2006 3:46 pm

Mensagem por manuelcar »

um conselho que é uma evidência: quem não entende nada da matéria pergunta ao seu mecânico. presumindo que toda a gente tem um mecânico que entende da sua profissão ( que excelente país o nosso em que todos os profissionais estão convenientemente habilitados) essa é a pessoa ideal para saber a marca da bomba de injecção (autodata) ou para efectuar qualquer alteração no circuito de alimentação.
10% quer dizer um litro em cada 10. isto pode ser um problema para quem está habituado a atestar até ao topo do tanque, mas a matemática não é uma ciência hermética. trata-se de prever e calcular antes de abastecer. não se esqueçam dos 2 % de gasolina sobre o volume total do abastecimento. é mais uma complicação que pode fazer confusão aos funcionários da gasolineira. mas quem paga é que decide os abastecimentos que faz.

Autor do tópico
Cortez
Membro
Membro

Mensagem por Cortez »

bom dia.
obrigado pelas vossas respostas rápidas.
para a semana vou mudar o óleo e os filtros em casa que é o que costumo fazer e depois vou ao mecânico para ele ver como estou de travoes e aí peço-lhe pra ver também os injectores e falo com ele sobre o oleo vegetal.
sabelo- você fala de trocar o filtro do gasoleo depois de 1000km a usar ovd porque ele vai limpar as tubagens agora ao princípio certo? isso não é bom para o motor? quero dizer, o que depois fica no filtro não devia lá estar certo?

manuelcar- em relação à primeira parte do seu post eu nem falo muito porque não sou um profissional habilitado mas sei desempenhar bem o meu trabalho! mas o meu mecânico "por acaso" tem canudo apesar de não achar que isso faça dele melhor mecânico já que ele já o era antes o tirar.
sobre o ovd eu tinha pensado em quase encher o depósito com 30l e depois acrescentar 3l de ovd.
eu costumo encher o depósito e quando tá perto da reserva volto a encher para não andar sempre nas bombas.
abraços e obrigado

sabelo
Membro Silver
Membro Silver
Registado: terça abr 25, 2006 1:47 pm

Mensagem por sabelo »

cortez Escreveu: sabelo- você fala de trocar o filtro do gasoleo depois de 1000km a usar ovd porque ele vai limpar as tubagens agora ao princípio certo? isso não é bom para o motor? quero dizer, o que depois fica no filtro não devia lá estar certo?
ora o filtro serve para isso mesmo. reter qualquer impureza que o combustivel tenha, para não afectar o sistema de injecção.
ao trocar o filtro nos primeiros 1000kms, efica que o filtro sature e deixe passar tais impurezas. (aconteceu comigo, por esquecimento e excesso de confiança)
depois disso, a manutenção será absolutamente normal para um veiculo diesel.
Um oleoso abraço
Corsa B 1.5TD -80% OVU
Sócio Nº55

Autor do tópico
Cortez
Membro
Membro

Mensagem por Cortez »

ok. passado 1000km então mudo-lhe o filtro. ele fica mesmo ao lado da cabeça do motor, é uma coisa que se faz num instante.
muito obrigado.
abraços

manuelcar
Staff Member
Staff Member
Registado: terça mai 09, 2006 3:46 pm

Mensagem por manuelcar »

ov10 são 27 litros de gasoleo + 3 litros de ov!
sobre isto 2% de gasolina (0.6l)

Responder

Voltar para “Óleo Vegetal Directo”