Ford Fiesta mk5 1.8d Endura DE
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- Registado: quinta ago 09, 2007 11:36 am
Ford Fiesta mk5 1.8d Endura DE
muito boa tarde.
sou dono de um ford fiesta mk5 1.8d endura de do mês 05 de 2000. ainda agora fui ao motor do bicho ver se encontro a bi (como vocês lhe chamam) mas pareço um burro a olhar pra um palácio já que os meus conhecimentos de mecânica são mínimos. no livrete do carro diz que é um fiesta van 1.8 (jvs) e na cabeça do motor diz o tal endura de por cima e na vertical tem um autocolante a dizer bosh+pats, por isso tenho esperança que dê para usar o óleo vegetal directo!
já ando a ler este fórum há uns dias mas contínuo com algumas dúvidas que gostaria que me esclareçam.
a olhar para o motor como identifico com certeza a bi?
se tiver uma bi bosh posso usar o ovd certo?
se puder usar o ovd devo começar com 10% de óleo do depósito, no depósito seguinte já com 20% de óleo e finalmente no 3 depósito com 30% certo?
não consigo perceber aquilo do retorno de combustível para o depósito (apesar de já ter lido alguns tópicos sobre isso começam a entrar em pormenores muito técnicos e eu fico pra trás).
desculpem se são muitas perguntas e se já responderam a elas no fórum mas eu gostava de ter certezas para o meu carro.
obrigado desde já e abraços
editado- já agora dizer que as minhas deslocações são sobretudo em cidade.
sou dono de um ford fiesta mk5 1.8d endura de do mês 05 de 2000. ainda agora fui ao motor do bicho ver se encontro a bi (como vocês lhe chamam) mas pareço um burro a olhar pra um palácio já que os meus conhecimentos de mecânica são mínimos. no livrete do carro diz que é um fiesta van 1.8 (jvs) e na cabeça do motor diz o tal endura de por cima e na vertical tem um autocolante a dizer bosh+pats, por isso tenho esperança que dê para usar o óleo vegetal directo!
já ando a ler este fórum há uns dias mas contínuo com algumas dúvidas que gostaria que me esclareçam.
a olhar para o motor como identifico com certeza a bi?
se tiver uma bi bosh posso usar o ovd certo?
se puder usar o ovd devo começar com 10% de óleo do depósito, no depósito seguinte já com 20% de óleo e finalmente no 3 depósito com 30% certo?
não consigo perceber aquilo do retorno de combustível para o depósito (apesar de já ter lido alguns tópicos sobre isso começam a entrar em pormenores muito técnicos e eu fico pra trás).
desculpem se são muitas perguntas e se já responderam a elas no fórum mas eu gostava de ter certezas para o meu carro.
obrigado desde já e abraços
editado- já agora dizer que as minhas deslocações são sobretudo em cidade.
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Autor do tópico - Membro
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- Registado: quinta ago 09, 2007 11:36 am
boa tarde.
fui agora mesmo comprar filtros e óleo para trocar nas férias e quando o homem chegou ao do gasoleo perguntou-me "a bomba de injecção é bosh ou lucas?" e eu "não sei mas também precisava de saber!" conclusão, mostrei-lhe o motor e ele disse logo que era bosh.
menos mal.
penso que agora devia ir mandar verificar os injectores não é? e é mais alguma coisa? depois posso começar a por os tais 20l gasoleo e 1l de ov?
abraços
fui agora mesmo comprar filtros e óleo para trocar nas férias e quando o homem chegou ao do gasoleo perguntou-me "a bomba de injecção é bosh ou lucas?" e eu "não sei mas também precisava de saber!" conclusão, mostrei-lhe o motor e ele disse logo que era bosh.
menos mal.
penso que agora devia ir mandar verificar os injectores não é? e é mais alguma coisa? depois posso começar a por os tais 20l gasoleo e 1l de ov?
abraços
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- Membro Silver
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um conselho que é uma evidência: quem não entende nada da matéria pergunta ao seu mecânico. presumindo que toda a gente tem um mecânico que entende da sua profissão ( que excelente país o nosso em que todos os profissionais estão convenientemente habilitados) essa é a pessoa ideal para saber a marca da bomba de injecção (autodata) ou para efectuar qualquer alteração no circuito de alimentação.
10% quer dizer um litro em cada 10. isto pode ser um problema para quem está habituado a atestar até ao topo do tanque, mas a matemática não é uma ciência hermética. trata-se de prever e calcular antes de abastecer. não se esqueçam dos 2 % de gasolina sobre o volume total do abastecimento. é mais uma complicação que pode fazer confusão aos funcionários da gasolineira. mas quem paga é que decide os abastecimentos que faz.
10% quer dizer um litro em cada 10. isto pode ser um problema para quem está habituado a atestar até ao topo do tanque, mas a matemática não é uma ciência hermética. trata-se de prever e calcular antes de abastecer. não se esqueçam dos 2 % de gasolina sobre o volume total do abastecimento. é mais uma complicação que pode fazer confusão aos funcionários da gasolineira. mas quem paga é que decide os abastecimentos que faz.
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Autor do tópico - Membro
- Mensagens: 5
- Registado: quinta ago 09, 2007 11:36 am
bom dia.
obrigado pelas vossas respostas rápidas.
para a semana vou mudar o óleo e os filtros em casa que é o que costumo fazer e depois vou ao mecânico para ele ver como estou de travoes e aí peço-lhe pra ver também os injectores e falo com ele sobre o oleo vegetal.
sabelo- você fala de trocar o filtro do gasoleo depois de 1000km a usar ovd porque ele vai limpar as tubagens agora ao princípio certo? isso não é bom para o motor? quero dizer, o que depois fica no filtro não devia lá estar certo?
manuelcar- em relação à primeira parte do seu post eu nem falo muito porque não sou um profissional habilitado mas sei desempenhar bem o meu trabalho! mas o meu mecânico "por acaso" tem canudo apesar de não achar que isso faça dele melhor mecânico já que ele já o era antes o tirar.
sobre o ovd eu tinha pensado em quase encher o depósito com 30l e depois acrescentar 3l de ovd.
eu costumo encher o depósito e quando tá perto da reserva volto a encher para não andar sempre nas bombas.
abraços e obrigado
obrigado pelas vossas respostas rápidas.
para a semana vou mudar o óleo e os filtros em casa que é o que costumo fazer e depois vou ao mecânico para ele ver como estou de travoes e aí peço-lhe pra ver também os injectores e falo com ele sobre o oleo vegetal.
sabelo- você fala de trocar o filtro do gasoleo depois de 1000km a usar ovd porque ele vai limpar as tubagens agora ao princípio certo? isso não é bom para o motor? quero dizer, o que depois fica no filtro não devia lá estar certo?
manuelcar- em relação à primeira parte do seu post eu nem falo muito porque não sou um profissional habilitado mas sei desempenhar bem o meu trabalho! mas o meu mecânico "por acaso" tem canudo apesar de não achar que isso faça dele melhor mecânico já que ele já o era antes o tirar.
sobre o ovd eu tinha pensado em quase encher o depósito com 30l e depois acrescentar 3l de ovd.
eu costumo encher o depósito e quando tá perto da reserva volto a encher para não andar sempre nas bombas.
abraços e obrigado
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- Membro Silver
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- Registado: terça abr 25, 2006 1:47 pm
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ora o filtro serve para isso mesmo. reter qualquer impureza que o combustivel tenha, para não afectar o sistema de injecção.cortez Escreveu: sabelo- você fala de trocar o filtro do gasoleo depois de 1000km a usar ovd porque ele vai limpar as tubagens agora ao princípio certo? isso não é bom para o motor? quero dizer, o que depois fica no filtro não devia lá estar certo?
ao trocar o filtro nos primeiros 1000kms, efica que o filtro sature e deixe passar tais impurezas. (aconteceu comigo, por esquecimento e excesso de confiança)
depois disso, a manutenção será absolutamente normal para um veiculo diesel.
Um oleoso abraço
Corsa B 1.5TD -80% OVU
Sócio Nº55
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