OVD Ibiza GT TDi
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tenho por aqui a ler com mais atenção os insmoviveis, e surgiu-me uma duvida, e como ja errei no passado, com ov, quero recomeçar com todo o cuidado.
nomeadamente no que diz respeito ao tubo de retono do gasóleo, para fazê-lo entrar no filtro de novo, o material que preciso é um t e algum tubo e abraçadeiras, certo? mas onde posso eu adquirir este material?
outra questão relacionada com isto é o facto de como fazer a "limpeza" do depósito, para me certificar que não ficou nenhum ov oxidado, devido ao facto de não ter qualquer tipo de adaptação.
além destes factos, gostaria de usar um produto para fazer a limpeza dos injectores, mas será que serve um daqueles tipo stp?
neste momento baixei a percentagem de ov, tinha a mistura a 40% e enchi o depósito so com gasóleo (faltava 1/4 p entrar na reserva).
nomeadamente no que diz respeito ao tubo de retono do gasóleo, para fazê-lo entrar no filtro de novo, o material que preciso é um t e algum tubo e abraçadeiras, certo? mas onde posso eu adquirir este material?
outra questão relacionada com isto é o facto de como fazer a "limpeza" do depósito, para me certificar que não ficou nenhum ov oxidado, devido ao facto de não ter qualquer tipo de adaptação.
além destes factos, gostaria de usar um produto para fazer a limpeza dos injectores, mas será que serve um daqueles tipo stp?
neste momento baixei a percentagem de ov, tinha a mistura a 40% e enchi o depósito so com gasóleo (faltava 1/4 p entrar na reserva).
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olá pepe
stp não sei... mas existem marcas de confiança, embora praticando preços menos favoráveis, como a liquimolly ou a faher, procura no catálogo deles qual o produto indicado para aquilo que pretendes.
quanto ao tê em plastico resistente aos biocombustiveis sei de diversas empresas que o vendem, embora não me pareça que eles enviem pelo correio uma peça tão simples e barata. se instalares um permutador ou um aquecedor, como eu fiz, o caso muda de figura, pois além dessas peças ainda precisas de mangueiras e braçadeiras.
de qualquer forma, eu ainda tenho um tê em latão no meu saxo, desses do gás. embora o latão não seja um material recomendado devido a ser uma liga de cobre, tenho esperança que a reduzida dimensão da peça seja insuficiente para promover a oxidação do óleo em valores preocupantes. podes sempre começar por aí e depois mudar.
stp não sei... mas existem marcas de confiança, embora praticando preços menos favoráveis, como a liquimolly ou a faher, procura no catálogo deles qual o produto indicado para aquilo que pretendes.
quanto ao tê em plastico resistente aos biocombustiveis sei de diversas empresas que o vendem, embora não me pareça que eles enviem pelo correio uma peça tão simples e barata. se instalares um permutador ou um aquecedor, como eu fiz, o caso muda de figura, pois além dessas peças ainda precisas de mangueiras e braçadeiras.
de qualquer forma, eu ainda tenho um tê em latão no meu saxo, desses do gás. embora o latão não seja um material recomendado devido a ser uma liga de cobre, tenho esperança que a reduzida dimensão da peça seja insuficiente para promover a oxidação do óleo em valores preocupantes. podes sempre começar por aí e depois mudar.
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desculpa so agora responder, mas estive ausente uns dias.
já andei de facto a procura de uns tes desses e a unica coisa que encontrei foi desses de latão do gás, mas contudo pareceram-me grandes, não me sabe dizer a medida correcta a comprar e, ja agora, onde posso arranjar mangueira para o combustivel?
outra coisa que me ocorreu foi arranjar tes dos "mija mija" mas pareceram-me de secção reduzida.
já andei de facto a procura de uns tes desses e a unica coisa que encontrei foi desses de latão do gás, mas contudo pareceram-me grandes, não me sabe dizer a medida correcta a comprar e, ja agora, onde posso arranjar mangueira para o combustivel?
outra coisa que me ocorreu foi arranjar tes dos "mija mija" mas pareceram-me de secção reduzida.
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o diâmetro dos tubos costuma ser 6, 8, 10 e 12 mm. os t's tem de ser para combustível, os de água não servem, é material diferente, não aguenta.pepe Escreveu:desculpa so agora responder, mas estive ausente uns dias.
já andei de facto a procura de uns tes desses e a unica coisa que encontrei foi desses de latão do gás, mas contudo pareceram-me grandes, não me sabe dizer a medida correcta a comprar e, ja agora, onde posso arranjar mangueira para o combustivel?
outra coisa que me ocorreu foi arranjar tes dos "mija mija" mas pareceram-me de secção reduzida.
Um abraço
Hynek
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já comprei o material necessário, o tubo afinal é de 6mm e os t's, consegui arranjar aqui numa casa de peças auto, são num material plástico, que me disseram ser apropriado para funcionar com gasóleo.
já fiz tudo, só me falta montar no carro, e que ao olhar p esquema que se encontra no tópico fixo, baralhou-me, ja que, no meu caso o retorno do gasóleo entra no filtro e daí liga ao depósito.
não sei se será assim em todos, e como no esquema vai o retorno da bi, sem passar pelo filtro, por isso a mn dúvida é, colocar o bypass antes ou depois do filtro.
vai na volta vai dar ao mesmo, mas mais vale perguntar do que fazer asneira
já fiz tudo, só me falta montar no carro, e que ao olhar p esquema que se encontra no tópico fixo, baralhou-me, ja que, no meu caso o retorno do gasóleo entra no filtro e daí liga ao depósito.
não sei se será assim em todos, e como no esquema vai o retorno da bi, sem passar pelo filtro, por isso a mn dúvida é, colocar o bypass antes ou depois do filtro.
vai na volta vai dar ao mesmo, mas mais vale perguntar do que fazer asneira
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o filtro é aquele com 4 ligações?pepe Escreveu:já comprei o material necessário, o tubo afinal é de 6mm e os t's, consegui arranjar aqui numa casa de peças auto, são num material plástico, que me disseram ser apropriado para funcionar com gasóleo.
já fiz tudo, só me falta montar no carro, e que ao olhar p esquema que se encontra no tópico fixo, baralhou-me, ja que, no meu caso o retorno do gasóleo entra no filtro e daí liga ao depósito.
não sei se será assim em todos, e como no esquema vai o retorno da bi, sem passar pelo filtro, por isso a mn dúvida é, colocar o bypass antes ou depois do filtro.
vai na volta vai dar ao mesmo, mas mais vale perguntar do que fazer asneira
ligado: depósito - filtro - bi - retorno bi - filtro - retorno para depósito?
experimenta eliminar (fechar) só o retorno do filtro para depósito. parece que este ajuda levar o ar, eventualmente aparecido, para depósito, i.e. purgar o ar do sistema. como alternativa liga a esta saída um tubo transparente que te permite controlar a quantidade do ar no sistema e permite a purga manual. antes de fazeres isso sopra no tubo que retorna da bi, com a saída ao depósito fechada, para verificar se realmente a ligação interna do filtro leva para realimentar a bi. ou melhor, desmonta o filtro e verifique como funciona. depois disso tudo tens de fazer uma purga manual do sistema, senão o motor não pega.
Um abraço
Hynek
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sim, é esse o esquema do filtro só que o retorno da bi está ligado ao retorno do depósito por uma peça plástica que por sua vez é encaixada no filtro e leva um freio.hynek Escreveu:
o filtro é aquele com 4 ligações?
ligado: depósito - filtro - bi - retorno bi - filtro - retorno para depósito?
experimenta eliminar (fechar) só o retorno do filtro para depósito. parece que este ajuda levar o ar, eventualmente aparecido, para depósito, i.e. purgar o ar do sistema. como alternativa liga a esta saída um tubo transparente que te permite controlar a quantidade do ar no sistema e permite a purga manual. antes de fazeres isso sopra no tubo que retorna da bi, com a saída ao depósito fechada, para verificar se realmente a ligação interna do filtro leva para realimentar a bi. ou melhor, desmonta o filtro e verifique como funciona. depois disso tudo tens de fazer uma purga manual do sistema, senão o motor não pega.
o sentido de circulação do gasóleo esta gravado no filtro, mas como é que eu faço a purga manual do sistema?
com o funcionamento normal do motor isso vai ganhando ar não é? depois de qt em qt tmp é preciso fazer a purga do sistema?
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olá pepe
tens afinal uma configuração igual ao do meu 190d. esta configuração é muito boa porque permite reenviar ao tanque tanto o ar que vem da bomba como o que se acumula, ou permanece, no topo do filtro. esta configuração reenvia também ao tanque o excesso de combustível que a bomba de transferência movimenta e a bomba de injecção não. para realimentar isto tens que colocar o tê imediatamente antes da bomba de transferência. quando quiseres instalar um aquecedor ou permutador podes fazê-lo entre a o bt e o filtro, esta configuração não só aquece o combustível que vem do tanque, como todo o fluxo de retorno que é consideravelmente superior.
tens afinal uma configuração igual ao do meu 190d. esta configuração é muito boa porque permite reenviar ao tanque tanto o ar que vem da bomba como o que se acumula, ou permanece, no topo do filtro. esta configuração reenvia também ao tanque o excesso de combustível que a bomba de transferência movimenta e a bomba de injecção não. para realimentar isto tens que colocar o tê imediatamente antes da bomba de transferência. quando quiseres instalar um aquecedor ou permutador podes fazê-lo entre a o bt e o filtro, esta configuração não só aquece o combustível que vem do tanque, como todo o fluxo de retorno que é consideravelmente superior.
Porreiro, pá!
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não sei, precisava de ter esse filtro na mão para verificar como funciona (se está internamente interligado com outra entrada e saída). experimenta tu.
se não estiver ligado internamente, colocas um t no tubo que vem do depósito e ligas aí também o retorno que vai ao depósito. outro t colocas no tubo do retorno e metes um tubo transparente, virado para cima, para apanhar ar. este tubo deves manter sempre com gasóleo visível (i.e. quando tiver ar, purgas = tiras ar com boca).
se não estiver ligado internamente, colocas um t no tubo que vem do depósito e ligas aí também o retorno que vai ao depósito. outro t colocas no tubo do retorno e metes um tubo transparente, virado para cima, para apanhar ar. este tubo deves manter sempre com gasóleo visível (i.e. quando tiver ar, purgas = tiras ar com boca).
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ja tirei a tampa que cobre o motor do tdi e, a situação é idêntica a do 1.9d, ou seja 2 tubos a interligarem a bi e o filtro de gasóleo.
depois disto observei com mais atenção os esquemas colocados no tópico fixo, relativo a realimentação do retorno e, ja percebi que a bomba de transferência se situa antes do filtro do gasóleo (pensava que ficava entre este e a bi), mas antes do filtro so tenho 2tubos de combustível que saem do compartimento do motor e devem ir ligar ao depósito.
será que tenho mesmo bomba de transferência?
seguindo a sugestão do hynek, fui perceber as ligações internas do filtro, com um filtro velho que ainda ta na garagem (mudei-o na ultima revisão e por acaso ainda não foi fora) e, fiz o seguinte:
tapei com o dedo o orificio onde liga a tal peça plástica, que por sua vez interliga o tubo de retorno da bi ao tubo de retorno do depósito, e soprei no bocal onde encaixa o tubo que alimenta o filtro, e saiu ar, como seria de esperar,no bocal onde encaixa o tubo que vai para a bi e, levantei ligeiramente o dedo, e também saiu ar do orificio, assim como do bocal.
nota: a peça plástica interliga os tubos de forma "fixa", visto que para mudar o filtro não se mexe nesta ligação, apenas se tira o freio desencaixa-se a peça plástica e faz-se o processo inverso no filtro novo.
quando fui ver o tópico da realimentaçao do retorno, reparei la num post do manuelcar, a referência a "preguiça" da boia do indicador de combustivel, ser indicador de polimerização do oleo e, ja me ter acontecido a boia ficar maluka 2 ou 3 vezes, e apena quando andei com percentagens mais elevadas, como posso resolver este problema?
desculpem o testamento.
depois disto observei com mais atenção os esquemas colocados no tópico fixo, relativo a realimentação do retorno e, ja percebi que a bomba de transferência se situa antes do filtro do gasóleo (pensava que ficava entre este e a bi), mas antes do filtro so tenho 2tubos de combustível que saem do compartimento do motor e devem ir ligar ao depósito.
será que tenho mesmo bomba de transferência?
seguindo a sugestão do hynek, fui perceber as ligações internas do filtro, com um filtro velho que ainda ta na garagem (mudei-o na ultima revisão e por acaso ainda não foi fora) e, fiz o seguinte:
tapei com o dedo o orificio onde liga a tal peça plástica, que por sua vez interliga o tubo de retorno da bi ao tubo de retorno do depósito, e soprei no bocal onde encaixa o tubo que alimenta o filtro, e saiu ar, como seria de esperar,no bocal onde encaixa o tubo que vai para a bi e, levantei ligeiramente o dedo, e também saiu ar do orificio, assim como do bocal.
nota: a peça plástica interliga os tubos de forma "fixa", visto que para mudar o filtro não se mexe nesta ligação, apenas se tira o freio desencaixa-se a peça plástica e faz-se o processo inverso no filtro novo.
quando fui ver o tópico da realimentaçao do retorno, reparei la num post do manuelcar, a referência a "preguiça" da boia do indicador de combustivel, ser indicador de polimerização do oleo e, ja me ter acontecido a boia ficar maluka 2 ou 3 vezes, e apena quando andei com percentagens mais elevadas, como posso resolver este problema?
desculpem o testamento.
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olá pepe! pela descrição o teu motor não tem bt. essa configuração do retorno ao filtro é característica dos motores com bt, uma vez que esta cria pressão no filtro e envia qualquer bolha de ar que aí apareça para o tanque. neste caso estou um bocado confuso porque se o retorno vai ao filtro e não existindo pressão, então não volta nada para o tanque. o retorno vai ao filtro e daí volta para a bi, o que é como nós gostaríamos que sucedesse num motor a ovd. em última análise os dois tubos que vêm do tanque podem servir para chupar o combustível. existe alguma bomba manual no filtro ou uma pêra de borracha no circuito? o filtro tem algum parafuso de purga no topo?
Porreiro, pá!
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olá manuelcar. ja estava a ficar preocupado, a pensar que era azelhice minha, mas desse parte menos mal.
em resposta as suas perguntas, relativamente a bomba manual/pera de borracha, não tem, o circuito ferra sozinho.
quanto ao parafuso de purga, existe um mas no fundo do filtro.
o sistema é igual ao do vw golf 2 e 3 (e provavelmente a muitos outros do grupo).
a unica diferença que eu encontrei entre o tdi e o 1.9d, é no tubo de retorno da bi ao filtro, que no 1.9d tem tubo transparente e no tdi é tubo escuro (não sei se isto tem alguma relevância), e conseguem ver-se as bolhas de ar a passar.
em resposta as suas perguntas, relativamente a bomba manual/pera de borracha, não tem, o circuito ferra sozinho.
quanto ao parafuso de purga, existe um mas no fundo do filtro.
o sistema é igual ao do vw golf 2 e 3 (e provavelmente a muitos outros do grupo).
a unica diferença que eu encontrei entre o tdi e o 1.9d, é no tubo de retorno da bi ao filtro, que no 1.9d tem tubo transparente e no tdi é tubo escuro (não sei se isto tem alguma relevância), e conseguem ver-se as bolhas de ar a passar.
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